segunda-feira, março 14, 2011

BLOGAGEM COLETIVA - DIA DA POESIA

Olá turma,


Hoje é o Dia da Poesia e é simplesmente impossível deixar de prestar homenagem à minha poeta do coração: Cora Coralina. Grande poeta, dispensa apresentações.


Cora Coralina, você é muito dez!



E você, leitor, tenho certeza que concorda comigo.

Já falei sobre ela em outras oportunidades, e postei alguns de seus poemas. Você pode ler aqui e aqui.

Agora, nessa blogagem trago um poema que no meu sentir, é pura fascinação. Na verdade, sinto esse poema como uma confissão, uma confissão inteira, de corpo e alma, a própria confissão de Aninha. E amo esse despreendimento, esse jeito sereno que Cora sinaliza sua trajetória no mundo. No início, ela se apresenta: "// Sou a planta humilde dos quintais pequenos // e das lavouras pobres.//". Mas, quando brota o verso final – “Sou o milho!”, ela é puro esplendor. A grandeza na humildade! De modo suave, somos levados a refletir sobre muitas coisas que acontecem na nossa caminhada existencial. Cora transparece, revela-se. Quem não lembra as palavras dela no poema Minha Cidade, que termina assim: “Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa./Eu sou Aninha.”. Sorry, não posso deixar de fazer essa relação.

ORAÇÃO DO MILHO


Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos
e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso,
nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e, se me ajudardes, Senhor,
mesmo planta de acaso, solitária,
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre,
que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo,
de mim não se faz o pão alvo universal.
O justo não me consagrou Pão de Vida
nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial
dos que trabalham a terra,
alimento de rústicos e animais de jugo.
Quando os deuses da Hélade corriam pelos bosques,
coroados de rosas e de espigas,
e os hebreus iam em longas caravanas
buscar na terra do Egito o trigo dos faraós,
quando Rute respigava cantando nas searas de Booz
e Jesus abençoava os trigais maduros,
eu era apenas o bró nativo das tabas ameríndias.
Fui o angu pesado e constante do escravo
na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante.
Sou a farinha econômica do proprietário, sou a polenta
do imigrante e a amiga dos que começam a vida
em terra estranha.
Alimento de porcos e do triste mu de carga,
o que me planta não levanta comércio,
nem avantaja dinheiro.
Sou apenas a fartura generosa
e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos
na glória do dia que amanhece.
Sou o cacarejo alegre das poedeiras
à volta dos ninhos.
Sou a pobreza vegetal agradecida a vós,
Senhor,
que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho!


Bem, por enquanto vou ficando por aqui. Espero que gostem.
Beijos a todos.


Blogagem coletiva proposta pelas amigas:
Lu, do Blog  "Lichia Doce"
Glorinha do Blog "Café com Bolo"

49 comentários:

  1. Bom dia Marli,

    Linda maneira de começar a semana. Eu amei a poesia. Não conhecia.
    Um beijo e obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marli
    Já faz uns dias que ando para visitar vc e agradecer o comentário ao meu texto publicado na "Confraria da Soninha". O tempo não chega para tudo; venho hoje agradecer: Obrigada!

    Cora Carolina, a "poeta goiana" de que tanto gosto!
    Já publiquei alguns poemas dela, pois gosto imenso da sua poesia.
    Este poema é belíssimo!
    Parabéns pela escolha.

    Boa semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marli, nada melhor nesse dia que ler um poema da maravilhosa Cora Coralina. Gostei de saber que você também aprecia essa belíssima criação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli!
    Confesso que não conheço muito da Cora Coralina...
    O poema escolhido é muito bonito!
    No fundo, o que somos todos senão...milho?

    beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa oração ao milho.Linda e que beleza de homenagem!Uma semana muito legal pra ti,beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Também adoro a Cora. Linda sua participação. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse poema de Cora Coralina.
    Mas você escolheu muito bem.
    Um poema que chega a ser emocionanrte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli querida
    Um verso me chamou a atenção de uma forma muito particular: sou a broa grosseira (gosto com fubá puro)e modesta... sou a sitiante...
    É o meu bolo preferido... sempre pedia ao meu pai pra comprar, quando criança, um "mata fome" (hoje em dia eles têm um nome sofisticado... mas não deixaram de ser "mata fome"... quem me conhece sempre prepara uma broa para mim...
    Tenha um dia cheio de sentimentos poéticos!!!
    Bjs festivos pelo dia de hoje

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli, já coloquei teu link tb! Que bom contar contigo nessa grande festa que está rolando hj pela blogosfera! Amo a Cora Coralina...simples e substanciosa como o milho! beijos,

    ResponderExcluir
  10. Querida Marli, você me inspirou a homenagear um dos meus artitas prediletos Patativa do Assaré> A cora é magnifica excelente escolha
    . http://manunatureza.blogspot.com/
    excelente Semana

    ResponderExcluir
  11. Lu
    Eu aprendi a goistar de Cora coralina com meu irmão Renato
    Ele era fanatico por ela.
    Mas esta poesia é belissima
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  12. E tem jeito de não gostar, Marli? rsrs. Eu conheci primeiro a trajetória da Cora através de sua história de vida. Só depois é que fui ter contato com a sua poesia. Então foi um encantamento duplicado, ou melhor foi multiplicando-se muitas vezes, a cada poema que ia lendo. Gostei demais desta sua homenagem. Um abraço grande e uma ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marli

    Também gosto muito de Cora Coralina.
    Excelente escolha. Adorei!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. Oi! Vim aqui te desejar um feliz dia da poesia e te convidar para conhecer o autor Mário Goulart. Além de aproveitar para participar do sorteio do seu livro! Te espero no Mix, segue o link da entrevista/sorteio: http://www.mixculturainformacaoearte.com/2011/03/mario-goulart-autor-do-livro-tio-heroi.html

    Abs,
    Beta

    ResponderExcluir
  15. Marli, que escolha feliz não só da Poetisa como do Poema.Admiras exatamente o que de mais belo as pessoas têm e neste caso sobra: despredimento. Sua homenagem ficou linda e será lembrada, pois começar a semana lendo CORA CORALINA..."não tem preço"

    ResponderExcluir
  16. MARAVILHOSA. jÁ FIZ UM POST SOBRE ELA E FUI VER A EXPOSIÇÃO SOBRE ELA NO CENTREO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL AQUI NO RIO DE JANEIRO.
    PARABÉNS PELA ESCOLHA.
    BJS

    ResponderExcluir
  17. Belíssimo poema mesmo amiga...
    Cora Coralina é um encanto...representa lindamente o dia da poesia.
    Tenha uma feliz semana...beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  18. Marli, que dia lindo!!!

    Parabéns pelo post.

    Bela Cora, belo poema.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  19. Marli, minha querida, simplesmente LINDOOOOO! Adorei! ;) Bela participação!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  20. Ei Marli!
    Que bela escolha!
    Muitos poetas me encantam, mas Cora Coralina faz mais que isso, ela me arrepia com a grandeza de sua poesia!
    Beijos saudosos...

    ResponderExcluir
  21. Oi Marli, queridona!!!
    Como vc está???
    Hoje, na blogosfera, foi um bombardeio em homenagem à poesia (eu estava totalmente alienada, rsrsr), mas aprovo em genero, número e grau, pois claro, essa arte é divina e bela por natureza, aos que sabem criá-la de fato... mas até mesmo os amadores, tenho seu brio e brilho!
    Excelente escolha, ainda nao conhecia, mas adorei!
    Beijo muito grande!!

    ResponderExcluir
  22. Adoro ela, sua participação ficou magnifica com esta poesia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Marli querida, que belíssima poesia de Cora Coralina. Linda, tocante. Obrigada pela partilha. A sua participação é nota mil, amei!! Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Vim aqui te convidar para conhecer o autor Mário Goulart. Além de aproveitar para participar do sorteio do seu livro! Te espero no Mix, segue o link da entrevista/sorteio: http://www.mixculturainformacaoearte.com/2011/03/mario-goulart-autor-do-livro-tio-heroi.html

    Abs,
    Beta

    ResponderExcluir
  25. Marli,

    Vim agradecer o carinho da visita ao meu blog, e, por teres virado minha seguidora! Adorei!
    Obrigada!
    Gosteio do teu "cantinho" também, super simpático! Com certeza voltarei muitas outras vezes!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Muito bem escolhido Marli, poesia linda...
    Também o discurso de Nizan Guanaes é belissimo, nunca tinha visto...valeu, adorei ter vindo aqui!!
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Marli, vim agradecê-la pelas palavras e pelo carinho deixados na minha postagem e me deparei com esse post maravilhoso sobre a Cora Coralina, uma poetisa que admiro muitíssimo!

    E este poema me emocionou especialmente por que aprecio a simplicidade da vida...

    Parabéns amiga, e um abraço apertado com toda minha gratidão!

    Sueli Gallacci

    ResponderExcluir
  28. como não gostar dessa maravilha? só esses versos já nos dá alegria de viver para muito tempo. que boa lembrança minha querida. boa semana

    ResponderExcluir
  29. Marli,



    Um post maravilhoso, digno do dia do poeta! Ah, essa nobre poetisa que inspira conhecer o simples e belo das coisas da vida!

    Parabéns!

    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  30. Oi Marli...ótima escolha...Cora Coralina é a simplicidade em pessoa...por isso seus poemas são tão cheios de vida...de amor...de uma grandeza tão grande...rsrs...que algumas pessoas não conseguem alcançar...
    Um abraço na alma
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Ontém não me lembrei que era dia da poesia. Lamentável. Mas felizmente vc lembrou e postou uma poesia maravilhosa que eu não conhecia.Aliás, não conheço a obra de Cora Coralina, apenas algumas poesias. E para participar da blogagem deixo aqui um poema da uma das minhas poetas preferidas:

    Vaidade

    Sonho que sou a Poetisa eleita,
    Aquela que diz tudo e tudo sabe,
    Que tem a inspiração pura e perfeita,
    Que reúne num verso a imensidade !

    Sonho que um verso meu tem claridade
    Para encher todo o mundo ! E que deleita
    Mesmo aqueles que morrem de saudade !
    Mesmo os de alma profunda e insatisfeita !

    Sonho que sou Alguém cá neste mundo ...
    Aquela de saber vasto e profundo,
    Aos pés de quem a Terra anda curvada !

    E quando mais no céu eu vou sonhando,
    E quando mais no alto ando voando,
    Acordo do meu sonho ... E não sou nada! ...


    Florbela Espanca - Livro de mágoas (1919)

    abraço, Marli

    ResponderExcluir
  32. Que bela escolha! A Cora deixou uma obra encantadora!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Marli querida, pensei tanto em voce essa semana,recebo os seus posts por email, os leio e acabo nao comentando por estar na rua com pressa.
    Mas essa semana pensei muito em voce, pensei que fazia muito tempo que nao vinha deixar minhas humildes palavras por aqui.E ai, quando li seu comentario la no blog...aiii...morri de culpa, vim correndo me pronunciar..rs.
    E olha onde vim comentar...em um post com a grande Cora Coralina, ja li e reli...sim,porque aqui nessa cabecinha a poesia nao entra muito facil...rs.
    Tanta humildade em uma pessoinha com tanto para dividir,e pensar que ela so escreveu o primeiro livro depois que o marido morreu? Nao da para nao admirar essa mulher!!!
    Saudades de voce!! E com certeza ser vo deve ser a coisa mais deliciosa do mundo!!!
    Beijocas querida!!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Marli!
    Do poema, retive as palavras finais: "humilde e necessário". Deveriam ser o leimotif da vida de cada ser humano. Pois para quê vaidades e glórias, se tudo tem um fim... inglório? A vida só terá sentido se formos necessários para alguém e deixarmos, com a nossa passagem efémera, algo de bom para o mundo.
    P.S.: Deixei um comentário ao seu no meu blog "Em nome da Ciência". Obrigado!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  35. Cora, o que dizer de Cora, que tão lindamente nos apaixona..
    Obrigado pelas lindas poesias...

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, Marli!

    E como não gostar? É uma impressionante oração (lição) de humildade. Viver pra servir, e ainda ser humilde e agradecido.
    Belíssimo poema. Merecida homenagem.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  37. Oi

    Espetacular a poesia!
    Visite meu blog no post "Sete de Mim"
    Tem um presente para você!

    beijos.

    ResponderExcluir
  38. Linda escolha para este dia Marli! Não amar os versos de Cora, é renegar a própria poesia. Beijão querida.

    ResponderExcluir
  39. Oi, Marli!
    Que belíssima escolha você fez trazendo Cora Coralina, mulher simples no viver e maravilhosa com as palavras. Amei o poema!
    abs carioca

    ResponderExcluir
  40. Vim lá da Maria Luiza para lhe conhecer e seguir.Bela postagem com a Oração do Milho!!!Parabéns.Afoto tb está dez!

    ResponderExcluir
  41. Escolheu um grande nome para homenagear nesse dia tão especial que é o da poesia. Obrigado pela lembrança do meu aniversário. Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi,Marli!Lindos versos os de Cora, bela escolha para comemorar o dia da poesia!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  43. Que maravilha de poesia Marli!
    Eu nem imaginava que estava acontecendo uma blogagem coletiva! Andei por outros mundos...rssss
    Vim agradecer sua visita e lhe contar que as saudades são recíprocas...
    Beijo grande e parabéns por seu post!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  44. Marli

    Cora Coralina é simplesmente mágica. Uma mulher de luta, coragem, sabedoria, vivência, amor.

    Perfeita sua escolha para essa Blogagem. Eu não conhecia a Oração do Milho e quero te agradecer por ter me apresentado a essa poesia lindíssima: OBRIGADA.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  45. Linda postagem querida.Parabens!
    beijos achocolatados

    ResponderExcluir
  46. Marli, obrigada pelos votos de feliz aniversário e pelo seu carinho e amizade.
    Um grande abraço! Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  47. Marli querida!
    Se você é...

    Se você é um vencedor,
    terá alguns falsos amigos
    e alguns amigos verdadeiros.
    Vença assim mesmo.

    Se você é honesto e franco,
    as pessoas podem enganá-lo
    Seja honesto e franco assim mesmo.

    O que você levou anos para construir
    Alguém pode destruir de uma hora para outra.
    Construa assim mesmo.

    Se você tem paz e é feliz,
    As pessoas podem sentir inveja.
    Seja feliz assim mesmo.

    Dê ao mundo o melhor de você,
    mas isso pode nunca ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo.

    Veja você que, no final de tudo
    Será você ... e Deus.

    E não você ... e as pessoas!
    Madre Tereza de Calcutá
    Um lindo domingo para você!!!
    Aguardo a sua participação na Confraria da Soninha mais uma vez:
    sua tribuna livre!
    Beijinhos, muitos!
    Sônia Silvino

    ResponderExcluir
  48. Adorei!

    Que linda postagem... Vc tem muito bom gosto e delicadeza...

    Já sou a mais nova seguidora do seu blog e voltarei outras vezes para fazer uma visita.

    Um otimo domingo pra ti querida amiga e uma semana cheia de carinho e paz...

    Bjokas
    Cris

    Está rolando um sorteio lá no meu Blog.
    Participe e Boa Sorte!!!
    http: cabelolisoptbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli