sexta-feira, maio 21, 2010

É DIFÍCIL MUDAR

Olá!

Gente, leiam essa fábula e depois me digam se não tenho razão. Penso que, um pouco, é por isso que as coisas estão do jeito que estão. Também não sei..., já nem sei mais nada, hehe. Então proponho pensarmos juntos. Eis aí pra você "A FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS", que recebi por email em 2008. Gostei e guardei, veio sem autoria, se alguém souber, por gentileza, me avise. A mensagem é muiiito legal.
"Certa vez, aconteceu um incêndio num bosque e alguns porcos morreram assados. Os homens da região, experimentaram carne assada e acharam deliciosa. Desde então, quando queriam comer porco assado, incendiavam um bosque.
O novo SISTEMA de comer porco se propagou, mas muita coisa precisava ser aperfeiçoada. Ora os porcos fugiam das chamas, ora ficavam apenas tostados. Havia necessidade de se aprimorar a assadura de porcos, bem como a formação de bosques para serem incendiados.

O Governo passou a formar especialistas: Cursos de Porcologia. Congressos anuais com apresentação de trabalhos sobre o assunto. Surgiram mestres em Piroporcotecnia. Seminários sobre como colocar os porcos em pontos estratégicos dentro dos bosques, antes de se atear fogo. As escolas criaram a especialidade para incendiadores de bosques de assar porcos. Foi incentivada a anemometecnia, com a formação de anemometécnicos, especialistas na aferição da velocidade e direção dos ventos. Pois dependendo de onde eles vinham os porcos poderiam sair dos bosques crus ou mal passados. Eram milhares de pessoas empregadas na preparação dos bosques que logo seriam incendiados.

Formou-se um Ministério para estudo de formação de bosques com árvores próprias para a queima necessária. Deveriam crescer rapidamente, não ter folhas, nem frutos e de fácil reposição. Era problemática a colocação dos porcos antes de serem queimados nos bosques. Precisaram-se de professores especializados nessas construções.

Surgiram Movimentos Sociais para que se desse à população pobre um pedaço de terra para formação de bosques para assar porcos. Mas pouco adiantaria o atendimento. Eles não teriam porcos para assar. As universidades criaram cadeiras sobre a matéria. Nos Encontros anuais os Porcólogos sugeriam, por exemplo, aplicar triangularmente o fogo, depois de determinada velocidade do vento, posicionando enormes ventiladores em direção oposta para guiar o fogo sobre os porcos.

Um dia, um Conselheiro, que fora Phd em incêndio, chamado João Bom Senso, pediu uma audiência pessoal com o Rei. Disse ao Monarca que os problemas poderiam ser facilmente resolvidos. Bastava simplesmente: Matar, limpar e colocar o porco numa armação metálica sobre brasas, até que o efeito do calor (e não as chamas) assasse a carne.

O Rei ficou indignado com a sugestão.
Você está doido? Eu quero solução. Não problema. O que vou fazer com os anemometécnicos? Onde vou empregar o conhecimento dos especialistas acendedores? E os tecnocratas em sementes? E com as árvores importadas? E os desenhistas de instalações para porcos, com suas máquinas purificadoras de ar? Milhões de bosques plantados? E o Programa de Reforma e Melhoramentos do Sistema que vai ser implantado pelo Ministério dos Bosques? Onde vou colocar os engenheiros formados em Piroporcotecnia? Temos que melhorar o sistema. Não transformá-lo radicalmente. Você é um maluco, para não dizer aloprado.
João não disse mais nada. Saiu de fininho. E daí em diante Bom Senso nunca mais participou de qualquer reunião da Monarquia. E quando alguém perguntava ao Rei sobre o João Bom Senso. Ele dizia:
─ Aquele pirado? Não sei. Nem quero saber.
─ Assar porco na brasa? Olha o cara... meu!!! 
Por isso é que até hoje se diz, quando há reuniões de Reforma e Melhoramentos do SISTEMA: Que falta faz o bom senso!
Beijos, até a próxima.

30 comentários:

  1. Muito bao tal fábula, Marli. Bem real e verdadeira. Aliás, o sr. Bom Senso faz falta não só nas reuniões e mais reuniões do governo, dos grupos, das igrejas, etc, faz falta na vida em geral. Muito atual. Excelente postagem. Um bom dia prá ti, com o Inter em busca da vitória final, heim?!! Também sou colorada..hehe!! Um bom findi, beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Menina...
    Perfeito e se aplica tão bem a tantos e tantos...
    Ótima fabula.
    Vim pedir seu voto.O link está lá no meu aconchego.
    Bjos achocolatados e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Marli. Alimenta-se a máquina, pouco se importando com o problema. Os interesses agregados sobrepõem-se às soluções reais.
    Só olharmos não só os nossos governantes, mas os governantes de um modo geral ao redor do mundo, para constatarmos que ainda incendiaremos por muitos anos florestas, em troca de meia dúzia de porcos assados. Um beijo, Deia

    PS: Como estão as coisas com seu filho e sua nora?

    ResponderExcluir
  4. Deia,
    Meu filho e minha nora, estão bem, graças a Deus, se recuperando. Acidente é fogo!!! Obrigada pelo interesse. bjsss

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão ela permite...beijos, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  6. Ai Marli tão triste quanto real (apesar de me fazer rir). E seguimos assim, num sistema furado, mas quem se importa? Dá emprego, participa da globalização... Às vezes acho que pensar dói... Deve doer...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli, sem dúvida, uma fábula que nos faz pensar, além de ser bem atual.
    Continua valendo até hoje: não importa se alguém apresenta,a solução, para um problema. Prefere-se manter o problema, já que resolvê-lo a princípio parece gerar um maior.
    E continuamos com o pensamento tacanho.
    Um beijo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  8. Simplificar é tudo...mas,a quem interessa?

    ResponderExcluir
  9. Olá Marli,
    Excelente fábula, que eu não conhecia, de facto o bom senso é fundamental, mesmo que venha atrasado como nesta história. Aliás já estava tudo mal desde o princípio!...hehehhe
    Bom fim de semana e beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli

    Sensacional!

    Sabemos muito bem onde se aplica essa fábula, infelizmente.

    Clp, clap, clap, clap, clap para você.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. Marli, legal o texo.
    Dá uma refelxão!
    Ou descrença no sistema...rs

    Bijos

    ResponderExcluir
  12. Isso se aplica aos governos das três esferas, ao poder legislativo e judiciário e às empresas de um modo geral. Se bobear, até nas nossas proprias casas, na nossa vida, enfim. O que a gente não é capaz diante da falta do bom senso... Muito bom mesmo, Marli. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Marli, qué falta faz o bom senso em qualquer situação da vida, né? Adorei a fábula. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Marli
    Não conhecia e adorei.
    Se a palavra Rei fosse substituida por uma de hoje, ficaria atualíssima não?
    E o bom senso na rua, nas filas, no trânsito, nas portas do metrô, nos restaurantes, em qualquer lugar, como está fazendo falta.....
    abs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Pois bem Marli, achei ótimo seu post...
    O bom senso que anda tão em falat né?
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Resolver problemas esvazia a gente de compromisso, muitas vezes, de sentido, por mais louco que possa parecer...

    Marli, vim te ver, deixar um beijo e desejar um ótimo fds. Mas tb te avisar que compartilhei com teu blog um Selinho que recebi, passa lá no Tecendo Idéias para buscar esse singelo presente, para teu Charmoso cantinho.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  17. Marlizita

    Creio que te descobri no PANORAMA do nosso Luso de Carvalho. Vim até aqui e gostei. Primeiro que tudo, porque está muito bem escrito. Depois, bem, depois porque é um encanto encontrar gente que sabe usar o humor - e o Amor.

    O teu covil deixou-me com água na boca - para saber mais. Bem hajas, por consequência. E, coerentemente, já sou teu seguidor.


    Bom, agora a pedinchice à boa maneira portuga (att - não é massa, pilim, carcanhois, dinheiro, enfim): faz uma visitinha à Minha Travessa para veres quem sou e se gostas do blogue. Desde já to agradeço. O Pedrão e a Tais, esses, gostam...

    E se quiseres inscrever-te como minha (per)seguidora, isso então nem se fala...

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante, não conhecia. Realmente o bom senso não tem comparecido principalmente em Brasília. Amei
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Esta semana os alunos de minha cunhada( 2o. ano) estão estudando fabula.
    Eles não iam entender mas seria bom conta-la.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  20. Marli querida, muito legal esta fábula, não a conhecia.
    Infelizmente existem vários seres chamados humanos que adoram complicar a vida...
    Bom final de semana amiga!
    Beijos

    Valéria

    ResponderExcluir
  21. Texto incrível, rsrsrs... outro dia assisti um reporter entrevistando um ladrão que dizia ser importante para a sociedade porque gera emprego. Emprego ao policial, ao delegado, ao escrivão, ao juiz, advogado, carcereiro... disse até que Deus faz uso dele para punir pessoas injustas ou que mereçam um castigo, e portanto o ladrão é um homem de Deus!! KKKKKKKKK

    É por isso que a cultura oriental considera o bem e o mal como uma forma de equilíbrio, onde é melhor compreender do que combater.

    Grande abraço, ótimo fim de semana!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  22. É difícil mudar, exceto quando já se nasce diferente... é o caso do Sr. Bom Senso, concorda?
    Muito interessante mesmo! Adorei.
    Bom fim de semana!
    Jr.

    ResponderExcluir
  23. Querida Marli Borges, que maravilha essa fábula. Existe um país na América do Sul, governado por um ex-sindicalista, aposentado e barbudo, que está precisando da participação do João Bom Senso...

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  24. querida marli boa noite, eu vi comentando no jornal HOJE QUE PASSA AO MEIO NA GLOBO, mais eles estavan comentando que alguem estava com essa ideia. eu não ví de quem foi a edeia eu assisto o jornal me movimentando nunca quita no canto.um abraço celina.

    ResponderExcluir
  25. Que falta faz mesmo o bom senso, Marli.
    Eu creio que para colmatar essa falta temos que nós, seres mais atentos, ter esse bom senso e conduzir a nossa vida o melhor possível. Viver o agora, conscientes que precisamos de ajudar a mudar o pensamento humano cada vez mais cioso de bens materiais.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Querida Marli, bom dia!
    Fui pesquisar melhor sobre o assunto
    se você quiser maiores informações, você entra nesse site: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/05/educar-os-filhos-com-ou-sem-palmadas.html
    Abraços, Celina.

    ResponderExcluir
  27. Realmente é difícil mudar, ás vezes nos apegamos a algumas situações ou problemas que mesmo que outras pessoas nos indiquem outros caminhos, não conseguimos ver...
    Gd bj

    ResponderExcluir
  28. Amiga Marli,

    O bom senso não interessa aos (des)governantes e cada vez menos.
    Lamentavelmente esta história aplica-se em todo o mundo, Portugal não é excepção, bem pelo contrário.

    Amiga, tem um selo para si que julgo gostará, aqui - http://naquintadorau2.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli