segunda-feira, setembro 27, 2010

HOMENAGEM AOS IDOSOS

Olá!!


Em 1982 foi realizada em Viena, na Áustria uma Assembleia Mundial sobre o envelhecimento, cuja finalidade era qualificar a vida dos velhos através da saúde e da integração social.

Em 1999 o Brasil escolheu o dia 27 de setembro para homenagear os idosos. Acontece que dia 27 de setembro é dia de São Vicente de Paulo, o pai da caridade. Sacou o preconceito? Decerto acharam que esse contingente já estava com o prazo de validade vencido e então nada melhor que uma boa média: Vai uma caridadezinha aí mermão? Mamma mia, rsrs!!! Caridade. Você concorda? Eu não. (Deixa pra lá, rsrs).

Eu, sinceramente preferiria ser homenageada no dia em que o mundo inteiro se antenou para o Direito da população envelhecida, o dia 1º de outubro, "Dia Internacional do Idoso". Acho mais apropriado, até porque a Lei 10.741/2003, Estatuto do Idoso, também foi criada no dia 1º de outubro.

Não, não pense que não sei que o distanciamento entre a lei e a realidade da velhice no Brasil ainda é enorme. Sei disso, mas o fato de existir uma norma estatutária assecuratória de direitos, por si só, demonstra que há uma preocupação real e verdadeira com a velhice. E acho muito bom, aliás, pra quem não sabe, o Brasil é um país de velhos. A OMS que o diga. Então, nesta data, à guisa de homenagem, deixo o meu recado para todos os velhos do Brasil, (e eu me incluo):

Não podemos esmorecer, o debate precisa continuar. As reivindicações devem acontecer em todos os espaços possíveis. Somente a mobilização permanente da sociedade poderá trazer um novo olhar sobre o processo de envelhecer de todos nós brasileiros. Não se contentem com infantilizações, grupinhos de melhor idade, blusinhas amarelinhas, (inhas e mais inhas) e outras baboseiras mais. Tudo bem desbotadinho, rsrs. Exijam seus direitos, uma aposentadoria decente que lhes permita viver com dignidade. O resto é paliativo.

Please, não torça o nariz, a nossa Carta Magna utiliza o termo velhice, que é um estado natural da vida. Idoso é um eufemismo, a gente costuma usar para dourar a pílula.

E agora, emocionem-se com a poesia mais linda do mundo, com a qual inaugurei o meu blog, ano passado. Chama-se INSTANTES, de Jorge Luiz Borges.

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido.
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico, correria mais riscos, viajaria mais.
Contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida: claro que tive momentos de alegria.
Mas se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Eu era um desses que nunca ia à parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente e um pára-quedas: se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

Pouco tempo depois de escrever essa poesia, o autor nos deixou para sempre. Mas se a vida não é assim como ele desenhou, então não sei o que é. Pois muitas vezes a gente se apega a um monte de bobagens, esquece o mais importante e deixa a vida passar. Acorde, viva a vida enquanto é tempo, não se compare com ninguém. Alegre-se, pois como disse Chaplin, a alegria é a única coisa que realmente nos ajuda a viver!


Beijos a todos.

P.S. - Sobre o envelhecimento já falei aqui.

29 comentários:

  1. Realmente, não podemos nos prendemos a becos sem saidas, ou que pior, nos tragam infelicidade, e por isso perder a vida.

    E bonita poesia do teu conhecido.

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli
    acho muito importante a sociedade valorizar as pessoas "velhas" pois é nesse período que eles ( nós) precisam de atenção e respeito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Marli!
    Gostei da mensagem.Pela matemática humana estou incluída.rsss
    Adorei a poesia e sei que a ALEGRIA é a chave.
    Somos jovens na alma, portanto vamos realizar tudo aquilo que merecemos...
    "Mas se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos."
    Como estamos vivos vamos lá...somente bons momentos!!!
    Muito bacana!
    Um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. oi marli, vim conhecer o seu blog e logo mais vou ler o seu post sobre bastardos inglórios. há uma grande dificuldade dos brasileiros de administrarem o envelhecimento, lutam tanto para não envelhecer nas roupas, nas inúmeras cirurgias. muito triste. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Todos chegam lá. Eu já cheguei, pois 62 já me classifica assim. E sinto orgulho por chegar aqui como estou.
    Fiz o curso de especialização em gerontologia e fou um belo aprendizado.
    A poesia é linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Marli, a valorização dos idosos deveria ser endémica nas nossas sociedades, o que nem sempre aconteçe. Sociedades existem que valorizam e respeitam os seus idosos, como as comunidades indígenas africanas!
    Aconteçe porém nas sociedades ocidentais por força de um capitalismo exacerbado que os nossos velhos são colocados de parte e abandonados.
    Repugna-me esta situação e se não nos impusermos, os idosos tenderão cada vez mais a serem marginalizados nas nossas sociedades ditas desenvolvidas, pelo simples facto de já não produzirem a contento dos lucros para a economia dos países.
    A sociedade é que se terá de impor, reivindicar e exigir qualidade de vida para os seus idosos.

    Tem uma boa e linda semana.

    Bjs

    Sãozita

    ResponderExcluir
  7. Marli,
    Vc me fez ficar com uma névoa nos olhos com esse poema...pensei em minha mãe e nas montanhas que ela não subiu, os rios que não nadou...
    a vida passa depressa demais...vc tem razão é preciso vivê-la enquanto é tempo...com alegria.
    TERNURAS

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga, vemos nos paises do Oriente o quanto os idosos são respeitados, valorizados, são conselheiros dos mais jovens, pois tem mais vivência. Nós do Ocidente relegamos nossos idosos a um segundo plano, como se fossem trapos, que não servem para mais nada. Agradeço a Deus ter tido a oportunidade cuidar dos meus pais até falecerem, e cuidado deles com todo carinho, espero que assim façam por mim rsrs...Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Marli,

    Hoje eu saí com meus pais (ambos estão com 82 anos), fomos ao cinema assistir O bem amado, e na volta falamos do dia do idoso. Meu pai tem uma opinião muito parecida com a sua, sobre faltar muita coisa para os idosos neste país. Tomei a liberdade e mandei seu post para ele ler.

    Boa semana,

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marli. Essa cultura ainda vai levar anos para se modificar, mas estamos num caminho virtuoso(pelo menos nas intenções). Eu hoje fiquei irratadíssimo assistindo ao jornal na hora do almoço, com as comomorações sempre voltadas para a "coitadização" dos idosos. Muito oportuna a sua postura crítica. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Marliborges, adorei esse texto do Jorge Luiz Borges. Já não tenho a mesma adoração pelo envelhecimento.
    Boa semana, amiga.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli adorei a postagem.

    E deixo uma pergunta:

    "Se não for através do conhecimento dos "idosos" como conheceremos nossos passados?"

    Infelizmente o conhecimento da vida, não se encontra em livros, mas sim em histórias narradas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Marli,
    Envelhecer, acho que todos nós queremos isto. Uma vida de qualidade e com dignidade é bom para este período e quando a isto juntamos boas lembranças,fica mais fácil lidar com as dificuldades que vão se impondo a cada dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Perfeito texto, Marli. Os idosos merecem nosso respeito e admiração. Eles têm tanto a dar e a receber, e são marginalizados. É lamentável. Devemos sim, todos, jovens e idosos, viver a vida em sua plenitude, sentindo alegria nas pequenas coisas e sabendo contornar as pedras do caminho com dignidade. Minha querida amiga. Estou em falta com você e tantos outros amigos por absoluta falta de tempo. Beijos e obrigada por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Parece-me o cumulo termos que defender os idosos do preconceito contra eles, um ultraje!! Ora pois, se todos nós, um dia, de uma forma ou de outra, chegaremos lá, se o processo fosse ao contrario td bem, nascemos velhos e rejuvenescemos com o passar do tempo... As pessoas agem como se estivessem imunes às leis do corpo, como se juventude fosse eterna e a velhice, estado que só vemos na "casa" dos outros... Maldita ignorancia!!! Todo preconceito é fatal, diga-se de passagem, fez-se hora, com bastante atraso, de aprendermos a nos respeitar como seres individuais, nas diferencas e semelhancas!!! Como gente!!
    Ótimo texto, Marli!!! Beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  16. Adoraria contar com sua participação na minha série. Acho que vc foi um bebê muito fofo. Nem preicisa ser assim tão bebê, mas de criança tá valendo. Vou adorar. Acho que a questão dos idos precisa sempre estar em pauta. Bjs amigas

    ResponderExcluir
  17. Marli
    Devemos estar atentos porque iremos pro mesmo caminho. Mamae tem79 anos e ainda é muito lucida.
    Mas tem médico, exames. Mas somos muitas para cuidar.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  18. Lindo o poema Marli.
    Muita realidade. que saibamos viver melhor a vida.
    Quanto aos idosos, é um absurdo termos que buscar direitos para quem deveria ter os direitos garantidos, principalmente com relação à saúde.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  19. Olá Marli,
    Gostei bastante do post. Aqui como aí há uma grande precentagem de velhos, que vivem com reformas miseráveis e em condições de vida degradadas. Esta temática da velhice toca-me bastante a nível geral. Também por cá é frequente, as famílias irem despachando os seus velhos, para uns lares caros e onde tudo pode acontecer, à espera que bata a hora. Como sempre a Marli, escreveu de uma forma leve, mas realmente para mim este é um assunto bem pesado.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  20. Grande post como sempre... nos instiga a refletir.
    A situação do idoso no nosso país é realmente lamentável... é caridade que não acaba mais.

    Parabéns pelo post.

    AbraçoZzz

    ResponderExcluir
  21. Concordo com voce Marli...acho que o que é feito pelos idosos é pouco...que todos tem que lutar por vidas mais dignas em todos os sentidos. E acho que a data de comemoração devia ser 1o de outubro...ficaria muito melhor...
    Lindo poema...uma bela lição...
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  22. Marli,
    Linda essa poesia do Borges.
    Pena que só descobrimos essas coisas depois de termos caminhado bastante. Mas sempre é tempo para corrigir o percurso.
    Acho que muito importante seria se todos os "velhos" se sentissem realmente cidadãos, exigindo o cumprimento dos seus direitos.
    Mas acho que somos privilegiados com a existência do Estatuto dos Idosos.
    Em relação à data, acho que o Dia Nacional do Idoso é, realmente, o dia 1 de outubro.
    Dia 27/09 é o dia Internacional.
    Quantos dias, não?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Parabéns pela postagem sobre o dia dos idosos. Precisamos olhar com mais carinho para nossos idosos!

    ResponderExcluir
  24. Marli, é impressionante a doçura com que abordas todos os assuntos. Contagias, sensibilizas e nos fazes pensar em não perder a ternura, mesmo nos dias mais cinzas...

    Tem selinho pra ti no blog.

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  25. Marli
    Dia do Idoso! Um dia eles tem, mas respeito que é bom! Tá faltando!
    Eu fico muito triste por ver como os idosos são tratados, nas ruas, no metrô, pra tomar ônibus quando os motoristas fingem que não viram. Ah! e eu estou falando deles kkkkkk posso me incluir aí também.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Marli!Os idosos ainda tem muitos direitos a conquistar, muita coisa para lutar.
    Esse poema instante é simplesmente lindo adoro-o.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  27. Marli, a véinha aqui agradece a homenagem... terei que ir lá em Brasilia, agraceder ao Lula por desfazer algo que ele considerou erro qdo o Fernando Henrique assinou - o tal de fator previdenciário...
    hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. os versos são realmente lindíssimos.

    ResponderExcluir
  29. Marli, muito obrigada pela visita e comentário no Brasil do Bem, seja sempre bem-vinda.
    Essa postagem me pegou de jeito, me emocionei com a poesia singela, porém de uma sabedoria ímpar de José Luiz Borges. Acredito que é fundamental práticas de respeito e muito carinho com os idosos. Adorei seu blog e já estou seguindo.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli