segunda-feira, maio 03, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COLORINDO A VIDA - COR ALARANJADA

Olá, a blogagem coletiva de hoje é sobre a cor alaranjada.

Vamos lá. A cor alaranjada é uma cor afirmativa, uma cor de vibração, de sucesso, de movimento, das delícias. Então pensei de cara, nos fractais de Mandelbrot, que acho uma loucura, dinamismo puro! E geram imagens ma-ra-vi-lho-sas! Uau. Gente, tem cada imagem de cair o queixo. No final do post vai um link pra você dar uma espiada.

Caso não saiba o que são fractais, você não está só, tem zilhões de pessoas que nunca ouviram falar. Então vou dar uma pincelada. Fractais são figuras geométricas não-euclidianas, geradas em computador, que retratam fenômenos da natureza. A palavra fractal foi criada por Benoit Mandelbrot para descrever um objecto geométrico que nunca perde a sua estrutura qualquer que seja a distância de visão.

A bem da verdade, não existe uma definição precisa a respeito dessas figuras. Mas a gente pode dizer que "uma figura é um fractal quando ela é formada por diversas partes, que lembram, cada uma, o desenho da figura inteira". (Mandelbrot e Michael Frame, in "Chaos Under Control: The Art and Science of Complexity").

Bem que eu gostaria de ter trazido aqui, imagens fractais que a gente encontra na natureza, oh my God, são perfeitas! E tem tantas... (brócolis, por exemplo). Mas daí a encontrar a dita imagem na cor alaranjada, complicou..., hehe.

Pronto, agora você já está diplomado, rsrs em geometria fractal! É hora de ver a linda imagem que resultou da dupla dinâmica: cor e forma, haikais e fractais. Enjoy.


MSBd3

Arte digital --
Fractais alaranjados
explodem no ar.





Fernando Pessoa, tinha esta visão dos objetos da natureza, embora não tivesse conhecimento da Geometria Fractal:

‘..E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Com tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.”


A t u a l i z a n d o :  Achei agora, nesse instante, um modelo de fractal que a gente encontra na natureza. Aposto que esse você já conhece e eu até já falei nele aí em cima: hummmm e fica uma delícia gratinado!!!  Óbvio, é o brócolis! Pena que não é alaranjado, hehe.

MSBd2

Coisa mais linda!
Natureza gerando
padrões fractais.


Eis o link da imagem digital.
Se quiser saber mais, o tio Google está recheado, é só digitar fractal.
Blogagem coletiva. Blog Café com bolo.
Beijos, até breve.

39 comentários:

  1. Muito bom teu texto e lembrança ao abordar figura fractal. Não sabia disso.Muito interessante. Para mim que amo o laranja,o tenho na cozinha,mexe com a glândula que nos faz salivar,por isso o encontramos muito em lanchonetes e restaurantes.Também é a cor da auto-estima e do atleta tb.Montão de bjs e abraços alaranjados

    ResponderExcluir
  2. Espetacular Marli!
    Adoro esta arte. Belíssima dica e informação!
    Volto para casa mais rica agora!
    Beijo grande e alaranjado para você.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente ideia em ter ido "buscar" os fractais para esta blogagem temática... Parabéns!
    Abracinho

    ResponderExcluir
  4. Fractais são lindo e te desejo uma semana linda e colorida tambpém!beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Sopu uma das zilhões de pessoas que nunca tinham ouvido falar disso. Adorei a informação. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  6. Beleza! Cor e formas, vou buscar mais sobre FRACTAIS. Imagens, fotografias, gosto do assunto, posso encontrar um campo nos FRACTAIS. Ótimo dia. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  7. Marli

    Sou também uma das zilhões que nunca tinham ouvido falar em fractais. E convivendo com eles, não é mesmo?
    Fiquei mais rica hoje.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar conhecimento e informação, além de ter postado uma imagem linda.
    Vou ao tio Google para conhecer um pouco mais.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Menina fiquei babando com esse tal de fractal, blogagem colorida tambem é cultura, eu não tinha a menor ideia do que queria dezer isso. Gostei muito obrigado Marli um beijão da Eliane.

    ResponderExcluir
  10. Quanto conhecimento Marli, aprendi mais um pouquinho hoje. Vou ficar atenta pra ver se acho no dia a dia mais figuras fractais. Interessante.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Marli, seu cantinho é um espaço onde sempre aprendo alguma coisa. Semana passada o Haikai, hoje os fractais. Se continuar te seguindo ficarei um pouco mais culta!! hehe
    Fractais são lindos. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a tua visita e as palavras amáveis.
    Aquelas frases da Mami não são minhas, mas é um poema muito bonito que ofereci com letras de ouro à minha mulher.
    A mãe é aquela que sempre sofre pelos filhos e pela família.
    Uma casa sem Mãe desmorona-se.

    ResponderExcluir
  13. Epa que blogar tb é cultura! E ai de quem ouse negar isso! adorei saber disso...e o brócolis...quem diria...beijos.

    ResponderExcluir
  14. Vivendo e aprendendo! Adorei saber um pouco mais sobre os fractais e jamais conseguirei olhar um brócolis do mesmo jeito depois disso.

    Beijocasss!

    ResponderExcluir
  15. Que fantastico... Eu não conhecia esse termo.
    Muito legal!
    Tenha uma ótima semana!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  16. Olá Marli,
    Beleza, o teu post é uma partilha de beleza. Por acaso já conhecia os fractais por um PPS, que me enviaram há tempos, com esses produtos naturais, é de facto muito bonito. Para mim a Natureza, é mesmo um espanto!...
    Bjs,
    Manú

    ResponderExcluir
  17. Gostei da aula Marli. Estou entre os zilhões que nunca ouviram falar. Mas sou bem curioso sobre as cores. A imagem é linda e você fez uma bela explanação. Você falando de geometria e deu matemática. Confira lá no meu blog. Coincidência demais. Beijão e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Não é a toa que amo laranjada...Rsrsrs.
    Amei a postagem viu?
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  19. nossa, estou adorando o quanto aprendo em cada postagem coletiva...eu não conhecia nada deste assunto..obrigada
    bj e boa semana
    violeta

    ResponderExcluir
  20. Marli,
    Linda postagem. Arte digital, fractais são sempre bem vindos.
    Fique bem.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  21. Oiiiiii Marli,obrigada por sua visita super simpática, suas palavras "de ordem" e por me dar a oportunidade de conhecer você. Cheguei numa "alaranjada tarde", quando o sol em foma de uma bola fractal [rs] se esconde... Fiquei por aqui... e já deixei minhas impressões fractuais, ooops, "faciais".Aguardo você lá.
    Adorei seu espaço e conhecer mais detalhes sobre fractais de Mandelbrot. Muito interessante.
    Beijos e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  22. Marli amiga...aqui sempre tem novidade...aprendi mais uma...lindo demais estes tais "fractais" rsrsrs...amei...
    Ah! e a cor alaranjada então... é maravilhosa...intensa...viva!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha ouvido falar em factrais. Aprendi mais hoje, por isso adoro essa blogagem coletiva colorida, pois além de me ensinar, me faz encontrar pessoas maravilhosas.
    Pela amostragem da imagem, é algo espetacular!
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Saudações Marli, adorei sua postagem.
    Confesso que não tinha o menor conhecimento sobre o assunto.
    Mas muito me chamou a atenção, devo dizer que em principal as palavras de Fernando Pessoa.

    Parabéns pelos ensinamentos, imagens e ótima postagem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá Marli,

    Que bom receber sua simpática visita, seja bem-vinda!
    Eu gosto muito de aprender..
    Hoje o conhecimento novo foi em Geometria e surgiu ao ler sua belíssima Postagem LARANJA.
    Vou pesquisar mais sobre o assunto.
    Agradeço suas amáveis colocações sobre meu post.
    Eu gosto muito do jeito de escrever do Padre Fábio de Melo e sempre aprendo com ele.
    Receba meus cumprimentos e um grande abraço cá das Minas Gerais,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  26. Olá querida Marli Borges, parabéns pela blogagem, muito bem ilustrada.Com informações uteis para todos, muito bom mesmo.

    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  27. Marli, belíssimas suas exposições; engrandecem meu escasso repertório artístico. E, de lambuja, tenho acesso a célebres frases de grandes nomes logo ao lado. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  28. Oiii Marli,

    nossa eu nunca tinha escutado ou lido sobre fractal. Fiquei encantada...aprendi muito!!!

    Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, viu!!!
    bjksss

    ResponderExcluir
  29. Oi Marli!

    Adorei a "aulinha", aprendi direitinho, viu?

    Se você achar "aquela resposta" nos seus guardados, vou adorar publicar...rsss

    Pode me enviar no e-mail liaks25@gmail.com


    Beijos

    Lia♥

    Blog Reticências...
    http://liaks25.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Oiee Marli...seja bem vinda no meu caminhar!
    Nossa quanta coisa interessante aprendendo numa só postagem....pra mim é tudo novidade!!
    Já fuçei o link e adorei!
    Tenha uma linda semana.
    Td de bom pra ti^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Essa também é novidade para mim. Aprendemos um pouco mais.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  32. Marli
    Magnífico a sua postagem e super original - que lindo e cheio de vibrações os fractais e que imagens e brilho de cores . Lindo demais.
    Obrigado pela sua visita e suas palavras.
    Beijos e boa noite

    ResponderExcluir
  33. Felizes são aqueles que compartilham a beleza.
    Obrigada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Flor!!!
    Vim te visitar tbm!
    Que post mais interessante!!! Nunca tinha ouvido falar em fractal! Pois é, vivendo e aprendendo! rs.
    Beijos flor.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  35. Que através do dia da cor se vá
    conhecendo e aprendendo além da
    beleza estética das imagens.Seu
    blogue ajudou.Obrigada pela visita
    ao meu, e um beijinho./Irene

    ResponderExcluir
  36. Lindo, lindo. O Blog está de mais! Bonito o seu blog e o que escreve. Prsabéns. Sou um amante e defensor da natureza. Vivi 14 anos dentro de selvas e savanas em Angola. É pena que o ser Humano está destruindo a riqueza que a natureza nos oferece. Consuulte meus blog's, eles tem muita coisa, com alguns poemas de minha autoria, que poderá ler e deixer um comentário.
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com
    Um abação.

    ResponderExcluir
  37. Oi Marli...super interessante, eu não conhecia, as imagens são lindíssimas!
    Agora eu já sei, obrigada!
    Fiquei feliz que você visitou meu bloguito! Essa blogagem é muito boa, nos enriquece e conhecemos pessoas maravilhosas!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  38. Oi Marli lindas imagens ,cada blog que visito aprendo alguma coisa.
    Obrigada pela visita bjoss

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli