segunda-feira, maio 17, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COLORINDO A VIDA - COR BRANCA

Bom dia, pessoal. Por aqui, dia lindo ensolarado, temperatura ótima!! Hoje é o encerramento das blogagens coloridas. Foi ótimo, amei, amei, amei.

Trago então, algumas palavras sobre uma flor maravilhosa, cujos significados muito me sensibilizam, e que eu amo de paixão.

Abram alas, com vocês a flor da liberdade!!!
Maravilhosa, subversiva,
majestosa,
iluminada e guerreira:
A camélia branca!


A    B E L E Z A

A folhagem é brilhante. A flor é linda, esplendorosa! Seu nome? Camélia. Tem várias cores, mas sou louca pela camélia branca. Ela embeleza o jardim e quando colhida, enfeita nossa casa. E como faz bem ao coração!!! É a primeira a florir depois do inverno, anunciando a chegada da estação das flores. Cheguei!!!

O     E L A N

Já disse, sou louca pela camélia branca, e depois que fiquei sabendo de suas passagens maravilhosas pela história do Brasil, então nem se fala! É tudo junto, é a beleza da flor aliada à sensibilidade, inteligência e articulação de pessoas conectadas no mundo, que souberam transformá-la num símbolo magnífico, num verdadeiro elan para a vida de quem tanto sofria nos tempos de antigamente. Confesso que às vezes me bate uma nostalgia, um não sei que, ao ver, hoje em dia, pessoas tão desligadas dos problemas do mundo, que parecem viver noutro planeta. Deixa pra lá, taí a idéia pra uma crônica.

Mas o que importa dizer é que a camélia branca simbolizou no passado um movimento libertador, um movimento underground, subterrâneo e subversivo. Você sabia? Sim, no final do séc. XIX ela esteve superenvolvida no Movimento Abolicionista, tanto que hoje é o símbolo oficial da Abolição.

Olha só como foi. Na época da escravatura a Lei não permitia que ninguém desse abrigo aos escravos fugitivos e quem os ajudasse pagava pesadas multas. Evidente que os abolicionistas tinham que andar de boca fechada e guardar segredo sobre os esconderijos (quilombos) dos escravos que conseguiam fugir. E o que fazer para se identificarem?

Adivinhou. Usavam na lapela, uma camélia branca. A camélia então era o "logo" dos abolicionistas, a senha que os identificava. Ter uma camélia branca na lapela era sinal de ajuda e compromisso com a causa. Não é maravilhoso?  A propósito, será que a moda da flor na lapela não surgiu daí?


Cada vez me apaixono mais, acho ela mais linda ainda!!!!

E tem aquela da Princesa Isabel. Quando o imperador Dom Pedro II foi pra Europa, ela promoveu o "Baile das Flores". Seu vestido? Todinho aplicado com camélias brancas! Nem é preciso dizer que os conservadores ficaram p... da vida! Viram? Os abolicionistas tinham o aval, não só de Rui Barbosa, como também da Princesa Isabel.  E todo mundo de bico calado!!!

Que coisa, quantos segredos contidos na camélia branca, e ninguém nunca nos contou. Fiquei sabendo que se não fosse o discurso de um tal de Silva Jardim (desculpe, era um figurão da época, não sei  nada dele..., hehe.) que registrou esse episódio e algumas pistas garimpadas pelo historiador Eduardo Silva, (Instituto da Casa de Rui Barbosa) e a gente não saberia nadinha. Vamos aplaudi-los, é só o que podemos fazer agora!!! Clap,clap,clap!!! Boa gurizada!!!

Bom, agora deixa eu contar pra vocês outras coisinhas interessantes.

Quem ainda não viu Chanel com sua bela camélia branca sobre a lapela negra?
Isso mesmo, ela escolheu a camélia para ser o símbolo de sua grife porque sentiu que estaria muito bem representada, uma vez que integrava o contingente de mulheres que conseguiram  escolher outro lugar no mundo, fugindo das convenções. Aliás, escolha bem adequada, penso eu, já que na França a camélia era o símbolo das prostitutas, artistas, atrizes, cantoras e dançarinas de cabaret, ou seja, simbolo de gente nada convencional.


Nossa(!) tem zilhões de coisas envolvendo essa flor.  Ela é muiiito famosa! Só o fato de Alexandre Dumas Filho (1824-1895) ter escrito sua peça "A Dama das Camélias", já bastaria para a fama, mas uma coisa puxa outra e a referida peça teatral acabou inspirando Verdi a escrever a aplaudidíssima ópera "La Traviatta". É mole?

E como não poderia deixar de ser, "A Dama das Camélias" também virou um filme com o mesmo nome, que foi protagonizado pela belissima Greta Garbo (1905-1990). Gente, eu vi esse filme. É tri. E..., vou ficando por aqui. Ops, até rimou, rsrs!

Mas ao encerrar esse post, não posso deixar de lado o contraponto, característica básica da cor branca. E qual é esse contraponto? A cor preta. Branco e preto, preto e branco, Yin e Yang, antiga representação chinesa do dualismo. O Yin é o feminino, o Yang é o masculino. Esse antigo símbolo mostra que um só faz sentido ao lado do outro, um só existe porque o outro também existe. Há necessidade de integração das duas forças.


Yin atrai Yang que atrai Yin e assim infinitamente.
Não há conflito ou disputa entre preto e branco, feminino e masculino, mas sim a complementação de um pelo outro.  Mulheres e homens, homens e mulheres, companheiros de jornada.

Espero que gostem do post.
Saiba mais: link
Beijos. Fui.

61 comentários:

  1. OLá querida Marli,
    Gosto muito das tuas postagens coloridas, vc tem sempre algo de original a mostrar e depois escreves de um jeito engraçado, muito teu.
    A camélia de facto é uma flor belíssima, tão acetinada e charmosa!...
    Lembro ainda a Dama das Camélias de Alexandre Dumas, que inspirou Verdi a escrever a ópera La Traviatta, uma das minhas óperas preferidas. O teu post trouxe-me isto ao pensamento.
    Muitos beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  2. Marli querida,
    Como sempre, você arrasa com seus posts transbordando cultura, sensibilidade e bom senso.
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amiga,adorei,lindo memso sua postagem ,jinhoss

    ResponderExcluir
  4. Querida Marli é impressionante como a blogagem coletiva, nos faz percorrer e conhecer caminhos até então desconhecidos.
    Não sabia que a camélia branca representou tanto um movimento, como o abolicinista.
    Que maneira sensacional encontrada pelos simpatizantes para se reconhecerem sem serem punidos.
    Obrigada por compartilhar a sua descoberta.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Marli querida, estava sentindo sua falta. Sua postagem é sempre muito aguardada por mim!
    E não foi em vão. Adorei ler sobre a Camélia Branca. Eu sabia da história, mas lendo por suas palavras ficou mais bonita.
    Sobre Chanel eu já não sabia e gostei de saber. No fim das contas tudo é o mesmo, gente que rompeu com o tradicional, que desafiou o sistema, o óbvio. Gente que não abaixou a cabeça.
    Finalizar com o Yin e Yang foi perfeito.
    Aplausos para você! clap clap.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito linda e a camélia não pode ser mais branquinha,né?LINDA ela!beijos e ótima semana!chica

    ResponderExcluir
  7. Olá Marli!
    Hoje estive procurando por seu post logo cedo...fico na expectativa do seu tema pois é certo que irei aprender algo!
    A Camélia...que maravilha!
    Eu não conhecia a história a respeito dela ser o código dos abolicionistas.
    Quanto à Channel e o uso da camélia eu conhecia.
    Vou para casa mais rica, como sempre, e esta blogagem Colorindo a Vida deixa aquele sentimento bom de quero mais...
    Agora vamos continuar com a blogagem da Mila!!!
    Um beijo doce
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  8. Grande postagem!
    Muito bacana vc lembrar desta linda flor que, aliás, não consigo que dê flores no meu jardim. Tenho um pé cor de rosa, mas só fica brilhante nas folhas, flores que é bom ... nada!
    Adorei teu post!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  9. Arrasou mesmo Marli! Que beleza de post...a começar com essa lindíssima camélia branca, símbolo da liberdade...cultura, informação e bom humor...vc me encanta sempre que venho aqui! Obrigada por participar de nossa brincadeira e tê-la abrilhantado com tantas coisa interessantes. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli

    Nossa quanto conhecimento cultural nesta tua postagem coletiva.
    Amei. E o final então, maravilha.

    Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marli!

    Obrigada por passar em meu blog. Fiquei muito feliz. Pois, venho retribuir a visita. Espero que volte!

    Lindo o seu post. Parabéns! Eu adoro a cor branca, transmite-me um bem enorme.

    Um abraço. Um carinho!

    ResponderExcluir
  12. Uma bela flor realmente bela.
    Lindo e interessante post o teu viu?
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  13. Nada melhor para simbolizar o branco do que uma camélia. Parabéns pela postagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Gosto de camélias...então a branca, é uma delícia...lembra o amor puro...talvez o da Dama das Camélias...Aqui, em Portugal há uma canção... já antiga que se intitula "Camélias" e é tão linda e charmosa que muitos cantores da nova geração a cantam...um pouco adaptada aos ritmos de hoje!
    Parabens pelo post...está lindissimo!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli,quanta coisa aprendi com vc hoje,nao sabia nada a respeito dessa flor e amo flores....lindo!
    Parabens
    bjks
    Mari

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o post, não sabia que a camélia era o símbolo da abolição...
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá Marli...lendo seu post lembrei de uma das minhas teacher daqui q me chama de Camélia... acho q é pela dificuldade de visualização das letras da forma que pronunciamos em meu nome...e cansei de corrigi-la e virei Camélia,rsrsrsrs.
    Adorei o post.
    Gde bjo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marli.
    Não sabia da camélia na história dos abolicionistas. Chanel a imortalizou, mas antes tantos o fizeram, como você citou.
    Uma flor delicada e belíssima.
    Quem gosta de flores como broche, tem sempre uma camélia branca entre elas.
    Eu gostei demais de ter participado da blogagem colorida e conhecido você e seu blog.
    Esopero continuar nos encontrando pela blogosfera.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Marli
    Mais uma vez aprendi mais aqui com você.
    Brilhante foram suas postagens no Colorindo a Vida e com certeza você contribuiu grandemente para dar um lustro nas nossas cabecinhas...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Querida Marli Borges, muito boa sua blogagem, um forma bem interessante de mostrar o branco. Parabéns.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  21. Oi Marli!
    Que post!Gostei de saber sobre a camélia.Eu tb gosto muito dela.
    Amei, amei,amei!
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  22. Marli,
    Já tive camélia numa casa que morei, mas era rosa. Que coisa linda é essa flor! Ela costuma durar por dias mesmo depois que cai do arbusto e achava tão linda, que as deixava caídas sobre a grama preta do jardim. Parecia que elas estavam plantadas ali.
    Aqui em Curitiba há uma rua com o nome de Silva Jardim. Fiquei curiosa com seu relato e fui ler sobre sua biografia. Ele faleceu numa fenda da cratera do Vesúvio.
    Muito legal saber sobre esses detalhes da questão abolicionista.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  23. Oi flor!

    Gosto muito das Camélias! São tão lindas, perfumadas, até as folhas são maravilhosas! Bom, eu sou suspeita né rs, uso flor pra tudo rs, não é flor?! rs.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  24. Uma camélia branca para o teu blog minha querida!

    Gostei e fiquei aqui no teu espaço.
    Um grande abraço
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  25. Lindo texto Marli!! Lindas imagens, lindas informações. Você é uma linda mesmo!!! Parabéns!! Tragamos, então, a camélia branca para enfeitar o nosso dia, a nossa semana. Que ela enfeite as nossas vidas!! Lindo! Um beijo no seu coração, ;)

    ResponderExcluir
  26. Guria, sabe que eu não conhecia esta da camélia branca na nossa História? Bolas... a gente perde muito por não ler...

    ResponderExcluir
  27. Tem como não gostar de uma postagem dessas, Marli? Informação e sensibilidade na medida certa. E beleza tal como a de uma camélia branca. Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Marli, ela é grande sim! Me lembro que a primeira vez que eu vi esta flor, ela estava envolvendo o tronco da árvore na rua aonde eu morava! Era noite, e achei um espetáculo aquela flor enorme e branca, fiquei encantada! Qdo cheguei em casa comentei c/ a minha mãe e me lembro dela dizer que era uma flor que só abria a noite...
    Se vc quiser me deixar seu e-amil te mando outras imagens para vc ter mais idéia do tamanho e formato dela.

    Beijinhos flor.

    ResponderExcluir
  29. não poderia ter escolhida melhor a flor. Acho a camélia simplesmente CHIC

    ResponderExcluir
  30. Voce e mamae tem o mesmo amor CAMELIAS BRANCAS
    Ela é apixonada por elas. Na fazenda de meu avô tinha.
    Não conseguimos plantar em nossa casa no interior de minas gerais. Mas na casa de meu irmão tem.
    há poucos dias estava carregadinha.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  31. Marli
    Tenho que me levantar e aplaudir tão bela postagem e que elegância em colocar os tems que abrangem tão bela flor e que riqueza tem as histórias. Obrigado por sua visita, suas palavras e seus posts que são maravihosos.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  32. Linda esta postagem "colorida" e o destaque ficou com a camélia branca.

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Paso também para felicitá-la pela flor escolhida para fechar nossa Blogagem Coletiva Colorindo a Vida: o branco...
    Suave como só!
    Tem tudo a ver com o branco mesmo.
    Bjs e ótima semana pra vc cheia de muita paz!

    ResponderExcluir
  34. Que linda postagem!
    O branco da paz está ricamente expresso aqui.
    Você gostar de ler?
    Se você gosta não poderá perder, em nosso Blog está sendo postada a dica de dois livros fantásticos.
    Será que você já leu algum deles?
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  35. Se gostei do post? Adorei Marli. Puxa, quanta informação sobre a Camélia. Foto linda e vejo quanto já significou e ainda significa não é mesmo.
    Adorei aprender tantas coisas bacanas sobre a Camélia!

    ResponderExcluir
  36. Adoro flores. Só não sei os nomes. E seu bom gosto é espetacular. Beijão

    ResponderExcluir
  37. Caríssima Marli,


    Grato pelas "passadinhas" e comentários no meu(nosso!)blog. Tudo aqui é bacanéééééérimo!
    Quase fico por cá de vez, lendo e saboreando seus posicionamentos e sutilezas... Impossível não te seguir! Abraços Catrevagísticos...

    ResponderExcluir
  38. OI QUERIDA, É UM PRAZER VISITAR O TEU BLOG, ALEM DO PRAZER DA LEITURA ELE NOS ENRIQUECE DE CONHECIMENTOS, SOBRE A CAMELIA BRANCA DESCONHECIA COMPLETAMENTE. SOBRE A VERMELHA LI O ROMANCE DE ALEXANDRE DUMAS ASSITIR O FILME E A OPERETA LA TRAVIATA E CAMELIA VERMELHA DO MEU BLOG É EM HOMENAGEM A ARMANDO DUVAL E MARGARITA GAUTIER,A DAMA DAS CAMÉLIAS, O ROMANCE ME EMPRESSIONOU MUITO. PELO SOFRIMENTOS DE AMBOS E PELO GRANDE AMOR. PARABENS MARLI, UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderExcluir
  39. Ô amada, é sempre uma honra pra mim receber um comentário seu. Vc nem imagina!!!! Acho que o nepotismo nunca vai acabar né? Enfim, bom mesmo foi "rever" você no meu cantinho!!! Grande beijo. Seu blog é uma fonte pra mim!

    ResponderExcluir
  40. Vou confessar...nunca vi uma Camélia branca ao vivo....como é linda a imagem.

    Obrigada pela visita em minha ksa....volte sempre.

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  41. Oi adorei seu post!
    A Camélia era a identificação dos abolicionistas, que bom ter o conhecimento de coisas interessantes.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  42. Branco é paz... e por aqui, além disso, é perfume e beleza!
    Saudações!
    Jr.

    ResponderExcluir
  43. Esta flor é maravilhosa, paz.
    beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  44. Ótimo texto! Além de elucidativo expõe com clareza a beleza e importância da camélia em nossa história.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  45. Uma Rubra Rosa,a Camélia versando e prosando,coisa da flor,mulher como se fosse,em dicotomia da arte de semar o amor!

    bzu mãos suas,pessoa querida,escriba nossa!

    viva la vida

    ResponderExcluir
  46. Marli querida!
    Tem um selinho para você no meu blog! Espero que goste.
    Gd bj

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, amore mio!
    Você não imagina a minha alegria com a sua visita!
    "Os ventos que às vezes tiram
    algo que amamos, são os
    mesmos que trazem algo que
    aprendemos a amar...
    Por isso não devemos chorar
    pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi
    dado. Pois tudo aquilo que é
    realmente nosso, nunca se vai
    para sempre..." (Bob Marley)
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  48. Oi Marli,

    Em pensar que havia um pé de camélia no jardim da frente da casa onde nasci... Que cheiro maravilhoso...

    Agora, o "bouquet" de noiva de minha mãe, foi todo feito de camélia e acredito que ela sequer possuísse conhecimento dessas histórias todas sobre essa linda flor (com certeza ela teria me contado se soubesse). Atualmente, também. Assim como eu, que estou sabendo somente agora. Vou contar a ela.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  49. Marli!

    Quantas informações importantes, que universo fascinante com estilo enriquecidos de tanta cultura com uma linguagem atrativa e clarividente estas suas postagens, confesso que não sabia nada disso que foi postado, valeu...

    Ainda acham que Deus não existe, vejam a beleza das CAMÉLIAS junto a natureza.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, Marli.

    Nossa, super interessante essa história sobre a camélia, hein? Fiquei encantado. Esse foi um dos melhores post que já li. Parabéns!
    E obrigado por dividir tudo isso conosco.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  51. Querida Marli, que pena que essa blogagem acabou, era muito divertido vir aqui, apreciar seus textos, sempre lindamente escritos, e, de quebra, aprender bastante. Tenho sentido sua falta, anda muito ocupada? Um beijo e espero que tudo esteja bem! Deia

    ResponderExcluir
  52. Oi Marli,

    Uma correção, eu me enganei, não foi o "bouquet" de minha mãe, mas sim, a mesa do bolo da festa, enfeitada com muitas camélias... De qualquer modo, foi em seu casamento.

    À propósito, a minha mãe achou lindíssimas essas histórias sobre as camélias, todos esses seus significados... Ela adorou saber de tudo isso e recordar dos detalhes, dos arranjos feitos com essas flores na mesa de seu casamento...

    De fato, elas são LINDAS!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito, perfeito! e ainda temos as Camélias, vermelha que significa reconhecimento, rosa grandeza da alma e a branca que você tanto gosta virtude despretenciosa, muito bom o blog, abs.

    ResponderExcluir
  54. Olá, Marli

    Tudo muito lindo,principalmente as eternas e divinais camélias.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  55. Oi Marli! Fica aqui o meu desejo que seu filho e sua nora melhorem o mais rápido possível. Um beijo e,quando puder, dê notícias deles. Deia

    ResponderExcluir
  56. Marli,

    linda flor!!!

    Um doce beijo!!!

    ResponderExcluir
  57. adorei seu espaço.
    lindo seu post branco uma cor divina.
    a descreve lindamente.
    estou tentando fazer novos amigos.
    dificil rsrsrs
    bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  58. Excelente, Marli. Adorei esta postagem. Parabéns e obrigada.
    Veijos

    ResponderExcluir
  59. Olá Pessoal!!
    Olha eu aqui
    R E S P O N D E N D O !

    Gente muito obrigada pelas palavras de vocês. Fico feliz em escrever e quero compartilhar essa felicidade com vocês!!! Montão de beijos e abraços.

    Yoyo Pizy
    belinhagulosinha
    Chica
    Beth/Lilás
    Glorinha L de Lion
    Ilaine
    Sandra Botelho
    Wanderley Elian Lima
    Maricota by Marianne
    Em busca de mim
    Kamyla
    C@urosa
    Rozani
    Mônica - Sacerdotisa da Deusa
    Chá das Cinco
    Leci Irene
    Cacá
    welze
    Irene Moreira
    Mariana
    orvalho do ceu
    Espaço Aberto
    Lu Souza Brito
    (CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR)
    Marcos Dhotta
    Fernanda
    Jr Vilanova
    ONG ALERTA
    Ricardo Calmon
    Sônia Silvino
    Wilson
    Arturo Meio Ambiente
    Malu
    Deia
    Jorge
    legalmente loira...
    Dulce

    Manuela Freitas - Obrigada, escrevo exatamente para isso, para que goste e se alegre. beijos

    Isadora - Verdade. A blogagem coletiva, nos faz percorrer e conhecer muitos caminhos. E isso é muiiito bom! Beijo

    Tati Pastorello - Obrigada, muito obrigada, querida. Beijos

    Astrid Annabelle - Que bom, essas blogagens enriquecem mesmo a gente. Vamos continuar com a blogagem da Mila sim!!! Beijo

    Nilce - Obrigada. Na blogosfera também tem cultura, hehe. Beijo

    Graça Pereira - Quem canta essa música? Tô louca pra escutar e "ver" a letra. Beijo

    Lúcia Soares - É simples continuar nos encontrando na blogosfera, é só a gente "se" visitar e comentar, não é?. Beijo

    Tida - Obrigada pelas palavras tão gentis. Adorei essas aqui "... você contribuiu grandemente para dar um lustro nas nossas cabecinhas...." Menina, que barato!!! Beijo

    Gina - Que legal que descobriste alguma coisa sobre Silva Jardim. Sabes, aqui em POA também tem uma rua com esse nome. Em Santa Maria, idem. Que figurão hein!!! Beijo

    Suziley - É isso mesmo, que a camélia enfeite as nossas vidas!! Beijo

    Mônica - Sacerdotisa da Deusa - Com certeza vou querer mais imagens sobre aquele flor, quero ter mais idéia do tamanho e formato dela. Beijo

    Mônica - Plante novamente, vale a pena! Beijos.

    Blog da Bebeth - Obrigada, querida, vou corren do buscar o selinho. Beijos.

    Celina - Tens razão, o romance impressiona mesmo. É muito bom!! Beijos.

    Felina Mulher - Não acredito!!! Procura menina, veja ao vivo a camélia branca!!! Vale a pena!!! Beijos.

    Memória de Elefante - A gente faz o que pode, hehe. Beijos.

    Em busca de mim - Obrigada, vou correndo buscar! Beijos.

    Ana Lúcia Porto - Conte, tenho certeza que ela vai gostar. Beijos.

    Mirtes - Quantas palavras gentis. O brigada a você. Beijos.

    Deia - Querida, pena mesmo que essa blogagem tenha acabado. Mas você pode continuar continuar a ler meus textos, nada impede. Eu continuarei lá no seu cantinho, lendo, lendo, lendo e comentando, com blogagem ou sem blogagem, rsrs. Beijos.

    Ana Lúcia Porto - Que legal que sua mãe gostou, aliás ela vai gostar muito do meu blog, pois tem muitas coisas do "nosso" tempo aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Marli,
    Gostaria de pedir permissão para usar a imagem do broche da Chanel em uma postagem no meu blog.
    Agradeço desde já.
    Abs Karine

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli