Nada contra ler e dizer apenas que gostou |
- Marli Soares Borges
Comecei a blogar em 2009. De 2016 em diante, fui parando porque as interações sumiram e o que restou foi apenas um amontoado de superficialidades e buscas por seguidores. Perdi o interesse.
Aí veio a pandemia e o "fique em casa". Resolvi então retomar o blogue, pensei que o tempo transcorrido tivesse trazido evoluções nessa área, mas enganei-me, tudo continua na mesma. No meu caso específico, não tenho do que me queixar. Estou de boas, meus comentaristas sempre leem os posts e demonstram isso muito bem, são gente finíssima, o que muito me alegra. Também sigo nessa vibe, lendo com atenção e comentando. Respeito e valorizo o trabalho de cada um. Gosto de ler e gosto de comentar com pertinência.
Acontece que sou observadora, à Lá Holmes, rsrsss, e adoro ir nos blogues amigos e ler os posts e os comentários, um a um. Leio todos. Para mim, os comentários dizem muito sobre seus autores. E o que vejo? gente espaçosa e oportunista que está interessada apenas em deixar linkado seu perfil para angariar visitas. Esses tipos nem leem o post e vão dizendo e repetindo - em todos os blogues que visitam -, as mesmas imbecilidades: "gostei muito do que li", "bela poesia", "boa semana", "passando para dar um beijinho de saudades", "muito profundo o assunto", "tem post novo no meu blog, te espero lá" etc. Conversinhas abstratas, requentadas, descaradas, sem a menor noção.
Por favor não me entenda mal. Nada contra ler um texto e dizer apenas que gosta, que o texto é lindo, maravilhoso, profundo, etc, às vezes é só isso mesmo que a gente tem pra dizer. Estou me referindo ao que chamo de "comentarista contumaz de imbecilidades", aquela pessoa que sempre diz a mesma coisa em todos os blogues e em todos os textos e, geralmente, no mesmo minuto (até isso observei, rsrsss). Entra no blogue, digita uma meia dúzia de palavras e sai rapidamente. Faz um comentário genérico e lá vai "pintar" outro blogue com a mesma cor! E a gente "vê" que não leu uma linha sequer.
Acho isso uma falta de respeito, uma indelicadeza com quem escreveu o post, uma grosseria atroz. Será que pensam que o dono do blog não percebe que seu post não foi lido? Às vezes me dá até vontade de fazer o mesmo nas postagens desses oportunistas, mas simplesmente não consigo: meus valores não me permitem desrespeitar o trabalho das pessoas. Jamais comentaria um texto ou uma poesia sem ler. Jamais.
* * * * * * * * * * *
"Às vezes me dá até vontade de fazer o mesmo nas postagens desses oportunistas, mas simplesmente não consigo"...
ResponderExcluirBom dia de serenidade, querida amiga Marli!
Perfeito!
Há comentários pequeninos que dizem tudo, como você disse aqui. Às vezes é tão profundo que nos falam à alma.
Entretanto, os buscadores de comentários (e são lotados deles) copiam e colam palavras repetidas assim como você bem disse pensando sermos imbecis.
Têm também os famosos metidos a moderninhos que não suportam ler textos bem escritos e mais longos como os seus e dizem um tiquinho de coisas gerais para se fazerem de "intelectuais e modernos".
Temos de tudo, Marli.
Até quem deboche dos comentários dos outros por aí afora...
Sem contar que só passam para deixar seu link... Caçadores de números.
Você é observadora e o final resume muito bem.
Realmente, cada um da o que tem...
Devemos mesmo é passar e deixar o nosso melhor que pudermos e soubermos. Quiçá um dia aprendam sobre qualidade e não quantidade?!
Espero estar tudo bem aí🙏.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos ternos de paz e bem
Também acho, Rosélia, a gente faz a nossa parte da melhor maneira possível. Aqui está tudo bem, graças a Deus, a recuperação já começou. Obrigada por lembrar.
Excluirbjs
Querida Marli, um post pertinente, assertivo que gostaria de tersido eu a escrevê-lo. Dizes que nada tens contra quem vai a um blog e escreve: " gostei muito...fantástico " e sempre que lá vi, seja qual for o tema, limita-se a escrever o mesmo, mudando, por vezesas palavras, em vez de gostei coloca adorei e ponto final, já esta. São pessoas que escrevem poesia ou textos interessantes nos seus blogs, mas, no dos outros não dizem nada. Na acredito que não saibam dar uma opiniao sobre o assunto, nem que seja breve, simplesmente não se interessam e não lêem. Considero uma tamanha falta de respeito e eu, como tu, quando vou ao deles, não consigo fazer o mesmo. Já tenho ouvido dizer que os posts grandes sao inconvenientes, porque a maioria não le, mas, eu, Marli, respondo que os interessados lêem, sim e que os outros , os desrespeitosos, não querem saber, mesmo que seja uma mensagem curtíssima. Para escolher a minha publicação, eu penso na mensagem que gostaria de passar e depois procuro textos ou poesias que nela tenham imbuídz essa mensagem, não me importando se é longo ou curto. Eu, por natureza,escrevo sempre muito, como já tiveste ocasião de reparar, mas, para se respeitar o que o outro escreveu não é preciso ser muito longo, mas, sim, ler com atenção e dizer algo sobre o assunto; sabes, Marli, nem sequer considero que seja falta de tempo, porque, algumas dessas pessoas, publicam todos os dias e, além disso, se estiverem com pressa, deixem o comentário para outra altura. Eu publico quando posso, visito os meus amigos quando tiver disponibilidade e sei que eles entendem muito bem, mas, se nao entenderem...paciencia.; ha outras prioridades e os blogues têm que ser visitados com gosto, com prazer de ler o que os amigos escreveram e não por obrigação, so por terem vindo visitar o nosso. Ontem à noite, por exemplo estive muito tempo a ler os comentários nos blogues amigos; gosto de o fazer, pois também acho que conseguimos conhecer as pessoas pelo que escrevem. Marli, muito obrigada por teres falado num assunto tão necessário e, por favor, não desistas do blogue, porque fazes aqui muita falta; além disso, respondes aos comentários e isso, para mim, é muito importante; acho que é uma atenção para quem nos lê com tanto carinho. Fica bem, Amiga, com saúde para todos, sempre. Um beijinho
ResponderExcluirEmilia
Ô Emília, você é muito generosa comigo, obrigada por isso. Dessa vez não desistirei do blog, vou assim, aos poucos, uma postagem, umas visitas... devagar, devagarinho, rs. Antes eu até me esforçava para escrever posts pequenos, mas cansei. Agora simplesmente vou escrevendo.... pois como você disse tão bem: "ha outras prioridades e os blogues têm que ser visitados com gosto, com prazer de ler o que os amigos escreveram e não por obrigação, só por terem vindo visitar o nosso". É isso mesmo, afinal a gente está na blogosfera para se distrair, arejar, navegar no mundo das ideias, não é?
ExcluirBjs, amiga, fica com Deus.
Tema importante esse,Marli! E esqueceste daqueles que chegam com mensagens nada a ver, tipo fulano traz o marido ou esposa de volta,etc...Ou alguns de seitas... Tenho muito trabalho em excluir cada um deles e nos meus, entram em cada dos blogs e deixam uns 10 comentários, copiados e colados.HAJA!
ResponderExcluirE claro, os que chegam apenas pra deixar o link e pedir que siga de volta! Mas, são tantos anos de blogueiras que até sabemos bem o que vai chegar a cada comentário. beijos, lindo dia! chica
Olha, Chica, esqueci mesmo um monte de tipos, mas também, se a gente vai nomear cada um, não haverá espaço suficiente no editor, aff.
ExcluirObrigada por comentar.
Bjs e fica com Deus
Bah, na mosca!!
ResponderExcluirMarli, tenho blog há muitos anos, e isso que narras, com o passar dos anos, piorou. Não acho legal a pessoa deixar seu link, todos sabem que clicando no nome o link se abre. Visito, leio tudo, se não me agradou, se minha opinião vai gerar discussão, saio calada, não estou na Web para brigar, se eu conseguir dar minha opinião numa boa, se vejo que a blogueira não vai se ofender toda, deixo, caso contrário, não. Aprendi a andar nesse mundo. O que tu notas, eu também noto, e não me esmero no blog dessas pessoas em comentários que valem a pena. Já notei que algumas gostam de ler textos curtíssimos, apenas para deixar seus links. Nem leem! A gente sabe quem lê. Escrevi há muitos anos sobre comentários, também. Eu não procuro quantidade, gosto de qualidade de leitores e de blogs. Mas, isso existe muito. E irrita, sim.
Gostei do teu texto, um alerta de vez em quando é necessário!
Gosto da tua sinceridade no que abordas. Bravo!
Uma boa semana, amiga,
beijinho.
Obrigada, Taís. Acho que vale sim, um alerta. Gosto de pensar que às vezes as pessoas andam com tanta pressa que nem se dão conta que da razão principal de estarem aqui na blogosfera. E vão atropelando e chutando tudo que tem pela frente. Como disse, gosto de pensar, mas sei que não é bem assim. Também não ando me esmerando ao comentar os posts desses oportunistas. Comento com respeito, mas, en passant.
ExcluirTambém não gosto de links, mas andei deixando meu link em alguns posts, porque eu comentava e quando clicava não ia para o blog, aí pensei que o blogger tivesse mudado a configuração. Depois descobri: tem alguns blogs que desabilitam (não sei como) a opção de clicar e ir ao perfil do blog que comentou. E eu acabei pensando que eram todos, mas vi que são só alguns.
Obrigada pelo comentário. Fique com Deus.
bjs
Texto mais que perfeito e muito pertinente, Marli! Parabéns pela coragem de dizer o que muitos de nós pensa e sente.
ResponderExcluirAssim como você, sendo também blogueira de tantos anos, só observo e por essas e por outras, que inclusive blogar que gosto muito, quando a interação é verdadeira, diminui novamente o ritmo até por aqui nos Blogs, justamente pela triste certeza que tal fato acontece e como a vida é curta, passa tão depressa, confesso que estou repensando muito no tempo que irei me dedicar por aqui. Não ligo para quantidade de seguidores , nem de comentários, mas a qualidade da interação, sim, eu me importo. Não posso usar tanto do meu tempo, lendo e comentando, alias, geralmente escrevo até demais rsrsrsr, enquanto há pessoas que sequer nos leem de fato e acabam comentando com monossílabos.
Então vou continuar por aqui bem devagar, quase parando, porque tenho sede de vida, de fazer muitas coisas que gosto e blogar vou de leve agora.
Beijinhos amiga
Valéria
Isso mesmo, Valéria, vamos blogar ao sabor das emoções.
ExcluirA qualidade em primeiro lugar. A quantidade é ilusão.
Que bom que você gostou do assunto.
Obrigada por comentar.
Bjs
Gostei muito do seu desabafo e até compartilho dele. Eu leio tudo, tudinho, antes de comentar nos posts. Graças a Deus meus leitores não são nada superficiais nos comentários. Obrigado por trazer esse assunto tão pertinente e atual.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oh, que bom Emerson.
ExcluirVocê é jornalista, imagino que ler e escrever sejam deveres de ofício rs aos quais você não deve se furtar, não é? E você escreve lindamente.
Obrigada por comentar.
Bjs
Boa semana
ResponderExcluirPena que não se visite os blogs apenas porque se gosta!
ResponderExcluirNeste momento praticamente só retribuo visitas pois tenho pouco tempo disponível para ler!
🙏
Que pena que você tem pouco tempo para ler, Gracinha!
ExcluirEu visito os blogues porque gosto. Retribuo e comento nos posts porque gosto. Na blogosfera optei por não fazer nada por obrigação, Deus me livre, cansei de tantas obrigações. Se tivesse que visitar esse ou aquele por obrigação, acho que deixaria de blogar. A vida já é cheia de obrigações e vou arrumar mais uma por aqui? rsrssss, nem pensar! Então vou indo assim, devagar, devagarinho.
Obrigada pelo comentário.
Bjs
Olá Marli,
ResponderExcluirVim aqui ver o seu blog também e fiquei surpreendida!
Sim senhora, frontalidade e verdade!
Também já notei isto.
Eu não tenho disponibilidade para ver ler todas as publicações dos blogs que sigo, pois trabalho e gosto de fazer trabalhos de artesanato, mas tento visitar e quando visito é com tempo e disponibilidade para ler e dar um pouco da minha atenção.
Gosto muito de interagir e cada blog que sigo tem o seu conteúdo e riqueza própria.
Talvez por não andar como um passarinho a bicar aqui e ali, tenho poucos seguidores e já tenho o meu blog há algum tempo. Mas prefiro manter a minha postura com seriedade e não agir por interesse.
Agora sim posso dizer: gostei do que li!
Abraço grande!
Obrigada, Micaela, muito bom ver você por aqui!
ExcluirEu também vou lendo os blogs conforme posso e do jeito que me apraz. Qualidade em primeiro lugar. Esse jogo de interesses e essa caça desenfreada à seguidores não tem o menor sentido para mim.
Que bom que você gostou do meu post, isso me deixa muito feliz e animada a escrever.
Bjs e fique com Deus.
Boa tarde Marli,
ResponderExcluirFez uma análise tal qual penso!
Uma pena que não leiam os textos e deixem apenas palavras de circunstância.
Todos sabemos quem são os que apenas visitem os blogues para "caçar" comentários. E outros nem se dão conta que há blogues que fizeram uma atenção referindo algo seu. Uma tristeza.
Prefiro qualidade a quantidade e por esse facto meus blogues não são muito visitados. Por vezes penso que talvez não tenham qualidade.
Faço como posso e sei e dou o melhor de mim.
Beijinhos e obrigada pela sua frontalidade.
Ailime
Olá, Ailime, obrigada por estar aqui comentando. Claro que a gente acaba "conhecendo" os caçadores de comentários, até porque são sempre os mesmos: as pessoas e os comentários. Como falei acima, esse jogo de interesses não tem o menor sentido para mim. Prefiro sempre a qualidade.
ExcluirNem ouse dizer que seus blogues não têm qualidade, ao contrário, são ótimos, sempre muito bem escritos e conteúdo adequado. O problema é esse contexto de superficialidade que reina na blogosfera; esse descarte leviano de tudo o que demanda exercício do pensamento. Mas, o importante é não perder o foco, afinal por que estamos aqui blogando? porque gostamos, oras! E vamos que vamos.
Bjs e fique com Deus
Importante alerta, Marli.
ResponderExcluirGosto imensamente de blogar. Para mim é terapia.
Infelizmente pessoas que nem leem a postagem não sabem o que estão perdendo.
Eu aprendo muito por aqui e fiz sólidas amizades.
Deixo um beijinho e o meu carinho.
Verena.
Taí, você disse tudo, Verena: essas pessoas que não leem as postagens não sabem o que estão perdendo. É isso mesmo. e azar o delas!!!!!
ExcluirObrigada pelo comentário.
Bjs e fique com Deus
Olá, Marli. Concordo mesmo com o que falou no texto. A blogosfera é um espaço em que vemos muita coisa e tantas vezes nos chateamos. Já fiz postagem com desabafo assim e, de um tempo pra cá, estou mais “light”, com alguns critérios diferentes e sem levar tanto a sério os “disparates” que há por aqui. Avaliei bastante e decidi que vale a pena continuar e interagir, pois fiz amizades preciosas que quero cativar mais e mais.
ResponderExcluirMuitas vezes comentários condensados dizem muito. Sabe, há blogs/blogueiros que são joias, outros que só visam interesses. Tem de tudo, a questão é saber lidar e “varrer” o que não merece gastar tempo.
O meu abraço, querida Marli. Com grande carinho...
Exatamente, Anete, bem como falei no post, nada contra comentários condensados. Tudo contra esses caçadores de comentários, isso sim, rsrsssss! E você disse muito bem: "A questão é saber lidar e “varrer” o que não merece gastar tempo".
ExcluirObrigada pelo comentário.
Bjs e fique com Deus
Mais,
ResponderExcluirEu gosto de ler blogs. No passado
eu lia jornais em papel, o tempo passou e hj leio blogs que aprecio
Comentar é só uma forma de
demostrar agradecimento.
Aprendi que reciprocidade
deve ser natural.
Obrigação já temos com
os boletos e as convenções.
Sua publicação é pertinente
e muito oportuna.
Tenho amigos na vida real
que conquistei aqui na
Blogsfera.
Quanto aos links, nem deixe quem os deixa é oportunista. Eu
Por ex tenho muitos endereços e as vezes deixo o link do que acabei
de atualizar ou do blog
que mais escrevo.
Bjins
CatiahoAlc.
Olá Catia, Nada contra os links, nada contra ler um texto e dizer apenas que gosta, que o texto é lindo, maravilhoso, profundo, etc, às vezes é só isso mesmo que a gente tem pra dizer. Minha contrariedade é com aqueles que sempre dizem a mesma coisa em todos os blogues e em todos os textos e, geralmente, no mesmo minuto (até isso observei, rsrsss). Entra no blogue, digita rapidamente uma meia dúzia de palavras, faz um comentário genérico e lá vai "pintar" outro blogue com a mesma cor! E a gente "vê" que não leu uma linha sequer. Só quer mesmo angariar visitas para o seu próprio blog.
ExcluirObrigada por comentar.
Bjs e fique com Deus
Eu que o diga, minha amiga.
ExcluirBeijo as as duas.
Marli iniciamos nossos blogs na mesma época e, como você disse muito bem,houve épocas que as interações eram bem intensas. Nunca parei, meu blog para mim tem um grande valor. Gosto de compartilhar, aprecio quem me visita e lê. Procuro corresponder, sou um pouco sucinta, mas leio com interesse. Enfim, cada um dá o que tem. Assim é... bjs
ResponderExcluirTambém acho, Norma. Ninguém pode dar o que não tem.
ExcluirBjs
Que post mais certeiro.
ResponderExcluirEu gosto de conhecer blogs diferentes, mas sempre leio palavra por palavra o post, acho que é o mínimo de delicadeza com quem se deu ao trabalho de fazer uma postagem.
Sempre há aqueles que temos mais afinidade em relação a forma como escrevem, ou por determinado assunto, mas isso não inválida a importância de cada post, de cada blog.
Um abraço
Taí, Amiga! Fechou com o que penso. Devemos sempre valorizar e respeitar o trabalho do outro.
ExcluirObrigada por comentar.
Bjs
:-)) Acho que todos temos a nossa parte de comentadores assim...
ResponderExcluirPor mim falando... meus comentários sempre tenderam para o palavroso... agora com a pandemia, é que o meu tempo levou um rombo daqueles, priorizando andar a desviar a minha mãe do caminho da virose, com todos os procedimentos de segurança e mais alguns extra.
Eu optei por um pacto de paz... também com alguns tipos de comentadores, mais superficiais nas suas apreciações... pois às vezes, eles até têm espaços com temas ou sugestões que me interessam, assim... tendo a comentar da mesma forma que sou comentada, adaptando-me ao perfil de cada um...
Apenas me afastei daqueles comentadores que cobram comentários, como se de uma relação contratual se tratasse, com timing marcado. Eu no momento ando visitando de modo bem menos frequente do que gostaria, muitos dos cantinhos que aprecio, mas mesmo super atrasada, sempre acabo passando no cantinho de cada um... mas prefiro publicar eu menos, do que aumentar a cadência e fomentar tal tipo de comentários em jeito de corrida, no meu próprio canto...
Mas como tenho os meus comentários moderados... terá muitos que são spam descarado e nem publico...
Também não abdico de responder a todos os que me comentam... não estando nem aí, para ligar se me lêem ou não... é um exercício de paciência que me deixa muito bem comigo mesma... e lá está, é um sinal de respeito e atenção, também para com quem me visita...
Fiquei maravilhada com o seu texto franco, Marli! No meu caso, como eu tenho um blog, mais focado em imagem... tento expressar as minhas ideias em poucas palavras... quem quiser, envereda pela ideia deixada, e comenta mais aprofundadamente... quem não quiser... comenta da forma, em modo de corrida, que a Marli tão bem exemplificou. Optei por este formato, quando iniciei o meu espaço, porque também me apercebi que haveria muito boa gente, que não leria nada do que eu pudesse escrever... sendo o blog mais focado em fotografia, no momento, por falta de tempo, para enveredar por outras temáticas, como pinturas, artesanato e apresentação de trabalhos em kits de modelismo, como inicialmente teria sido pensado...
Um beijinho! Bom fim de semana!
Ana
Que bom que você gostou e entendeu exatamente a essência do texto, Ana. Não critico o comentário em si, (a extensão e profundidade) mas desabono o "animus" do comentarista contumaz, que não respeita o trabalho de quem escreveu o post. O bom é que tem muuuuita gente bacana, honesta e sensível que abrilhanta a blogosfera com suas opiniões. E é para esses que a gente escreve, não é?
ResponderExcluirBjs