24 setembro, 2010

KEEP CALM AND CARRY ON

Olá, todo mundo,


Barter Books, Alnwick


"Fique Calmo E Siga Em Frente", tem tudo a ver com os tempos atuais, não é mesmo? Pra lidar com esses tempos bicudos, Keep Calm And Carry On!! Aposto que, se Quintana fosse vivo, diria que estou com a razão. Aposto também que você já andou lendo essas palavras e já viu essa imagem em poster decorando lugares chiques e descolados. Acertei? Claro, claro.

Sem stress, toque sua vida, essa é a idéia. Moderna? Nada. Legítimo upcycle! E dos bons.

A frase, ninguém sabe quem escreveu. A única coisa que veio a público é que lá pelos idos de 1939, bem no início da II Guerra Mundial, o governo britânico fez imprimir três frases, em cartazes, para que a população soubesse que, se o nazismo invadisse a Grã-Bretanha, todas as medidas necessárias para defender a nação estariam sendo tomadas. E o tal Keep Calm And Carry On foi um deles.




Por ordem do rei, os tais cartazes teriam que ser num estilo uniforme e a tipografia teria que ter numa fonte especial e única, que dificultasse o inimigo de falsificá-los. Parece que foram impressos 2,5 milhões, mas a distribuição acabou sendo bastante limitada. (Por lá também acontece dessas!)


Barter Books Alnwick


Em 2001 o dono de um sebo inglês, (na Barter Books, em Alnwick), bateu os olhos numa cópia do tal cartaz que estava perdida numa caixa de livros antigos que ele havia comprado num leilão. Veja só a sorte do cara, encontrar uma imagem de domínio público prontinha pra virar celebridade. Chegado nas artes, ele emoldurou e pendurou o poster na parede do estabelecimento. Touché!! Um megasucesso! Então ele resolveu produzir em escala, a partir do original (óbvio, o desenho da coroa do cartaz já caíra em domínio público). Foi aí que aconteceu o revival. Portanto, se você gostou, pode copiar à vontade, sem problemas, pois o Copyright de peças artísticas criadas pelo governo britânico expira em 50 anos, voilá!!

Vi alguns sites oferecendo download por um precinho camarada e até gratuito. Mas pra mim esse tipo de reprodução vem com a qualidade superprejudicada, ainda mais na tipografia (que é única, lembra?). Sou a favor de pagar pelo original, que vem com direito a historinha e tudo. Vi na Barter Books. É claro que deve ter noutros lugares, eu é que não procurei. E quem quiser os "de grátis", rsrs, versão não-oficial, vulgo pirata, no Mr.Google tem de montão. Adivinha. E se você quiser saber a história toda, siga por aqui, só que está em inglês. Não achei traduzido.

Keep Calm and Carry On. Pensou que era moderno? Ledo engano.

Marli Soares Borges
Postar um comentário