domingo, setembro 19, 2010

DA SÉRIE VALE A PENA LER DE NOVO!

Olá!!

Dia desses, enquanto procurava um livro, dei de cara com outro que nem lembrava mais. Algo assim tipo atirei-no-que-vi-acertei-no-que-não-vi. Mas foi tão legal, recordei tanta coisa... seção nostalgia, pode parar, madame. É um livro fininho, muito simpático, da coleção "Para Gostar de Ler", da Editora Ática, 1983. Quem é da minha época certamente vai lembrar. Eu sei, é antiguinho, qualé, não precisa ficar lembrando isso a toda hora, e minha autoestima, esqueceu? Rsrs. Esses livrinhos realmente faziam a gente gostar de ler. Tem cada coisa boa, uma literatura alegre, pra cima. Sei que tenho mais alguns dessa coleção, mas, onde? Será que alguém levou emprestado? Deixa pra lá. A crônica é do Paulo Mendes Campos e chama-se "Chatear e Encher". Gente, não sei não, mas... de onde saiu mesmo o telemarketing?

"Um amigo meu me ensina a diferença entre 'chatear' e 'encher'.
Chatear é assim:

Você telefona para um escritório qualquer na cidade.
- Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
- Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
- O Valdemar, por obséquio.
- Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
- Mas não é do número tal?
- É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar. 
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
- Por favor, o Valdemar já chegou?
- Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
- Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
- Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
- Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado?
O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?"
Beijos e bom domingo a todos.

26 comentários:

  1. Ah, Marli, que saudade! Eu tinha até o número 13. Esta coleção foi uma das responsáveis pelo meu gosto prefrencial pela crônica. é inesquecível e fantástica. Obrigado pela lembrança. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa dica.Vale mesmo reler!beijos,chica,lindo domingo e feriado por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Hua, kkk, ha, ha, eu acho que matava alguém que fizesse esta brincadeira...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ei, Marli eu não sou tão antiga, kkkkkkk, e tenho algumas pérolas dessa coleção.
    São deliciosas mesmo.
    Receita para encontrar o que perdeu: "procure outra coisa". rsrs
    Adoro essa sua autoestima sempre elevada.

    Bom domingo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. OI MARLI!
    O livro eu não conheço, mas amei a história..."encher" é mesmo aúltima gota...rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Hehehehe...valeu, Marli. Ótima dica. Um grande beijo, bom domingo :)

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida amiga Marliborges, que maravilha, sempre com bom humor. E nesse livro, só tem "fera", muito bom!

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  8. Essa é para os inimigos...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Hehehehehe
    Menina, você encheu de risos o meu domingo. Valeu!

    Aqui em casa tinha essa coleção toda.
    Vou rapidinho procurar onde está!...:)

    Tenha uma ótima semana.

    Jinhos da Cid@

    ResponderExcluir
  10. Essa coleção me acompanhou por anos e anos durante a época de colégio, fantásticas crônicas.
    Boa coleção de livros você tem.

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha!Nossa, se é comigo eu nem atendo mais o telefone ainda bem que hoje existem os identificadores de chamada,ahahahaha.
    Um ótimo domingo e um excelente feriado!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. adorei. não sei se chateia ou se amola, mas o fato é que é divertido. Crônica é tudo de bom. curto de montão.

    ResponderExcluir
  13. Meu irmão tem esse livro é muito bom.

    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Marli,

    Lembro desta série sim, eu lia na época de faculdade, eram mais acessíveis. Que saudades...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Se não doei,ainda tenho algum livro desta coleção,,,
    tu ,hei, fizeste eu rir, pois não sabia q estava incluida na turma dos antigos,kkkkkkk
    Agora eu fiquei sabendo,graças á ti..ai MeuDeus!
    Saudações coloradas.

    ResponderExcluir
  16. Rsrsrsr...ai amiga...adorei...a dica do livro e a diferenciação entre chatear e encher...
    Boa semana amiga...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. OI MARLI QUERIDA, UM INICIO DE SEMANA SE MUITA PAZ. EU NÃO CONHECÍ A COLEÇÃO MAIS ADORAVA AS CRONICAS DE FERNANDO SABINO, TENHO ALGUNS LIVROS DELE. DEVE SER MUITO LEGAL A COLEÇÃO QUE VC SE REFERI. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderExcluir
  18. Oi Marli
    Outro dia fazendo a arrumação da minha estante nova do escritório (até postei) encontrei um desses livros. Ótimas dicas.
    um beijo

    ResponderExcluir
  19. Marli e não é que eu li desses tbm...kkkkkkk adoro ler mas eram da minha irmã mais velha....ela brigava comigo até, que lembrança gostosa.
    bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......
    ADOREEEEEEIIIIIII.......


    Beijos na alma e abençoada semana, Marli querida!

    ResponderExcluir
  21. marli, que lembrança boa! Eu amava esta coleção. Era indicação da escola que eu estudei de 5ªà 8ª. Que delícia! Amava! Tive alguns também, não toda a coleção. Meu conto favorito era da velha que roubava lambretas, lembra?
    Acho que já não há mais nenhum deles na casa de minha mãe... Não sei que fim levaram...
    Adoreeeeei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Aí que delicia!!!!!!!! estava precisando rir um bocado!!!

    ResponderExcluir
  23. Querida,
    creio que aqui em casa tem algum deste livros de crônicas, estão guardados pois foram usados pelos meus filhos maiores. Eles casam, levam os livros seus de estudo ficam os do ensino fundamental encaixotados na casa da mamis.
    Eu amei a crônica,
    estes diálogos sobre a arte de "encher o saquinho" são muito comédia.
    Mas atualmente, amiga, pelo menos aqui no RJ estamos sendo bombardeados por telefonemas de Claro, cartão de Crédito, etecetera que como a Flor de Lótus falou, os identificadores de chamada nos libertaram, Afffe...
    Você acredita qu outro dia me ligara, eu atendi, caramba, eu tive que rir:
    - Alô, Bom dia! Aqui quem lhe fala é o seu atendente virtual da ___,o Mário, estou lhe ligando para....
    eu desliguei às gargalhadas, meu Deus!
    O Mário?
    Aquele do armário?
    Como uma empresa de telefonia coloca um nome destes?
    Amiga, se não fôssemos bombardeados por todo esse povo que quer e consegue, nos ilhando dentro de casa, pagando mais caro por serviços inteligentes e tendo telefone para não "atendê-lo, temos "medo" quando o telefone toca, eu até gostaria mais....

    Mas, na verdade, Fernando Sabino é maravilhoso sempre!
    Gostei!
    mas mas ... será que foi ele que ensinou a esse povo essa arte de nos chatear?
    Hummm... agora você me colocou uma pulga atrás da orelha. kkkk
    Beijos, querida!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Marli, a crônica é ótima, tenho um livro apenas, nem sabia que era uma coleção, acho que foi comprado a pedido do colégio de um dos filhos. Vou pegá-lo e reler.
    Adorei foi ver tantos comentários de pessoas que sairam da blogosfera, ou me perdi deles. Mas sei que a Nika (agora está no FB, Maria Nizete),e a Cê já não têm mais blog; a Welze já se foi de nós; o HSLO me perdi dele; o Cacá e a Macá, agora só no FB; a Lolipop, me perdi dela, a Nilce só no FB...Bom reler!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito desta coleção pego muito por aqui na Blibioteca Pública. (fica a dica Blibioteca Pública é uma ótima opção para quem quer ler muito mas a grana tá curta!)Crõnicas e Contos são meu Genero preferido acho que foi um gosto que peguei por falta de tempo com qualidade para a leitura!
    Esta coleção eu li muito no onibus da Fábrica era curta e conseguia ler antes do sono e o cansaço me derrubar!
    Fiquei um pouco mais afastado da Blogosfera devido a problemas extra virtuais e também por uma série de bugs no meu blog que desanimou um pouco então o facebook acabou sendo uma saida até pelo retorno mais imediato e por poder brincar com temas mais atuais!
    Aproveitando para desejar um Feliz Natal e um 2013 do Tamanho dos seus sonhos para vocês e para todos essa Irmandade da Blogosfera!

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli