sexta-feira, dezembro 10, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COMO SE DIZ EU TE AMO?




PÉ NO CHÃO E AMOR NO CORAÇÃO

Não direi do amor romântico, do enlevo, do elã. Isso é com os poetas. Minha palavra tem outro enfoque: o amor-nosso-de-cada-dia. Esse amor acanhado, que quase ninguém vê. É impressionante os malabarismos que a gente tem que fazer pra viver essa aventura circunstancial de amar. Principalmente diante do inesperado. Já te falei? Esse amor é para mim a arte do imprevisto, de dar a volta por cima, de encarar, de comparecer! O cotidiano da vida tem muitas demandas, mas é fundamentalmente um dar e receber. São atitudes. Pra começo de conversa, que tal o cafezinho que o marido fez, os brinquedos que as crianças guardaram no lugar? Há quanto tempo os filhos convivem com as manias dos pais? E, os pais, quantas vezes têm que se virar em mil por causa dos filhos? É isso aí. O amor-nosso-de-cada-dia é uma via de mão dupla. O marido lembrou de trazer aquela revista que você adora. E você se esmerou naquele lanchinho básico. E por aí vai. Mas é engraçado como essas coisas passam batido. E, no entanto, o "eu te amo" está sendo dito, com todas as letras, todos os dias.

No final das contas, não é difícil ver nas ações diárias o gesto expressivo do amor. Basta se antenar. Sozinha aqui, diante da telinha do lap, com meus pensamentos, vejo como é importante praticar, aceitar e entender esse amor, vital e palpável. Sem preconceitos, sem críticas, sem ranços familiares, sem julgamentos.

Beijos a todos.

Blogagem Coletiva proposta pelas amigas:
Teresa Cristina do Blog Acolher com Amor
Gilmara do Blog Diário de uma Psi.

31 comentários:

  1. Essa é a verdadeira maneira de dizer "eu te amo", nas coisas simples do dia-a-dia.
    Adorei Marli.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Sempre nos tocando os corações, Marli querida!! Belo texto. O amor-nosso-de-cada-dia é o que dá sentido às nossas existências. Parabéns! Um grande beijo, um bom dia :)

    ResponderExcluir
  3. Maravilha,Marli!Bela e expressiva tua postagem! Hoje eu vou dizer isso ao fiçlhão que dentro de algumas horas chegará, ele e os dois filhos. Será emocionantwe e nem posso esperar, chego a ter medo!beijso,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  4. Esse amor que ninguém vê até ao momento em que ele resolve fazer gazeta e acaba....

    Os nossos hábitos acomodam-se ao amor dos pais que desculpam e sempre nos presentearam com coisas maravilhosas.

    Aprendemos a dar-lhes valor só quando estamos longe ou já não os temos.

    ResponderExcluir
  5. Somente palavras não bastam, e atos frios não aquecem nenhum coração.

    O afago repentino, o reconhecimento por algum ato, um beijo roubado, uma atitude boa e inesperada, a cumplicidade a toda hora, o entendimento dos problemas, um simples olhar afetuoso e terno.

    Tantas formas de dizer "eu te amo" sem precisar falar uma palavra.

    Me fazendo filosofar logo cedo, Marli? rsrs

    Um texto fantástico e muito verdadeiro. Adorei.

    Abraços

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Marli, bom dia. Eu passo os meus dias quase inteiros lendo poesias, crônicas, contos, romances e nunca na história de minha vida vi tanta declaração de amor demais e tanta declaração de infelicidade amorosa ao mesmo tempo. Sinal de que é só da boca pra fora? rsrs. Não acredito no amor sem reciprocidade nessa nossa sociedade. Muito boa esta sua abordagem pé no chão e amor no coração. Meu abraço. paz e bem.

    PS: fiz um pequeno conto meio jurídico hoje, talvez você goste. hehehe!

    ResponderExcluir
  7. Marli
    é verdade.
    o amor passa por nossas mãos.
    precisamos estar atentas para revelá-lo aos outros de maneira prática.
    um abraço carinhoso pra você.

    ResponderExcluir
  8. Sim, o amor é dito a toda hora, através das nossas ações. Mas, ainda existe muita gente que tem dificuldade de confessar com palavras o seu amor. Pq, convenhamos, também é gostoso ouvir "eu te amo".

    ResponderExcluir
  9. Marli!

    Obrigada pelo elogio, fico mto feliz...
    Postamos praticamente a mesma idéias com palavras diferentes. Falamos do amor do dia a dia. Das declarações que são ditas com atitudes. Lindo o amor.
    Não disse na minha postagem mas acredito que o amor também é escolha. Ás vezes, nas dificuldades do dia, vc está nervoso, cansado e não esta afim de ouvir, ou de ceder, ou de calar, mas vc decide amar. E nesta decisão tira forças para fazer o melhor pelo outro.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Marli!
    O amor é isso mesmo, muito mais ações do que palavras, porém acho que há pessoas que necessitam ouvir.
    Eu vejo mais nas atitudes também.
    Xeros

    ResponderExcluir
  11. Eu digo eu te amo, nas ações do dia a dia.


    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli
    Na maioria das vezes o amor está nos pequenos gestos em poucas palavras, numa fração de segundos. Lembrar o aniversário, dar um presente sem data marcada, fazer um elogio... Mas muitas vezes nos esquecemos disso.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. Queridonaaaaaaa AMEI! Você falou uma grande verdade, aliás do jeito que banalizaram o "eu te amo", a gente enxerga muito nas entrelinhas, se bem que eu sou apaixonada por um bom "EU TE AMO"... hehe Isso eu não dispenso, nem de falar e nem de ouvir...
    Beijo, beijo, adorei, viu?!
    She ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha flor
    "E, no entanto, o "eu te amo" está sendo dito, com todas as letras, todos os dias".
    Bárbaro!!!
    É assim que sinto também o Tema de hoje...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Recebe meu abraço com apreço.

    ResponderExcluir
  15. Marli
    Aprovadíssimo. Eu também imagino o amor assim, mas gosto de falar e ouvir também. Às vezes, do nada, eu dou um abraço e digo "eu amo você" do fundo do meu coração. Eu mesma me sinto bem dizendo.
    Ah! como tenho andado muito sem tempo, já aproveitei para olhar os posts anteriores (não gosto de perder nada) e enviei o link do Regra das Mulheres para várias amigas (e amigos também). Vamos ver o que eles vão achar.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Novamente em minhas visitas vejo a verdadeira fonte do amor. Aquele que brota puro por entre as pedras!
    Marli, belíssimo texto!!
    Adorei mesmo!!
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  17. OI Marli, eu aprendi, com o tempo, a ouvir este eu te amo dos pequenos gestos. O Vi é contido nas palavras, mas efusivo nestas pequenas (e grandes) demonstrações de amor do cotidiano. E vejo que são mais fortes do que apenas palavras. Você disse tudo! É preciso não esquecer, não apenas de reconhecer, mas de praticar.
    Amei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marli! Adorei o "amor nosso de cada dia", ele é tão necessário quanto o pão nosso de cada dia mesmo. Foi muito bacana parar para perceber o amor nessas atitudes que muitas vezes achamos fazer parte de alguma rotina, mas é o amor se fazendo presente entre as pessoas. Um grande abraço, amanhã farei o sorteio do livro. bjus

    ResponderExcluir
  19. Ei Marli!
    Obrigada pela sua participação! Como sempre, muito sábia!
    De fato o "cotidiano tem muitas demandas" e são nos pequenos detalhes que dizemos Eu te amo.
    Precisamos mesmo praticar o amor!
    Mais uma vez obrigada.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  20. Marli, por vezes encontramos o amor em pequenos gestos, que se tornam grandes aos olhos de quem os recebe.

    Um abraço

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  21. Boa noite querida!
    Parabéns! Sua paraticipação está linda.
    Nos simples gestos estão guardados os mais lindos gestos de amor.
    Amar é se doar totalmente ao outro sem egoísmo.
    O amor é a essência do viver.
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  22. Pois é Marli...só queremos o grrrrande amor...e nos esquecemos que são esse pequenos gestos que não só são prova de amor, como nos fazem amar a vida!
    Como sempre muito bom seu texto.
    TERNURASSSSSSS

    ResponderExcluir
  23. O ¨eu te amo¨ é,verdadeiramente,
    dito em pequenos gestos, atitudes
    e outras demonstrações silenciosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Pequenos gestos de carinho falam mais que palavras e sustentam a chama do amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Muitas vezes esse "eu te amo", não precisa ou não está explícito nas palavras, mas embutido nos pequenos gestos do dia a dia. A gente até cobra as palavras, mas não vê as atitudes que falam muito mais sinceramente que a boca. Gostei do texto. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marli, vim convidá-la para o lançamento de ‘O Último Mensageiro’, livro que autografo na próxima quinta feira, 16/12, a partir das 18hs30 na Livraria da Vila (Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo/SP). Voce tá um pouco longe rsrss, mas e puder apareça por lá!

    PS: o livro também estará disponível no blog do mensageiro a partir do dia 16

    ResponderExcluir
  27. Olá Marli!

    Em diferentes palavras expressamos o mesmo direcionamento para reflexão do amor e do dizer "eu te amo" na linguagem cotidiana, dos gestos e ações.

    Excelente participação!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns por essa onda de amor em blogagem coletiva!!! adorei a idéia do efeito cascata... essa é minha primeira visita! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  29. Marli me encantei com o seu texto por inteiro, mas essa frase é de uma incrível sabedoria: "O cotidiano da vida tem muitas demandas, mas é fundamentalmente um dar e receber. São atitudes".

    Um beijo

    ResponderExcluir
  30. amor tem váras faces, fato, mas ele existir, precisa intercalação de todas estas faces...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli