sexta-feira, agosto 06, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - SENTIMENTOS - DESEJO

Olá, todo o mundo!

Nessa postagem o sentimento é Desejo. Ótimo, vou direto para um livro que fazia um tempão que eu queria falar, mas simplesmente ia passando, nem sei porque, pois é um livro que amo de paixão. (Legal, essa blogagem me fez lembrar). Chama-se "A Árvore dos Desejos" e foi escrito por William Faulkner (1897-1962).

É um livro que EU quero ler (e reler) para meus netos. Assim como um dia desejei para meus filhos (e consegui \o/), quero que meus netos não somente leiam, mas que desenvolvam bom gosto para a leitura. Por isso, Faulkner é obrigatório. Daqui a alguns anos, quando eu me for, eles, já adultos, saberão por seus pais, que sua avó costumava ler para eles "A Arvore dos Desejos" de Faulkner. Que não é pouca coisa! Acho que esse é o tipo de livro que foi feito pra ser lido em voz alta, e aposto que o autor também o leu para seus filhos. Bom, chega de conversa fiada, lá vai uma palhinha.
"Ela ainda estava dormindo, mas podia sentir-se emergindo do sono, tal e qual um balão: era como se fosse um peixinho dourado em uma redoma de sono, subindo e subindo pelas águas quentes do sono para a superfície. E então acordaria."
Assim começa "A Árvore dos Desejos".

A história começa no dia do aniversário de Dulcie. E no dia do aniversário de Dulcie tudo é diferente. Ela acorda no meio da noite e dá de cara com Maurice, um menino ruivo, de rosto feio, mirrado e cabelo vermelho reluzente, carregando uma enorme sacola na mão. Ele está ali ao pé de sua cama, para convidá-la a uma aventura: encontrar a Árvore dos Desejos.

Juntam-se a eles o irmãozinho de Dulcie, Dicky, sua babá, Alice, o amigo George e um velhinho, que diz saber muito bem o caminho para chegar à tal árvore.

As crianças seguem numa jornada cheia de aventuras. Andam em charretes e pôneis de brinquedo que se tornam reais. Os personagens esticam e encolhem ("querida encolhi as crianças", lembra?) E tudo sai de dentro da sacola de Maurice! Tem lerofantes (sim, uma espécie de elefante), tem um rio correndo na vertical... Enfim, tem uma penca de coisas fantásticas. E eis que o grupo encontra uma árvore mágica — de folhas brancas, mas que mudam de cor! E o melhor de tudo é que essa árvore realiza os sonhos das crianças: basta pedir e pronto!

Bom, daí em diante, tudo que o grupo desejava acontecia, tanto de bom quanto de ruim. Se um dissesse: “Quero um doce”, surgia um doce na sua mão. Ou: “Eu quero uma espingarda”, aparecia a espingarda na mão de quem a desejou. Num dado momento, o menino George deseja que um leão saia de trás de uma árvore. Uau. Imediatamente o leão aparece. Ele então se desespera. E agora?

Aí vem o melhor.

Acontece que para desfazer o desejo, ou seja, fazer o leão dar o fora, somente George poderia "desdesejar" o que havia desejado... (Veja só, muitas vezes não prestamos atenção às palavras que saem da nossa boca!) Nem precisa dizer que é uma metáfora. Você já sacou né?

A história segue cada vez mais interessante. Mas, não vou contar. Fico por aqui mesmo.

O livro é bem fininho e a gente lê sem respirar. Ainda mais esse, que alterna o fantástico e o real. E vou dizer mais, acho sinceramente que essa é uma daquelas leituras indispensáveis para a geração que vai governar nosso planeta. Eles irão precisar de magia e encantamento. Certeza, toque aqui!!!


MEU PITACO

É impossível ler essa história sem transpor para a vida real. Durante a leitura, a gente se dá conta de que, na verdade, a Árvore dos Desejos é a nossa mente. E que tudo aquilo que pensarmos, mais cedo ou mais tarde, se realizará. Às vezes demora bastante e a gente até esquece que, um dia, de alguma maneira, (mesmo sem prestar atenção), desejamos o que aconteceu na nossa vida. Alto lá, cuidado com os pensamentos!!

Mas, se fizermos um exame de consciência verdadeiro, sem enganações, iremos perceber claramente que são os nossos pensamentos, desejos, medos e receios que desenham as nossas vidas. Nosso pensamento cria nosso céu e inferno, tristeza e alegria.

Aos Desejos \o/, touché!!!

Blogagem Coletiva do Blog "Café com Bolo".
Beijos.

35 comentários:

  1. Marli, tomei nota do livro. Pelo jeito vou amar...e ler para meus netos, um dia!!!!!!!!!! Desjo que a gente sempre saiba o que desejar .. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda flor!
    Mas que livro mágico esse! Amo essas histórias que nos fazem refletir de maneira doce e sutil.
    Obrigada pela dica, vou comprar, ainda não tenho filhos, mas tenho sobrinhos que logo ouvirão esta bela história.
    Beijinhos querida Marli.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  3. AH! Como pensei...fantástico post sobre desejos! Mágica Marli!!!
    Adorei e me fez lembrar imediatamente do tempo em que li o livro e considerei o quanto era poderosa!!!rsss
    Vou reler...a dica caiu do céu para esses tempos conturbados!
    Sim nós podemos tudo...
    Lindo!
    Beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Me deu vontade de ler o livro, adorei seu resumo. E seu post então nem preciso falar né? beijos

    ResponderExcluir
  5. Já tive oportunidade de contar e agora Neno já lê.É lindo mesmo! Um lindo dia,beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Marli, vc arrasou! Eu nunca li, mas já está na minha lista de "desejos".
    Eu sou testemunha de que muitas vezes o que desejamos torna-se realidade. Minha casa é um deles.Exatamente como a descrevi um dia num poema, há muuuuuitos anos atrás. Se a nossa mente que ao interiorizar o desejo trata de realizá-lo ou se a natureza "conspira", como acreditam alguns, eu não sei...mas que teu post está lindo e dá o que pensar, isso está. Beijos amore, belíssima participação.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é realmente incrível, Marli.....só me falta o neto (a)...mas desejei com tanto afinco que logo, logo estará por aqui...rs
    Excelente fim de semana.
    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Marli,
    Que grande lembrança, referir esse maravilhoso livro. De facto é imprescindível.
    Como a Marli diz e eu concordo absolutamente:
    «Nosso pensamento cria nosso céu e inferno, tristeza e alegria.»
    Muitos beijinhos e um bom fim-de-semana,
    Manú

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiii Marli, eu já li o livro a muitos anos, e no final amoral da historia é tudo esta na mente, é sobre isso que sempre falo em meu blog sabe, a filosofia oriental sempre tem ensinamentos assim como o livro, temos a arvore do desejo dentro de nós. haha amiga aki encontramos tantos tesouros. sabe ainda não tive tempo de escrever o post sobre hoenstidade da net, pq tem que ser uma abordagem sultil né, pq é um assunto bem delicado. mil beijos.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  10. Oi Marli!

    Adorei!!!!
    O livro já está na minha lista de desejos. Vou ler!

    Desejo que todos os teus sonhos se realizem!!

    Beijos

    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  11. Vc fez uma resenha linda da árvore do desejo. Nos deixou desejando ardentemente ler o livro. Nos deixou ardentemente desejando ler para os filhos e netos. linda a participação. Bjs

    ResponderExcluir
  12. OI Marli, enquanto lia dei uma paradinha e já busquei no google o livro. Quero ler para o Bê, que já "leitor" voraz antes mesmo de saber ler!
    Histórias assim precisam mesmo ser passadas por gerações. Também acredito na força criadora do pensamento, e vejo meus pedidos (bons e ruins) se realizando.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marli
    Eu não conhecia este livro e agradeço a sua dica.
    Eu também trouxe a Arvores do Desejo, só que na versão do Osho.
    Abraços
    Blog Astros e Estrelas

    ResponderExcluir
  14. Oi Marli! Adorei a dica do livro. E penso que os desejos são mesmo assim. Ficam guardados, empoeirados, mas são vivos. Uma hora eles emergem e se realizam. Sempre digo que precisamos tomar cuidado com nossas palavras - uma vez ditas, já não nos pertencem!
    Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli
    Por tudo que você escreveu sobre o livro, dá até vontade de ler. Realmente uma bela história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi querida amiga!
    Que maneira fantástica de descrever um livro a alguém...fiquei rendida. Confesso que nunca li...
    BEIJOSSS

    ResponderExcluir
  17. Ei Marli,
    Não existe coisa melhor que um livro! E a fantasia faz parte do desenvolvimento de qualquer criança!
    Nossa mente tem o mesmo poder da árvore dos desejos, se realmente desejamos, a mágica acontece!
    Você me fortalece com esse post ao me fazer lembrar que meu poema de hoje, já, já vai virar realidade!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marli!

    Fiquei louca pra saber o fim dessa história.
    A conclusão é muito interessante: saber que a nossa mente é essa árvore, que pode nos dar bons ou maus frutos. Devemos, pois, cuidar da nossa mente, e pensar sempre positivo, para que colhamos frutos doces e não ervas amargas.

    Desejo-lhe harmonia e paz!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Se desejamos o Bem, certamente teremos a possibilidade maior de experenciarmos o Céu aqui e agora... com muitas realizações e alegrias.
    Bjs e serenidade pra vc.

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro interessante, mas temos tantos truques na mente para realiazarmos a nossa vida (tanto para o bem, ou para o mal) que acabamos dando pouco valor a isto...

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Uma bonita e apaixonada apresentação do livro.
    Boa participação.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marli!
    Boa dica e paralelo você fez aqui!
    Os desejos muitas vezes parecem esquecidos dentro de nós, mas podem voltar à tona de repente e aí, pode ser a hora deles realizarem~
    Isso já me aconteceu inclusive.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  23. Marli, tem horas que a árvore dos meus desejos me incita a dizer que eu não pare nunca de ler. Achei você e o desejo é que você nunca pare de escrever. Bom demais! Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  24. Olá Marli
    Conhecia a metáfora, mas não li o livro. Discernimento entre o que nos é melhor, algumas vezes, nos foge, portanto é necessário refletirmos sobre os nossos desejos e não confundí-los com as necessidades.
    bjs.

    ResponderExcluir
  25. É mesmo um livro para passar de geração em geração.
    Já anotei!!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Querida Marli.
    Com certeza o apresentarei aos filhotes aqui, obrigada pela dica!
    As palavras sao mágicas..sempre acreditei nisso e me arrependo quando faço um comentário(na vida real) que nao desejo de verdade. Tento ensinar isso aos meninos aqui em casa também, e esse livro ajudará bastante pelo que voce contou!!
    Beijo carinhoso,
    Tati.

    ResponderExcluir
  27. 0brigada pela partilha de tão lindo texto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  28. Olá, xará, como tem passado?

    Eu estava comentando no blog da Renata quando vi o seu comentário. Isso me fez correr aqui, para ver se havia post novo (porém, para não ficar dependente de uma eventualidade dessas, já vou me incluir entre os seguidores do blog, viu? rsrs). Fiquei curiosíssima quanto ao livro mencionado, que me pareceu muito interessante! Do autor eu só li 'O som e a fúria', apesar de ter também um outro livro dele. Adorei o post e concordo inteiramente com as idéias expressas nele.

    Beijão e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  29. Boa dica! Bons livros são sempre bem vindos para enriquecer nossas vidas. Abraços e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  30. Vou procurar este livro para dar pro meus sobrinho que Lê demais!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  31. O livro deve ser uma delicia. E importante como metafora. Sera que ja da para minha filha de 9 anos ler?
    Esse desdesejar é fundamental, por que as vezes a gente deseja cada encrenca nao é?
    Voce nao leu do cara que dizia que queria estar sempre de coração aberto e teve que fazer uma cirurgia e abrir o coração? As palavras tem mesmo um forte comando. Mas forte que um genio.... Realmente é preciso cuidar do que se pensa e o que se fala, O que se deseja. Bjos , adorei o post e o blog.
    Cam

    ResponderExcluir
  32. Aplausos para o seu post!

    Não conhecia o livro, uma pena...mas ainda em tempo...sempre!

    Que história complicada seria a nossa se tivessemos que desdesejar nossos sentimentos, mesmo que por poucas vezes...

    Leitura obrigatória, vamos ao livro dos desejos!

    Obrigada,
    Gostei de estar aqui!

    E pra voce, meus desejos de paz,luz e muita alegria!

    ResponderExcluir
  33. Marli,
    Obrigada por visitar, comentar e seguir meu novo Blog.
    Fiquei honrada com a tua presença, gaúcha querida. Pois que a considero assim como uma ConTadora de Histórias, uma cultura tamanha!

    É... a nossa mente cria e recria , indo sempre ao que devemos viver, assim o creio.
    interessante que tudo que almejei na vida, bem lá atrás, até mesmo o local onde moro... foram realizados.
    Talvez os comandos da mente façam abrir os caminhos, mas com certeza, nós somos co-partícipes nas boas ou más escolhas.
    A mente que segue os desejos da alma, que entende o que nos faz bem.E que tem força de nadar subindo as correntezas da vida, chega, exausta, mais chega!
    Amiga, como me lembro de ler estes livrinhos mágicos.
    Todos os meses meus pais me davam um. E eu, claro não tinha dindim para ter uma biblioteca, ia à uma Municipal e lá ficava , me deleitando.
    E como sonhava... e desejava .
    talvez eu tenha encontrado a Árvore dos Desejos e nem vi rss
    ou não me lembro.
    Só sei que:
    Teu post está maravilhoso, aliás... como sempre!
    beijos no teu coração.

    ResponderExcluir
  34. Olá, Marli!

    Quanto ao seu comentário no meu blogue, bem, discordâncias existem, não é? Fazer o quê? Como blogue não é fórum, os assuntos extensos ficam carentes de discussões. Já sobre outros, ainda dá pra colocar um ponto ou outro e, assim, dialogar. O que não creio que seja o caso do assunto levantado pelo meu post. Mas, pra falar a verdade, nem eu me conformei com a forma condensada que as ideias ficaram escritas. Cabe debate. E muito! Mas aquilo ali tem um "tamanho" pra não ficar chato, né? E eu respeito esse tamanho.

    Captei a essência da história do livrinho que você nos apresentou. Muito boa!

    Não acredito no desejar negativo. Não em relação ao outro (porque tem gente que desejo o mal alheio mesmo), mas em relação a si mesmo. Temer que aconteça algo e tentar inibir o pensamento em relação aquilo é praticamente lutar contra o funcionamento normal do cérebro. Porque é impossível não pensar. Alguém publicou um livro recentemente (um homem) desmistificando essa coisa do pensamento negativo, uma pena eu não lembrar o nome dele. Eu sei, estamos a falar de desejos, mas aí é que tá... Como é que se define (e cada um define como quer) quando deixa de ser um pensamento e vira um desejo? Enfim, posso não estar falando do mesmo assunto do post, mas falei sobre o que me veio à cabeça em função da leitura dele.

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir
  35. Oi, Marli

    Só hj consegui chegar aqui para ler e comentar tua postagem.
    Que história fantástica, menina.
    Dá vontade de correr a lê-lo.

    Concordo com o fato de termos que tomar cuidado com nossos desejos. Por vezes esquecemos e eles se realizam quando não mais seria necessário.
    Teu último parágrafo chama à atenção, principalmente na última frase: "Nosso pensamento cria nosso céu e inferno, tristeza e alegria". Perfeito!

    Meu desejo é que sua vida seja repleto de realizações.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli