sábado, setembro 14, 2013

OS PIADISTAS DE MAU GOSTO



"Nada descreve melhor o caráter dos homens do que aquilo que eles acham ridículo" Goethe

Li no site da Zero Hora que o Ministério Público Estadual de Santa Maria vai encaminhar à Polícia Federal expediente, solicitando a investigação, identificação, localização e responsabilização dos autores dos comentários maldosos e piadas de mau gosto que circulam em redes sociais da internet envolvendo a tragédia que matou 235 pessoas em Santa Maria.

Já não era sem tempo que se pusesse um fim na falta de respeito desses internautas, que num gesto de pura trollagem, andam dizendo barbaridades e se comprazem em brincar com o sentimento alheio. Ninguém ignora que o humor se alimenta de algo ou alguém que 'não se deu bem na vida', mas daí a tripudiar em cima da dor, há uma distância abissal. Fico pensando na afirmação de Mark Twain, de que humor é tragédia mais tempo. E é. Por isso, dizer que esses trolls fazem piadas de mau gosto é elogio, o que eles fazem é bem pior. Eles agridem e debocham das pessoas, com seu humor grotesco e insensível. -- Aliás, venho notando que esse tipo de humor, pra lá de teratológico, está sendo inserido insidiosamente na televisão, por arremedos de humoristas. E isso sem falar no preconceito que atua subliminarmente --. Um absurdo.

Como pode alguém debochar da desgraça alheia? Como pode alguém agredir a dor dos familiares, dos amigos das vítimas e da população em geral? Você acertou. Não pode. Com tragédia não se brinca!

Quando as pessoas não sentem compaixão pelo sofrimento alheio e não têm a decência de se alinhar, ombro a ombro com seus semelhantes e ainda por cima, tripudiam da dor e da desgraça dos outros, a situação é grave. Tão grave que requer o uso de medidas punitivas severas, capazes de evitar que a dor e o sofrimento restem banalizados pela sociedade em geral. Mas essa punição tem de ser imediata, antes que o caldo esfrie. Deve também ser proporcional à ação cometida, nem mais, nem menos. E no alcance dos fins sociais não pode faltar o cunho pedagógico, para que os envolvidos, ou melhor, os "piadistas", além de responderem pelos seus atos, desistam dessas práticas revoltantes, e ao mesmo tempo, não se sintam motivados a reincidir. Daí meu aplauso ao MP Estadual de Santa Maria, que sinalizou para a adoção de tais medidas. Faço votos que a máquina judiciária consiga extirpar da internet essa longa manus de indecência! Boa sorte.

Em tempo: acho muito interessante que antes de serem presos, esses tipos de troll se mostram corajosos e risonhos e depois, diante do juiz ou na prisão, começam a sofrer da conhecida síndrome do coitadismo! Sem sucesso, é claro. Quem te viu e quem te vê.

-Marli Soares Borges-

8 comentários:

  1. Brincadeiras com tragédias nunca casam bem.Detesto e acho de péssimo gosto! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Tristes tempos estes em que vemos atitudes bisonhas travestidas de humor.A mediocridade de alguns é tamanha que em sua pequenez tentam tornarem-se vistos através de atos medonhos valendo-se da projeção midiática atual.
    Esta inversão de valores( mais uma da lista)já passou dos limites do tolerado.Achincalhe e menosprezo pela dor alheia não é engraçado, é agressividade fantasiada.
    Ô pobreza de espírito, destes que se valem da net para dar vazão aos seus recalques.
    Espero mesmo que os infratores sejam punidos, Marli.
    Um abraço,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marli.
    Sabe o que acho pior? É este tipo de coisa ter "audiência"... Aliás, programas, piadas, reportagens e outras manifestações públicas pautadas pelo desrespeito ao assunto parece que viraram moda. As pessoas realmente não tem noção de limites. É de uma indigência intelectual lamentável.
    Grande abraço.
    Adh2bs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc 100%
    Na época da tragédia fiquei horrorizada com tanta besteira que diziam por aí. E gente que a gente nem imagina que se senta em cima do rabo e fala mal da desgraça alheia.
    Um horror mesmo!
    E hoje não é diferente... continua do mesmo jeito, gente sem rosto que se acha o dono da verdade soltando espinhos por onde anda.
    Melhor ignorá-los e ficar em paz com quem tem senso de noção.

    Uma bela semana, beijos

    ResponderExcluir
  5. Você pergunta como alguém pode debochar das desgraças alheias. Pelas próprias atitudes, são ignorantes, não no sentido de conhecimento. Moral mesmo. São tão infelizes que não sabem que debochando dos outros, são a si mesmo que estão debochando. Eu acredito que é o máximo de humilhação que alguém faz pois se mostram o que são a si mesmo e principalmente aos outros. Punição rigorosa é justa, sem dúvida, mas a questão, eu acho. é mais profunda. É uma doença da sociedade, pois se tem quem faz mau-humor dos outros, tem outros tantos que curtem isso.Hoje, somente a punição é o remédio justo. Pensando tb a longo prazo - são situações revoltantes e não vão parar até que aconteçam com eles - eu acredito, pode-se modificar isso. É a educação no lar, pelo exemplo e não apenas o conhecimento que vai modificar isso. Como vc disse, a própria mídia tem entrado na deles. Outra vez, a ignorância do homem, que se alastra.
    Percebemos então, se o remédio da punição e tb do auto-sofrimento ajudam, deve-se pautar a educação no Amor e no exemplo, se não poderá se alastrar como uma pandemia.
    Mais uma vez, Marli, te peço desculpas por escrever bastante. E nem sei se pude me expressar corretamente devido à minha dificuldade em colocar por escrito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Marli, sempre bom vir aqui e te ler. As pessoas têm que ter senso no que escrevem e respeito pela dor alheia.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Marli! Absoluta falta de respeito. Brincando com o sentimento dos outros. E o pior, como você mesma diz, é o alastramento de tudo isso da internet para a grande mídia. Falso e desagradável humor em troca da audiência proporcionada por gente que não pensa, pura massa manobrável à disposição desses "humoristas" sem graça e sem respeito. Absoluta inversão de valores.
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem Marli, que seja feita justiça a estes néscios.
    É com horror que vejo estas piadinhas não só neste caso, mas em tantos casos de dor pelo Brasil e pelo mundo.E ainda aqueles que pregam racismo, intolerância e discriminações de todo tipo.Os chamo de "Sem o que fazer" e eles proliferam pela rede na maioria das vezes anônimos covardes.
    Em tempo gostei de lhe ver lá na Confraria da querida Soninha.
    Viva o Sul amiga.
    Um abração e bom fim de semana.
    Bjo de paz e luz amiga.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli