sexta-feira, outubro 08, 2021

A INTELIGÊNCIA DO CHINELO


bom mexer os dedos do pé
A inteligência do chinelo


- Marli Soares Borges


Por aqui os dias continuam chuvosos e frios. E estamos em plena primavera, na estação das flores, do sol e dos coloridos sazonais. Mas a querida "prima" não quer aparecer. E isso não está me cheirando bem. Tenho a impressão de que esse ano não teremos primavera, nem verão, e, se bobear, nem outono. Alguém avisa o inverno que ele acabou, por favor.

Ontem, distraída, até me assustei quando minha filha chegou e me presenteou com um chinelo crock, um número maior que o meu. "Ó mãe, um presente, se não gostar me devolve. Sei que tu não acha muito bonito, mas lembrei desse frio que não para e trouxe pra tu usar com tuas meias de lã". Ela sabe que meu sistema termo-regulador anda trabalhando em 'curto' e que sinto um frio colossal. E nesse non-stop do inverno...

Confesso que nunca vi nada de bonito nesses tais chinelos, mas adorei o presente e nem penso em devolver. Estou feliz da vida com meus pezinhos aquecidos, confortavelmente metidos na meia de tricô favorita e no chinelo crock que acabei de ganhar. Sei... eu vivia falando mal deles, tá bom, já engoli as palavras. Mas, será mesmo que esse povo - gamado no tal chinelo - acha ele bonito? ou acha confortável? ou as duas coisas? Não, as duas não combinam, rs. 

Ih, acabei de lembrar um detalhe super importante: será que ele gosta de acordar tarde como eu? O meu chinelo havaiana, que uso o ano inteiro, nunca se incomodou com isso. Ele fica ali, ao lado da cama, paciente, esperando eu acordar. Ele é meu queridinho e, só para esclarecer, eu jamais pensaria em abandoná-lo por causa do crock, apenas estou pensando em deixá-lo descansando na gaveta, por um tempo, até o frio passar, ai meu Deus, será que passa?  

Meus pés agora, bem agasalhados, até viraram gente. Ah, que bom! que sensação maravilhosa! Puro aconchego. Dei uma espiada neles, e sabe que nem achei o chinelo tão feio assim? pura implicância minha, pensei. Fazia tempo que não me sentia tão bem... que bom mexer os dedos do pé e senti-los todos ali, vivos, à postos, quentinhos e flexíveis. 

Chinelo inteligente esse. Chegou aqui de mansinho, jogou um calorzinho nos meus pés e me enrolou feito um novelo! Identificou com precisão o momento certo de agir: fomos apresentados e ele me deu um breve aperto de pé. Na sequência, uma conversinha boba e, para completar, um verãozinho pontual. Pronto, bastou. Tudo de caso pensado, na medida certa pra me apaixonar. Evidente que se eu me apaixonasse, ele moraria comigo e teria um teto pra chamar de seu. E caí na rede feito um peixinho. Mas, quer saber? Valeu! Quem não ama um chinelo assim? 

Hoje tem sol claro e céu azul e bem que poderia ser um lindo dia de primavera, mas não! tinha que ser esse ridículo dia de inverno, com prazo de validade vencido. Por sorte, meu crock não nega fogo. 


* * * * * * * * * *

44 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Marli!
    Está mesmo muito friozinho até aqui no Sudeste e tenho usado meia e edredom... hoje estou assim, de repouso no edredom e com as tais meias.
    Tem dia que faz calorzinho, mas tem sido a olhos nus a variação climática.
    Adorei a crônica do chinelo.
    Tem vez que temos mesmo que "engolir as palavras" , o que é sinal de inteligência...
    Também gosto de chinelo confortável pra dentro de casa para poder, justamente, usar meias. Até uso direto os sapatinhos de lã por cima das meias no Inverno. Adoro andar descalça e, assim,e sinto como se estivesse, livrando-me de tais chinelos.
    Sua filha teve uma excelente ideia e que bom que lhe agradou.
    Tenha um final de semana abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Rosélia!
      Ah, também acho que esse presente foi uma ótima ideia da minha filha!
      Bjs e bom final de semana!

      Excluir
  2. Oi, querida Marli!
    Venha para o Nordeste, aqui o sol está lindo, imagina que hoje o clima está bom 27º. Mas ainda troco um pouco do calor por frio rs
    muito frio acho que não seja muito bom, calma que vai esquentar.
    Parabéns a filha que deu um presente confotavél para a época.

    Desejos de bom fim de semana.
    beijinho com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Fatyma!
      Ah, bem que eu gostaria de morar no nordeste. Adoro aquele clima de lá. Nem pense em trocar pelo frio, eu hein, rs.
      Esse presente foi mesmo uma ótima ideia da minha filha!
      Bjs e bom final de semana!

      Excluir
  3. Marli e creio ainda vais usar muito o tal chinelo e meias. Hoje está bem frio, parecendo inverno.Credo! E quando colocamos havaianas e meias?rs O retrato da dor,mas funciona,rs... Lindo fds! beijos, bom descanso,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Chica, to pelas tampas com esse frio! Antes de ganhar meu presente eu usava esse retrato da dor, (havaianas com meias, aff) mas agora estou noutra, rssss!
      Bjs e bom final de semana

      Excluir
  4. Magnífica conversa com o chinelo. Acredito que ele te convenceu de todo dado que a Prima(...) está mesmo (...)vera a ponto de atrasar toda a floração do tempo.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Sol!
      Ah, claro que ele me convenceu, o espertinho!!!!
      Bjs e bom final de semana!

      Excluir
  5. E aqui está, querida Marli, uma prova do tal " Amor que ninguém vê "que tão bem retrataste no post anterior. A tua filha, nao disse que te amava, que eras a melhor mãe do mundo, mas mostro esse amor com um simples gesto, oferecendo-te uns chinelos ( que de bonitos não têm nada ) ideais para teres os pés quentinhos, aconchegados neles e nas meis de lã. Tá certo...os teus preferidos são as havaianas ( os meus também ), mas, convenhamos, com meias grossas o pé fica pouco confortável e com uma aparência esquisita . Com certeza ele não se vai importar com a tua hora tardia de acordar, porque tu recebeste-o com muito carinho, conversaram e depois de um bom " aperto de pé " a amizade surgiu forte: será para sempre! Mas, cuidado, não arrumes as havaianas para um canto qualquer, porque pode ficar com ciúmes e tu ainda vais precisar muito deles. Acarinha os dois, certo?
    Voltando ao " amor que ninguém vê " que adorei, vou-te dizer uma coisa....eu detesto cozinhar, troco essa funçao por qualquer outra e toda a gente sabe bem disso; sabes o que os meus filhos costumam dizer ? " Não sei por que dizes que não gostas de cozinhar, pois cozinhas muito bem.." Sim, Marli, eu não gosto, mas, se tenho de o fazer é minha obrigação dar o meu melhor e pôr nos cozinhados todo o meu carinho, aliás, esse carinho, esse amor deve ser colocado em tudo o que fazemos e não só nos relacionamentos. É certo que esse " amor ninguém vê ", mas, creio que os que nos conhecem e nos querem bem, sabem que nas nossas atitudes do dia a dia há muito amor. Se todos nós tivessemos sempre presentes aqueles pequenos gestos que tanto acarinham e consolam, com certeza haveria a tão almejada paz no mundo
    Querida Marli, venho todos os dias ver os teus " escritos ", apesar de nem sempre deixar a minha opinião e delicio-me com todos eles; escreves muito bem e consegues transmitir mensagens importantes , com bom humor Muito obrigada, Amiga e desejo que tenhas um " feriadão " agradável, com menos frio e saúde. Um beijinho
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, querida Emilia!
      Impressionante como os assuntos da vida estão imbricados. Às vezes um simples gesto diz tudo mesmo, você captou as sutilezas. Eu também faço diariamente coisas que não gosto, mas faço pela minha família, meu marido, meus filhos e netos. E, embora algumas vezes contrariada, (porque não gosto de fazer tal coisa, por exemplo) não deixo de fazer. E faço o que posso por eles. E sei, 'sinto' que faço por amor. E sei que eles também fazem milhões de coisas por mim. É o amor se manifestando em ações e fortalecendo os laços. E quando a gente consegue ter essa percepção, tudo muda de figura. E a vida tem muitas demandas, não é? E essa pandemia então? Nossa, que sufoco. Mas enfim, bora viver!!! Fico muito feliz que você esteja sempre por aqui (e eu por lá), esse é um dos modos nos quais as afinidades se manifestam. Um ótimo final de semana e um beijo grande.

      Excluir
  6. O atmosfera anda descontrolada. Aqui, já é Outono e temos temperaturas de verão!
    -
    Queria ser ...
    -
    Votos de um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Cidália!
      Bjs e um ótimo final de semana.

      Excluir
  7. Adorei sua crônica, Marli, excelente!
    Conforto não tem preço ou aparência, adorava havaianas a vida toda, mas tive que abandoná-las num cantinho, só para a hora do banho, isso desde que tive esporão calcâneo, não posso usar sapatos retos, até tênis uso com calcanheira em gel.
    Pelo que senti crocs e havaianas conviverão em harmonia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, querida Dalva.
      Ah, esporão calcâneo é horrível! Minha mãe tem e, há anos, vive às voltas com essas calcanheiras em gel. A gente passa cada coisa, não é?
      Bjs e um ótimo final de semana.

      Excluir
  8. Que inimidade e humor em sua crônica, cheguei até a bater um papo com seus chinelos. Eu também preciso agasalhar os pés para minimizar o frio, mas não tenho este modelo, tanbém considero bem feio. Porém o que importa é o bem que lhe traz. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Norma!
      Muito bom que você teve uns papos com meu chinelo. Ele é bom de "trova", rs. Agasalha teus pés, vale a pena. É uma nova vida.
      Bjs e um ótimo final de semana.

      Excluir
  9. Querida Marli
    Curta o seu chinelo crock, mas cuidado para as suas havaianas não ficarem com ciúmes...rs
    Irás precisar muito delas pois o verão não demora chegar.
    Adorei ler o seu bem humorado texto.
    Tenha um abençoado feriado.
    Como vai o Dongo?
    Um beijinho para vocês.
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, querida Verena.
      Sim! agora terei que ir maneirando, rssss para evitar a ciumeira, rs. Deus te ouça! e que esse verão chegue logo!!!! Que bom que você gostou das minhas conversas.
      Bjs e um ótimo final de semana.

      Excluir
  10. Olá, Marli!
    Uma crónica muito interessante, minha amiga.
    Às vezes também discuto com os meus chinelos...não têm culpa os coitados, mas acontece.
    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, Mário! Não discuta com seus chinelos! Muita calma nessa hora. Vá por mim, "maneirando" com eles. Já pensou se eles te deixam 'no pé'? lol
      Bjs e ótimo final de semana

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, J.P.
      Bjs e ótimo final de semana

      Excluir
  12. rsrsssss, pérai, amiga!! Somos do sul e eu nunca ouvi chamar um chinelo de 'crock'!!
    Como é esse bendito chinelo? To curiosa! Volto para ver a resposta.
    Bem, tirando o curioso nome, adorei a tua conversita com o chinelo, tenho um que começou bem, vaidoso, mas já está um caco, parece aqueles tanques que desfilaram lá no Planalto... lembras? Mas o problema é que não sou ingrata, não quero abandoná-lo na sua velhice, ou 'melhor idade' ou 'magnífica idade'! Acho que vou aposentá-lo e todos os dias levarei para tomar um banho de sol na sacada...
    Crônica muito criativa, rss
    Beijo, um bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Tais!
      É um chinelo, oras, rsss. Um chinelo que eu sempre achava feio. Ainda não consegui achar bonito, mas... tem outros atributos, lol.
      É isso mesmo, não dê chance pra ingratidão. Nada de abandonar seu chinelo em plena velhice. Aposente-o e cuide bem dele, afinal ele já deve ter trabalhado bastante, não é?
      Bjs e ótimo final de semana.

      Excluir
  13. Uma cronista nata é incrível.
    Um chinelo para uma linda crônica Marli. Tenho acompanhado esta primavera fake de vocês e imagino quão chato esta coisa e vem um chinelo para dizer, que a coisa ainda demora. Que bom que ele sabiamente conquistou seu pé, rsrs.
    Um bom lindo domingo ensolarado amiga.
    Beijo e paz no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Toninho, você é muito generoso com minhas escrevinhações. Esse tempo aqui está muito ruim, bem como você disse, uma "primavera fake" que não ajuda em nada. Ainda bem que meu pé está feliz.
      Bjs e ótimo final de semana

      Excluir
  14. Há pessoas que escrevem muito bem sobre um determinado assunto; outras dissertam impecavelmente acerca de um outro tema qualquer. Tudo muito bem documentado, sem margem para dúvidas!
    E depois... há aquelas, que eu considero extraordinárias, que conseguem escrever sobre... chinelos crock. Não é extraordinário? Eu acho que sim!
    Achei maravilhoso este texto, querida Marli.
    E concordo consigo - os crock´s não vão muito à minha bola. Só os usei uma vez, e por necessidade extrema: estava numa praia em que a beira mar se encontrava coberta de pedras, daquelas que provocam dores enormes nos pés ao entrar na água. A solução foi usar mesmo uns crocks. No fim da época balnear foram direitinhos para o lixo, pobrezitos!!!
    Parabéns! Adorei o texto!

    Votos de um Domingo feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mariazita!
      Obrigada pelas palavras tão gentis que você disse. Que bom que você gostou do texto, afinal, é para isso que escrevo, para as pessoas gostarem (e esse é o problema! rssss). De certa forma, escrever é também uma forma de amenizar a dureza da vida, de quem escreve e de quem lê. Agora você me deu uma ideia, quando eu for à praia vou levá-los comigo para situações de necessidade como essa que você falou.
      Bjs e ótimo final de semana

      Excluir
  15. Muito bom ter um chinelo pra chamar de seu... rs
    E o frio e dias chuvosos parece que vieram para ficar_ estou gostando Marli.
    Gosto daquela luz que o sol irradia nas nossas vidas,mas no verão é bem mal-educado e vem com força. então melhor deixá-lo quieto que a hora dele vai chegar rrs
    Gostei desse chinelinho aconchegante.
    beijnhos, Marli
    boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em chuva, Lis!
      Já ando pelas tampas com esse tempo chuvoso, úmido e frio que, de primavera não tem nada. Estou torcendo pelo verãozãoooooooo! Obrigada pelo comentário.
      Bjs e ótimo final de semana

      Excluir
  16. Gostei da sua crónica. Gostei do humor que introduziu na narrativa.
    Gostei do gesto de sua filha que lhe ofereceu os crock. Desejo que a chuva e o frio passem e que a primavera se mostre e se faça sentir.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graça!
      Obrigada por comentar e pelos votos de que a chuva passe logo. Estou torcendo. que bom que você gostou de minha crônica. Apareça mais vezes, gosto de ver você por aqui.
      Bjs

      Excluir
  17. Olá Marli,
    Amei o seu texto, está genial. Com apenas umas crocks você fez-me passar um bom bocado!
    A Filha deu-lhe o presente ideal, conforto para os pés e inspiração para o blogue :)
    Que a sua semana seja muito feliz e mais quentinha.
    Fique bem, beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isamar!
      Muito obrigada pelo comentário. Ah, foi um presente muito massa, sim! Minha filha acertou em cheio.
      Que bom que você gostou, apareça mais vezes!
      Bjs

      Excluir
  18. Oi, Marli, gostei demais do que escreveu desta vez, rsss, amo muitão o meu crock cor-de-rosa. Acho confortável e bonitinho, ousado...
    Obrigada pelo carinho no meu aniversário.
    Bom feriado. Aqui as chuvas chegaram, é Primavera molhada, estava muito quente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anete!
      Que legal, você também tem um crock! E cor de rosa, que bacana. O meu é branco com uns vazados em cima do pé. É um conforto, não é? Que bom que a chuvas chegaram aí, pode ser que se afastem ou pouco daqui.
      Bjs

      Excluir
  19. Também não sou chegado no Crock, Marli; meu filho mais novo, que adora; tem uns 3. Tá querendo me fazer mudar de ideia, é? :) Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu amigo Árabe! Nem te conto, é muito bom mesmo. Pergunte ao seu filho.
      Meu marido de vez em quando dá uma olhada pro meu pé e pergunta: é quente mesmo? É sim, eu digo. E fico na minha. Aos poucos. Lol.
      Obrigado por comentar, bjs

      Excluir
  20. Oi Marli!
    E ai o frio já passou? aqui tá um clima bom 26º agora!
    Votos de feliz noite.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, ainda está essa nhaca! E chovendo.
      Um nojo essa geladeira molhada.
      Bjs e bom feriado.

      Excluir
  21. Marli, estou agorinha mesmo olhando para os meus crock's pretos e sorri lembrando a sua hilariante e cativante história.
    Não são lindos, lindos, mas são super confortáveis. Eu os amo de paixão. Uso em casa. Preto no Outono/Inverno, Rosa no verão. Somos grandes amigos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa!
      Obrigada pelo comentário.
      Isso mesmo, eles não são um primor de beleza, mas o conforto é beleza pura.
      Bjs

      Excluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli