domingo, março 27, 2016

A PÁSCOA DOS CZARES - OVO DE FABERGÉ



Maria Feodorovna


O ovo fabergé, por sua perfeição e preciosidade é considerado hoje uma das peças mais sofisticadas e apreciadas da arte joalheira. Confeccionados com diamantes, rubis, platina, ouro e cristal de rocha, os ovos de Fabergé são únicos e, por serem exclusivos e caprichosamente elaborados, tornaram-se peças super valiosas, disputadas por colecionadores. 


A HISTÓRIA

Ovo de páscoa é tradição há muitos séculos. Na Rússia Czarista de mil oitocentos e pouco a Páscoa era uma data muito especial. Entre beijos e abraços havia troca de presentes, que invariavelmente eram ovos, - pintados - pois representavam a nova vida e o renascer da esperança. 

Na família real os ovos eram de ouro, prata e platina, e decorados com esmalte e pedras preciosas. Em 1884, o Czar Alexandre III querendo presentear sua esposa, Maria Feodorovna, encomendou ao joalheiro Peter Carl Fabergé, que confeccionasse uma jóia: um ovo... mas que contivesse uma surpresa no seu interior. Dito e feito. E o primeiro ovo fabricado ficou assim: abria-se como uma matrioska e revelava uma grande gema de ouro no interior; dentro da gema havia uma galinha de ouro; dentro da galinha, uma coroa de diamantes; dentro da coroa, um pingente de rubi. Beleza pura, foi um sucesso na Corte. A Czarina ficou tão encantada que fez de Fabergé o joalheiro oficial da Corte. Desde então, na Páscoa, a cada ano, o Czar encomendava um ovo para dar à Czarina. Após a morte do Imperador, seu filho - o Czar Nicolau II -, passou a encomendar a Fabergé dois ovos por ano, um para sua mãe e outro para sua esposa.

E foi assim que surgiu a tradição dos Ovos de Fabergé. 


OS DETALHES

Cada ovo é único, mede cerca de 13 cm, e levava o ano inteiro para ser confeccionado e era executado no mais absoluto sigilo. O trabalho envolvia muita gente da empresa Fabergé: os que se ocupavam do desenho original, do corte, da lapidação das pedras, da incrustação, enfim, de todas as particularidades necessárias para tornar o trabalho perfeito. Cada ovo é dotado de um pequeno e delicado mecanismo que mostra o segredo - a surpresa - no seu interior. E a surpresa vai dos temas íntimos da família até eventos notáveis do Estado Russo. 

Segundo os historiadores, de 1885 a 1917 foram confeccionadas 56 obras-primas. Até o ano de 1994, 44 exemplares de ovos fabergé foram encontrados pelo mundo. Hoje em dia, essas peças chegam a valer mais de 9 milhões de dólares.

E você, já encomendou o seu ovo fabergé?

Marli Soares Borges

quinta-feira, março 24, 2016

POSSIBILIDADE E DIVERSIDADE




Amanheci lembrando de uma obra sublime: Guernica. 

Talvez por estarmos vivendo essa crise horrorosa; talvez por sentir a energia nefasta que a intolerância e a corrupção diária causa entre uns e outros, sei lá. O fato é que tenho visto aqui na rede, tanta violência verbal, tanto embate sem noção, que chego a ficar com o estômago embrulhado. Sei que a guerra está a um passo da violência verbal e isso me apavora. É é aqui que entra essa maravilha de pintura, que nos mostra com nitidez o absurdo significado da intolerância, e a falta de sentido da realidade gerada pela violência. Quando Pablo Picasso teve a ideia de retratar o intenso bombardeio nos civis indefesos da vila de Guernica, ele não imaginava que o painel se tornaria o símbolo eterno da destruição que a humanidade pode perpetrar. 

Mas eu trouxe a imagem para cá numa outra visão. Uma visão de possibilidades: de entendimento, honestidade, gentileza e convivência pacífica e democrática com a diversidade.

Marli Soares Borges

quarta-feira, março 09, 2016

NOVELA DA VIDA





De fato, se formos os idiotas que Macbeth falou, a vida não vai significar muita coisa e nem valerá a pena ser contada. Mas há que se ter inspiração para escrever a novela da vida, a cada dia que amanhece. E às vezes, temos que literalmente garimpar a inspiração. O bom disso tudo é que o significado que damos à vida só depende de nós. 
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Macbeth baixou por aqui, rsrsrsrs! (Acho que foi a chuva e o dia cinza...)


"Tomorrow and tomorrow and tomorrow,
Creeps in this petty pace from day to day
To the last syllable of recorded time,
And all our yesterdays have lighted fools
The way to dusty death. Out, out, brief candle!
Life's but a walking shadow, a poor player
That struts and frets his hour upon the stage
And then is heard no more: it is a tale
Told by an idiot, full of sound and fury,
Signifying nothing."

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Tradução:

“Amanhã, e amanhã, e ainda outro amanhã
Arrastam-se nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia,
Até a última sílaba do registro dos tempos.
E todos os nossos ontens não fizeram mais que iluminar para os tolos
o caminho que leva ao pó da morte. Apaga-te, apaga-te, chama breve!
A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator
Que se pavoneia e se aflige sobre o palco –
Faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz.
É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria
E vazia de significado”.

quinta-feira, março 03, 2016

O DIABO QUE SE DANE




Que mania irritante as pessoas pegaram de achar que a gente tem sempre que andar de cara alegre; que tem de mandar às favas o sofrimento, expulsar a raiva e se livrar logo da tristeza, que são sentimentos errados. Se você está triste, ops, algo está errado com você, procure ajuda profissional. 

Ora, acho isso uma piada. Acontece uma desgraça e tenho que estar sorrindo? Pois sim! A propósito, entre escolher a alegria na vida e viver sempre alegre e sorridente há uma diferença abissal e eu não estou mais aguentando essa turma da alegria eterna. 

Explico. 

Meu caso: escolhi a alegria na vida. Sofrer por sofrer me dá nos nervos e detesto vitimismo, mas isso não quer dizer que estou imune à tristeza, à raiva e à indignação. Imagine só, alguém me faz uma estupidez, acontece um acidente com um animalzinho querido e não posso sentir tristeza nem raiva? Ora bolas, me deixe em paz, estou triste, estou com raiva e daí? 

Daí que assino embaixo com você. O lance é mesmo amargar a tristeza, entrar no buraco, fazer o luto. Não tem saída. Na sequência, a gente vai, dentro do possível, tentando melhorar o astral. E nem pense em fugir, pois quanto maior o medo de sofrer, maior é o sofrimento. Caiu no inferno, abrace o diabo. Mas, alto lá, não o alimente. 

Assim que der, pegue carona na consciência e dê o fora. Como assim? Encarando o problema, oras. 

É simples. Tá bom, retiro o simples, mas então tome nota: no momento crucial, quando os sentimentos de tristeza e raiva aflorarem, antes que bata o desespero, procure recuperar a consciência. Busque o fortalecimento que só a consciência é capaz de dar e, - acredite -, você já encontrou forças para ir abrindo os caminhos da alegria. 

Não se trata de "expulsar" a raiva ou a tristeza, mas de se conscientizar, de saber e aceitar, que esses sentimentos são ruins apenas porque nos incomodam, mas não são errados, eles atuam porque são parte da nossa condição humana e componentes do nosso crescimento espiritual. Não quero dizer com isso que você deva permitir que se expandam e se instalem em tempo integral no seu coração. Negativo. Nada de alimentar o diabo, ele que se dane. 

É impressionante o poder que emana da consciência. É um poder capaz de neutralizar os sentimentos que nos incomodam e de quebra, dar uma repaginada no nosso astral. A propósito, no post "Doce sofrimento" ensino um truque para ajudar na alegria. 

- Marli Soares Borges © 2013 -

sábado, fevereiro 27, 2016

SHORTINHO


missa de biquíni, velório



Por acaso você vai à missa de biquíni? Você vai a um velório vestida de festa? E por que então, o interesse em ir à escola de shortinho? Pelo discurso vazio e as frases decoradas da cartilha emburrecedora, já manjei a politicagem daquelas patricinhas e já vi até, quem está cutucando. Sugiro que tirem logo a roupa e vão para a escola assim mesmo, em pelo, afinal, essas regras de vestimentas da escola, além de opressivas e burguesas, já estão pra lá de obsoletas, não é? (Depois me contem o resultado, tsc, tsc.) Dou a maior força! Tudo pela babaquice, que vocês merecem! Que tal se todo mundo resolvesse inventar suas próprias regras e andar nessa vibe, 'tudo' peladão, de shortinho, de biquini, de sunguinha? Já imaginaram seus pais, mães e avós? os políticos, os ministros, a presidente? todo mundo de sunguinha e shortinho? Ora vão se catar! Que ideia é essa de querer ditar regras na casa dos outros? aff!

Marli Soares Borges

segunda-feira, fevereiro 08, 2016

TUDO É CARNAVAL IV



tudo é carnaval IV


Não sou saudosista. Detesto saudosismo, detesto saudosistas, aquela coisa de "ah, no meu tempo... naquele tempo é que existia carnaval de verdade..." de-tes-to! Não me fixo na razão paralisante do passado, apenas tenho saudade. Embora saudosa, aprendi a experimentar o passado como fonte de vida: não vivo do passado, apenas viajo no passado. Vou e volto. E se agora não caio mais na folia, nada me impede de continuar gostando e observando a festa. E é com alegria que percebo a intensidade com que as pessoas constroem -- assim como eu construí -- as memórias que irão guardar para o resto de suas vidas. A festa mudou o formato, mas continua sendo popular e, na essência, o Carnaval segue como um espaço de irreverência e imersão nos sons, nas danças e nos novos valores que a sociedade aplaude. As fantasias de hoje são contextualizadas; a criatividade, o improviso e a tecnologia avançam a passos largos. O rebolado e os beijos também. Seguimos maravilhosos, cantando, dançando, abrindo os braços e marcando encontros, apesar dos temas mundiais, nem sempre auspiciosos, incorporados ao cenário carnavalesco pela Globalização. A meu ver, muita coisa 'moderna' piorou o Carnaval, mas isso fica por conta do meu olhar 'antigo', pois tenho certeza de que o Carnaval de hoje, para os jovens foliões de hoje, é o melhor Carnaval de todos os tempos! é a vez deles, eles são os donos do Carnaval! É deles a originalidade e o olhar de primeira vez! Mas é minha essa saudade. Saudade boa, que me permite, ainda agora, tocar com emoção as fantasias que habitaram meus carnavais juvenis. 

Marli Soares Borges

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

NA LONA





Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale”, disse um dia o Barão de Itararé. E o molusco, para se livrar da cadeia, já se vendeu tanto que agora não vale mais nada: credibilidade zero. Entregou até a companheirada de "lutas" e de nada adiantou. Sua situação continua em franca derrocada. E eis que agora, num surto de imbecilidade galopante, ele vem com essa de que "não há alma viva que seja mais honesta do que eu". Idiota. Mas Augusto Comte, esperto, acerta-lhe um chute no estômago: "os vivos são, cada vez mais, governados pelos mortos", hahahaha, e para fechar com chave de ouro, o Barão de Itararé, na moral, meteu-lhe um pombo sem asa no ouvido e o mandou direto para a lona: "os vivos são e serão sempre, cada vez mais, governados pelos mais vivos". Toma molusco! tem gente mais viva do que tu! O inferno é aqui mesmo e tua hora está chegando.

Marli Soares Borges

domingo, janeiro 31, 2016

IMBECILIZAÇÃO COLETIVA


universidade circulo vicioso


Aproxima-se o inicio das aulas e começam, de novo, meus grilos. 
(Pode pular, não me incomodo, sei que o texto é longo. Quando os grilos me pegam... nem eu me aguento, rsrsrsrs)

"Ano que vem, vai pro colégio", diz a mãe sorridente. E quase morro de pena... pobrezinha da criança, querendo saber de onde vem as borboletas, porque o sol nasce todos os dias e onde mora a lua... e aí então ela "vai pro colégio". E começa o massacre! Pobrezinha da criança, ano que vem ela vai ter sua inteligência moída na máquina de emburrecer da pátria (des)educadora. Ela vai aprender a ser burra, mentirosa, inculta, relapsa, dependente e pobre. Vai aprender tudo isso na Cartilha-Petista-de-Imbecilização-Coletiva, e ao final, restará sequelada e incapacitada de produzir qualquer coisa que o valha, para si e para seus familiares. Porque no Brasil do PT é assim: trabalhar é escravidão, obter sucesso profissional é desprestígio e ser produtivo não é visto com bons olhos. A cereja do bolo é ser pobre, miserável, absurdamente dependente do Estado.

À medida que escrevo, meus pensamentos voam... lembro de Pink Floid, adoro "Another Brick In The Wall". Na parte II dessa música, há uma crítica -- perfeita! -- ao sistema de ensino, alienante, que tenta controlar o pensamento dos alunos e os robotiza, para que sejam apenas mais um tijolo no muro. Lembro da cena: uma fila enorme de estudantes marchando, seguindo um caminho, e caindo, um a um, num gigantesco triturador de carnes. Ao final, emergem como clones desprovidos de distinção individual. E o vocal de vozes infantis vai cantando e acompanhando a marcha daqueles alunos desvalidos, cujo prazer de exercitarem suas inteligências, estava sendo criminosamente roubado pela educação massificante. Nunca esqueci aquela cena bizarra e cruel.

A meu ver, a sensação do muro que escraviza e aprisiona é uma realidade no contexto educacional do Brasil. A máquina de emburrecer existe sim. O PT a trouxe para cá. E tratou de fincar suas bases nas universidades públicas -- de cima para baixo --. E ano apoś ano, as universidades vomitam milhares de robozinhos, todos muito bem amestrados pela educação paulofreiriana. Sempre em prontidão, jazem 'decididos' a tudo fazer para que a tal máquina funcione infinitamente. É uma roda viva: formados na universidade, devidamente certificados e habilitados na arte da arrogância e do discurso falacioso, eles começam adestrando os aluninhos, ou seja, começam pela mais tenra infância, e vão até a universidade. (Um circulo vicioso perfeito, capaz de manter intactos os interesses escusos desse governo mal intencionado).

Chega. Não quero mais pensar na indigência educacional do Brasil. Não quero mais pensar em Mãe Sorridente Com Criança Que Vai Pro Colégio Ano Que Vem. Quem quer saber de sol, lua e borboletas?

Marli Soares Borges

Imagem: Google