sexta-feira, setembro 27, 2013

DE EPIDEMIAS E PANDEMIAS


Somos seres contagiantes. Se a gente fala baixinho, as pessoas tendem a murmurar, se bocejamos, daqui a pouco todo mundo começa a bocejar. Se estamos meio down, inevitavelmente as pessoas nos acompanham nesse sentir. E fica todo mundo com cara de poucos amigos. Podemos dizer então que somos seres contagiantes e epidêmicos. A gente dissemina doenças. De vários tipos e etiologias, diriam os médicos. Mas não quero saber dessas coisas de medicina, estou pensando é nesse poder disseminador -- atávico -- que a gente tem. Que tal disseminar a 'doença' dos sorrisos, das cores, das flores, dos aromas, dos amores? Logo, logo, vai virar epidemia. Que tal uma epidemia incurável de alegria? De entusiasmo pela vida? Uma epidemia do bem? Por que não? Claro que a nossa vida não é esse mar de rosas que andam vendendo por aí nos livros disso e daquilo, as coisas às vezes saem bem erradas, a gente luta e perde, perde-se coisas, perde-se pessoas. Sofremos roubos e traições. Mergulhamos num mar de tristezas, contradições e conflitos. Mesmo assim, passado o momento de sofrimento intenso, nada nos impede de renascer e disseminar coisas boas, podemos fomentar nas pessoas que estão próximas, muitas vezes as mais turronas, o entusiasmo pela vida. É dureza, eu sei, mas pode ser que elas se contaminem e 'peguem' nas outras. E aí a 'doença' se instala e vai se alastrando. Pense nessa ideia. Não é simples, mas pode ser a salvação que irá conter essa apatia que ameaça o mundo, uma pandemia sinistra que se avizinha. Marli Soares Borges

5 comentários:

  1. Bom dia Marli
    Seria óptimo se a alegria, boa disposição, a camaradagem e as boas regras afectassem todo o mundo.
    Que bela pandemia...
    Infelizmente não é assim.
    Vamos cada um de nós fazer por transformar este mundo um pouco melhor e que todos possamos ser afectados por esse facto

    ResponderExcluir
  2. Marli, é isso aí. Alegria, respeito, incentivo, entusiasmo, etc., etc., são coisas que podem ser disseminadas a partir de nossas casas. Isso ajuda a melhorar a vida, apesar dos eventuais dissabores do momento. Aqui em casa praticamos o "acordar de bom humor - sempre". Isso nos leva a tratar outras pessoas de forma digna. E nem preciso falar que, em 44 anos de casamento, mesmo nas "brigas", nunca elevamos a voz um para o outro.
    E obrigado pela visita, lá no meu blogue.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Já entrei na ciranda, Marli.Sou totalmente a favor deste contágio positivo, desta pandemia do bem, do bom, da alegria, remédio eficaz contra tudo o que nos sufoca ou entristece.As crianças são mais vulneráveis à ela e é tão bom nos deixarmos levar pela animação infanto-juvenil que quando nos damos conta, nem lembramos mais porque estávamos tristes.
    Como vc disse, nem sempre o contágio é fácil, mas vale a pena insistir e descobrir quantos sorrisos são precisos para afastar uma lágrima, aliás este foco foi apontado pela Bia Haim e lá eu disse"depender do receptor: às vezes apenas um, doutras vezes nenhum", embora eu seja das que não se rende fácil.
    Tô dentro, viu?
    Obrigada pela visita e pelo ótimo papo lá no blog, onde te respondi, tá?
    Uma semana cheia de sorrisos pra vcs aí.

    ResponderExcluir
  4. Por isso busco sempre estar rodeada de bons sentimentos. Os maus são necessários mas não se deve cultivá-los. Quando alguém me ofende, com atos ou palavras, trato de não reagir imediatamente, o que, acho, contribui para que não se pague com a mesma moeda o mal que se recebe. Também não falo de vingança, um prato que alguns comem frio, já eu penso que é indigesto todo jeito, então: melhor não ruminar, esquecer é o melhor caminho, ignorar enquanto possível, investindo forças no que a vida tem de melhor e produtivo. O sliêncio da meditação, por exemplo, ou ler o que pessoas 'positivas' escrevem em seus blogs :-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Marli:
    Sua participação deu certo, tanto é que estou aqui, rsrsrsrs.
    Agradeço a gentileza e concordo com cada palavra sua.
    Sou do time do bom-humor, do otimismo, das boas energias e pensamento positivo.
    Pratico todos eles, diariamente.
    Não esqueça que no domingo eu publico a próxima Sinopse semanal e conto com sua participação novamente, ok.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli