quarta-feira, maio 04, 2011

PRIORIDADE

Olá todo mundo!

Obrigada. Adorei os comments no post 'Os Injustiçados'. Li todos eles com atenção, e porque o pessoal pôs na mesa suas impressões, decidi colocar as minhas também .

A Lei, serve à vida. Se as leis são draconianas (injustas), como o foram no caso das mulheres, isso se reflete na vida, portanto, temos que cuidar de ter leis adequadas ao contexto histórico em que vivemos. E de que forma teremos essas leis? Pedindo, reinvindicando, lutando, articulando, queimando soutien em praça pública, se for preciso. E sabemos que foi, em relação ao direito das mulheres. Ou você pensa que no passado os homens fariam, numa boa, as leis a nosso favor? Quanto a isso, não me iludo. E acho que nem é por mal, afinal pra eles sempre foi tudo light. Porque iriam preocupar-se conosco(?), "o Direito não socorre aos que dormem". Observe o caso da escravidão negra no Brasil, se não houvesse as lutas, a necessidade econômica etc. e o banzo (gente, que organização, nunca vi nada igual!), teria sido abolida a escravidão? Não sei.

Mas hoje quero refletir com você sobre a nossa vidinha essa daqui, nosso contexto social da atualidade.

Veja. As leis que reconhecem os direitos da mulher estão aí, em plena vigência. Já vimos isso no outro post. E você há de convir que as novas gerações, ao nascer, já encontraram tudo pronto, graças ao contingente que se mobilizou no passado para que isso acontecesse. E o que estamos vendo agora? Mulheres queixando-se da aplicação da lei. Mas o que fazem em contrapartida? Trazem a público a comprovação do que dizem? Articulam-se para endireitar o que está errado? Desculpe, mas não é o que tenho visto.

Parece-me que hoje em dia elas têm outras preocupações, outras prioridades. É. Deve ser isso, afinal o mundo é outro. Novos tempos. Mas cadê os novos rumos? Noto que tanto elas como eles estão sem saber onde pisar. E não lhes tiro a razão, pois a nova estrutura social não tem paradigmas na história. Okay. Mas... será que procuram mesmo saber? Ou preferem lidar com a culpa, o constrangimento, o ti-ti-ti, a condenação velada de seus pares? Uau. Como não vi isso antes? Estão na terceira onda, mas não tiraram o pé da segunda, como diria Toffler! E isso é tão verdadeiro que ainda vejo muito por aí, aquelas discussões bizantinas (que sinceramente não aguento mais), onde homens e mulheres resolvidas, com o dedo em riste sentenciam: a mulher quis igualdade e se masculinizou. Agora que aguente o tirão.

Aí fico pensando: a mulher se masculinizou? Mas que é mesmo se masculinizar, objetivamente? É trabalhar fora, dividir tarefas? Exigir que respeitem o seu espaço? Ajudar no sustento, ou sustentar a família? Usar “roupas de homem” (no passado remoto a mulher não podia usar calças compridas), ler jornal enquanto o marido prepara o lanche? Brincar com as crianças? Ser dona de seu nariz? Falar palavrão? Tomar decisões importantes? Caminhar ao lado do homem?

E o homem? Será que ele se efeminou? Que é efeminar-se? É ficar em casa? Cuidar dos filhos, dividir tarefas, assumir a casa enquanto a mulher trabalha fora? Cuidar ele próprio das suas coisas? Decidir em conjunto com a mulher? Acompanhar o filho na escola? Encarar os problemas triviais do dia-a-dia?

Sei, não.

Só sei dizer que fico boba, quando ouço, (é..., ainda tem!) aqueles argumentos toscos, pra lá de pasteurizados: faz parte da natureza da mulher e blábláblá.... Ahã. No passado também diziam isso e a mulher não podia dirigir automóveis, trabalhar fora, etc. e os homens não podiam chorar e nem sequer segurar seus filhos nos braços. Que os homens falem essas tosquices, até entende-se, afinal, é a mulher que está na berlinda. Mas as mulheres? Putz, pra mim, isso é pura rivalidade. Uma tristeza. :(

No meu pensar, a mulher moderna errou ao assumir atribuições além de suas forças, e, se continuar assim, vai acabar entrando em colapso. Mas, nada que, com raciocínio e discernimento, não possa ser evitado, resolvido ou modificado. Cada caso é um caso. Sem essa de ficar numa pior, só pra não dizerem que se masculinizou, coisa mais antiga! Muito aturei essa lenga-lenga, no alvorecer da Lei 4.121!  (Easy madame, isso foi lá nos anos 60. Passou. Passou. Rsrsrs.)

Uma coisa é certa: as mulheres jamais serão iguais aos homens, graças a Deus; e os homens jamais serão iguais as mulheres, graças a Deus. São seres humanos de natureza biológica completamente diferenciada. Mas são seres humanos, e ao nascerem com vida, tiveram e têm sua personalidade jurídica reconhecida pelo Direito Civil brasileiro, à luz de um dos mais importantes princípios constitucionais: a igualdade de gênero. Portanto, embora diferentes biologicamente, já está comprovado por a+b que essa diferença não pode servir de motivo para que os direitos, o acesso aos direitos e a aplicação da justiça não sejam iguais para ambos os sexos. Quando isso for realmente entendido pela humanidade, os anjos cantarão e ouviremos daqui, os acordes do céu.

Mas por enquanto, muitas leis ainda terão que acontecer e muitas perguntas ainda terão que ser feitas e respondidas, há muito trabalho a fazer. E temos que continuar lutando para que os direitos conquistados não fiquem só na letra da lei. Não podemos esmorecer.

Gente, temos que dar vida à lei. Isso é prioridade! E diz respeito diretamente aos valores que damos à vida em si, às pessoas, às coisas, às atitudes e à convivência harmônica e saudável entre homens e mulheres.

Beijos a todos.

28 comentários:

  1. Marli estou vindo flutuando do blog de Norma após ler seu comentário.
    Em resposta, comentei lá:

    A Marli: por esse elogio tão maravilhoso que acaba de me levantar o astral. E ainda expor todo seu sentimento com sua história doída. Já venho escrevendo um livro a alguns anos, mas as vezes penso que é uma "baboseira" rsrsrs. Qualquer dia desses vou tentar publicar. Vou levar esse elogio como uma "força".

    Então mais uma vez agradeço, viu?

    Agora falando desse seu post, a parte em que diz que a mulher nunca vai ser igual ao homem, disso eu também tenho certeza, graças a Deus.
    O que acho pior nessa história toda, é que, a própria mulher se engana, achando que está mesmo se igualando ao homem.
    Penso que sábio mesmo é resgatar um pouco o século passado, alguns valores que só diz respeito as mulheres.
    Vamos ser inteligentes!!!

    Amei esse post.

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli

    Mulher porreta você.
    Houve a briga pelos direitos, algumas coisas foram se acertando, mas a mulher sossegou achando que o resto se resolveria sozinho.
    A "Lei Maria da Penha" é um bom exemplo. Muitas continuam com pena ou medo de perder o marido e não prestam queixa. As que o fazem não tem o atendimento que a lei manda.
    A coisa não pode mesmo ficar parada. A luta tem que continuar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Seus artigos são interessantes porque vc faz com que frase à frase fique tudo bem claro.

    Parabéns Marli, adorei ler.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi,Marli. Um texto onde caberiam comentários diversos. Vou tentar ser breve.Também não gosto da disputa homem/mulher se ambos estão no mesmo contexto e se precisam. Por exemplo, tem um comercial idiota de mil e uma futilidades aflorando isso, e eu gostaria que as mulheres não batessem palmas,pois esse tipo de coisas na tv só causa separação entre os lados.Sobre a mulher se masculinizar ou não,eu já disse algo parecido, mas não afirmei isso.Eu disse: Toda vez que a mulher quis ser igual ao homem, ela deixou de ser ela mesma. É possível ser feminista sem deixar de ser feminina. E é claro que ela tem mais mesmo é que estudar, trabalhar, e isso não é sinônimo de masculinização. É evolução. Mas que ela permita o homem ser romântico, o homem tem saudades desse tempo, quando ele precisava conquistar. Hoje a exposição de bundas na tv é simplesmente exagerada também e isso acontece com a permissão da mulher, é uma autodesvalorização a super exposição na mídia. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Marli, acho que sou uma das que não viveu tempos mais duros. Encarei uma vida mais fácil, em que escolher uma profissão dita masculina foi natural, em que usar calças é natural, em que sair à noite para jantar com amigas enquanto marido cuida de filho é normal. Na minha vida foi fácil, o que não significa que ignore que faço parte de uma minoria, ainda e infelizmente.
    E gosto de ser mulher, como a mulher é hoje: Com opções, escolhas, autonomia, vontades, vida própria.
    Talvez eu não tenha me expressado como gostaria, o assunto é muito extenso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marli O problema de seus textos ( o bom problema) é que eles suscitam quase outros tantos, de tanta reflexão a fervilhar aqui na cachola. rsrs.

    Estamos atingindo, eu acho , um limite do suportável nas relações sociais. A sensação que eu tenho é de que valeu muito pouco a pena toda a luta de um passado recente por igualdade. O sentimento de preenchimento das necessidades é quase universal. Aquela coisa de assim tá bom, se melhorar estraga, por parte de homens e mulheres das gerações mais novas, uma vez que ninguém quer pelo menos discutir. Encaminham todos os problemas para a esfera das leis e se não tiver uma lei que resolve as diferencas ou pendências querem apenas criar mais uma. Assim se sentem "cidadãos e cidadãs" plenos. Mas , participação e envolvimento não se quer ter. Acham que o estado tem que resolver tudo e pronto.

    Maravilha vir aqui. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. é uma questão de querer viver bem e não somente sobreviver. beijos

    ResponderExcluir
  8. Homem e mulher é para caminharem juntos. A diferença é só física na minha avaliação.

    ResponderExcluir
  9. Marli
    desculpe a minha ausência, mas eu estava com tantas saudades daqui. É que não estava dando mesmo.
    NOssa, não li o post anterior, mas vou já correr pra lá.
    Eu sou da turma que começou a brigar pelos seus direitos e eu comecei em casa com 4 irmãos e 2 irmãs mais velhos, ignorando as minhas vontades, minhas reinvidicações, mas fui à luta.
    Não queimei soutien em praça pública, nem participei de Woodstock, mas cavei meu lugar no mundo.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Sabe eu já tinha notado que a mulher'havia se masculinizado e o homem se afeminado, mas não só na área profissional, mas na personalidade, nossa sociedade é uma fábrica de meninos, de eternos jovens que não se respeitam e não respeitam ao próximo... é mesmo duro viver wem um mundo captalista e fatalista...

    (Hoje estou filosófico... mas sem café! rsssss)
    A solução?... Eu proponho um despertar do caracter, mas com muita integração!
    Acredito que textos como este seu aqui, já sejam a solução social em andamento!
    Bjão Marli!

    ResponderExcluir
  11. Bem, fui lá no outro post pra poder ler e entender esse...
    Mil ideias me passaram pela cabeca enquanto lia seu artigo, lembrei de amigas se autoafirmando "Machistas" (mulheres mesmo, daquelas que dao razao ao namorado da amiga quando esta quer colocar uma mini-saia), e nao estou me referindo ao tempo da pedra, mas dois anos atrás... Tanto o homem quanto a mulher se acostumaram, adaptaram e assumiram seus papeis, num teatro primitivo, tipo: "Lugar de mulher é na cozinha" (já ouvi ambos dizendo isso!)... E quando o homem pega seus filhos no braco, lava os pratos da pia, ou arruma a bagunca que ele mesmo cria, ele acha que está ajudando sua esposa, e nao, fazendo parte de suas tarefas... É, a mulher ainda tem que se dobrar, desdobrar e revirar em mil, e ainda sim, continuará sendo o sexo frágil... E quando a gente trata desses assuntos, somos vistas como "feministas", (Uai, e por que nao?) né??
    Adorei o assunto e seu ponto de vista!!!!

    ResponderExcluir
  12. Mulher tem todo direito de ser respeitada, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Olá Marli querida, desta vez a sintonia não foi coincidência. Eu comentei aqui e depois voltei "para casa", para escrever o meu texto. Por que o que eu queria dizer não cabia no espaço de comentário! Rsrs
    Mas não nego que ela exista. Tanto a sintonia quanto a admiração, que é imensa por você. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, amiga! As vezes fico pensando que as nossas conquistas sociais foram maiores do que as domesticas. Quantas mulheres, conseguiram o direito de disputar o mercado de trabalho com o homem e ao voltar para casa se sobrecarregam com os afazeres domesticos. Devemos usar a sabedoria de lá de fora, em nossa vida familiar também. Todos de casa devem assumir juntos as responsabilidades, concorda? Mas, ô tarefinha dificil, abrir a cabeça de alguns homens e dos filhos. bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli!!
    Gostaria que vc conferisse a resenha que fiz sobre a obra do nosso amigo Cacá:
    http://www.geyme.com/2011/05/resenha-de-arcanjo-isabelito-salustiano.html
    Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marli!

    Conheço um ditado que diz bem assim: quem não chora, não mama...
    E penso que se aplica bem ao assunto abordado. Quer seja homem ou mulher, só terão os benefícios da Lei se gritar, espernear, chamar a atenção, dizer onde dói...
    O que temos hoje, e que funciona, é fruto das lutas de outras gerações, como você bem disse, e o que queremos daqui pra frente? Pois, nossa realidade é dinâmica, e precisamos adequar nossos direitos à medida que as transformações ocorrem, não é isso?
    Que reflexão interessante! Nos ajuda a pensar e tomar novas atitudes.

    Feliz dia das mães!
    Beijos e bênçãos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  17. Marli, não sou de escancarar elogios, porém, com esse texto, tu me obrigas a lhe dizer que escreves com tanta propriedade e suas ideias e opiniões refletem de tal forma as minhas, que fico impressionada! Magnífico, é isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Pois é minha querida Marli Borges, são outros tempos, o homem ao "afeminar-se" tornou-se mais sensível e menos radical; a mulher ao "masculinizar-se" tornou-se mais forte, menos dependente, mais realizada como ser. E que as leis sejam aplicadas, respeitadas e fiscalizadas para o bem de nós todos.
    Parabéns pelos seus magníficos textos.

    Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
    Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
    Mas porque a amo, e amo-a por isso,
    Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem por que ama, nem o que é amar...

    Alberto Caeiro

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  19. marli
    Esta semana recebemos a visita de meu primo porque minha tia Rosa que é sua mãe, estav hospitalizada aqui em BH.
    Ele é filho unico casado, tem uma filha de seis meses, Clarinha e arruma cama, lava tudo o que usa.
    Onde estav meus irmãos que não aprenderam?
    Eu fiquei pasma. E pedi pra não fazer porque aqui os homens não fazem
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  20. voltei para desejar um lindo dia das mães. beijão na MANHÊ.

    ResponderExcluir
  21. Marli!
    Feliz dia das mães pra você também, que seja um dia de carinho e afagos cheio da presença familiar.
    Você sabe, eu amo Rubem Alves e é um sonho um dia poder apertar-lhe as mãos, agradecer por tantos lindos textos que nos fazem refletir sobre a vida. Que pena, eu não vi esta entrevista que falou!
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  22. Não tinha como comentar ali, então comento aqui. Que coisa mais linda a foto de sua mãe sorridente, e sua mensagem bem humorada para ela!
    Feliz dia das mães, Marli querida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Marli, eu ainda acho que os direitos têm que ser cobrados, não por sermos , mulhere, homemns , heteros,gays... simplesmente por sermos "gente". Também não gosto dessa "guerrinha" homem X mulher, como piadinha as vezes até passa, mas não gosto quando o tom é quase uma provocação.
    Cada um de nós tem os seus encantos... rs
    Bijinho e um Feliz dia das Mães, para você e para a sua mãe.

    beijinho

    silvia

    ResponderExcluir
  24. Mais um ótimo texto pra ser refletido. É bem complexo essas coisas de direito, igualdade, masculino e feminino... adorei sua frase: Quando isso for realmente entendido pela humanidade, os anjos cantarão e... Obrigada pela visita. Que bom que temos a nossa mãezinha, pra dar boas risadas juntas, eu vou almoçar com minha mãe tbm. Mas realmente sua mãe é uma gata, uma simpatia só.Feliz dias das mães pra vc e para ela, dê meu abraço tbm. Um abração.

    ResponderExcluir
  25. Marli, passo para desejar um bom domingo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  26. Será um acomodamento, por parte das mulheres, nessa busca por seus direitos? Ou será um acomodamento geral por parte da sociedade, na tentativa de tornar igualitarios os direitos e deveres?

    O que vejo, no momento, é uma juventude totalmente despreparada nos aspectos de exigir seus direitos (os corretos e que lhes são direcionados, claro). Parecem "pensar" pela cabeça dos outros, onde, na maioria das vezes, é tão mais fácil utilizar frases prontas e chavões.

    E para piorar, alguns homens levam muito a sério a classificação humana como sendo um "animal racional". Eles retiram a parte racional e assumem apenas a animal, e tentam fazer os "machos alfa" prevalecerem. E daí por diante, deturpam tudo, sejam as leis, os meios de aplicação destas, as cadeias de discussão e tudo o mais que podem atingir.

    E como você tão bem coloca, algumas mulheres entram nessa onda.

    Bom, firmo pé no que comentei no outro post. Há que se buscar a igualdade, e é fato sabido que algumas leis são necessárias para privilegiar essa igualdade.

    Excelente, Marli. Assino contigo novamente. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga, meu blog Devaneios está completando um aninho de vida, e gostaria de convidá-la para comemorar. Tem um selinho lá para você. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli