domingo, julho 04, 2010

NOS EMBALOS DA CARA FEIA

Olá!

SOMOS TODOS DIFERENTES

Nesse mundo não há mais lugar para os mandões, arrogantes, prepotentes e presunçosos. Está na hora das pessoas se darem conta e serem mais cordiais e solidárias umas com as outras, pois nunca precisamos tanto dos nossos semelhantes, como nos tempos atuais, em que tudo-muda-todo-o-dia, e a segurança fugiu de nós. E além do mais, temos de conviver com os acasos, os infortúnios, que não acontecem só com os outros, eles podem atingir você, eu, todo mundo e mostrar que no final das contas, ninguém está em condições de recusar algum tipo de ajuda. O mais poderoso socialmente pode muito bem precisar daquele que não tem nenhum poder e vice-e-versa.

Num dia de temporal, da varanda de minha casa vi a fúria do vento e a chuvarada cair. Confesso que senti um medo maior que o mundo, mas também confesso que naqueles poucos instantes em que a ventania impiedosa devastava o sonho de tanta gente, meu pensamento fixou-se na nossa impotência e pequenez diante da natureza agigantada e enfurecida. Naquela hora, a gente só podia... rezar.

Numa outra ocasião também, meu avião não pôde decolar devido ao terrível, abominável temporal. E fomos obrigados a aguardar dentro da aeronave, de portas fechadas, mais de hora, até que o tempo permitisse a decolagem. Só eu sei, naquela noite, o quanto desejei estar perto de minha família, meu marido, meus filhos, netos, minha casa, enfim, de todos os meus afetos. Tão longe e inacessíveis de mim.

Nem os reis e presidentes, nem os juízes e os doutores poderiam modificar nenhuma daquelas situações. Estávamos todos reduzidos a nossa humanidade, reféns de nossa insignificância. O acaso ali estava, bem no meio do caminho, sujeitando a todos nós, independente de nossas diferenças sociais e econômicas.

Uma coisa que venho notando é que na hora do sufoco todo mundo é igual, somos todos irmãos! Ahã. Mas quando a vida volta ao normal, volta também o embalo insalubre da cara feia, do mau humor, da presunção e da arrogância. Socializa-se a desgraça e capitaliza-se a alegria. Que coisa mais angustiante é esse tipo de vida. Fico pensando no que essas pessoas sentem, no que as leva a viverem assim, se achando. Sei lá, parece-me que jazem envoltas numa fantasia de onipotência, parecem anestesiadas.

Avemaria, tá na hora de acordar! É hora de reconhecer que efetivamente ninguém é igual a ninguém, somos todos diferentes. Mas é preciso aceitar o fato de que nossas diferenças não podem servir de motivo para que uns se julguem maiores e melhores que os outros, e os tratem com desdém, numa relação inexplicável de arrogância e presunção. É urgente um remanejo de atitudes.

Quer saber? Nesse mundo cujo dinamismo, por vezes, apresenta-se tão exacerbado e tão complicado, a cordialidade não é favor, é necessidade. E a solidariedade também. Se houve um tempo em que a sociedade tolerou atitudes hostis, hoje em dia ninguém mais está com paciência para ser espezinhado. Ao que tudo indica, o saco encheu.

Valeu gente. Fui.
Beijos.
Imagem aqui.

26 comentários:

  1. Querida Marli,
    Apesar de tudo isso que você falou, que eu concordo plenamente, acho que hoje em dia o mundo vive uma escassez de solidariedade, cordialidade, gentileza.
    O que vejo é cada vez mais cureldade, prepotência, ambição desmedida e coisas bem piores.
    Desculpe-me mas é o que penso.
    Bjo e boa noite

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    E esse pica-pau aí na arca? Covardia!...
    Eu também percebo que ,às vezes, somos solidários só quando estamos dividindo o mesmo infortúnio. Passada a tempestade, a bonança é desfrutada por cada qual no seu canto.
    Um grande beijo
    P.S.: Sabia que amanhã tem votação de novo?

    ResponderExcluir
  3. Marli, essa charge vem com uma frase, que enfeita muito bem o seu texto. Diz que em toda e qualquer situação tem um F.D...(*$#&)! Pois é! Os presunçosos, arrogantes, prepotentes e maiores responsáveis pela miserabilidade, são exatamente assim, embora engravatados e na mordomia do poder.

    São os melhores mestres em socializar a desgraça e capitalizar a alegria! E quantos ainda aceitam o "cabresto", a rédea e o arreio!

    Precisamos acordar, definitivamente, para a cidadania!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bela e sábia crônica, Marli. Gentileza, solidariedade e amor autênticos por todos é o que mais precisamos nos dias atuais. Parabéns!! Uma ótima semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Ainda acredito e muito na bondade do ser humano. Belo e reflexivo texto amiga.
    Bjos achcolatados

    ResponderExcluir
  6. Seus textos são sempre tão reflexivos. Não há dúvida que na hora do desespero nos tornamos mais próximos, mais humanos. Não sei se estou me tornando mais otimista, mas acho que estamos nos tornando mais solidários.
    Muito bom

    ResponderExcluir
  7. Marli, olha numa parte do texto voc~e diz: "na hora do sufoco somos todos irmãos"..rsrsrs nossa..que verdade, e isso presencio constantemente, infelizmente.

    beijos e Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Marli,

    há uma necessiadade de sermos cordiais, compreensivos, pois sabedores da própria fragilidade como seres humanos. No entanto, tem aqueles que não conseguem ainda se verem iguais a todos porque o orgulho e o egoismo encobrem qualquer sinal de lucidez. Mas, estes, infelizes, irão aprender pela dor porque serão tocados em seus pontos fracos e mostrados a todos as suas fraquezas. Isso dói demais, muito mais do que imaginamos. Assim, o mundo um dia há de ser um mundo pacífico. Tenhamos confiança nisso e façamos sempre a nossa parte!!!

    Minha amiga, beijo de luz em teu belo coração e que possas ter uma excelente semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli!
    Que texto bem escrito e que idéias coerentes você tem para nos mostrar!

    Adoro muito tudo isso...rs...

    Eu sou por vezes descrente e em outras ocasiões (maioria), uma eterna otimista. Eu vejo tanta solidariedade nascer no meio das tragédias e pessoas simples se tornam grandes, muito maior que todas as pessoas más intencionadas juntas.

    Uma vez vi uma crônica do Alexandre Garcia, comparando um gesto solidário na época do terremoto do Haiti com um ato deslavado de um desses põedinheironacueca, e o segundo pareceu tão insignificante perto da pessoa humilde, mas grandiosa de coração, que se fosse comigo, eu doava tudo e ia pro Haiti lavar os pés daqueles voluntários, de tão vergonhosa que se fez a situação do corrupto.

    É isso... não sei se fui clara, cansadinha por hoje.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto Marli,
    'Se socializa a desgraça e se capitaliza a alegria'
    Qualquer um vai dizer que passou por momentos da 'socialização' como as que vc passou, mas poucos se dão conta que tudo são 'provas'.
    Oxalá se todos ficamos atentos a esses deslizes da alma!!
    amiga, beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí. deixemos de carrancas e prepotências. Beijos linda semana. Que encontre muitos sorrisos por aí.

    ResponderExcluir
  12. Falou tudo Marli.
    Belo texto.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Marli, amiga!
    Simplesmente AMEI o teu texto...
    Saio com varios sorrisos no rosto!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  14. Uma coisa que venho notando é que na hora do sufoco todo mundo é igual, somos todos irmãos! Ahã. Mas quando a vida volta ao normal, volta também o embalo insalubre da cara feia, do mau humor, da presunção e da arrogância. Socializa-se a desgraça e capitaliza-se a alegria.
    Eu concordo principalmente neste resumo.
    Mas o que fazer?
    Ser de bom humor já é um item bem bom!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga
    Gostei do seu blogue.
    Está muito bom.
    Parabéns
    Bjos
    Maria

    ResponderExcluir
  16. Olá minha querida amiga Marli Borges, muito bom! Realmente, precisamos mudar a cara e abrir mais o coração para a alegria, para o prazer e deixar fluir toda a energia positiva de dentro, para uma bom viver e se relacionar mais alegremente com todos, parabéns pelo belo texto.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  17. Marli, você já está virando minha ídola. rsrs. É porque seu pensamento me parece tão próximo de minha forma de enxergar a realidade.. Olha só o que eu tinha escrito lá no RL ontem: A natureza nos fez diferentes biologicamente, psicologicamente e nós nos juntamos para provar que temos que ser diferentes socialmente e economicamente. E isso se tornou culturalmente trágico. Um abraço grande e ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  18. Adorei querida Marli...concordo plenamente com você...bobagem crer que apesar de sermos tão individuais em características, podemos viver isolados do mundo...todos de alguma maneira precisam de todos...e especialmente em maus momentos vemos o quanto somos também tão parecidos.
    Linda semana pra ti!
    Beijinho
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. mandou bem. maravilha. é bom começar a semana assim, com uma amiga dizendo coisas que todos deveriam ouvir. boa semana

    ResponderExcluir
  20. Até porque, como dizia alguém: THERE IS NO JUSTICE JUST US...
    Muito bom seu post!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  21. Oi Marli concordo com o seu alerta e mais...enquanto todos nós não aprendermos que somos iguais, todos padecerão. Não importa a cor da pele, a religião, nada. O que importa mesmo é o sentimento de solidariedade. É a generosidade de todos os dias.
    Amanhã estarei por aqui para ler sua história.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  22. "Nossenhora", Marli.

    Que espetáculo de texto.
    Menina, vc falou tudo e muito bem por sinal.
    A limitação do ser humano só é sentida quando o mal que pensamos ser só do outro, nos atinge.

    Isso precisa de ser publicado em um órgão de maior alcance.
    Muito bem! Aplausos para ti.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  23. Marli,
    Legal mesmo o seu texto e só podemos concordar com tudo, afinal o "cerumano" ainda não se tocou que para ser feliz tem que ser bom, amigável e ter compaixão.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  24. Eita mulher arretada e sábia! Falou tudo e bem! Concordo e assino embaixo! Beijão.

    ResponderExcluir
  25. Sua crônica verdadeira, aborda um dos aspectos mais difíceis da vida humana - a convivência entre os iguais. Homens ou mulheres, não importa, somos iguais perante Deus e nos fazemos desiguais de acordo com as oportunidades que recebemos de graça - que para uns chegam após grande esforço e para outros após esforços até maiores, não chega e outros ainda, sem qualquer esforço recebem. E isto você magnificamente relata nos dois últimos parágrafos desta excelente conversa.
    Adorei vir por aqui, estou te segindo, também.

    ResponderExcluir
  26. O mundo está precisando de solidariedade, gentileza e sentimento fraternal. Lindo texto. Beijos.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli