quinta-feira, novembro 05, 2020

BLOQUEIO MENTAL

 

A História tem nos mostrado que todos os “ismos” que se perpetuaram através dos tempos, foram nocivos ao tecido social, ou seja, são verdadeiras pragas. 

Atualmente é o abstracionismo que está no auge da moda. Não ter que pensar as coisas, como realmente as coisas são, é a bola da vez. E até que faz sentido: é muito mais fácil falar sobre uma ideia abstrata, (que não pode ser colocada à prova), do que objetivar a realidade, clarear e sujeitar as ideias a serem vistas e contraditadas. É muito mais fácil esconder-se e disparar chavões! Daí o manejo exponencial da abstração. 

Generalizar realidades, tecer considerações vazias, encher o peito e dizer simplesmente "é minha opinião pessoal" deve dar uma sensação de alívio para quem imagina que sua opinião pessoal esteja a salvo de objetivações concretas e não possa prestar-se a reflexões. Mas convém não esquecer que o abstracionismo (florescimento de ideias vazias) é sinal de outra praga no ar: o bloqueio mental.

Marli Soares Borges

Imagem Google

2 comentários:

  1. O proprio fato de escrevermos já nos dá asas para manter nossa mente sã.
    Mesmo que a "minha verdade" fique só em um pedaço de papel que somente eu terei acesso. O belo é a troca, se a minha verdade se transforma de forma suave pois a sensatez do tempo me ajuda a entender que nada é definitovo, muitas vezes é somente o meu pitaco sobre algo.
    Bom ler seus posts.
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli, compartilho do mesmo ponto de vista. Hoje(como sempre) temos que buscar a lucidez para que nossas decisões de vida possam nos trazer alguma estabilidade em vários sentidos do viver: financeira, emocional e social. Em tempos de muitas "fake news" há de se garimpar e buscar alguma verdade, não a que queremos ouvir e reafirmar, mas sim aquela que trará insumos de forma a criar alguma base confiável para a reflexão e tomada de decisão. Quem prefere a ilusão contínua em lugar da lucidez é alguém que vive num transe ou mesmo dopado...a vida passará por ele, sem que ele possa se dar conta disso... teria sentido algo assim?

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli