terça-feira, fevereiro 08, 2011

COMER VERSUS COZINHAR


Comer é uma das melhores coisas do mundo. Cozinhar também. Comer e cozinhar. Eu acho. Mas se você pensa que comer é só encher a barriga e matar a fome, está muito enganada, comer é muito mais do que isso. Comer sacia o corpo e alegra o coração, e não é sem razão que comer tem várias conotações, rsrs. Mas cozinhar... vou confessar pra você: saber cozinhar era tudo o que eu queria, saber fazer comida mesmo. Para mim comida é alquimia, é feitiçaria, pura mandinga, é canjerê. E cozinhar é um ato individual e ousado de amar, pois na panela a gente coloca vida ou morte, tempero ou veneno, ternura ou ódio. Tenho inveja daquele pessoal que vive pela cozinha fazendo comidinhas, certamente eles têm cruza com magos, duendes, feiticeiros, bruxas e fadas... sei lá. Você já se deu conta que depois de comer ninguém permanece mais a mesma pessoa? É sim. Acontece uma mágica. A gente muda, pensa diferente, sonha colorido. Tá bom, às vezes não, o tiro sai pela culatra e a gente acaba ficando down... tudo vai depender do contexto, mas uma coisa é certa, quem come fica enfeitiçado na mesma hora. Por isso, acho que comer é uma glória, mas saber cozinhar é uma benção!






Quando vi pela primeira vez o filme "A Festa de Babette", simplesmente me achei. 

A história acontece no final do século XIX, num vilarejo na Dinamarca e o filme confirma que a alimentação não pertence apenas ao registro da necessidade humana. E vai fundo nessa reflexão. A começar pela personagem principal, Babette: uma artista que conhece os segredos de produzir alegria pela comida e que sabe tudo sobre a tal mágica a que me referi. E tenho quase certeza de que aqueles moradores rudes da aldeia, também desconfiavam disso, se não, por qual motivo eles estariam com tanto medo de comer o banquete que Babette lhes preparara? Era tão estreita a visão daquelas pessoas, -- acostumadas desde sempre a sacrificar paixões e desejos em nome da fé e da obrigação --, que todos tinham 'certeza' que ela era uma bruxa e que o banquete era um ritual de feitiçaria. Daí o medo gigantesco e o propósito que fizeram de comer de bico calado, sem qualquer manifestação, -- sem sentir o gosto --, afinal eles estariam expostos aos prazeres terrenos da gula. Eles acreditavam que Babette, com aquele jantar, colocaria suas almas a perder e que eles não iriam para o céu. Sim, era isso que pensavam, enterrados naquele fim-de-mundo e atormentados por proibições religiosas, limites de pensamento e hipocrisia. Mas, se por um lado eles erraram, (e erraram mesmo), por outro estavam absolutamente certos. Era feitiçaria sim. E da boa, de outro tipo. Não do tipo que eles imaginavam. Dá só uma olhadinha no tamanho do feitiço: começando pela mesa, convidativa, requintada. Toalha, louça, talheres, cristais, tudo perfeito, nos mínimos detalhes. Você sabe, a gente come também com os olhos. Agora o menu: sopa de tartaruga, cailles au sarcophage, e vinhos maravilhosos, deusdocéu! Tudo a ver com Adão e Eva, a maçã e o fruto proibido. A câmera vai focando o rosto de um a um dos comensais e a gente pode observar o prazer abrandando os sentimentos... transformando pensamentos. O paladar amenizando as aflições da vida e o riso embelezando os rostos enrugados e endurecidos. E as máscaras caindo... -- óbvio, o pecado da gula arrasta outros, tais como o orgulho e a inveja --. 

Mais tarde na rua, saindo do banquete, eles fizeram um grande círculo e todos de mãos dadas cantaram feito crianças... encantados. Felizes. Eram outras pessoas. Olhando para a noite e para a lua pareceu-lhes que a manhã seguinte seria diferente dos outros dias e das outras noites. Foi quase como se o tempo adquirisse outra intensidade.

Em tempo: comilanças à parte, o filme "A Festa de Babete" é na essência, uma alegoria que espelha a gravidade da contradição histórica vivida pelo ser humano. O "jantar francês" de Babette é o espaço onde ela reconstrói seu próprio passado e ressuscita para a vida. Preparando o jantar ela narra sua história e recupera seus referenciais e, jantando, os convidados constroem a narrativa da história de vida de cada um. E assim, recuperando-se o passado, outro futuro se desenha.

Marli Soares Borges

33 comentários:

  1. Olá Marli,

    Então cozinhar para você é algo tipo feitiço? Rsrsrsr. Eu falo para minhas irmas que são cozinheiras maravilhosas - são magas.
    Não tem como não se encantar com aparencia e sabor dos alimentos que elas preparam.
    Bom demais seu post!

    ResponderExcluir
  2. Marli eu também acho que comer é um ato prazeroso enquanto que cozinhar...não é comigo não. Eu ainda vou encontrar o endereço onde vivem esse povo da magia, entre caldeirões e feitiçaria, reza brava e mandinga, somente eles poderão me fazer uma grande cozinheira um dia! rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu cozinho muito bem!
    Eu como muito bem!
    Meu problema é lavar a louça Marli!!!! kkkkk

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marli!
    Assino por baixo...se comer bem é tudo de bom, cozinhar é uma arte dos deuses...
    Se vc gostou da Festa de Babette, tem que ver este filme: "JULIE & JULIA", ainda mais porque tem tudo a ver também com um blogue...
    Espreita:

    http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=5180488n

    Beijosssssssssssssssssssssss bem temperados!

    ResponderExcluir
  5. Verdade Marli...
    Cozinhar exige magia.
    Amei esse filme.
    Também gostei muito de "chocolate".
    Sempre achei que perdemos a fome quando estamos tristes porque comer é uma forma de celebrar a vida.
    Gostei demais desse texto.
    Beijos querida...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marli!

    Comer é um grande prazer, sem dúvidas. E cozinhar é uma arte, feitiçaria, alquimia, seja lá o que for, mas... para aqueles agraciados, kkk
    Adoro comer :) Detesto cozinhar:(


    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  7. Marli, você assistiu o filme "Estômago"?

    ResponderExcluir
  8. Sabe que quando como me sinto feliz...Dieta, me deixa mal humorada e chataaaaaaaaaaaa.Come é bom demais, degustar o que comemos aumenta em muito o prazer de comer.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  9. Eu amo cozinhar!
    Mais ainda quando vejo que os que a comem ficam babando, mas sabe que me canso da minha comida, por mais gostosa que seja?

    Mas eu sei que cozinhar é magia pura, emoção pura. Todo cuidado é pouco...rs

    bj

    ResponderExcluir
  10. Marli eu sou Catarina, feiticeira que faz feitiços na cozinha e na maquina de costura, com um pincel numa mão, uma tesoura na outra, as colheres esperam pacientemente o momento de mexerem o caldo de tudo isso.Toda mulher nasce assim, mas so algumas conseguem descobrir qual é o instrumento de sua magia: os pinceis, a caneta, a tesoura ou as panelas.
    Desde menina faço feitiços toda vez que rezo pelos meus.Um beijo grande da Eliane.(Vc é uma das minhas)

    ResponderExcluir
  11. MARLI, não encontro prazer no comer
    e, talvez, por isso, eu não sei co-
    zinhar, fazendo apenas o trivial,
    sem sabor. Mas,gostaria de ter pode
    res como a ¨Feiticeira¨do seriado,
    apenas dar uma torcidinha no nariz
    e tudo pronto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Marli! Eu morro a rir com os teus textos :)))

    Mas é mesmo verdade sim! Sem dúvida que comer é um delírio, sobretudo quando a comida foi feita com amor.
    Quando falaste da Festa da Babette, lembrei-me do Chocolat da minha escritora preferida, a Joanne Harris.
    Este livro virou filme, lembras-te?
    Ela até foi excomungada pelo padre por fazer aquelas delicias todas com o chocolate. Era pecado, gula!!!
    Sei que quando li o livro, eu babava a cada instante ... e quando ela preparou e serviu o jantar a senhora idosa e muitíssimo diabética com todos os seus amigos presentes !!!!! incluindo o neto, my God!!!

    Amiga, não fiques triste :) Promete!!!
    Cá em casa, nenhum de nós é gordo, estamos muito bem, na linha certa, eu não passo dos 53/54 quilos, mas come-se bem.
    BEM mas com moderação.
    O mais atípico é que todos gostamos de cozinhar :)))
    O meu filho que está há muitos anos na Suiça, até já foi cozinheiro chefe.
    Eu e o José (marido) pegámo-nos por causa dos tachos muitas vezes.
    Ai de mim que lhe destape a panela se é ele que está na cozinha :))))

    Há os pratos que ele é expert e os que são sempre meus...
    O pior, amiga, é que no final do "banquete" é sempre esta tua amiga a tratar da loiça e da mesa e das migalhas e dos etcs todos.

    Mas é bom demais, tens razão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Marli
    Eu sou do tipo que acha cozinhar uma benção. Vivo por ai pegando receitas, nas revistas, na internet, e ...... passo tudo pra minha empregada e para o meu marido.
    Eu sou bem melhor comendo.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você, Marli. Cozinhar é pura feitiçaria. E o filme mexicano "Como água para chocolate" tem muito desse feitiço. Se você não viu recomendo.
    Já vi partes de "A festa de Babette" e é muito como você descreve.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga hoje vim especialmente agradecer o seu carinho por ter comemorado comigo o aniversário da minha mãe.
    “A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.” (Ralph Waldo Emerson)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Marli!
    Interessante o assunto de hj...recentemente tive visitas na praia e preparei várias refeições - coisa que fiz praticamente a vida toda, salvo a última década, talvez...bem, a satisfação que vc descreve à mesa eu observei (eu realmente aprendi a cozinhar e, caprichei pra eles, claro), mas agora, te lendo, lembro uma manhã em que me dediquei mesmo, pus música enquanto estava às voltas com a comida...observei que cantarolava, leve, feliz...explico: eu cozinho bem, mas como não gosto da trivialidade (e obrigação) do dia-a-dia, generalizei e penso que não gosto de cozinhar...mas nestas circunstâncias, é um prazer...realmente.
    Valeu pelo insight!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá Marli!!

    Que delicia ler você, seu blog é o caminho para perdição... (risos)
    Não existe melhor pecado que comer, e comer bem!

    Ja eu, estando em dieta, cuido para que eu tenha saúde para assim comer bem.

    Encontrei seu blog meio que por acaso, e como é o acaso que nos aparesenta as melhores coisas, então eu agradece a ele, o acaso!

    Quero convida-la a conhecer o meu blog, "Alma do Poeta"

    Exelente Quarta F!

    ResponderExcluir
  18. marli
    Eu não passo fome porque compro pão e bebo suco. mas são as unicas coisas que sei fazer. Ou melhor esquentar tudo no microondas.
    Mas comer uma comidinha feita pelas minhas irmãs é o máximo.
    elas são divinas e maravilhosas
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  19. Oi,sou eu, a Nira. O link antigo do meu blog deu problema.
    O link novo é
    http://meussentimentoscoisasminhas.blogspot.com/
    Depois passo aqui com mais calma e leio seu post como ele merece ser lido e comentado, ok? É que agora tô avisando o resto do pessoal pois vou precisar restringir o blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu aprecio demais as duas coisas, Marli. Mas claro que como melhor do que cozinho. hahaha! Acho que não chego a passar três dias consecutivos sem fazer uma comidinha. Ainda mais agora que fico mais em casa. É um pulo aqui no PC e outro no fogão.

    Eu assisti A Festa de Babette também. Aliás, daquela época pra cá, meu entusiasmo com o fogão aumentou ainda mais.

    Bon apetit (que já tá quase na hora do almoço). Paz e bem.

    ResponderExcluir
  21. É mesmo Marli, tem toda a razão. Comer é bom, mas quem sabe cozinhar bem traz a magia nas mãos...Não nasci com esse dom...só meus doces são bons...esses são sim, de comer rezando...o problema é a balança depois...não há reza braba que desfaça essa "magia"..hehe Eu adorei a Festa de Babette, virou um clássico, né? beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Marli
    Comer é uma forma de se ter prazer. Cozinhar tem magia, mas é preciso vir das entranhas. Eu, particularmente, não gosto da cozinha.Porém admiro, aprecio um bom prato.
    Aproveito para lhe avisar que tenho uma proposta nova no blog. Passe lá para conferir e ver se lhe agrada.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Comer é um dos maiores prazeres da vida e eu o faço desugstando, bel lentamente. Gosto de sentir o gostinho da comida. Por isso, cozinhar é uma arte. Beijos,amiga Marli

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marli.
    Uma das minhas metas para 2011 é aprender a gostar de cozinhar...
    Uma avó que não vai pra cozinha fazer uma comidinha, uns bolinhos, é muito triste, não?
    rsrs
    Nem me importo de lavar a louça e panelas, mas fazer é que são elas...Acho que o que me chateia mais é a obrigatoriedade do horário de se começar um almoço do dia a dia.
    Agora ando lendo tantos blogs de culinária que estou até me interessando, acredita?
    Não assistei ao filme, mas já ouvi falar muito dele e vou ver se o encontro para locação.
    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  25. Hoje por aqui esta tudo tão animado. Falar em comer é sempre assim, como você bem disse as pessoas se transformam. Eu adoro comer, mas cozinhar...só com alguém para arrumar o depois...AHahah....Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  26. É verdade Marli... comer é bom demais. E ver a satisfação de alguém comendo uma comida gostosa feita por vc é um carinho maravilhoso. Parabéns pelo post. Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Concordo, Marli. Cozinhar é um ato de amor e comer, idem. É mesmo tudo de bom!! Um grande beijo, bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  28. Nossa Marli, penso exatamente o mesmo, mas mais que comer, adoro cozinhar e ver que todo mundo gostou de minha comida! fico toda vaidosa, hehehehe

    ResponderExcluir
  29. Deixei um selinho pra você lá no blog "Um pouquinho de Ni http://maisdetudoumpouquinhodenira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Marli,
    Acredita que não assisti ainda esse filme?
    Vou já corrigir isso, assim como acabei de corrigir outras coisinhas. Seu blog não estava na minha lista de favoritos, que absurdo!! E nem estava como seguidora. Outro dia me dei conta que ando atribulada demais e quando vejo dá meia noite!
    Depois te falo sobre o filme.
    Adorei o comentário da Macá!!!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  31. Neste caso, tudo magia é uma forma de cativar as pessoas de as unirem...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Quando deixei um comentário pra você anteriormente não tinha visto ainda esse filme. É mágico mesmo, lindo!
    Tive uma fase de assistir a vários filmes do gênero e esse é um dos melhores.
    Vou te contar um "segredo". Gosto muito da cozinha, é meu cantinho favorito, mas não muito para o dia a dia, o feijão com arroz, sabe? Mas os doces... Ah, os doces! Esses são meu maior prazer na cozinha. Cozinhar com satisfação faz toda a diferença no resultado!
    Você viu The Ramen Girl? Veja esse post:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2010/07/exercitando-escuta-na-cozinha.html
    O filme não chega a ser como A Festa de Babette, inicialmente até meio "bobinho", mas a temática central é justamente a espiritualidade transmitida aos alimentos. Muito interessante. Dê uma lida no post.
    Bjs.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli