sexta-feira, junho 04, 2010

ENTUSIASMO NÃO É UTOPIA

Olá, amigos.

Pense comigo, compramos uma digital e saímos por aí fotografando a mil. Depois de algum tempo voltamos a agir como antes. Não é assim? Acontece com móveis, utensílios e até com uma idéia nova. Se não a colocarmos logo em prática, já era. Não é que a gente perca o interesse. Acho que a gente perde é o entusiasmo. E é uma pena, pois o entusiasmo é que faz a diferença, ele anda de braços dados com a alegria. O entusiasmo é a força motriz das nossas ações diárias. Entusiasmo é poder!!!



Portanto, é hora de atacar de vez e modificar essa organização psíquica que nos rouba o entusiasmo. Não, não é utopia. A gente pode, é só mudar o ponto de vista, outro olhar, outras possibilidades. Temos que ter entusiasmo até nas adversidades da vida, pois é precisamente nesses momentos que a gente precisa de forças. Mas temos que fazer a nossa parte. Temos que "chamar" o entusiasmo e recebê-lo de braços abertos. Lembre-se, o entusiasmo é interno. Eu sei, é complicado quando a gente está triste, mas não tem jeito mesmo, temos que empenhar todas as nossas forças e ser só entusiasmo!!  \o/

Ah, mais uma coisinha... Por favor gente, vamos ensinar nossas crianças a não abandonarem tão rapidamente aquele brinquedo que tanto desejaram. Temos que ajudá-las, desde pequenas, (claro, quando já estiverem mais crescidinhas), a verem naquele brinquedo, outras possibilidades de brincar, ajudá-las a manter o entusiasmo, estimulando ao mesmo tempo, o pensamento diversificado e criativo. Como já falei alhures, um novo olhar. Considero isso um ato de amor e até mesmo de caridade com os baixinhos, nossos semelhantes e companheiros nesse planeta azul -- que às vezes fica tão acinzentado, hehe!!!

Era isso. Fui. Até breve.

30 comentários:

  1. Parece-me que perdemos o entusiasmo. Não é...?
    Penso que nada se perde nem nada se cria. Tudo se renova, dizia o filosofo.
    Nestas situações penso que nós procuramos a qualidade e não a quantidade.
    Deixamos de ser tão exteriores e mais interiores.
    Captamos tudo quanto nos dá alguma coisa em troca, uma mensagem, uma beleza que muda ou outra que acaba.
    O conselho é oportuno e todos precisamos de maior entusiasmo nas coisas que temos e outras que adquirimos.
    Renovação diária.

    ResponderExcluir
  2. Entusiasmo e alegria é o que você, Marli, consegue nos transmitir com a beleza da sua escrita. É sempre uma motivação esperançosa. Parabéns!! Que tenha um lindo dia, azul (de coisas boas, não do grêmio...hehehe), cheio de entusiasmo e alegria, finalmente, renovados!! Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  3. Tão perfeito, tão sereno seu post!!! Alimentou meu entusiasmo. Concordo!!!Bjosss e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Marli... O entusiasmo é mesmo fundamental. Adorei a publicação dessa sugestão.

    Agora o lance das crianças eu discordo... Porque quando eles estão da fase de descobrimento e exploração, um brinquedo caro tem o mesmo valor que um pedra colorida da margem de um rio.

    Em vez de ensinarmos eles a curtir mais um mesmo brinquedo, acho melhor não interferir na fase de exploração e em vez de insistir com os mesmos brinquedos, apresentar outras possiblidades de "brincar" mais simplesmente... A criatividade da mãe, do pai e de todos a volta é muito útil na hora de eleger um brinquedo que pode ser fenomenal!

    Minha pequena curtiu muito as folhas coloridas caídas no chão durante o outono pros lados de cá (que é diferente do outono da região do Brasil de onde vim).

    Um abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Marli, o entusiasmo é o motor que faz a nossa vida caminhar pra frente, com alegria e determinação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida ELA

    Obrigada por me "acordar"! Deixei de falar o óbvio, e isso é imperdoável!!! Rsrs.

    Não, não! hehe, Claro que tens razão! Eu não esclareci no texto, simplesmente por que, no meu pensar era uma coisa tão óbvia que dispensava explicação: Mas enganei-me. É o seguinte: meu conselho não é para atrapalhar o desenvolvimento infantil das criancinhas, hehe!! Ao contrário, é dirigido implicitamente aos adultos responsáveis, para que usem sempre o BOM SENSO, quando notarem o exagero (a gente sempre sabe, a gente "sente" essas coisas, não é?) das exigências infantis em relação aos brinquedos. Só isso. Não fui além, até porque essa seara não me pertence. Deus me livre, logo eu, dizendo para crianças ficarem com um brinquedo a vida inteira, rsrs! Aí não seria eu, podes crer! Rsrs.

    Está certo nosso grande educador Rubem Alves, quando diz que "o óbvio é preciso ser dito".
    Desculpe, querida se não expliquei direito. Um beijo grande e obrigada por estar aqui comentando.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo conceber uma vida sem entusiasmo, Marli!
    Muito bom...belo texto.
    Me entusiasmou!!!
    Beijo grande e agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  8. Bom você falar neste tema amiga...é preciso lembrar que o entusiasmo deve vir de dentro...pois, ele surge a partir de nós...reinventemos a vida a cada instante...vejamos sempre sob a perspectiva de um novo olhar.

    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli entusiasmo é tudo, porém em alguns momentos é difícil!!!!
    Mas continuamos a tentar sempre.
    Quanto aos brinquedos, acho que o mesmo acontece com nós adultos. Infelizmente vivemos na época do ter e isso impacta nossas crianças.
    Com certeza um brinquedo não pode ter validade tão pequena. A durabilidade deve ser maior, sim.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Sempre estou preenchida de entusiasmos que vem e que vão,minha amiga, dando espaço para outros sentimentos que povoam nossos dias.
    Somos mesclas de tantos sentires positivos e negativos.
    Apenas sempre me policio para que os negativos não se apossem de mim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marli

    Obrigada sempre pelos posts que nos transformam.

    Hoje estava mesmo precisando ouvir isso. Entusiasmo, não euforia, com certeza.

    Excelente final de semana gelado, ui...

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. Perfeito como sempre não doce Marli.
    Tem toda razão e confesso que me ajudou a enxergar um pouco mais do que posso fazer, ao invés de lamuriar o que não posso.

    Obrigado por isso.

    E adorei o que aconselha para os baixinhos, o que claro esta coberta de razão.
    Ótimo final de semana querida...
    Beijos!!

    Ah cadê o Tsuru?? rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. as informações são tantas e aos milhares pro nosso cérebro processar, que a gente enjoa de tudo muito rápido, né?

    ResponderExcluir
  14. Querida Marli
    De fato o entusiasmo anda de mãos dadas com alegria! Pena que ele não anda conosco o tempo inteiro!
    Bom final de semana.
    gd beijo

    ResponderExcluir
  15. O ritmo veloz da vida não está deixando tempo para a contemplação nem para as pessoas se voltarem para o seu interior. Além dos apelos e consumo rápido e fácil. A imaginação das crianças já era podada pelos sucessivos "cortes" dos adultos. No mundo do "tudo pronto" dá até dó. Precisamos nos voltar para o que o Rubem Alves chama de A Pedagogia dos Caracóis. Já leu? Abraço grande, Marli, seus textos estão cada vez melhores para quem gosta de uma boa reflexão. paz e bem.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marli
    mais uma vez você nos lembra de coisas essenciais na vida.
    Bom final de semana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. como sempre, concordo com vc em número, grau, cor, religião, tamanho, em tudo enfim. quem não tem entusiasmo, tem pouca alegria. o entusiasmo, até ao atender ao telefone, passa para quem está do outro lado da linha, mais animo, alegria, confiança e vontade de viver. passe um ótimo, entusiasta e entusiasmado final de semana.

    ResponderExcluir
  18. E eu ando sem entusiasmo até para escrever, coisa que eu amava.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  19. Neste entusiasmo, me entusiasmei e assim agradeço a ti por seguir os riscos e rabiscos.
    Estou postando no momento mais tres rabiscos.
    Boa noite
    Um feliz final de semana com os seus

    ResponderExcluir
  20. Fiquei encantada com seu blog e muito lindo parabens tambem espero vOcê la no meu cantinho beijosss

    ResponderExcluir
  21. Fiquei encantada com seu blog e muito lindo parabens tambem espero vOcê la no meu cantinho beijosss

    ResponderExcluir
  22. Bonito texto, com palavras simples falou de coisas bem complicadas.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, amiga.

    O entusiasmo quando nos falta, temos que ir buscá-lo lá dentro da alma e descobrimos reservas infindáveis.

    Muito legal o seu texto.
    Gostei muito da leitura. Leitura que faz bem.

    Desejo a você um delicioso final de semana.

    Um abraço carinhoso e um beijo no coração.

    Deus esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  24. Marli, não podemos perder nunca o entusiasmo, ele é a mola mestra de nossas realizações.
    Tenha um maravilhoso fim de semana!

    ResponderExcluir
  25. Oi Marli
    A vida sem entusiasmo a rotina fica pesada mesmo.Nem sempre é ossível,mas entusiasmar-se é gostar do que fazemos e fazer com amor.
    Estar atentos , isso ajuda.
    Obrigada por partilhar assunto tão apropriado.
    abraços

    ResponderExcluir
  26. Nem tenho palavras.Ñão sei como me descobriu, mas fiquei mesmo encantada por tê-la como seguidora!
    Obrigada!
    Já vi pelo seu perfil que partilhamos interesses, e adorei o blogue que vou seguir com a maior atenção, ou melhor dizendo... com todo o ENTUSIASMO!
    Estava agora há pouco aler um texto sobre geisha e deixo-lhe de presente este bocadinho:
    "Borboleta
    Ou folha a cair
    Qual delas
    Devo imitar na minha dança?"
    GEISHA SONG
    TERNURAS

    ResponderExcluir
  27. Vc está super certa !!! Infelizmente temos a mania de largar de maos depois de ter conseguido...

    Bjks e bom domingo...

    ResponderExcluir
  28. Ótimo texto, Marli. Eu acredito que sou muito entusiasmada com a vida. E sou alegre. É verdade o que você disse.
    Quanto às nossas crianças tb é sempre bom ficarmos alertas sobre como despertar nelas o entusiasmo. É muito importante.
    Entusiamo é poder, mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Querida lolipop
    Seja bem vinda ao meu blog.
    Obrigada pelo poema, amei.
    Não deixe de estar aqui comentando. Bjss

    ResponderExcluir
  30. Amigo Cacá, eu adoro Rubem Alves ele é fantástico! Pé no chão, cabeça no lugar sem essas "viagens" pedagógicas infindáveis e vazias. Sim, já li o livro, é obra de referência. Como sempre. Bjssss

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli