segunda-feira, janeiro 24, 2011

TIRAR ESTRELAS DO CHÃO

Olá!

Quero compartilhar com você um texto que me encanta. Ainda não descobri o motivo desse meu fascínio. Talvez sejam as palavras carregadas de significados, ou talvez porque retrate momentos e conflitos que a gente enfrenta pelo simples ato de viver. É um texto poético, belíssimo, sensível e real. Você vai ver. Leio e ganho forças. É como se fosse um combustível.




Venho me deixando tocar por essas palavras desde a época da faculdade, e de lá para cá, tem acontecido bem assim: trabalho, trabalho, trabalho; fico cansada, encho o saco de trabalhar, prometo que vou mudar de vida, ficar na vagabundagem, sei lá, até mudar de profissão. Aff. Fico pra lá de indignada. Aí, lembro do texto, leio, e na sequência me energizo e me renovo. E afloram novas motivações! E continuo caminhando e cantando... Ixi! E você aí pensando que eu fosse tão certinha? Que nada. Rsrs.

Veja agora o texto que me encanta. Escrito por Fernando de Azevedo, há mais de meio século.

"Moço, eu estou nesse negócio de catar pedras faz bem uns cinqüenta anos. Muita gente me dizia para largar disso – cadê coragem? Cada um tem que viver procurando alguma coisa. Tem quem procure paz, tem quem procure briga. Eu procuro pedras. Mas foi numa dessas noites da minha velhice que entendi porque eu nunca larguei disso: só a gente que garimpa pode tirar estrelas do chão." (Fernando de Azevedo - Professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo - 1894-1974).  

Agora pense comigo: nossa vida não é um constante garimpar? Por acaso não vivemos garimpando o chão de nossa realidade? E não é que tiramos estrelas dali? Então, está combinado, se a gente encher o saco, vamos ler o texto e continuar garimpando, pois sem garimpo, no stars.
Beijos a todos.

40 comentários:

  1. Sem garimpo, no stars!!!
    Precisava ler isso hoje. Muito obrigada =)

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes essa garimpagem é bem pesada. Mas se não garimparmos não vamos encontrar as estrelas no chão.
    Gostei muito do texto, Marli.
    Verdade pura.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Marli, uma sacudidela dessas de vez (em sempre) faz muito bem. E a sua escolha é simplesmente adorável. Gostei muito, vou continuar minha garimpagem mais serenamente. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. O dia em que pararmos de garimpar, é porque estamos desistindo do ideal da felicidade e de várias outras coisas.

    Nada se constrói sem essa garimpagem. almejamos tanto, e por vezes esquecemos que o chão de nossas vidas é farto e rico. Basta, para isso, revirá-lo e saber separar as pedras das estrelas.

    Realmente, um lindo texto, Marli.

    Um grande abraço.

    Marcio

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, Marli.

    Adorei o texto de Fernando de Azevedo, e as suas palavras, que são igualmente incentivadoras.

    Com certeza, as mais lindas estrelas que colecionamos, tiramos da garimpagem do chão, da nossa atividade diária.

    Beijos :)
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Marli, e de fato não há como não ser posto a pensar, a re-avaliar e se energizar...

    Obrigado por compartilhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É um testo incentivador!!!!!! Só que eu ando com vontade de garimpar em outro lugar!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga Marli!

    É isso mesmo, sem garimpo...no stars!

    Sempre adorei a forma alegre e "descomprometida" com que aborda assuntos tão sérios e introspectivos.
    Saio daqui sempre com um sorriso nos lábios.

    Gosto de si assim "desacertada" :))

    beijinho

    ResponderExcluir
  9. Pois é Marli, sempre quando estou trabalhando muito e alguém me pergunta o que ando fazendo, eu respondo que "estou carregando pedras"...
    Só agora, lendo seu post, eu entendi pq digo isso... E eu nunca tinha lido esse texto de Fernando de Azevedo. Engraçado, não?

    Adorei! Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh amei... lindo D++++++!!! é verdade, se cansarmos vamos dar uma olhadinha no texto e continuar garimpando... bjkas e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marli!
    Sem garimpo no stars! Só vc Marli!! Essa eu vou adoptar...serve em muitas situações do dia a dia...o pior é quando o garimpo vira trabalho de Sísifo...just boring, no stars at all...
    Carinhoss

    ResponderExcluir
  12. Oi Marli, lindo texto.
    Vamos garimpar e achar estrelas no chão.
    Todos os dias, e quando ficar difícil, vamos seguir em frente, porque se não encontramos naquele dia estrelas no chão, não deixarão de nos iluminar as estrelas do céu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ei Marli!
    Que bela reflexão! Sem garimpo não há vida!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Marli!

    Passando por aqui me deparo sempre com postagens interessantes e inteligentes. É verdade, no garimpo da minha vida graças a Deus tenho encontrado muitas estrelas....

    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Marli querida,
    Eu estava com saudades dos seus textos maravilhosos.
    Esse aí,é mesmo incrível!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Flor saudades!
    É isso aí, garimpando e garimpando sempre! Que venham as estrelas!
    Beijinhos e um lindo final de semana.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  17. É verdade amiga, são muitos os momentos que desejamos parar e são muitos também os motivos que nos movem a continuar. bjs.

    ResponderExcluir
  18. Perfeito, nossa vida é uma eterna busca, a bussola individual aponta o caminho, mas todos nós queremos tocar as estrelas...

    ResponderExcluir
  19. Encantada, Marli!

    Sabe, essas coisas muito metódicas e certinhas podem até dar certo e muitas vezes dão, mas sufocam... quando permitimos mais liberdade para nós mesmos parece até que fica mais fácil garimpar, porque aí encontramos as estrelas enquanto estavámos destraídos...

    Doce abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá Marli, muito interessante este texto.

    Parabéns pela escolha

    Um abraço

    Boa semana

    ResponderExcluir
  21. Minha querida

    um texto muito lindo e reflexivo, que adorei ler.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  22. Marli...
    Acho que vou transformar essas palavras no meu mantra este ano.
    Deste ano não passa... vou encontrar pedras com certeza mas estrelas tambem.. ah se vou...rsrsr
    Beijos....

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha, Marli.
    Pois esse texto tem mesmo muita força e não me espanta que você sempre o revisite. Há tanta verdade aí que nem dá para contestar. Então continuemos a garimpar e topar em estrelas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Eis, ai, uma grande verdade. No que me diz respeito, vivo a garimpar histórias no meu táxi.
    Há braços!!

    ResponderExcluir
  25. Lindo texto!
    viver é um permanente garimpar, né?
    bjs estrelados!

    ResponderExcluir
  26. Excelente Marli!
    Não vou repetir tudo o que já disseram acima apenas que não irei me esquecer desse post tão cedo!
    Perfeito.
    Um beijo grande.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  27. Que conselho de Mestre!
    Aplausos!
    Escrevi e preguei na geladeira.
    Estou aqui garimpando amiga!
    E estas estrelas são minha esperança..
    são o que me mantiveram vivo!

    Gratidão!

    ResponderExcluir
  28. É verdade, Marli. "Só quem garimpa, pode tirar estrelas do chão". Lembrar desse detalhe nos enche de força, vigor e motivação para continuar na luta. Lindo texto!

    Bj no coração,

    Karina.
    Mundo Psi.

    ResponderExcluir
  29. Que coisa linda esse texto e temos mesmo é que passar garimpando pela vida...tensrazão em te encantar!beijos,chica

    ResponderExcluir
  30. Marli, minha querida, que post sensacional, amei! Sem garimpo, no stars! Perfeito!

    Minha Linda muito obrigada por seu comentário e presença na festa de ontem do meu Cantinho, obrigada por dividir comigo tb a sua dor, realmente precisamos seguir, temos mesmo compromisso com a vida, enfim, não sabemos de nada, né?! Eles tinham que partir deve ter uma razão pra isso, certamente... Obrigada, tá?! ;)

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  31. E não era tudo que eu precisava ler hoje? Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Eta Fernando Azevedo que sabe das coisas!
    Sabe meu avô adorava procurar peddas. A mama e pegou algumas de sua coleção. Estão lá em casa.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pela visita Marli e a oportunidade de estar aqui conhecendo este texto.
    Lindo!
    Hoje vem bem a calhar pro meu filho que anda se aborrecendo demais com seu serviço.
    A vida é um eterno garimpar.
    bjokas

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Marli,
    não me admira nada que goste tanto do texto, ele é lindo mesmo, e transmite uma mensagem madura, real.

    Beijinho e vamos então continuar garimpando.

    Ana Martins

    ResponderExcluir
  35. Adorei, viu ?
    VOu copiar e colocar no meu CADERNO DE FRASES...

    ResponderExcluir
  36. Olá Marli!

    Voltei para saber como estamos de garimpagem !!!
    Hoje eu tive um dia cheio e feliz. Ainda me falta ver as stars... o céu esta limpo, mas como está um frio de morrer, acho que fico só a imaginá-las.
    Há pequenas estrelas nas chamas da lenha que queima na lareira ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. tão puro, tão delicado e ao mesmo tempo, tão profundo, tão cheio de significados. gostei e copiei. um grande abraço

    ResponderExcluir
  38. E vamos cada um em busca de nossas estrelas!
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  39. Soberbo!
    E como dizia i POETA MAIO - Fernando Pessoa - deixem as pedras no caminho que com elas erguerei castelos...
    Com as estrelas no chão os castelos erguidos serão muito mais belos...
    Grande mensagem.
    Abraços, Marli

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli