terça-feira, outubro 14, 2025

O MONITOR CELESTE


O ANJO SORRIDENTE


- Marli Soares Borges - 

Decidi rever minha antiga postura de indignação com certas coisas que acontecem. Mudei de ideia, sinto que preciso espalhar alegria. O mundo precisa de alegria. Tenho que aprender a lidar com certas chatices. Vou conseguir. Se ao longo da minha vida consegui abandonar sonhos, porque não abandonaria pesadelos? 

A partir de agora serei uma fofa, simpaticona e animadona. Estarei sempre pronta a soltar um “gratidão” no lugar de obrigada. Prometo aprender a gargalhar sem filtro, um dos principais requisitos para ser a fofa que eu pretendo ser. Pensa que vai me xingar e que revidarei na mesma moeda? Nada disso amore. Vou ser superior, mais alta que os aviões, vou colocar meu pezinho no céu. 

Então, turbilhão.

Aconteceu num dia desses. Fui tirar um cochilo e... 

Não acreditoooo! Estou no Céu! Ah, que bom, valeu a pena ter sido uma fofa, simpaticona e animadona, agora vou reencontrar-me com meus queridos e queridas que chegaram antes de mim e faremos a maior festa do planeta! Yesssss! 

No mesmo instante a porta se abriu e lá estava ele, o "Anjo Sorridente" fazendo as honras da casa. Mas eu estava muito ansiosa:  ‒ E os meus afetos, parentes e amigos, onde estão? Meus animais de estimação, meus gatinhos e doguinhos? Quero vê-los, conversar com eles, abraçá-los, estou louca de saudades.

O Anjo deu uma batidinha no meu ombro e convidou-ma a entrar. 

‒ Seja muito bem vinda ao Céu! Aqui é o lugar da leveza e da alegria, não se preocupe com nada, tenho certeza que um dia você vai ganhar uma chance de trazer seus queridos para estarem, um pouco, aqui com você. Ah, ia me esquecendo: como Monitor do Céu, tenho o maior prazer em anunciar a você o tema atual do Projeto Celeste: "Conhecer Gente Nova e Fazer Novas Amizades". Ao mesmo tempo quero cumprimentá-la por ser a mais nova felizarda participante do Projeto. Está sacramentado seu direito a um lugar de honra em "Nosso Lar". 

‒ Pois sim, mas você ainda não me respondeu. Onde estão meus afetos?

‒ No Inferno disse o Anjo, alegremente, com um sorriso melífluo que, para os mais atentos, exalava uma falsidade quase palpável. 

‒ No Inferno? Como assim? 

‒ Ofereci-lhes a chance de participarem do Projeto Celeste, mas ninguém aceitou. Eles preferiram descer ao inferno. Todos eles.

‒ Pois quero estar com eles agora mesmo! Não quero saber de novas amizades, me poupe. Que me importa esse tal Projeto? Nesse momento importante da minha "vida" novas amizades não me interessam, ouviu? (então lembrei que não conhecia o caminho do inferno e fui tratando de amaciar minha voz).

‒ Você me ajuda? perguntei cheia de fofura.

‒ Nem pensar! respondeu o Anjo, sempre sorridente. Aqui é o seu lugar, você já fez a sua escolha quando estava na terra. E lutou muito para conseguir. Agora você está no Céu e aqui é a morada eterna das pessoas fofas, simpaticonas e animadonas como você! Para que rever quem você já conhece? Bora fazer novas amizades! Quer coisa melhor? Alegria, alegria! 

(Ali onde eu chorei qualquer um chorava. Anjo casca grossa, fanático duma figa - pensei -, você não me engana. Vou procurar um coach celestial pra ver se saio logo daqui! Chega de papo com monitor, decididamente qualquer anjo não serve. Tem que ser um Arcanjo ou um Santo sério, firme, cheio de empatia e bom na comunicação. E que esteja disposto a ensinar-me rapidinho o caminho do inferno. Mas, ai de mim(!) não posso me descuidar; aposto que por aqui também transitam anjos disfarçados. Já pensou se me encontro com um e ele me diz que, antes de sair para o reencontro, eu precisarei “resgatar” alguma coisa e que o tal resgate só pode acontecer através de novas amizades aqui no Céu?) Aí vai ser uma verdadeira hecatombe. Socorro, tenho meus limites, tenho que dar o fora daqui imediatamente. 

E... plof!  me deu um branco... abri os olhos, onde estou? A culpa é do meu gato que deu um pulo em cima da minha perna e acordei. 

Custei a "aterrissar". Fiquei completamente perdida e taquicárdica. Suando frio. 

Então, turbilhão.

Calma, deixa eu me situar. Estou viva, na terra, vivendo e aprendendo. Sem essa. Tem que mudar esses dizeres: é morrendo e desaprendendo, isso sim! Esse negócio de rever posturas, querer virar uma fofa, simpaticona e animadona não é para mim. Desisto! Vou continuar como sou. Eu e minhas indignações e chatices. Às vezes basta uma pequena mudança na dosagem da chatice e tudo entra nos eixos. Dito isso, informo que, por um bom tempo não falarei mais bobagens por aqui, porque eu decidi ser uma pessoa séria. Sem essa, nada de decisões... deixa o barco correr.

 
🍄 🍄 🍄


NotaO "Anjo Sorridente" (L'Ange au Sourire) é uma escultura que se encontra na fachada da Catedral de Notre-Dame, na cidade de Reims, França. É famosa por seu sorriso sereno e gracioso, uma expressão incomum na arte gótica da época em que foi esculpida, entre 1236 e 1245. O anjo faz parte do grupo de esculturas do portal norte da catedral, onde representa a Anunciação à Virgem Maria. Nos dias de hoje, a estátua é uma das principais atrações da Catedral de Reims e um dos símbolos mais reconhecidos da cidade. 
Fonte: IA

4 comentários:

  1. Olá, Marli
    Li o seu texto com um sorriso, esperando o desfecho.
    O Monitor Celeste é mesmo de meter medo, ainda
    por cima sabendo que enviou todos os seus afectos
    para o inferno.
    Mais vale continuar como é, batendo o pé quando é
    preciso.
    Boa semana, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  2. Bah,Marli! Eu estaria ralada lá no céu. Como tu, estaria louca pra ver meus queridos todos ,pessoas e animaizinhos que se foram, mas não estaria pronta a novas amizades,conhecer novas pessoas. Chega! rs Já me basta o que vi!
    Que sonho!!! Imagino o susto ao pulo do teu gato! Adorei! beijos prainos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Me gusto tu historia y la imagen del ángel. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. 😂 Marli,

    que delícia de texto! Fui lendo e gargalhando esse anjo sorridente é daqueles que a gente desconfia de longe, viu? 😄 Adorei a virada final, esse ‘plof!’ que nos devolve à Terra e à lucidez das nossas chatices bem dosadas. Acho que o segredo é esse mesmo: não virar fofa demais nem azedar o caldo, mas manter o tempero da autenticidade! Que bom te ler, amiga, tua escrita é um sopro de humor e verdade!

    Beijo 😘

    ResponderExcluir

Obrigada! Logo responderei seu comentário.
Um abraço, Marli.