segunda-feira, setembro 06, 2010

PASÁRGADA ONTEM E HOJE

Olá, todo mundo!

Uma paródia bem feita vale a pena a gente ler. Você conhece essa do Millôr Fernandes? Ele homenageou Manuel Bandeira, o criador da utópica e delirante Pasárgada. E o fez desconstruindo-a com uma bela paródia que leva o título "Vou-me Embora de Pasárgada". É bom antes, ler o original, que também gosto demais, para, em seguida apreciar a beleza do humor cáustico do "escritor, finalmente, sem estilo", que amo de paixão. E observe que a paródia, não poderia ser mais atual. Atualidade que devemos lamentar. Olhaí as eleições gente!!


O R I G I N A L
Manuel Bandeira - VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA!


Vou-me embora pra Pasárgada // Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero // Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada // Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura // De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha  // Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente // Da nora que nunca tive

E como farei ginástica // Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo // Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar! // E quando estiver cansado
Deito na beira do rio // Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias // Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar // Vou-me embora pra Pasárgada
  
Em Pasárgada tem tudo // É outra civilização
Tem um processo seguro // De impedir a concepção
Tem telefone automático // Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas // Para a gente namorar
  
E quando eu estiver mais triste // Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der // Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei — // Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei // Vou-me embora pra Pasárgada.



P A R Ó D I A
Millôr Fernandes - VOU-ME EMBORA DE PASÁRGADA!


Vou-me embora de Pasárgada // Sou inimigo do rei
Não tenho nada que quero // Não tenho e nunca terei
  
Vou-me embora de Pasárgada // Aqui eu não sou feliz
A existência é tão dura // As elites tão senis
Que Joana, a louca da Espanha // Rainha e falsa demente
Ainda é mais coerente // Do que os donos do país.

A gente só faz ginástica // Nos velhos trens da central
Se quer comer todo dia // A polícia baixa o pau
E como já estou cansado // Sem esperança num país
Em que tudo nos revolta // Já comprei ida sem volta
Pra outro qualquer lugar // Aqui não quero ficar.
Vou-me embora de Pasárgada.

Pasárgada já não tem nada // Nem mesmo recordação
Nem a fome e a doença // Impedem a concepção
Telefone não telefona // A droga é falsificada
E prostitutas aidéticas // Se fingem de namoradas.

E se hoje acordei alegre // Não pensem que vou ficar
Nosso presente já era // Nosso passado já foi.
Dou boiada pra ir embora // Pra ficar só dou um boi
Sou inimigo do rei // Não tenho nada na vida
Não tenho e nunca terei // Vou-me embora de Pasárgada.

See you later.
Beijos.

37 comentários:

  1. Marliiiii....amei....pra ficar dou apenas um boi, e ó, tá de bom tamanho....rssss

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  2. Olá Marli
    Muito bom e cabe perfeitamente no momento político que estamos vivendo, onde os donos do país, estão se lixando para o povo. Adorei.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Olha Marli...sei quase de cor o original, que muito aprecio, e, se a paródia é genial, o triste é que pensando bem ela se aplica tanto aí,como aqui, como noutros lugares...São tempos de desencanto e pessimismo estes que estamos vivendo. Tempos de distopia, não de utopias. Longe, muito longe do optimismo sonhado na Pasárgada de Bandeira.
    Imaginar um futuro melhor não está fácil. "As elites estão senis", sim, aí, aqui e acolá...
    Beijos amiga
    Adorei seu post

    ResponderExcluir
  4. Saudações Marli, como esta?
    Sinto pela ausência não desejada mas provocada.
    Preciso dizer que adorei a paródia, é realmente atualissima.
    Dada a nossa situação por aqui!

    E em verdadei diria que daria apenas uma alface. visto que já um Boi é muito caro!! rsrs

    Beijos e novamente me desculpe a ausência.

    ResponderExcluir
  5. Marli, adorei o post...E em virtude do que vem por aí nesse país....Vou embora para Passagarda tb!!
    Abraço
    Cynthia

    ResponderExcluir
  6. Snif... Quero ir embora desta Pasárgada também... Desta vez Millôr Fernandes não me fez rir...
    E não há jeito... outubro, lá estaremos nas urnas... Que voto consciente o que? Consciente de que não há muita escolha a se fazer... Dureza!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Está bem atual,heim??/Linda e bem humorada!beijos,lindo feriado,chica

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Marli
    Fantástico!!! Bem atual. Temos qu levar no bom humor senão vamos a loucura.


    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Belo presente este, Marli. Dois de meus ídolos literários num só dia é muito bom! Obrigado pela partilha. Abração. paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Sensacional, Marli

    Muito bom para a nossa atual condição política, infelizmente.
    O Millôr é o máximo mesmo!
    Obrigada por compartilhar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. Marli,

    Fiquei muito feliz por sua participação em meu blog.Gostei da sua interação diante da postagem com a reflexão do Paulo Freire.
    Espero ter sempre sua presença por lá...pois, vejo que tenho muito a aprender com você e isso, gosto muito: aprender.

    abraços

    de luz e paz

    Hugo

    ResponderExcluir
  13. Oi,Marli!Ai ai Millôr destruiu com Passargada queria tanto ir para lá, lá sou amiga da rainha terei os homens que quero na cama que escolherei,hihihhihihihih.
    Um ótimo feriado!
    Realmente a paródia do Millôr é mais atual do que nunca, aliás o tempo passa,mas nada parece mudar no nosso país a não ser para pior é claro...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. que situação mais triste a nossa não? seria hilário se não fosse tão triste. bom feriado

    ResponderExcluir
  15. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita ...

    Millôr tem o dom da criticidade coerente e responsável ... uma re-leitura de Bandeira com uma comtemporaneidade q devemos em muito lastimar ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  16. E agora? Se eu não me for pra passargada, vou pra onde? Acho que vamos terminar - todos - indo para Conchinchina. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Hua, kkk, ha, ha, ele é tão inflamado, mas as vezes temos de nos tornar inimigos da ordem para estabalecer algo que vale a pena de se chamar de nosso...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Pasárgada ontem e hoje mesmo, paródia atualíssima!! Beijos Marli, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  19. Pouca coisa muda?...rs
    Passei aqui pra deixar um "até breve, amiga", e um beijo feliz!

    ResponderExcluir
  20. Olá minha querida amiga Marliborges, que maravilhoso encontro, dois gênios da escrita. Parabéns por nos mostrar esse encontro de bom humor e inteligência.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  21. Marli querida, muito legal...infelizmente a paródia é mais real que o original....
    Tenha uma boa semana...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  22. Marli!

    Não estou por dentro da vossa situação política, mas deve estar ela por ela na balança, infelizmente...

    Gostei!
    Parece que o mal já vem de longe, não é mesmo????

    Bjs mil.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Marli.
    Pois é, gosto demais da poesia de Bandeira e do humor cáustico do Millôr - um pessimista irremediável, como ele mesmo diz. Mas sou daqueles que acha que a gente é que faz o momento, sinto que o momento do Brasil, apesar de todas as intrincadas mazelas, nos é favorável... Então, o negócio é respirar fundo, criar coragem e manifestar naquele nosso votinho o nosso desejo para o futuro. Procurando bem, a gente sempre acha alguém!
    Grande abraço, ótima semana!
    Adh

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. OI MARLI QUERIDA, GOSTO MUITO DA PASÁRGADA, MAIS ESTA É GENIAL AFINAL É DO MILLÕR E CAI COMO UMA LUVA NOS DIAS ATUAIS, ACHO QUE O MANOEL BANDEIRA TAMBÉM GOSTARIA. UM ABRAÇO FRATERNO CELINA.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a paródia do Millôr. Ele é ótimo!
    Bjkas e uma ótima quarta-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Marli! Ah, e eu gosto tanto desse poema do Manuel! rsrs! Ir embora de Pasárgada? Tal qual o nosso país disfarçado, não tenho vontade de ir-me embora. Mas, que tenho vontade de sacudir vários políticos, ah, isso eu tenho! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  28. Marli querida,

    Vamos embora de pasárgada? Talvez, mas ainda acredito que nosso país vai tomar o rumo certo, vamos torcer por gente honesta no governo, pq tá difícil!!

    Bom, vim agradecer o carinho e a participação na blogagem coletiva, fiquei muito feliz, viu?!

    Se vc divulgar aqui e trazer o selinho, me avise que te coloco no 2º sorteio!!

    beijos no coração e dia 16/09 bora espalhar amor!!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marli!

    Gosto desse poema do Manuel Bandeira, e por vezes desejei ir pra Pasárgada, quando a coisa ia ficando preta, kkkk
    É muito interessante a paródia, e muito cômica, pena que a realidade é trágica.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  30. Marli
    Voce foi muito feliz em nos lembrar estes dois grandes textos numa boa hora. Adequada para o sete de setembro e eleição.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  31. Adoro o original, a paródia ainda não conhecia hehe beijos!!!

    ResponderExcluir
  32. Ki legal, não conhecia, o VOU ME EMBORA DE PASSÁRGADA...Gostei muito

    Obrigada por ser minha nova seguidora!!!

    Seja muito Bem Vinda, e opine! o blog é nosso tá?

    Beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  33. às vezes recebo coisas muito engraçadas que dizem ser desse autor.
    o homem é um génio!

    ResponderExcluir
  34. Oi Marli, excelente a paródia sem sombra de dúvida e tão atual, não é verdade, mas ainda assim prefiro ficar por aqui e quem sabe tentar fazer alguma diferença, em outubro.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  35. Eu adoro este poema! Lá em Colombo,perto de Curitiba, tem ou tinha,um restaurante com este nome - Pasárgada... Fica fora da cidade. Em meio ao campo. Foi lá o casamento da minha filhota, com a cerimônia religiosa realizada no jardim do restaurante! Foi lindo! E eu continuo dizendo: Vou embora prá Pasárgada, lá tenho a vida que quero... Pois, sou lesa e ainda acredito em transformar meu País..hehe

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli