terça-feira, julho 20, 2010

O LEITOR NOSSO DE CADA DIA

Olá!
FELIZ DIA DO AMIGO!

Quem tem amigos, tem tudo, quem não os tem, não tem nada.
Graças a Deus, tenho vocês.
Obrigada por existirem.

Um grande beijo.
* * *

Li uma crônica no Blog do Cacá e andei pensando a respeito do assunto que ele aborda com tanto brilhantismo, naquele espaço. Trata-se de livros e leitores. Segundo entendi, o crescimento do número de leitores não estaria acontecendo na mesma proporção do crescimento do número disponível de obras para a publicação, resultando no reinado absoluto das editoras, muito mais agora do que no passado. Em resumo, o número de leitores está diminuindo.

É verdade. Mas em homenagem as soluções --sempre bem vindas--, resolvi mudar o ponto de vista. Na verdade, venho concluindo que as editoras não estão com essa bolinha toda, e que há muita gente lendo, e lendo muito, até demais. O que falta são compradores para os livros que estão lá nas livrarias. E por que isso acontece? Well. Por várias razões, que no meu leigo pensar, gravitam em torno: do preço, da necessidade e da existência de outras mídias.

Deixarei de lado o preço, porque falta de dinheiro não se discute. E necessidade também, pois tem a ver com prioridades, e portanto focaliza outras variáveis. Lidarei aqui, apenas com os leitores que têm dinheiro. São esses os que me interessam nessa abordagem.

Veja bem. Vivemos cercados de uma diversidade infinita de linguagens: faixas, imagens, outdoors, publicidade, etc. Encaramos todos os dias uma poluição de textos e imagens, um mega bombardeio, que acabamos ficando sem fôlego para nos dedicar a uma leitura plena no sentido estrito da palavra. Suponho que para o escritor e para as editoras isso seja terrível, pois, a produção literária pode muito bem acabar nas prateleiras, o que, de certa forma confortaria a tese da supremacia das editoras devido à falta de leitores. Mas, acho que não é por aí, pois esse contato reincidente com os textos do cotidiano derruba a idéia de que as pessoas não lêem, de que faltariam leitores para os livros. Lêem sim, e demais. É que estamos diante de outro tipo de leitores. Os novos leitores. E esse é apenas um dos problemas.

Observo também, que ao par do tal bombardeio de leitura, os livros impressos estão tendo que lidar, em desigualdade de condições, com os arquétipos, que nunca estiveram tão em alta como agora, restando a impressão de que o potencial intelectivo produzido pelas pessoas que escrevem é sempre de menor valia. E aqui incluo também os óbices trazidos pelas linguagens da internet. Lembrando que a tecnologia computacional balançou a própria epistemologia da aquisição do conhecimento.

Noutro giro, quando afirmamos que faltam leitores, (se quiser pode ler compradores,) nós o fazemos partindo geralmente de um determinado padrão de leitura nosso, de conteúdo subjetivo, paradigmático. E da mesma forma deve estar acontecendo com os editores em relação aos autores. Todos partem de um critério próprio e geral. (Ex. faltam leitores para os livros impressos, ou os autores não estão escrevendo nada que agrade, ah, esse tipo de assunto não vai vender, etc e tal). Por óbvio a resposta a esse critério geral, será igualmente geral: não tem leitor. Ops! De volta ao ponto inicial. Mas já vimos que não é bem assim!

Ora, se temos a constatação de que os livros não estão vendendo, e sabemos que tem leitores, urge uma revitalização nessa área. E vou anotar aqui, minha opinião, só uma opinião leiga, please. Antes de me crucificar, lembre-se disso. Rsrs.

Abandonada a tese da falta de leitores, que tal focalizarmos as mídias? Que tal descobrir objetivamente que tipo de leitura afasta ou conquista os leitores nesse novo mundo povoado de apelos tão diferenciados? Em que tipo de livros tais leitores estariam dispostos a investir seu tempo e seu dinheiro? Seriam os livros impressos? E a ecologia? E o e-book? E as outras mídias? Qual o papel das editoras nesse remanejo literário? Sei lá, mas, para mim, essas são discussões relevantes que devem ser postas na mesa, de imediato, pois os novos autores aí estão, e os novos leitores também. E todo mundo precisa viver do seu trabalho.

Acredito sinceramente na possibilidade de convivência harmoniosa de todas as mídias no que se refere à produção textual, à criatividade e ao ganha-pão de cada um. Como? Ainda não sabe como fazer? - Quá! - Nem eu. Rsrs. A única coisa que sei é que o mercado editorial não anda lá essas coisas. Que não há falta de leitores. E que há os novos leitores do admirável mundo novo midiático. E que esses leitores estão aí, esperando para serem conquistados pelos autores e pelo mercado, sob outros prismas.

Beijos.

16 comentários:

  1. Olá Marli, saudações mesclados a felicitações do dia do amigo!! ;)

    Perfeita sua colocação sobre o assunto, que de fato assola as editoras.
    E divido de sua opinião, leitores existem sim e aos milhares, certamente as mídias hoje encontradas surtem efeito sobre as impressas, no entanto se a própria editora os valorizassem mais acredito que poderia sim haver uma harmonia...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia do Amigo querida!Melhor dizendo, feliz noite,hehehe
    Como sempre, você trouxe para nós um grande tema que merece uma grande reflexão.
    Sou à moda antiga, gosto dos livros impressos, gosto do cheiro dos mesmo, gosto de virar suas páginas,rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Marli passando para deixar um beijo por hoje!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite e feliz pelo dia do Amigo Marli!
    Esse tema é daqueles que rende!
    Eu gosto dos livros na mão...como diz a Yoyo!
    Mas será que os jovens estão lendo como nós líamos?
    Hummm...tudo está tão diferente, não é?
    Um beijo grande.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli

    Nasci e me criei entre livros e mais livros e meus filhos seguiram o mesmo caminho. Sempre fui incentivadora e ainda acho que esta é a solução.
    Muito bom o teu tema e comentários com relação a editoras, leitores e tudo mais. "Dá pano pra manga".
    Concordo com tua frase final:
    "...os leitores estão aí, esperando para serem conquistados pelos autores e pelo mercado...", mas ainda acho que é uma questão de cultura familiar.
    Vichh, esse assunto vai longe.
    Tem chimarrão aí? 'Tô' chegando pra prosa.rsrs

    FELIZ DIA DO AMIGO!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Muito bem lembrado e explicitado em seu texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Dizem e com razão que um bom livro é um bom amigo, Fala-nos no silencio das suas páginas.
    Está sempre disponivel na hora em que precisamos de olhar para ele.
    Os hábitos de leitura começam em casa e na escola. Hoje as pessoas vêem muita telenovela e tv e poucos livros

    ResponderExcluir
  8. É, minha amiga, pelos comentários dá pra ver que é mesmo um assunto que da pano pra manga. Eu estou usando vários "termometros" de leitores. Um deles é ir muito a livrarias e lançamentos de livros. Esse mes já fui a três. O que me parece é que dá aquela sensação de "mais do mesmo". Os velhos leitores, acompanhados de um ou outro novo leitor. Jovens, são umas raridades nas livrarias e lançamentos. Também participei da ultima bienal do livro de BH e o que vi nos 5 dias em que fui, foram as mesmas caras, quase. De qualquer forma, as novas mídias abertas pela internet, potencializaram, sim (ou deram visibilidade?) o número de leitores. Adorei o artigo. Vamos nos falando por aqui. Abraço amigo sempre! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o problema é que as editoras não investem. Nem nos autores, nem em meios de promoção.

    É um pessoal que está parado no tempo. Falo por experiência própria. A editora onde meu irmão trabalha pagou a ele cem reais por toda a Bienal de BH, que foi fraquíssima.

    Uma editora que não valoriza seus funcionários já começa por aí a fazer propaganda contrária.

    As Editoras mais tradicionais tb não abrem espeço para que seus autores decidam sobre suas obras. Nem a capa. Mais uma experiência própria.

    Na seleção de títulos, vale mais um "vampiro estrangeiro" que um autor nacional.

    Para variar, a nossa cultura fica sempre na categoria dos "alternativos". Livros de auto-ajuda, mediúnicos, espiritualistas são mal vistos pelas editoras, mas são um sucesso entre o público.

    No fim das contas, sabe o que eu acho? Que as editoras precisam mesmo, urgentemente, de uma boa assessoria de marketing. Estou §as ordens.

    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Florzinha, hoje estou passando rapidinho só pra te deixar um beijinho de boa tarde!
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que as editoras parecem estar satisfeitas com o mercado. O comodismos deles só pode significar satisfação. Vai saber.

    No mais... queria agradecer a grande honra que me destes com a sua visita no meu espaço. Obrigada!

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  12. MARLI: bem sei que o dia está a acabar... feliz dia do Amigo!
    Beijitos
    Mª ELISA

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marli!
    Simpatia de colega, obrigada por sua opinião culta e valiosa no nosso espaço.
    Amiga, a mídia de hoje e a de ontem e, infelizmente, a do futuro só visa lucro com autores consagrados, eu acho que é por aí.
    Olha, essa história editorial é uma vergonha. Tem gente boa demais escrevendo bem demais e podendo ser aproveitada, mas eles ligam? Qual nada!
    Muitas editoras bateram à minha humilde porta, mas queriam que eu os pagasse horrores. Olha, nem os respondo mais. Meu livrinho é esse, virtual e gostoso onde faço amigos (as) como você.
    E viva ao Dia dos Amigos!!!
    Tamos aí!!!Rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá Marli! Obrigada pela visita em meu blog e passando agora pelo seu fiquei encantada. Serei sua seguidora e estarei sempre por aqui, assim como será sempre bem vinda ao meu.
    Quanto ao seu post, adoro ler e nada como um bom livro impresso para isso, para ler as notícias a internet é muito mais ágil, mas para outras literaturas prefiro o "papel" mesmo... rsrsrs
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. oi, amiga Marli!!!!!!!!!!!!!! Vortei, como dizem... e mjá vi que tenho muito o que ler por aqui!!!!!!!! Até parece que estive um ano fora!!!!!!!!!!!!!!!
    beijos...

    ResponderExcluir
  16. É algo complicado, pois você apontou algo que relamente não tinha pensando, é investido muito na propaganda, mas será que se este dinheiro fosse revertido em incentivos para novos leitores (livros doados a escolas, bibliotecas e etc) não gerariam mais leitores?

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli