sexta-feira, setembro 03, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - SENTIMENTOS - FELICIDADE

Olá!

Você sabia que à luz da neurolinguística, nós podemos alcançar a felicidade hoje e agora, a despeito dos problemas que estamos enfrentando? É isso aí. Tenho até uma dica. Se você não quiser cansar tua beleza com minhas filosofias de botequim, pule essa parte e vá direto pra neurolinguística. Não me incomodo. É que, simplesmente, não posso deixar esse texto perneta, okay?

Não olhe para mim. Ninguém ainda conseguiu conceituar a felicidade. Sabe-se porém, que ela tem um perfil que varia de acordo com o nível social e intelectual de cada um, o que leva a crer que é apenas um estado de espírito, um modo de ver a vida e não um acontecimento em si. Tanto é, que cada um de nós tem um jeito próprio e único de ser feliz. Conclusão: a felicidade é uma atitude comportamental, está dentro de nós. Óbvio. Mas está atrelada à noção de possibilidade real. Nada de contentar-se somente com as coisas impossíveis. Sacou? Já sei, agora vem a clássica perguntinha. Como faço pra ter essa tal noção de possibilidade real? Peraí. Vou correndo buscar socorro nas palavras de um velho amigo. Veja o que ele diz: "Conhece-te a ti mesmo. Assim não te perderás em meio às coisas e saberás como modificar tua relação contigo, com os outros e com o mundo". Grande Sócrates!! Ele pregava que para alcançar a felicidade, devemos nos ocupar antes com nós mesmos, porque esse é o caminho que permite acessar a nossa verdade, que é a única verdade capaz de transformar-nos em sujeitos de nosso próprio destino.

Trocando em miúdos, ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes. Nós regemos o nosso caminho e somos herdeiros dos nossos atos, que por sua vez, resultam do nosso pensar. Mas é o autoconhecimento que nos dará o poder para dirigir bem ou mal a nossa existência, olhar a vida com outros olhos, mudar as lentes quando necessário e não desejar o impossível, ou seja, ter a mencionada noção de possibilidade real. Ser feliz ou infeliz. A felicidade e a infelicidade são subprodutos dos nossos pensamentos construtivos ou destrutivos. Ufa! Taí ainda?

Alumiada a vereda, vamos à neurolinguística.

Veja como funciona o nosso cérebro. Quando você tem um pensamento negativo, teu cérebro entende que você está em apuros e aciona um esquadrão de neurônios armados de explosivos até os dentes: cortisol e adrenalina. Essas substâncias que, em princípio, pretendem te dar forças pra você fugir daquela situação aflitiva, na verdade te deixam agitado, enraivecido, infeliz. De outra banda, quando você tem um pensamento positivo, teu cérebro entende que você está feliz, então ele te recompensa com uma carga deliciosa de moléculas de felicidade, de desejo e de prazer: dopamina, serotonina e endorfinas. Uau.

Era isso. Agora a dica. Quentíssima, fervendo, rsrs! Estudos comprovam que essa técnica "altera a configuração cerebral". Ok. O lance é o seguinte: enganar o cérebro. (Bem que você já havia desconfiado, né,... aí tem enganação!! Rsrs). Nem ouse pensar em abduzir-me. Desista. Até porque, se você chegou até aqui o melhor mesmo é prestar atenção na dica, hehe.

Saiba reconhecer quando os pensamentos negativos estiverem ocupando sua mente, em especial nos períodos de conflitos e sofrimentos. Feito isso, ataque sem demora esses pensamentos infames. Ponha-os pra nocaute, sem dó nem piedade. É fácil! Substitua-os imediatamente por pensamentos positivos! É tiro e queda. E convença-se de uma vez por todas, que você tem esse poder, afinal, quem comanda seus pensamentos é você! Caramba, não se deixe intimidar, engane logo seu cérebro, oras. Faça ele pensar que você está feliz!! Toque aqui!! E que venham as endorfinas, serotoninas e dopaminas! Yesss!!! \o/
Beijos
P.S. Já andei escrevendo sobre isso: aqui, aqui e aqui.
Saiba mais: M. Foucault in "A Hermenêutica do Sujeito", SP, 2004.

37 comentários:

  1. Olá Marli! Cheguei aqui através da blogagem coletiva da Glorinha. Muito bom o texto e adorei a dica de enganar o cérebro. Nao vale a pena viver alimentando pensamentos ruins e claro que atraimos aquilo que queremos. Como voce, também acredito que a felicidade só depende da gente e que exige auto conhecimento. Só quando mergulhamos dentro do nosso universo somos capazes de conhecermos o que realmente nos faz felizes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Marli, você é sempre muito divertida na forma de escrever coisas sérias, profundas e interessantes. A gente aprende sem perceber que está aprendendo...
    Eu fiz um curso de PNL. 4 meses maravilhosos da minha vida. Tenho vontade de dar continuidade. As técnicas usadas para "enganar o cérebro" são ótimas, e dão certo.
    Adorei seu texto, para variar! hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ei Marli!
    Adorei seu texto!
    O ser humano tem dentro de si vários sentimentos, mas podemos ter mémória seletiva e selecionar os melhores sentimentos!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli!! Olha a ciência aí descomplicando um pouco esse embaralhamento de emoções no nosso ser. Genial a forma como você escreve, e não tem como pular nada não, quando acabo de ler fica a sensação de querer ler mais de tão bom. Bjosss

    ResponderExcluir
  5. Concordo Marli a minha felicidade depende de mim mesma. Só eu posso me fazer feliz. Acho que se de um lado isso parece muito complicado, por outro é simples demais. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoa feliz!!!
    Quanta FELICIDADE!!!
    VER POSSIBILIDADES REIAS... AUTO CONHECIMENTO... DIRIGIR A PRÓPRIA VIDA... PENSAMENTOS POSITIVOS...
    Hum!!!
    Que delícia de vida!!
    Bjs felizes.

    ResponderExcluir
  7. Maeli,
    Seus textos são leitura agradabilíssima e não tem como pular parte alguma. Você fala muito bem de coisas importantes de maneira leve, nem parece que está dando uma "aula"- eu aprendo muito!
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Marli adorei essa de enganar o cérebro, vou por em prática.
    Como sempre me delicio com os seus textos, sérios e bem humorados.
    Obrigada dica preciosa..
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Marli
    Adorei o texto. Acredito que ser feliz, não é ter tudo que se quer, é sobretudo estar com a consciência tranquila. Dormir em paz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai Marli, teu texto é covardia, tu escreves bem demais, divertida, vc prende a gente, com tuas tiradas hilárias, até quando fala sério.
    Eu fiz isso sem saber que fazia. Um dia desses que estava láaaaa no fundo do meu pocinho particular e uma amiga querida, a Vivi, me disse pra levantar e começar a cantar...comecei baixinho, tímidamente, daqui a pouco quando vi, cantava feito uma Callas carioca! Berrava a plenos pulmões! Heheh, deu certo e como deu! Acho que foi uma neuro lingística cantante o que eu fiz e funcionou. Comprovado e atestado por Glorinha L de Lion...se é que meu atestado vale grande coisa...hehe beijão, te adoro, sabia?

    ResponderExcluir
  11. Oie Marli... menina que post fantástico.... adorei, li e reli algumas vezes de tão bom que eu achei, fora que vc escreve de uma forma muito gostosa, beijo, beijo e excelente fds! ;)
    She

    ResponderExcluir
  12. Marli, concordo plenamente em enganar meu cérebro!
    Ando mesmo precisando.
    Acredito também que é um grande engano da maioria das pessoas achar que é feliz porque é amada, é bem empregada, é rica, é bonita, etc.
    Felicidade depende muito do que temos no coração.
    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Td tão simples e o ser humano sempre complicando td, não é !
    Querida, te ler é sempre um enorme prazer e sempre deixa um gostinho de quero mais.

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  14. Marli, quero minha serotonina no gelo, com red bull!!! rsrs! É isso mesmo, no fundo é muito simples, aprendemos quando éramos criança: a brincadeira do feliz. Não adianta, várias coisas nos aborrecerão ao longo da vida, podem até ser contra e não gostar, mas brincar de Polyanna ajuda a evitar rugas a mais - e uma safena no coração! Um biej, seu texto é sempre inteligente! Deia.

    ResponderExcluir
  15. Menina teve um post da Mariana, blog Compartilhar e Aprender: http://blogdamarianamoura.blogspot.com/, que ela fala sobre um estudo que o fato de termos um rede social nos torna "mais" saudavel do que exercicios fisicos e tal, na qual nos dá algo para pensar o qual papel o cerebro acaba ocupando em nossa vida...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Marli
    Como sempre, um texto excelente!
    Sabe que eu já tive uma época que adorava dramatizar, então pensava sempre em muitas coisas negativas, e imaginava que aquilo me fazia mal; a gente se sente péssima. Graças a Deus passou. Hoje, se for necessário, engano o cérebro sim, mas tento fazer o possível pra me sentir bem, sempre.
    Não quero depender de outras pessoas para sentir felicidade.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marli. Cecília Meireles cunhou aquela clássica: " Liberdade, palavra que o sonho alimenta e não há ninguém que explique nem ninguém que não entenda. Eu, atrevido que sou, parodio e troco a palavra liberdade por felicidade e estamos combinados. PS: gostei dessa dica neurolingúistica aí. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marli!

    Adorei seu texto. Prendeu minha atenção do começo ao fim. Além de interessante a informação, o toque bem humorado enriqueceu demais o texto. Posso afirmar por experiência própria que é verdadeira essa técnica de enganar o cérebro, rsrs... de mudar o pensamento negativo para positivo, apesar do sofrimento que estivermos enfrentando, com certeza nos sentimos muito melhor. As dicas são ótimas.

    Seja feliz, amiga!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  19. Marli querida, sempre muito bom te ler amiga...felicidade definitivamente é escolha de cada um...
    Doce final de semana...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  20. Marli,
    Vou me lembrar da neurolinguística para enganar meu cérebro da próxima vez que estiver num momento... diria ... menos feliz!
    Geralmente, vejo a vida de modo muito positivo, com alto astral, sabe?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  21. Marli,
    acredito que felicidade é um trablaho interior, espiritual. Mas não só. O estado de felicidade também percorre os processos mentais. Diria que os dois processos encontram-se entrelaçados e um reclama o outro.
    Ótimo post. Muita felicidade pra vc!!

    ResponderExcluir
  22. Oi minha flor!
    Como é gostoso ler o que vc escreve! Me identifico muito com seu bom humor rs. Amei e concordo com o que escreveu.
    Ser feliz é tudo de bommmm.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  23. Felicidade é brincar com as coisas sérias. Comer pipoca e ler a sua bela postagem, Marli!! Um grande beijo nos seu coração, bom final de semana, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  24. Marli, eu adoro ler você! Me encanto com seu jeito alegre, "despojado"! Tem toda característica de uma palestrante altamente competente! Há um jeito coloquial, intimista, bem humorado e, por vezes,até sarcástico, no melhor dos sentidos!

    Fica então o meu registro: adoro suas falas!

    E penso sim, que a síntese é bem aquela que disse: conhecer-se, na própria essência! As respostas jamais estiveram em outro lugar, senão em si mesmo! É tudo uma questão de saber dialogar, consigo mesmo, para costurar as melhores escolhas!

    Meu carinho a você, Marli!

    ResponderExcluir
  25. Ah, Marli, Marli

    Já cansei de dizer: um dia cresço e quero ser uma "Marlizinha". rsrs

    Maravilha de escrita.
    Concordo que ser feliz depende apenas de nós mesmos, não deixando-nos abater por acontecimentos que podem nos trazer tristeza naquele momento e que virão sempre em nossa vida.
    Sua participação como sempre foi espetacular.
    Parabéns!

    Excelente final de semana.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  26. Oi Marli!
    Você tem um estilo leve de falar de coisas sérias, o que torna seu texto viciante.

    Claro que eu já li muito sobre pensamentos positivos, negativos, etc... antes eu via nisso com incredulidade, mas hoje creio muito. Não são só os fatos externos que nos trazem felicidade, mas a maneira como lidamos com eles, o que é particular de cada um. Tem gente que precisa estar consumindo coisas materiais para se manterem felizes, outros precisam constantemente de demonstração de carinho das outras pessoas, e outros são felizes "de graça".

    Eu estou ainda no meio do caminho...rs...

    Bjão.

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  27. Olá Querid Marli,
    Ler seus POSTS é sempre uma prática enriquecedora e agradável!!
    Concordo plenamente com você quanto a essa abordagem...
    "Ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes. Nós regemos o nosso caminho e somos herdeiros dos nossos atos, que por sua vez, resultam do nosso pensar"...
    A vida é curta para ficarmos emperrados nas "picuinhas" e coisas mal resolvidas.
    A vida é sempre bela, apesar de...
    Abração afetuoso cá das Minas Gerais.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  28. completo, delicioso com sempre, adorei tudo. seja cada vez mais feliz.

    ResponderExcluir
  29. Oi amiga!
    Que bom que cheguei a tempo de ler seu texto. Super interessante e inteligente. Amei ler mesmo! Vou ter que me apegar ás possibilidades reais...voltar ao trabalho. E tentar enganar este malandro...que está a achar que estou infeliz porque as férias acabaram. Tomara que resulte...estou brincando!
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  30. Nossa... eu gostei tanto dessa definição sobre felicidade que ja imprimi e coloquei aqui no meu mural.
    Inclusive, hoje mesmo ja usei partes em uma discussão aqui com filhotes!!
    Adoreeeei...principalmente essa frase: " A felicidade é uma atitude comportamental", resume tao bem em 1 frasezinha!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  31. Escrever é uma arte,por isso digo-te;PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi querida,
    Amo a forma como vc escreve!´Sabe falar sério sem ser cansativa, traz ao sério paz e leveza.
    Um bjo
    Cynthia

    ResponderExcluir
  33. Oh, Estimada Amiga de Excelência:
    É um imenso prazer estar aqui no seu fascinante blogue de sonhos.
    Aqui respira-se tranquilidade, encanto e beleza imensas.
    Registei:
    "..."Conhece-te a ti mesmo. Assim não te perderás em meio às coisas e saberás como modificar tua relação contigo, com os outros e com o mundo"..."

    Sabe, sou feliz à minha maneira e tento distribuir amizade e felicidade para todos.
    Adorei o seu Post. Fascina como a minha querida amiga de bem.
    Parabéns sincereros. Adorei.
    Beijinhos agradecidos de amizade.
    Com respeito e estima.
    Sempre a admirá-la

    pena

    É uma honra lê-la.
    Apareça amis vezes, será excelentemente recebida.
    É perfeita no que concbe de forma sublime e extraordinária.
    Bem-Haja, preciosa amiga.
    Adorei tudo o que vi. Isto é felicidade.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Marli!

    Tem um presentinho(selinho)pra você lá no Blog.

    Se não gostar, pode recusar, ok?

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  35. Marli. Adorei a forma como definiu felicidade, até chegar na neurolinguística e consequente alteração da forma-pensamento. Felicidade, todos nós buscamos, mas consegui-la é conquista de poucos, porque a felicidade é a resultante de varias atitudes de transformação intima. Mudar a forma de pensar, "enganar o cérebro" é o caminho certeiro. Beijos e parabéns pelo post. Tenha uma semana de paz.

    ResponderExcluir
  36. Que texto divertido, gostoso de ler! Sobre o tema, lembrei da famosa frase do livro/filme O Segredo: Você atrai o que você transmite. Também lembrei de um outro livro chamado O Poder do Agora. Esse livro tenta mostrar que muitas vezes estamos infelizes por coisas que já não existem mais (passado) ou por ansiedade pelo futuro. A dica do livro para ser feliz é viver o agora, acho que é válido também, né. Beijoss!

    ResponderExcluir
  37. Marli
    "xeretando" por aqui achei este post ótimo.
    puxa, que bacana quando alguém nos lembra de algo importante : que podemos alterar a nossa configuração cerebral.
    "Puxa que puxa"
    é disso que eu preciso, me enganar mesmo.
    sabe que eu já consegui muitas coisas fazendo isso?
    vou praticar mais,
    beijo

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli