quinta-feira, maio 06, 2021

REMEDIADO ESTÁ

 


Aponte o dedo quem nunca ouviu essas palavras: "o que não tem remédio, remediado está". Acho que dá pra contar nos dedos quem não conhece essa máxima. Uns de um jeito, outros de outro. Recordo que nos meus tempos de criança, acontecia qualquer muvuca e lá estava minha vó com o verbo na ponta da língua. Guardei na memória e fui utilizando na minha vida, serviu até para apaziguar as crises existenciais dos meus filhos quando eram adolescentes. E é claro, sempre funcionou. Agora encasquetei de saber a origem do tal ditado. Procura daqui, procura dali e então, sabem quem é o pai da criança? Shakespeare. Isso mesmo. Gente! minha vó era muito esperta, vai ver ela andou trocando umas cartinhas com ele. Só pode. O quê, tá me achando maldosa? Nada! Tô é feliz, ou você também não ficaria se sua avó aprendesse umas e outras com aquele figurão? Só tenho a agradecer. 

Taí a poesia de Shakespeare pra vocês conferirem.

"Quando não há mais remédio,
terminam os males que as esperanças alimentavam.
Lamentar um sofrimento do passado
é dar um passo no sentido de atrair um novo mal.
Quando o destino leva algo que não podemos preservar,
o melhor é deixar que a paciência zombe do infortúnio.
O sorriso de quem é roubado rouba algo ao ladrão;
aquele que dá margem a mágoas inúteis
rouba-se a si próprio."

Até breve.
Marli Soares Borges

10 comentários:

  1. A verdade é que os nossos avós, muitos deles iletrados de escrita, mas ilustremente letrados na inteligência e sabedoria. Essa a grande verdade. Conhecia a frase mas, confesso que, não sabia quem era o seu autor/inventor. Fiquei a saber...
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli
    Bom ter seu blog de novo para apreciar tuas escolhas, tuas escritas, saber de ti de novo.
    Sim, é uma máxima que já ouvi algumas vezes e normalmente, quando já esgotamos todas nossas opções de solução.
    Estou ,mais ou menos assim, ainda me pego chorando por cenas tristes ou bonitas demais _ seja nos filmes ou na vida. A cada perda, muito desalento.
    Agora foi o ator, nas suas 42 primaveras, faltando-lhe o ar nos pulmões e deixando todos que o apreciavam e amavam, também sem ar. Mas, Shakespeare tem razão precisamos remediar.
    Forte abraço, Marli

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de serenidade, querida amiga Marli!
    "... aquele que dá margem a mágoas inúteis
    rouba-se a si próprio."
    Eu creio e, por isso, tendo nossa consciência reta, vamos remediando o mal.
    Gostei do seu empenho em procurar a origem do dito popular.
    Também o ouvia muito.
    Tenha um abençoado final de semana!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marli!

    Não conhecia seu blog, mas encontrei um comentário seu no blog da nossa amiga comum, Lis, e vim espreitar. Gostei muito do que li.

    Nossos avós e até nossos pais aplicavam muitos provérbios, cujo exato sentido conheciam, e nunca falhavam.

    Desconhecia k tinha sido Shakespeare o autor de tão famoso ditado, mas a poesia dele bem o revela.

    Se pretender, gostaria que passasse pelo meu blog. Obrigada!

    Beijos e uma noite feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu,
      Obrigada pelo comentário. Também adorei seu blog.
      Bjs. Marli

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Pesquisa que valeu, retornar no tempo de vó e nos presentear com Shakespeare. Boa noite

    ResponderExcluir
  6. "Quando não há mais remédio,terminam os males que as esperanças alimentavam."
    Pois deve vir daqui o ditado que ouvimos desde crianças. Muito interessante!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, querida amiga. Blog também é cultura, kkkk. Bjs
      Marli.

      Excluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli