sexta-feira, julho 02, 2010

BASTARDOS INGLÓRIOS

Olá!

Obrigada pelos comentários. Fiquei feliz, vi que gostaram dos dizeres da Clarice. Também pudera, ela é maravilhosa. Seus textos são sempre atuais e sempre se prestam a novas interpretações, sempre se renovam.

Gente, que legal, todo mundo esperando minha idéia(?!), rsrs. Não criem expectativas, please, vocês vão ver, é só uma coisinha bem simples pra gente interagir.  Agora, ao post, enjoy!


* * *

Assisti ontem em DVD, (meio atrasadinha, eu sei), o filme "Bastardos Inglórios", com Brad Pitt, Mélanie Laurent e o excelente Christoph Waltz, sob a direção de Quentin Tarantino.


Para início de conversa, já vou dizendo que adoro os diálogos de Tarantino e que, mesmo que o filme nem fosse lá essas coisas, os diálogos o seriam, claro.

O filme tem um enredo simples mas genial, e a trilha sonora é ótima. Quando acaba a gente está com a cara sorridente. Tarantino idealiza uma nova forma para terminar a segunda guerra. E os diálogos, como sempre, são inteligentissimos e tocantes. A comparação do rato com o esquilo, ambos roedores, é sensacional. Adoro filmes assim.

Tem um personagem que rouba as cenas. Não, não é o Brad Pitt. Aliás, o Brad Pitt é o protagonista e está ótimo, caricato, interpretando o caipira e tosco Aldo Rayne, (esse personagem me lembra muito John Wayne, nos bons tempos). Mas o ator a quem eu estava me referindo, é outro. É Christoph Waltz, ator austríaco, que interpreta o coronel nazista Hans Landa, o "caçador de judeus". Ele tem um talento impar, e seu vilão, quando aparece, rouba todas as cenas. A gente não consegue ficar impassível diante de sua interpretação. Taí ele pra você ver.



Não achei o filme tão violento como me falaram. É que venho notando que Tarantino tem um "dom", ele consegue apresentar a violência de uma forma impactante, mas ao mesmo tempo, digamos, estilizada, que conseguimos ver sem maiores problemas. Até as pauladas e escalpos a gente consegue encarar. É o tipo de violência que não admite meio-termo ou se ama ou se odeia. Mas, vamos combinar, quem de nós nunca teve uma vontadezinha de tirar um escalpo daqueles nazistas engomadinhos, hein!

No decorrer do filme, acompanhamos duas tramas que seguem paralelas, ambas buscando suas próprias vinganças: A do grupo de Aldo Raine (Brad Pitt) e de Shosanna (Mélanie Laurent, fabulosa). Mas o interessante é que as duas vinganças são "do bem", e Tarantino, com habilidade de mestre, deu um jeito para que elas não competissem entre si na preferência do espectador.
  


Leia o resumo que tirei do portal de cinema:

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus testemunha a execução de toda a sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. A moça escapa e viaja para Paris, com a forjada identidade de dona e operadora de um cinema.

Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como The Basterds, o grupo de Aldo acaba tendo como nova integrante a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark, que tem a perigosa missão de derrubar os líderes do Terceiro Reich.




Tarantino o é considerado pela crítica especializada, como um dos maiores diretores do cinema contemporâneo.

Com poucos filmes, ele já mostrou a que veio.


Era isso. Fui.
Beijos.

18 comentários:

  1. Oi amiga,
    Saudades do seu blog.Tenho andado meio sumida, é verdade mas sempre que posso venho ler seus textos maravilhosos.
    Quanto ao filme vou tentar vê-lo esse fim de semana.Gostei da dica
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi, e te confesso, não sou muito fã do Tarantino não, acho os filmes dele extremamente violentos e detesto violência. Mas meus filhos gostaram muito, qq dia tomo coragem e vejo...quem sabe eu goste? bjs.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o filme, sendo que eu não vi ainda o filme...

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse filme e vou te contar, o Tarantino é tudo! O filme é muito interessante na abordagem da Guerra e fica a duvida, será que realmente existiu algo do genero durante a guerra?

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli

    Ando meio afastada de filmes, mas o pessoal aqui de casa viu e adorou.

    Maravilhoso final de semana para vc.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Adorei o filme, no começo quase passei mal, é muito violento, mas quando pensei que era um devaneio de vingança foi possível assisti-lo e gostar muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli, tudo bem?

    Conheço muito pouco do eu trabalho, mas por se tratar de um estilo de filme que não curto muito, então não tenho opinião formada.

    Mas se as histórias que ele dirige não despertam meu interesse, pelo menos uma tua eu gostaria de saber...rs...passa lá no blog pra ver...ok?
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Tarantino no seu melhor, Marli, desde a primeira parte do Kill Bill. Adorei logo a frase de abertura, como se se desse inicio a um conto de fadas: "Once upon a time...in Nazi occupied France."
    Uma fantasia de vingança surreal que bem que desejamos que tivesse mesmo acontecido no real...A violência de Tarantino não me perturba...vejo-a como estética estilizada.
    Sou fã.

    BEIJOSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. Eu tô mais "atrasadinho" do que você. Não tinha visto ainda e vou ver neste fim de semana mesmo, aproveitando a deixa de sua ótima dica. P.S: Publiquei a crônica da qual lhe falei lá no meu blog. Abraços. Ótimo final de semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  10. Marli querida, ainda não vi este filme...valeu a dica...

    Lindo final de semana pra ti...pleno de serenidade... beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Marli,
    comprei esse filme, mas nunca consigo terminar de assisti-lo. hehe Nessas férias, vou tentar ir até o fim. hehe Seu comentário deixou-me empolgado. Ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli,
    Eu gostei bastante do filme, argumento, realização, interpretação, está de facto muito bom. Há certos filmes, que tenho que ver no cinema, há um outro envolvimento e concentração, que por DVD se perde.
    Tarantino, não é de modo nenhum um dos meus directores preferidos, uns filmes gosto mais que outros, filme dele que muito me impressionou foi Pulp-Fiction, por cá passou com esse nome. O que refere aqui o título era «Sacanas sem Lei»
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  13. Se você se achou tardia, imagine eu, que ainda não vi o filme. E digo mais, não li sua postagem,apenas anotei a sugestão. Nunca leio sobre os filmes que não vi, para poder vê-lo com meu olhar e depois volto aos textos.. hehehe
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marli,

    Não assisti infelizmente esse filme bem aclamado, porém sua resenha me fez ter a curiosidade de assisti-lo. Christoph Waltz, soube que foi um grande merecedor do Oscar, Quentin Tarantino é indiscultivelmente um excelente diretor (Pulp Fiction - Tempo de violência) gostei bastante.....

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  15. Ainda nao vi, mas vai já para a lista, adoro Tarantino e adoro filmes da segunda guerra, tenho uma ligaçao especial com ela...
    Adorei a sugestao.
    Bom findi!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse filme. Assisti no cinema e depois em DVD. Uma mistura de sofrimento, ação, comédia e amor. Muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli,
    nem eu tb vi esse filme, bem lembrado, meu marido me tinha falado tempos atras. Ele sabe que eu tb adoro o Tarantino.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. ótima resenha, tb acho o tarantino fascinante. e é tão kitsch a violência dele q não nos incomodamos muito. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli