quinta-feira, maio 26, 2011

OURO EM PÓ

Mão-de-obra-qualificada-sem-restrição-de-idade. Eis a moderna visão de mundo, a nova realidade que está surgindo. Nessa visão de mundo, a velhice não é mais computada pela data de nascimento, mas sim, pela velhice de espírito. Já tenho visto em vários lugares pessoas sugerindo, inclusive, que paremos de chamar de idoso o pessoal da faixa dos 60, mas, bom... isso é outra conversa. Cá  entre nós, velho mesmo é o sujeito preguiçoso, emburrecido, desanimado, desatualizado, tenha a idade que tiver. Não há limite de idade para se trabalhar num restaurante, num supermercado, numa loja de conveniência, numa livraria, numa loja de som, numa locadora, etc. o que define o bom funcionário é sua disposição e capacidade. Um(a) jovem na faixa dos vinte pode muito bem ser um péssimo atendente, ter má vontade para realizar um serviço e não entender nada do métier. Um velho também. Ou tudo ao contrário. Nada disso é privilégio de uma faixa etária somente. Eu, por exemplo, sou uma bola murcha, uma anciã, pra trabalhar na cozinha, lavar e passar, e se tivesse que trabalhar numa locadora, nem pensar, rsrs, mas ainda sou uma criança quando ando em busca das coisas que realmente gosto de fazer, como estudar, advogar (no terceiro setor, óbvio) ler, escrever, brincar com os netos, fazer meus origamis e, mais recentemente, blogar. ;)

Enfim, como eu ia dizendo, o mundo está mudando. Se na vida social a maturidade parece ter se transformado num valor obsoleto, na vida profissional, pelo menos na minha, a maturidade pegou bem. E não preciso me vestir como uma jovem. As instituições que atendo, são, a meu ver, uma prova concreta dessa moderna visão de mundo. \o/

Marli Soares Borges

21 comentários:

  1. Marli, ainda bem que em determinadas profissões a terceira idade tem seu devido valor. Quisera que nenhum de nós sofrêssemos tantas discriminações numa fase em que se pode render muito ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Marli.Eu que o diga.Sou aposentada, mas continuo na ativa.Trabalho num departamento de Informática como Assessora.Adoro.Tenho uma energia de menina.Ser produtiva é bom e amacia os caminhos da vida.E assim vamos.Gosto dos teus textos. Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  3. Já não era sem tempo essas boas mudanças né?! O que vale é o espírito e conhecimento. Amei o post MontÃO DE BJS E ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Olá Marly
    Muito bom que as coisas estejam mudando. Ser velho não significa ser incapáz, ao contrario, toda a experiência acumulada, é de bastante valia na hora de procurar uma colocação.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Absolutamente de acordo. A velhice não é resultado de um dado cronológico, mas há que fazer por isso.
    Felizmente é cada vez mais discordante a idade cronológica, da biológica e social.
    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, minha amiga! Está certíssima. A velhice é mesmo um estado de espírito que pode se encontrar em qualquer idade. E, com relação ao mercado de trabalho, ainda esta semana eu assisti uma reportagem sobre empresas que estão chamando de volta para o trabalho alguns profissionais aposentados reconhecendo a necessidade dos mesmos repassarem as suas experiências para os profissionais mais jovens. Achei muito legal e inteligente essa nova visão empreendedora. Um abraço, minha querida.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha Marli !!
    Uma das coisas que me chamou demais a atenção aqui na Florida, foi encontrar uma quantidade enorme de pessoas acima dos 60 trabalhando em lojas e supermercados.
    E exatamente como voce falou, com uma atitude de tirar o chapeu, deixando qualquer pessoinha de 20 anos babando de inveja.
    Tenho certeza que quase todo nos temos algum exemplo de alguem que conhececemos com esse tipo de atitude em nosso circulo, seja em casa, nas amizades, na vizinhança, virtualmente...rs.
    Acho maravilhoso a sociedade finalmente aceitar esa nova realidade!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. De pleno acordo, Marli, assino em baixo do seu texto.
    Beijos

    PS - só não consigo advogar... rs... Afinal, esse nunca foi meu métier... rs...

    ResponderExcluir
  9. Não podemos deixar de pensar que tempos vividos são possibilidades de experiência, mas muitos passam pela vida e não a experienciam, não vivem, ficam "a ver návios" apenas reclamando.
    Não sei se realmente estamos tendo mudanças, mas certamente se não houver o mundo estará perdido, pois a população envelhecida cresçe a passos largos.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. MARLI, viva nós e nossa disposição para a vida. Conheço muitos jovens caquéticos,sem ânimo para coisa alguma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que digam, as caixinhas que eu pinto, as mandalas que eu crio, os tecidos que eu transformo...Acho que se fosse mais jovem, não teria esse poder de concentração que todo artesanato exige. Estou feliz com a minha maturidade, foi com ela que aprendi valores que eu havia esquecido...Beijos querida.

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga!

    Verdade.Senti isso na pele que o campo
    profissional vai se afunilando quando passamos dos 40!
    E tambem émais um desfio para quesejamos
    criativos e audosiosos.

    ResponderExcluir
  13. É isso aí Marli. Falou tudo.
    Assino embaixo.
    Sempre digo aos mais novos que, apenas sou jovem há mais tempo que eles, mas talvez até mais alegre, feliz e livre, além de experiente.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. Amiga,

    Aplausos para teu post. Desde ontem tentava responder, mas o Mr. Google não me permitia entrar.
    Concordo plenamente com o que tu aqui escreveste com tanta sabedoria e maestria.
    Somos jovens de espírito, de alma leve e de bem com a vida!
    Eu era chamada de "dinossauro" em meu trabalho, onde fiquei no mesmo banco por 32 anos, mas posso te garantir que era muito mais produtiva do que muito novato!
    Agora sou uma jovem tia aposentada estudando para um outro concurso pois ainda sou muito nova para ficar mofando em casa!

    Beijinhos querida!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  15. Oi,Marli!Com certeza o mundo está mudando e ser velho ou jovem é como tu mesma disse mais uma questão de estado de espírito do que de qualquer outra coisa.
    O mundo está envelhecendo,os jovens em breve serão minoria, então temos uqe nos preparar para isso.
    Uma ótima semana!
    beijosss

    ResponderExcluir
  16. O que acontece máo de obra mais jovem é mais barata...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli!!

    Seria bom que todos soubessem dar valor a quem é devido! Tem empresas dando preferencia aos jovens, recém formados e saídos das universidades, "limpando a casa", dando novos ares... como se os jovens viessem com a experiencia, bagagem e fidelidade que os mais velhos possuem. As entrevistas de emprego, para quem já passou dos quarenta, chegam a ser constrangedoras (embora estejam camufladas com outras palavras). É necessário saber fazer um "fifty-fifty", assim, jovens e experientes terao seu lugar, mérito e oportunidade!

    E ahhh, aposentadoria deveria ser escolha de quem trabalha, por livre e expontanea vontade, pois essa tb é uma questao, que quando condicionada pela empresa, faz muitos aposentados se sentirem inúteis, quando ainda estao em pleno vigor e tem muito para oferecer!
    Muito importante o seu post!
    Boa semana e beijao!!!

    ResponderExcluir
  18. Graças a Deus,né Marli?
    Ainda bem que as coisas estão mudando...tô chegando lá e me recuso a "enfiar minha viola no saco" se é que me entende...rs...beijos.

    ResponderExcluir
  19. Marli
    Eu sou como você. Pra trabalho de casa, cozinha, já me aposentei há muito tempo. Mas na realidade, me aposente do banco e abri a firma com meu marido. Acho que vou me aposentar só daqui uns 15 anos ainda. Enquanto tiver energia, estamos aí.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Marli, não há mais o que comentar, pois não tem como discordar de que o idoso é aquele da cabeça, lógico que em determinado tempo o nosso corpo já não vai agir como o pretendido em diversas tarefas e também há pessoas certas para cada atividade, eu diria assim.

    Penso que venho levando bem cada ano que passa respeitando todos os limites.

    Xeros

    ResponderExcluir
  21. Marli:
    1º gostaria de agradecer sua participação na minha Sinopse Semanal.
    2º - você é advogada????
    E por último, concordo com você, especialmente na parte em que escreveu que é bola murcha na cozinha, rsrsrsr.
    Pois também não tenho vocação pra dona de casa.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli