terça-feira, junho 29, 2010

LER É FASHION!

Olá.


Uau, quantos comentários em meus posts!! Muito obrigada, gente, vocês são demais! Gente finíssima. Comentários da melhor qualidade. Estou amando a companhia de vocês!!

* * *

Li não sei onde que a moda agora é ler, que ler é fashion, etc e muito etc. Isso me deixou nas alturas, imagine, eu fashion! Aí, uma coisa puxa outra e comecei a pensar de onde teria surgido esse gosto pela leitura que me acompanha desde priscas eras. E olhando para trás, não consigo vislumbrar nada, tenho a impressão que nasci assim, gostando, querendo ler. Mas, racionalmente, sei que esse gostar não floresce do nada. (A não ser que seja coisa de DNA, e isso é outro papo). Das duas uma, ou a gente tem o exemplo em casa ou num belo dia cai em nossas mãos um livro que a gente adora e pronto, não tem mais remédio, a gente já é um(a) leitor(a).


Então lembrei de duas coisas. Primeiro, meus avós. Nas recordações que tenho da infância, lá está minha avó com um livro na mão! Ela adorava ler e sempre tinha novidades pra contar. Meu avô era diferente, eu quase não o via ler, mas ele vivia me contando histórias incríveis e quando eu perguntava, ele dizia “eu sei, oras!”. Um dia o surpreendi lendo um livro escondido e descobri tudo. — Quando crescer, vou ver o que tem aí nesses livros, eu pensava, e não crescia nunca! Mais tarde, li "O Dia em que o Sol Desapareceu", nem sei mais o nome do autor. Mas a história me impressionou tanto que lembro até hoje. Aquele livro realmente me tocou e fui buscar mais. E continuo buscando. E lendo. Mas agora que descobri esse viés fashion... well, me aguardem, vou navegar em outros mares! Rsrs.

E você, algum livro marcou sua vida? Como foi sua entrada nesse mundo fashion?

Link da imagem.
Beijos e bom início de semana a todos.

44 comentários:

  1. Oi, Marli

    Sempre temos exemplos a seguir.
    Em casa era meu pai.
    Herdei dele o gosto pela leitura, a curiosidade pelo conhecimento e a paixão pela boa música.
    Meu primeiro livro foi infantil mesmo.
    O que mais me marcou foi "A MORENINHA", que li aos 9 anos.
    Depois, muitos vieram.
    Abandonei um pouco a compra, preciso me atualizar, mas possuo uma biblioteca pequena, mas variada.
    Meus filhos 'devoram' livros.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Eu não falava Português fui obrigada ler ler escrever kkk.
    Tudo de bom mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes as pessoas não lêem porque não têm tempo e outras vezes não têm dinheiro para comprar livros bons.
    Não é a leitura que torna as pessoas mais importantes, mas torna-as mais cultas e abre-lhes novos horizontes.
    Depois de adquirir hábitos de leitura a pessoa vê tudo com um novo olhar, mais pacífico, aberto e dinâmico e tudo à sua volta se apresenta mais claro e sem as nebulosas com que alguém as apresenta e pretende que todo o mundo as veja.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marli. Legal esta proposta sua! Eu comecei lendo gibis. Meu irmão mais velho era um aficcionado colecionador e a a gente tinha, inclusive que ler escondido dele, por causa dos ciumes que tinha das revistinhas (as guardava sob o colchão). Depois para os livros foi um pulo. Meu pai lia muito jornal também e minha mãe gostava de ler coisas de medicina natural. Quanto ao livro que mais me marcou, eu diria que já tive muitos. Acho que isso varia de acordo com determinados momentos por que estamos passando na vida e tem a ver também com o amadurecimento. Atualmente, a minha "bíblia" chama-se LIVRO DO DESASSOSSEGO, de F. Pessoa. um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli
    Que legal esse papo de leitura. Então somos fashion, é? Que chic!
    Desejo que não lhe faltem livros.
    Boa leitura para você.

    ResponderExcluir
  6. Marli, ótimo desafio! Comecei a ler aos 5 anos, e nunca mais parei. Lembro de ler as placas das ruas, que passavam a uma velocidade rápida de carro, e pensar que nunca mais as letras deixariam de me invadir! Uma invasão de letras, foi assim que aprendi a ler!
    Meu primeiro livro não lembro, mas sei que era amiga íntima da bibliotecária da escola. Eu era a aluna exemplar pois nunca perdia o prazo de devolução dos livros - claro, devolvia um e já retirava outro!
    O livro que mais me marcou na infância chamava-se "A rosa amarela" - livro sobre o começo da adolescência.
    Um beijo enorme, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli, para começar amei a casa nova, clarinha... não sei se você se adaptou, a mudança foi radical... hehehe, mas eu achei lindo e agradável!
    Agora, sobre a leitura... Também, como você, nasci gostando. Meus pais lêem muito e sempre contaram histórias para nós. O primeiro livro que li sozinha foi o Menino Maluquinho, e teve tanta comemoração que jamais esqueci. Me senti grande, dominando as letras. Um livro que me marcou muito foi uma versão simplificada de "Os miseráveis" que li quando tinha uns 11 anos, me identifiquei com o sofrimento da Coset (não lembro se é assim que se escreve...), sofri junto... Nossa! São tantos livros. Lembro da minha mãe lendo, deliciada, capítulos da Zélia Gatai, em Aarquistas Graças a Deus, aqueles eram momentos especiais em família!
    Nossa! Quanta riqueza os livros trouxeram para minha vida... E agora é fashion? Só assim mesmo para eu entrar nesta passarela!! kkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Marli meu anjo...eu amo ler...desde sempre...penso que é algo na gente...me lembro que lia dicionários, enciclopédias, no tempo que eram somente as de papel...rsrsr...enfim, já li tanto que já perdi a noção...vários me tocaram muito...e, se tem coisa que nunca falta nas minhas mãos, todos os dias...é um livro e além deles, leio carinhosamente os blogs dos amigos...que eu adoro também.
    Seja fashion ou não, deste hábito não largo não...rsrsrs...

    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Ler sempre foi fashion. E a literatura infantil principalmente, foi muito importante para mim Posso ddizer que sou poeta por isso. E seu blog é tão bem habitado porque é muito simpático. O blog também e fashion. Beijos,Marli

    ResponderExcluir
  10. Marli, ler é uma delícia, amo ler!
    Seu espaço realmente é muito fashion!
    Apareça lá no Filha do Céu, também adoro comentários...
    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Marli!

    Te lendo, fiquei tentando encontrar-me com esse ponto em que caí de amores pela leitura...não foi aprendizado por modelo...rs

    A meninice passada no campo, a adolescente que tinha irmãos mais novos se isolava num mundo a parte - o que os livros ofereciam. Tudo que caía em minhas mãos, eu lia, de revistas de contos (naquela época tinha!) a romances e biografias. Eu gostava de ler, não tinha preferência por temas e autores - e esse traço prevalece!

    Cultivei o hábito com amor, e onde estou tem livros por perto, em todo canto da casa. Não sabia que era fashion...rs...foi lendo que aprendi, aqui com vc! Como a Valéria, tb encontro esse prazer nos blogs amigos.

    O livro que me marcou? foram muitos, mas lembro de ter lido "O exorcista" sem interromper, amanheci e atravessei mais um dia pendurada no livro, quase sem comer...num misto de sensações de horror, susto, náusea, medo...mas tenho outras "marcas", de livros que falaram de amor, de frustrações, de viagens, de dor e perda...são anos de leitura diversificada, apaixonadamente - não dá pra destacar um.

    Adorei o tema e falei um monte...sorry...tô indo!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro "Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei".
    Conta a história de um homem que se tornaria padre, que se apaixona por uma moça e tal. Tem muito tempo. Marcou porque eu namorei um cara que se tornou padre. Hoje somos amicíssimos, graças a Deus!!!
    Bjs,
    Sempre bom TE ler também.

    ResponderExcluir
  13. Eu li o livro "Nas margens do Rio Piedra eu sentei e chorei".
    Conta a história de um homem que se tornaria padre, que se apaixona por uma moça e tal. Tem muito tempo. Marcou porque eu namorei um cara que se tornou padre. Hoje somos amicíssimos, graças a Deus!!!
    Bjs,
    Sempre bom TE ler também.

    ResponderExcluir
  14. tenho a impressão que se demorei um pouquinho para nascer é porque estava acabando de ler alguma coisa e não podia perder o final. minha família sempre foi muito de ler. de tudo, gibis ou histórias em quadrinhos como falam agora, revistas , jornais e livros. a princípio eu me achava importante em ler livros grossos, com muitas páginas. demorava, mas lia todo ele. depois o gosto veio de verdade e não consigo me ver sem ler. minha cucla devora livros sem parar. é muito bom tudo isso. Bom dia!

    ResponderExcluir
  15. Marli, eu também estou com problemas no cursor, eu uso muito o navegador Google Chrome e nele não consigo comentar em blog algum, o cursor não ativa a mãozinha, só fica na animação, no Internet Explorer estou conseguindo, seu truque é o mesmo?
    Tenho notado que muitas pessoas estão sem comentar no meu blog, devem estar com o mesmo problema.
    Vou excluir a animação.
    Um grande abraço e obrigada pela visita e comentário, desculpe pela cobrança mas estava sentindo sua falta.

    ResponderExcluir
  16. Tem horas que eu penso que já nasci com um livro na mão!...:)

    Aprendi a ler com 6 anos, e mesmo pequenininha, quando alguém me perguntava o que eu queria ganhar de presente, eu logo dizia: - um livro!

    Realmente, eu tenho esse "vício", e quando largo uma leitura, já estou com outra engatilhada.

    Minha paixão, me fez formar em biblioteconomia, prá poder ficar mais próxima dos meus amores...rs

    Um grande abraço prá você.

    Paz e Luz!

    Cid@

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro ler ,e com a leitura a gente aprende muito e faz bem para a nossa memória,nosso dia-a-dia.
    Eu gosto de passar por aqui.

    ResponderExcluir
  18. Marli eu costumo dizer que sou viciada em leitura. Vício nao é uma coisa boa, mas quando não tenho nehum livro em mãos fico me sentindo esquisita, irritada. Quando estou envolvida na leitura me sinto mais tranquila e relaxada. Não sei de onde veio isso pois, ao contrário de você, meus pais e meus avós eram semi analfabetos. jamais vi quanquer um deles com um livro na mão, exceto a Bíblia. Por isso entendo perfeitamente o seu texto. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  19. Marli, voltei pra dizer que estava estudando sobre encadernações de livros e li a respeito da moda dos novos ricos em décadas passadas aqui no Brasil. As pessoas não tinham cultura mas compravam livros. Possuíam estantes com vários títulos, muitos encadernados a ouro. Inclusive saiam com os livros nas mãos, como se fossem acessórios,uma bolsa, uma bengala. Por isso mandavam encaderná-los com cores que combinassem com suas roupas. Hilário né? Vários livros me marcaram nem consguiria escolher um. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Marli
    Sua visita e seu comentário muito me fizeram feliz!
    Vim agradecer e encantei-me com este seu espaço...
    Virei sempre!
    Receba um abraço todo entremeado de gratidão...

    ResponderExcluir
  21. Bem qual foi a primeira leitura q me lembre foi o pequeno principe....mas sempre tive mania de leitura até bula de remédio não perdoo,rs....mas é o q enriquece e engrandece.
    Leitura é sempre boa companheira.
    Linda tarde pra ti.
    bjss

    ResponderExcluir
  22. Oi Marli...

    Comecei a ler gibis com 6 anos, meu pai comprava e minha irmã me ensinou a ler...e nunca mais parei amiga..
    E descubro agora que sou fashion desde pequenina rsrs
    Um livro que marcou minha vida é "Paulo e Estevão" psicografado por Chico Xavier.
    Gosto de ler tudo, mas tudo mesmo...Adorei ler também Operação Cavalo de Tróia I e II..
    Bem vou parar, pq se eu for falar de todos os livro que são importantes ao longo dos meus 40 anos de leitura...não saio mais daqui! rs
    Adorei o post e poder lembrar meus livros preferidos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  23. Em primeiro lugar adorei a nova cor do blog, o preto é cult tal, mas era cansativo ficava td listradinho depois :)
    Tb adoro ler, meu tio lindolfo (que era poeta) disse a minha mãe quando eu era criança que eu tinha sensibilidade de poetisa, mas que só desenvolveria isso se eu ficasse esperta e para isso precisava ler. Nesse dia ele me deu A arce de noé do vinicius de moraes, e td ano era um livro de poesia novo, e aqui estou eu, uma jovem aspirante a escritora. Falando nisso, to lendo as intermitencias da morte de Saramago, é booooommmm demais!!!
    Bju querida

    ResponderExcluir
  24. Por estranho que pareça, mais ninguém em minha família lê, ou lia. Nem meus pais, minha mãe querida enquanto viveu só lia revistas cor-de-rosa, meu pai gosta de ter livros daqueles encadernados que enfeitam a estante, meu único irmão que eu amo muito só lia mesmo histórias aos quadradinhos. Bom, então não posso dizer como é que me tornei uma leitora compulsiva. Mas aconteceu.Gosto do cheiro dos livros, de os sublinhar, de tirar notas, de livros usados, de livros novos. De clássicos e das novidades. De autores Portugueses e estrangeiros. De romances, poesia, ensaios, contos, biografias...desde há uns anos que as obras que encontrava em Português não me chegavam e desatei a encomendar livros em Inglês e Francês online, através da Amazon.
    Mas não sei se ler é tão fashion assim...só se for o Kindle mesmo...rsrs.
    Livros que me marcaram? Foram muitos.
    O último, As Benevolentes de Jonathan Litell.
    Beijos
    Ternuras

    ResponderExcluir
  25. Olá, Marli! Muitas vezes já parei para pensar sobre isto. Meus pais nunca foram exemplo de leitores e também nunca incentivaram muito a leitura, embora priorizassem os nossos estudos. Lembro de ter ganhado apenas um único livro de presente do meu pai, isso quando eu era muito pequena e os livros eram mais ilustrativos. Também, aqui em casa, nunca assinamos um jornal ou uma revista, e não era por falta dinheiro, era por opção dos meus pais mesmo.

    Talvez, por ironia, essa tenha sido a chave para o meu interesse pela leitura: a falta de livros e periódicos em minha casa, a curiosidade e, mais recentemente, a busca por respostas, alternativas, crescimento... É por aí ehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Marli
    Não me lembro como entrei para o mundo da leitura, mas um livro que marcou a minha vida foi: Perdas Necessárias,de Judith Viorst. Amei
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Amo ler e não é de agora.
    Devoro livros desde a adolescencia.
    E o que mais me marcou foi. O morro dos ventos uivantes.
    Maravilhoso. Ler não é só fashion ,é necessario.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  28. Assim é, Marli; nem me lembro qual foi a primeira coisa que li, mas lembro que desde muto cedo eu adorava revistas... gibis, naquela época. E nunca mais parei de ler! :) Boa semana.

    ResponderExcluir
  29. Adorei passar por aqui e me lembrar de tantas coisas: Do meu pai nos incentivando a ler, da minha escola que não sabia fazê-lo e de um livro em especial "O Gênio do Crime". Foi terminar esse livro que me mostrou como esse mundo é fantástico. Mas penso que o que mais me marcou foi a trilogia "Bicicleta Azul"
    Muito bom passar por aqui!

    ResponderExcluir
  30. Ah Marli, taí a explicação!! Muitas histórias na infância, muitos livros vislumbrados e desejados!!

    Eu ainda chego lá vai ver!! rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Fashion é esse lugar concorrido! Que maravilha poder sorver um pedacinho dele também!

    Pois é, será que alguém se lembra dos "Meninos da rua Paulo" (ou será Paula)? Foi ali, nas leituras da professora do primário que a imaginação começou a ganhar forma e a curiosidade aguçou-se.

    Uma pena é que, por muitos anos, minhas leituras foram muito técnicas, acadêmicas. Só agora retomo, aos poucos, o prazer da leitura!

    E outras descobertas estão em curso, como por exemplo, a leitura dos blogs. Há muita coisa boa espalhada por aí! E aprende-se!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi Marli!
    Eu me lembrei agora (que bom reviver isso através desse post), que o primeiro contato que tive com um livro, que eu me lembre, foi com um de capa dura, cor chocolate, acho que era algo sobre religião, família, sei lá, que minha mãe tinha guardado numa gaveta. Eu era tão criança que tinha a percepção que aquilo era chocolate, daí mordia. Pode? Deve ser por isso que amo livros e chocolates até hoje...rs...

    Eu me lembro de ver minha mãe lendo, geralmente livros sobre religião. Sempre gostei de leitura, lia gibis, revistas, tudo que aparecia. Também me lembro de ir visitar uma tia, com minha avó, e tamanha era a chatice de um ambiente para adultos e a mim, a única criança metida naquele meio, só restava ler, ler e ler. Lia quase um livro por dia, da minha tia. E não parei mais. Fiz Letras, não gosto de dar aulas, mas gosto de me aventurar pelo mundo das palavras.

    Delícia de blog, delícia de post!

    Beijos. Acho que me inspirei para postar algo sobre leitura. Que tal?

    ResponderExcluir
  33. Olá Marli
    Seu espaço está "clean", amei! Quanto a leitura, eu era "fansoca" de revista, quando um dia uma amiga me emprestou "O apanhador no campo de centeio". De lá para cá leio, leio. Enfim, este foi um marco.
    Na minha história de família não há livros, mas um contador de estórias, meu querido pai.
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Marli
    Os livros os melhores amigos. Perdi cedíssimo minha mae e meu pai pra se ver livre de crianças comprava livros infantis , todo castigo era um livro. Foi genial. Hoje nao consigo ficar sem ler.
    Adorei o tema e achei tudo bem fashion também rs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi, Marli!
    Gaucha das boas essa amiga!
    Eu também sempre me vi com algo nas mãos lendo, nem que fosse bula de remédio. hehe
    Quando criança, tracei toda a obra de Monteiro Lobato, aquela de capa verde dura. Adorava!
    Depois, enveredei pelas fotonovelas, geralmente com personagens italianos que eu amava e lia escondido do meu pai que era muito severo.
    Passei aos livros de romance e o primeiro mais picante que li e quase tive que engolir para escondê-lo foi O Amante de Lady Chaterley, demaisssssss!
    Enveredei pelo mundo espiritual lendo Lobsang Rampa e o primeiro dele O Terceiro Olho, inesquecível.
    Depois entrei nos romances sérios e aí o primeiro e mais importante que li foi de Gabriel Garcia Marques - Cem Anos de Solidão - fantástico!
    Continuo meu caminho na leitura e é uma das minhas melhores companhias na vida; um bom livro.
    beijão carioca

    ResponderExcluir
  36. Hehehe!!O que me despertou mesmo pra leitura foi quando minha mãe me deu de presente a Enciclopédia Delta Junior, quando eu tinha 8 anos. Li todos os volumes, sem parar, até os 10 anos. Acho que foi um ótimo começo, pois tive uma bela visão geral do Universo. Depois, foi só escolher o que ler, pois vicia mesmo!
    Bjoo!!!

    ResponderExcluir
  37. Uel,... "Eu me lembr,eu me lembro: era pequeno..." hehe... Sei lá pq cargas dágua,isso eu jamais vou esquecer: qdo entrei para o segundo ano do Antigo Primário,nossa professora nos apresentou a Biblioteca da Escola. Lembro de ter lido, em tamanho pequenino, a história do Soldadinho de Chumbo... Dali em diante,passei a ser rata de biblioteca!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Marli, adorei o fundo branco!!! Meus olhinhos a-gra-de-cem muito, hahahaha!!
    Eu li um livro que se chamava Além Cantam os Bosques. Como vc, nao me lembro o autor, mas adorei. Infelizmente, nao tenho muito tempo para ler, mas um dia isso muda, e enquanto isso, meus livros esperam lindos nas minhas estantes.
    Adorei sua mensagem, uma linda quarta para vc!!

    ResponderExcluir
  39. Está rolando um meme na blogosfera que pergunta "Qual foi o primeiro livro que você leu", vi lá no "Pensar Enlouquece".
    As influências podem vir de tantas origens! Podem ser familiares, amigos, parentes, escola... a minha grande influência foi minha mãe. Ela lia muito! Hoje em dia não consigo acompanhar o rítmo do meu marido, por mais que goste de ler! Passei a me acostumar a encontrar livros para todo o canto da casa! Pois a cada hora inicia algum e vez ou outra 'brigamos' por um livro! (rs*). Em contrapartida, meu filho parece que nao está nem aí para os livros, a preferência é pela música! Lê música o dia todo! E sobre a influência da família... minha mãe era musicista e não conviveu com o neto, eu pergunto: Como pode o meu filho ser tão musical! Concluo que muitas das nossas preferências, correm no sangue! Beijus,

    ResponderExcluir
  40. Marli, dois livros marcaram minha vida: o primeiro foi O menino maluquinho, de Ziraldo. Se eu ler ele hoje, pela enésima vez, sinto arrepios pela enésima vez de uma doce recordação de minha infância.

    O segundo chama-se Através do espelho, do incrível Jostein Gaarder, uma experiência única de uma criança em seus últimos minutos de vida na companhia de um anjo.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  41. Mas alguma indicações de leitura são meio ruins, mas uma que eu gosto, é o Hobbit, mas na fase de adolescente eram os livros de Agtha Christie.

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  42. Marli
    Você resolveu tirar o pretinho básico? Pois saiba que ficou muito bom (acha que não cansa a vista). Então, eu me lembro de minha mãe contando para os outros: A Maria (eu) já está lendo o jornal com 5 anos. Então comecei cedo, e um livro que eu me lembro bem, foi quando ganhei da professora, aos 9 anos "Alice, no país das Maravilhas". E depois foram vindo os outros. Ah! e eu gosto muito de ser fashion! rsrsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  43. Oi, Marli.
    Sou de fases, às vezes leio um livro após o outro, outras vezes, fico um bom tempo sem ler.
    Um livro que me marcou foi "1984", de George Orwell. Li-o duas vezes para apresentá-lo na faculdade. O ano era 1974, época em que líamos Admirável Mundo Novo e coisas do gênero.
    Fiquei tão empolgada com aquele livro, que procurei passar para os meus colegas de turma o mesmo suspense e ironia com que fui conduzida até o final. Menina, foi um silêncio absoluto, todos os olhos voltados pra mim e, no final, me aplaudiram e eu fiquei sem graça, naturalmente!
    Acho que poderia ser uma contadora de estórias, será? Sei não..., parece que perdi o fio da meada...
    Gosto do seu jeito de escrever.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  44. Marli, darlyng. ler é fashion? Então devo ser fashion em dobro, pois além de ler, escrevo! hehe...leio desde que me entendo por gente, meu pai me dava coleções de presente de aniversário. Lembrei de uma dessas que eu amava: Gladys e seus bichinhos, quem tem mais ou menos essa idade vai lembrar! Nem me lembro que livros mais me marcou, pois forma muitos, acho que 90% deles. Ler é o meu segundo maior prazer, o primeiro, claro, vc sabe é escrever!Bjs.
    Ah teu blog tá lindo assim clean!

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli