sexta-feira, maio 28, 2010

FORA DE MODA

Olá!

Desconfio que a naturalidade esteja fora de moda. Não tenho mais coragem de dizer que a cor da cortina daquela sala poderia ser mais clara, que ficaria melhor assim ou assado.


Tenho medo de rir fora-de-hora, de falar abertamente sobre problemas comuns que uma simples troca de idéias poderia amenizar, de fazer um cumprimento, um elogio simples ou uma crítica construtiva. Posso ser mal interpretada, rotulada, posso ferir suscetibilidades. Os politicamente corretos, donos-da-verdade, chatos de galocha, estão sempre de plantão, com seus livros especializados em tudo, frases feitas e opiniões formadas. Está proibida a comunicação espontânea, os gestos devem ser contidos, a escrita deve observar um rígido formalismo (piegas e obsoleto) e os ambientes devem ser impecáveis... e frios. Ah, e para inspirar respeito, a cara-amarrada-estressada não pode faltar! Deus! Estou fora!!! Adoro falar bobagem, adoro rir, adoro aprender e não me importo de errar. Decididamente essa moda não me interessa, quero distância dela.

Era isso. Até breve. Fui.

35 comentários:

  1. Ah Marli querida, mas é assim mesmo. Falar o que se pensa é complicado, as pessoas confundem muito TER OPINIÃO com não estar aberto a novas idéias. Sou uma pessoa que pensa por si só, mas n tapo os ouvidos para o mundo, é necesssário conhecer opiniões alheias, até para embasar ou mudar de opinião. Porque mudar de opinião não tem problema algum! Esses dias escrevi no meu blog ME SINTO UMA ILHA, pensando justamente nisso, no quanto é dificil achar alguém intelectalmente capaz de conversar e de te fazer sorrir ao mesmo tempo!
    É dificil, mas n é impossivel
    Um grande beijo querida
    Bom fds

    ResponderExcluir
  2. Estou com você!
    Adoro ser eu mesma, e tenho que lidar com isso porque não é sempre que agrado...
    Rio alto quando tenho vontade e me acabo em lágrimas também, mesmo andando na rua.
    Nossa sociedade cultiva o individualismo, inclusive os sentimentais. Tudo hoje deve ser privado e individualista...
    Mas as coisas mudam, o mundo e a humanidade caminham em ciclos e esse logo vai passar também!

    Beijos, adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ser espontânea e falar o que penso...mas, muitas vezes, já fui mal interpretada... agora, preciso pensar mais um pouquinho antes de falar,rsrsrsr.infelizmente.
    Gde bjo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Putz!!!

    Marli do céu! Esse é o meu maior problema. Nasci sincera e tenho que me conter.
    Não posso dar minha opinião sincera, acabo me enrolando e falando piegas, mentindo descaradamente. Não podemos nos manifestar nem corretamente mais.
    Existe o perigo da pessoa magoar e ter que procurar um psicólogo, psicanalista, psicoterapeuta, ah sei lá.
    Sou educada, mas às vezes dá vontade de falar umas coisinhas, ser "bocuda", como já disse num post. Fazer o quê? Não podemos traumatizar, hehe

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que disse é verdade, mas é preciso lutar contra a corrente e continuar a pensar como gosto e a dizer o que penso.
    Se uns não gostam e criticam, outros há que aplaudem e ajudam a ser sempre original.
    Por vezes até parece que sou do contra...!

    ResponderExcluir
  6. Hehehe...ah, querida Marli, ler seus textos é sempre uma alegria gratificante e uma aprendizagem constante! Parabéns!! É isso aí. O que importa mesmo é sermos nós mesmos com muita sinceridade e espontaneidade. Beijos no seu coração, bom dia!! :)

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Tô contigo e não abro! Falava sobre algo parecido com uma amiga outro dia: comer sanduíche de garfo e faca? Nem vem! A graça é pegar aquele hamburguer com a mão, lutar com o molho para não escorrer sobre os dedos, levantar com os cantos dos lábios sujos de ketchup!
    Claro que é bom sermos cuidadosos com os sentimentos dos outros, mas daí a você não poder dizer que pensa de outro jeito, faria de outro jeito...
    Um beijo, bom final de semana, Deia

    ResponderExcluir
  8. Li grandes verdades por aqui e é mesmo uma pena que anaturalidade esteja fora de moda.As coisas perderam a autenticidade que era tão legal! beijos,lindo fim de semana,chica

    ResponderExcluir
  9. Marli, penso que cada caso é um caso, pois não adianta receber um elogio que te leve a ruína quando um critica pode te salvar...

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. É isso aí Marli...você está cheia de razão...claro que bom senso é preciso, mas é tão bom ser alguém espontâneo.
    Tenha um doce final de semana!
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Daniel, concordo contigo, até porque a espontaneidade não se confunde com falta de educação, nem em agir com grosseria e magoar nossos semelhantes. Há que haver bom senso em tudo na vida. E educação, afinal vivemos em sociedade. Não podemos radicalizar. A espontaneidade a que me refiro é outra, conforme ficou bem explicitado no meu texto. Bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Maarli

    Concordo com o que diz, achei seu texto ótimo e, se me permitir, assino em baixo.
    bjs.

    ResponderExcluir
  13. Liberdade sempre!"Fora e dentro da cabeça". Amei!!Bjos

    ResponderExcluir
  14. Se não viemos pra expor e compartilhar idéias e ideais, viemos à que?
    Excelente post, querida.
    Fim de semana iluminado.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. quanta verdade, minha linda. como nosso dia a dia está plástico não é mesmo.? Mas sabe, se houverem bastante Marlis e Welzes, quem sabe a coisa volta a ficar como antigamente. Não deixe de sorrir, errar, aprender e tudo o mais que vc faz de verdade. eu tb continuarei fazendo todas essas coisas, fazem parte de mim. bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Olá Marli!!!!!! É chato manter-se no salto qdo a gente gostaria de descer e sentar no chão!!!!!!!!!
    Bom, guria, levei um picks e, hoje minha dor de cotovelo está amena! Mas, ouso perguntar: teu maridão ficou curado ou´ é algo assim que vai e volta????ai!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Marli,
    O excesso de preocupação com a opinião alheia tolhe a espontaneidade. Pode-se perder a hora certa de elogiar e aquela atitude fazer falta à pessoa que a receberia. Pode-se omitir a palavra oportuna, mas que fala através do "quem cala, consente"...
    É sempre bom levantar questões como essas, que nos fazem pensar.
    Particularmente, essa semana estou muito pensativa e revendo atitudes. Preciso resgatar mais minha espontaneidade, mesmo que conviva com pessoas que gostam de puxar nosso tapete...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marli!

    Que bom que é ler o que escreve, que alegria enorme transmite.
    Ainda bem que pensa e actua em conformidade.
    Somos "two of the kind".
    Não gosto mesmo nada de caras de pau, de gente sempre comedida e dona de toda a verdade.

    Sejamos nós, livres e espontâneos.

    Beijinhos

    Na casa do Rau

    ResponderExcluir
  19. Acho que quando não somos "nós mesmos" fica faltando alguma coisa, ne?

    Estive fora do ar uns dias, mas to de volta!!!

    bjs
    cintia

    ResponderExcluir
  20. Olha eu aqui para dizer que esta coberta de razão.
    Sabe Marli, no trabalho enfrento muito disso.
    Então, prefiro ficar na minha para não criar mal clima, agora se me colocam no assunto a coisa muda de figura, vou dizer sim o que acho, ora bolas perguntou!
    Mas e bem verdade, a sociedade hoje se cala, e isso é triste...
    Beijos!! e como de praxe adorei o texto!

    ResponderExcluir
  21. Marli
    Parece que vivemos muito engessados! E o outro, Freud diria do "grande outro", que está sempre a postos, para nos criticar e apontar nossos defeitos, alguns adoram quando encontram nossos defeitos!
    Gd bj

    ResponderExcluir
  22. Querida Marli Borges, esse nosso mundinha, às vezes nos torna pessoas incomodadas com a naturalidade, espero que logo, logo, fique fora de moda estar fora de moda...

    bom final de semana,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  23. Oi, boa noite, Marli!
    Sempre fico muito feliz com a tua visita!
    E adoro te visitar!
    Vim ler as novidades daqui!
    Também vim te desejar um ótimo final de semana!!!
    "Saber Viver


    Não sei... Se a vida é curta
    Ou longa demais pra nós,
    Mas sei que nada do que vivemos
    Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

    Muitas vezes basta ser:
    Colo que acolhe,
    Braço que envolve,
    Palavra que conforta,
    Silêncio que respeita,
    Alegria que contagia,
    Lágrima que corre,
    Olhar que acaricia,
    Desejo que sacia,
    Amor que promove.

    E isso não é coisa de outro mundo,
    É o que dá sentido à vida.
    É o que faz com que ela
    Não seja nem curta,
    Nem longa demais,
    Mas que seja intensa,
    Verdadeira, pura... Enquanto durar"

    Cora Coralina

    Bjkas, muitas!!!
    Sônia Silvino's Blogs
    http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Marli, adoro estar na 3ª idade. Ninguém ouse me censurar porque brinco, gargalho, choro ou me expresso com sinceridade. Claro que procuro ser educada e polida, mas a censura é só até 18 anos. Bjs. Elza

    ResponderExcluir
  25. Viver tendo engessadas as emoções, controlados os passos e amordaçados os pensamentos, sem saber como fazer para manifestar os sentimentos, é muito ruim.
    E poder rever uma opinião, voltar atrás numa decisão, mudar de direção????...ah! que coisa boa que é simplesmente" "viver, não Marli?
    Adorei este tema!

    Bom fds, beijos procê!

    ResponderExcluir
  26. Estimada e Simpática Amiga:
    O seu blogue fascina. Ofusca de tanta luz de pureza bela.
    Excelente texto. Adorei. Fabuloso.
    Possui uma sensibilidade lindíssima.
    Beijinhos amigos de parabéns sinceros de respeito, estima e consideração gigantes.
    Sempre a admirá-la.

    pena

    MUITO OBRIGADO pela ternura da sua visita.
    Bem-Haja, doce amiga de bem.

    ResponderExcluir
  27. Pois, Marly, a corrida dos dias castrou a nossa espontaneidade!
    Por outro lado, há quem chame de maturidade pensar o dobro do que se fala...
    Entre as duas ideias, podemos sempre assumir o meio termo e escolher as pessoas com quem poderemos ser sempre espontaneas e livres!
    Adorei a reflexão, pelo momento que também eu vivo!
    Beijinho terno1

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    passando para desejar a você,
    um bom fim de semana,
    fui pega por varias ites....sinusite,
    faringite e por ai vai.estou pessima ai ai ai
    volto na segunda.
    beijos.
    adorei o texto...

    ResponderExcluir
  29. Ola Marli, como vai minha amiga?
    Venho agradecer a visita e retribuir.
    Concordo inteiramente com tudo que aqui li. Tambem gosto de opinar livremente, de rir, chorar, brincar, tudo dentro da maior sinceridade e sem ter de controlar as minhas emoções. Cara de pau? nunca!!!
    Fica bem amiga, beijo de luz, bom fim de semana
    Isa

    ResponderExcluir
  30. Querida Amiga Marli,
    SEJA! Não se importe com o politicamente correcto que afinal não passa de uma forma fria e errada de viver. Sem expontâneadade a Vida é um fracasso. Adorei visitá-la e voltarei sempre que possível pois sai-se daqui mais tranquilo do que quando se chega!
    Um beijinho amigo.

    ResponderExcluir
  31. Marli, minha amiga blgueira, você está repleta de razão. Postei ainda hoje algo expressando uma certa tristeza que tenho sentido, que com certeza está relacionado a esse seu texto. Quando não podemos ser espontâneos, parece que o dia perde a graça... e perde mesmo.

    Gnde beijo!

    ResponderExcluir
  32. Seja sempre vc mesma...autentica!


    Um beijo e um bom Final de semana.

    ResponderExcluir
  33. Fez-me lembrar Roberto Carlos: "Se o amor está fora de moda, eu estou um tanto ou quanto antiquado". Mas, confesso, isso não me incomoda: prefiro continuar sendo eu mesmo. :) Boa semana, Marli!

    ResponderExcluir
  34. E verdae. A gente deveria poder falar qualquer coisa sem medo de errar e de magoar as pessoas.
    Eu falo cada asneira, mas depois eu arrependo
    com carinho mOnica

    ResponderExcluir
  35. Marli:

    É insuportável aturar alguém presunçoso! Gente assim quero distância: temos de ser autênticos, temos de ser 'nós'. Gosto, também, de brincar sem ter de me cuidar porque o fulano vai achar isso ou aquilo. O que penso é que ninguém tem aquela bolinha só sua; todos vamos para o mesmo lugar, e sem confetes e sem purpurinas. Não me incomodo com gente deste tipo porque não dou a mínima.Eles não merecem, que vão procurar sua turma, não?

    Grande beijo
    Tais luso

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli