segunda-feira, abril 26, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COLORINDO A VIDA - COR LILÁS

Olá!

Hoje pintaremos nossos blogs com a cor lilás. De minha parte acho ótimo pois me lembra um livro que aplaudo em tudo: na apresentação, no tema, na narrativa e na forma como o autor apresenta o herói. O livro é bem conhecido e chama-se "O Planeta Lilás". O autor é nosso querido Ziraldo.

 

Suponho que todo mundo já leu esse livro, mas, mesmo assim, vou fazer um resuminho rápido: é a história de um Bichinho bem pequenininho (tanto que não se via a olho nu), que vive sozinho num planeta lilás. Cansado do mundo roxo ele resolve viajar a fim de conhecer o universo. Constrói um foguete e sai por aí. Descobre planetas e habitantes e então cai a ficha, ele percebe que o universo por onde viajou era um livro e que o seu planeta lilás nem era um planeta e sim uma flor, uma violeta que estava guardada dentro de um livro.





Gente, é uma linda história, poética e cheia de significados. Incrível a forma como o autor caracterizou seu herói. Observe que apesar de sua aparente insignificância, o 'bichinho' questionou uma realidade com a qual os demais habitantes já estavam conformados. É bom lembrar que esse livro foi editado pela primeira vez em 1979, em plena ditadura militar.

Para mim, Ziraldo realmente é digno dos louvores que tem recebido pela vida afora, e nesse livro, (mais até, do que no Menino Maluquinho) fico impressionada com o modo como ele utilizou-se de uma mídia aparentemente inocente (um livro infantil) para expressar sua visão de mundo e trazer a esperança para as novas gerações.

No meu entender, O Planeta Lilás foi, na época, uma metáfora do Brasil (planeta verde e amarelo, sufocado pelo conformismo daquele sistema alienante). Veja você o alcance da metáfora: quem são os leitores? São os pequenos (tão pequenininhos...), mas que irão crescer e tornar-se cidadãos críticos e questionadores, e, quem sabe, também se cansarão das realidades carentes de mudanças sociais. E, mais, Ziraldo ainda deixou claro que da mesma forma que o ‘bichinho', as novas gerações poderão partilhar suas descobertas com todos os demais ‘habitantes' do nosso planeta: "outros bichinhos pequenos com os mesmos olhos grandes pra trocar informações."

Genial, não?

Nossa! Como é bom falar e mostrar para as crianças que é possível desbravar novos mundos. Como é bom falar da vontade e da coragem que precisamos ter para encarar os desafios que a vida nos apresenta. Como é bom falar na garra e no entusiasmo que é preciso ter!!! Vamos falar, vamos mostrar, nossos baixinhos merecem o gostinho da esperança!!

Agora, com vocês a alegria do Bichinho, conhecendo novos mundos:

"E o bichinho exclamava: Eu sabia!
Eu sabia que outras cores haveria
além do roxo e do violeta do meu planeta lilás!”
Bem, por enquanto era isso. Fui, saí do planeta lilás, rsrs, vou desbravar novos mundos! Voltarei para compartilhar!!!

Blogagem coletiva do Blog Café com Bolo.
Beijos multicoloridos!!!!.

39 comentários:

  1. Ah, Marli... Você saiu e eu entrei no seu planeta lilás! Que postagem linda!! Li este livro quando era criança e tinha me esquecido de sua história. Vou correndo procurá-lo para meu filhote. Me esforço para que ele seja um ser crítico, consciente, apesar do jogo emburrecedor da nossa sociedade, que não vive mais sob uma ditadura militar, mas continua subjugada aos "donos da verdade" e ainda aceita pão e circo como grande banquete...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Salve o Ziraldo, muito legal Marli!! Ótima lembrança. Um dia maravilhoso para você, lilás e de todas as cores, boa semana, beijos, ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Marli!
    Que gostoso relembrar de um livro lido a tempos...
    Sem dúvida que concordo com você que devemos passar para as crianças a idéia de que existem outras realidades...de não aceitar o pronto e embalado.
    Adorei seu post.Me fez viajar no tempo.
    Um beijo lilás para você...suave e doce!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Marli,

    Que lembrança genial!

    Parabéns pelo seu post.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a blogagem que ainda indica um livro. Ficou linda!Adorei a indicação. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei entrar no planeta lilás.Lindo!beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  7. "E o bichinho exclamava: Eu sabia!
    Eu sabia que outras cores haveria
    além do roxo e do violeta do meu planeta lilás

    Amei!!

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Saudações alegres como um arco-íris!

    Suas cores sempre trazendo uma ótima dica! Estou de olho em todas!

    Boa semana!
    Jr.

    ResponderExcluir
  9. Que ótima lembrança, gosto de ler Ziraldo para as minhas crianças.Parabéns pelo post!
    Bjos
    Françoise

    ResponderExcluir
  10. Nunca li esse livro, mas Ziraldo realmente é uma marca de valor no nosso país tão carente de leituras e leitores.
    Não conheço a estória, mas pelo que vc descreve me fez lembrar do Pequeno Príncipe, esse, pra mim imbatível e atemporal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a histórinha, ainda não conhecia. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Também me lembrei do Pequeno Príncipe! Aliás, estou elaborando post falando desse livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Marli, vou já comprar o livro. Estranhamente, apesar de gostar demais do Ziraldo, comprar seus quadrinhos, assistir a Turma do Pererê (ainda hoje passam episódios na TV Cultura, é o máximo), não li o livro.
    Estou feliz em participar dessa blogagem colorida, porque o que tenho aprendido é maravilhoso.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Bah que vergonha... Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas gostei da história e vou ver se acho pra ler.

    Bjobjo!

    ResponderExcluir
  15. Marli,
    Acredita que nunca tinha ouvido falar desse livro??? Mas sabe que me lembrou O Pequeno principe. Tão cheio de questionamento e ensinamentos em cada frase.
    Adorei demais seu post.

    ResponderExcluir
  16. Marli querida...amo essa cor...me traz uma sensação de Paz...
    É até engraçado, dos tantos livros que já li na minha vida, não li esse...deu vontade de conhecer...me encantou também você falar do Menino Maluquinho...me trouxe uma boa recordação...eu alfabetizei meus dois filhos bem cedo e este foi o primeiro livro que meu filho mais velho leu sozinho, logo que aprendeu a ler e eu o li também nesta ocasião. Bons tempos...
    Tenha uma semana alegremente colorida amiga!!!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. ziraldo é tudo de bom e mais um pouco. e esse livro e lindo demais.
    parabéns pela ótima postagem.

    bjs
    cintia

    ResponderExcluir
  18. Marli

    Um livro lindo que há muitos anos, quando os livros brasileiros eram mais divulgados em Portugal. Agora, o que nos chega são mais livros de informática que outra coisa. A magia está a perder-se.

    Grato pela sua visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Oi Marli que post lúdico. Bom relembrar a história e me deu uma boa ideia que é contar para a minha pequena.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Eu conhecia a história do Ziraldo, até pouco tempo o tinha na minha estante, mas o filho o levou pra casa dele, afinal ele foi o presenteado com o livro, e ao pegar fez comentários muito semelhantes ao seu post.
    Gostei muito, de lembrar da história.

    beijinho

    ResponderExcluir
  21. Olá, querida
    Se o nosso mundo fosse mesmo lilás... seria mais terno e menos vilento...
    Boa semana pra vc
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Fantástica recordação... O Ziraldo é realmente muito bom e trazer essa memória de volta foi bem legal.

    Muito bom seu Post!

    ResponderExcluir
  23. Linda a história e lilás é pura energia, tudo de bom , paz beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  24. Oi Marli...obrigado pela visita e pelas boas palavras...
    Ziraldo é um craque e merece ser reconhecido pelo talento, pela sua forma diferenciada de fazer arte...
    Lilas lembra Djavan, lembra meu livro de poemas "É bem mais simples o lilás da flor-de-lis"
    E me lembra azul...minha cor preferida...rsrs
    Bom conhecer e partilhar com outras cores...
    Um abraço na alma...bjo

    ResponderExcluir
  25. Ola,Marli.
    Valeu o toque do belo livro do sempre atual Ziraldo.Devo confessar que esse eu nao conhecia,mas me interessou bastante,pois sempre estou a cata de livros bons para minha neta mais velha.Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marli!

    A simbologia é fantastica nesta historinha.
    Ziraldo, sempre inspirado. Vivido, eu diria, né?!
    Super legal você dividir conosco.
    Adorei!
    Apareça no Roda, tá?!
    Exelente semana. Bom trabalho.
    Muita paz! Beijosssss

    ResponderExcluir
  27. Marli,que bela lembrança!Essa história tem muito a ver com o tema da blogagem coletiva e trouxe lindas e importantes lições!Adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  28. Olá querida Marli Borges, que bom! A coisa mais linda é colorir o mundo. E o mestre Ziraldo é um gênio. Parabéns pela postagem.

    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  29. Grande Ziraldo...
    Deu vontade de viajar pra este planeta.
    Bjos achocolatados
    Obrigado querida por me seguir.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Marli
    Obrigada pela visita e pelas palavras. Adorei teu blog e os textos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Que alegria recebê-la em meu cantinho.
    Bom demais o Ziraldo... Tudo lilás então!

    Gostei demais de vir aqui e voltarei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Nossa Marli, tenho aprendido tanto nestas postagens coletivas...
    obrigada querida, eu não li o livro mais agora ele não me escapa...vou procurar..
    beijo
    vi

    ResponderExcluir
  33. Oi Marli,
    Muito obrigado por sua visita no meu BDN, e pelo seu comentário... Adorei seu blog, o post é lindo e cheio de significados... É difícil escrever para crianças, e o Ziraldo faz isso como poucos...
    Temos muito o que aprender com as crianças, também. Tenho uma filha de 11 anos e aprendo com ela todos os dias...
    Parabéns pelo post!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Olá Marli,sempre li Ziraldo, ele fez parte da minha adolecência, até poque meu irmão mais novo sempre foi doido por tudo dele.
    Colecionava tudinho, e esse livro era meu favorito, e só agora me lembrei dele.
    Quantas coisas esquecemos em detrimento de outras tantas que vamos introduzindo em nossas vidas, é uma pena.
    Sabe, me perco com os participantes da blogagem, será que tem lá na Glórinha uma relação dos participantes, pois nem sempre visito todos os participantes, e vou me encontrando com eles pelo caminho.
    Obrigada pelo resgate de um tempo em que fui muito feliz e de onde trago lembranças doces e queridas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Ops!!! quantas vezes "participantes", isso que dá não ler direitinho antes de publicar, desculpe.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  36. Oi Marli!
    Obrigada pelo seu comentário no meu blog!Realmente, aquele olhar lilás nunca diexou pra ninguém.Eu tenho vários livros do Ziraldo.Adoro seus livros e adoro ele!Esse livro eu ñ tenho.Que pena, mais me deu muita vontade de comprar.Gostei demais de sua blogagem.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  37. Que lindo, gostoso de ler, fácil de se encantar! Aqui, as palavras têm cheiro de flores de primavera. Bjs.

    ResponderExcluir
  38. Gente, como pode eu ainda não ter lido esse livro? Fala sério! Vou comprar urgente e dar para o meu filho ler! E claro, vou ler também.
    Lindo!
    Obrigada por compartilhar!
    beijocas

    ResponderExcluir
  39. OLÁ COMENTARISTAS!
    OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS

    OLHA EU AQUI
    R E S P O N D E N D O


    Tati Pastorello
    Ótimo, parabenizo seu esforço para que seu filhote seja subjugado aos "donos da verdade" e aceite pão e circo como grande banquete... Beijos.


    Suziley
    É isso, Salve o Ziraldo! beijos.


    Astrid Annabelle
    Obrigada, bj


    Tida
    Obrigada, bj


    Bordados e Retalhos
    Obrigada, bj


    Chica
    Obrigada, bj


    Barbie Girl
    Obrigada, bj


    Jr Vilanova
    Obrigada, bj


    Françoise
    Que bom, as crianças merecem uma boa leitura! Bjos


    Glorinha L de Lion
    O Peq Principe tbm é um ótimo livro, até já fiz um post sobre ele. bj


    Aline Schons
    Obrigada, bj


    Gina
    O Peq Principe tbm é um ótimo livro, até já fiz um post sobre ele. bj


    Lúcia Soares
    Que bom, compre o livro e leia, vale a pena.


    Chelle
    Ótimo, leia! bj


    Lu Souza
    O Peq Principe tbm é um ótimo livro, até já fiz um post sobre ele. bj


    ValériaC
    Obrigada, bj


    c i n t i a
    Obrigada, bj


    António Rosa
    Tens razão, a magia está a perder-se. Mas não podemos nos conformar. Bj


    Isadora
    Obrigada, bj


    Silvia Masc
    Que bom! bj


    orvalho do ceu
    É verdade. Obrigada, bj


    Victor Zanata
    Obrigada, bj


    ONG ALERTA
    Obrigada, bj


    Elcio Tuiribepi
    Obrigada, bj


    Lata de Luxo
    Obrigada, bj


    Soninha
    Obrigada, bj


    Anne Lieri
    Obrigada, bj


    C@urosa
    Obrigada, bj


    Sandra Botelho
    Obrigada, bj


    Silvia
    Obrigada, bj


    Clecilene Carvalho
    Obrigada, bj


    Violeta Nascimento
    Eu também tenho aprendido muito nas postagens coletivas. É ótimo. bj


    Paulo
    Verdade, temos muito o que aprender com as crianças. Tenho dois netos que me ensinam muiiiito. bj


    Fátima
    Fico feliz porque resgatei um tempo em que você foi muito feliz e tem belas lembranças. Que bom!!! Beijo.


    Rozani
    Obrigada, bj


    Sonia Pallone
    Obrigada, bj


    Mila Viegas
    Muito bem, compre logo o livro, leia e dê pra o filhote ler. Ele vai gostar. bj

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli