quinta-feira, outubro 14, 2021

ALIMENTO MAIS DESPERDÍCIO É IGUAL A INDIGÊNCIA

Alimento+desperdício=indigência
16 DE OUTUBRO
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

- Marli Soares Borges


Sobre questões alimentares, tenho visto muita coisa nesse mundo. Mas hoje não vou falar da fome, nem da vida dolorida e indigna de quem não tem o que comer. Quero falar de outra coisa que também  considero muito, muito triste: o desperdício alimentar. Fico indignada quando vejo desperdício de comida, descaso com o alimento. 

Tem pais sem a menor noção, que simplesmente não ensinam seus filhos a se alimentarem. Esses pais fazem parte de um segmento de gente, relativamente jovem e bem de vida. Gente "phyna" que não liga para "ninharias". Acham lindo empurrar comida na goela dos pirralhos e enchem o prato como se a criança fosse um gigante e a comida fosse fugir. E as pobres crianças, escondidas atrás de uma imensa torre alimentar, acabam ficando perdidas e não comem nada. Mas remexem e estragam a comida. Me dá tanto nojo dessas atitudes, que meu estômago chega a embrulhar. As crianças mal educadas desperdiçam comida graças a esses indivíduos preguiçosos, ignorantes e burros que se auto-intitulam "Os pais".  

Não consigo entender essa dinâmica, acho isso uma brutal estupidez, um tipo de coisa que me estressa e me ofende. Falta educação, falta visão, falta elegância, falta compaixão. Esses pais e mães são um triste exemplo do que não se deve fazer e ser. 

Qual é o problema em diminuir a quantidade de comida no prato das crianças e ensiná-las que é melhor repetir do que estragar? Qual é o problema em ensinar os filhos? Dá trabalho? Claro. A educação dói, quem não sabe? mas é necessária sob todos os pontos de vista. Nossa alimentação é sagrada, nosso corpo é sagrado, nós somos criaturas de Deus. Todos. TODOS. Por que estragar a comida que pode alimentar o outro? Me dá uma tristeza ver tanto desperdício e saber que tantos estão com a barriga doendo de fome. 

Fico pensando no que será dessas crianças "phynas" que estão se criando isentas de traquejo social e ambiental. Pobres adultos pobres. É isso que serão: pobres. Trabalharão somente pela comida, pois o futuro do mundo nas questões alimentares não é nada promissor, e com todo esse desperdício, a fome não tardará a chegar para todos. Para todos, eu disse. Os especialistas estão alertando. E o preço da comida, quando tiver, será estratosférico. Já é. Mas esses pais ineptos tem um cérebro de azeitona e não conseguem aquilatar o tamanho do prejuízo que estão causando aos filhos, a si próprios e ao mundo.

Santo Deus, antes que seja tarde, é preciso enfiar na cabeça desses adultos - pais e mães - que desperdício é sinônimo de burrice; desperdício atrai pobreza e limitação; desperdício é prenúncio de indigência material. O alimento precisa ser visto e tratado sob outra ótica: a ótica da suficiência. O suficiente para alimentar-se sem estragar, que esse sim, é o mais claro sinal de inteligência. 

A educação das crianças não pode prescindir da noção cósmica. Não precisa ir longe, logo ali, tem gente que não tem o que comer. Tem gente que tinha tudo e empobreceu e agora não tem mais nada. Querendo ou não, estamos todos conectados e nossas conexões são reais e precisas. 

Podemos fazer alguma coisa? Sim, cuidar do mais importante para nossa sobrevivência: nossos alimentos. Ensinar as crianças, desde pequenas, a não desperdiçarem comida. 

Pais! deixem de preguiça e ensinem seus filhos! O alimento que temos hoje e desperdiçamos, poderá faltar na nossa mesa amanhã. 

Por favor pais, pensem nisso. 

* * * * * * * * * *
Em tempo: 
  • Penso que os restaurantes deveriam cobrar pelo desperdício. Deixou comida no prato? Pague o preço. Adulto aprende muito bem quando mexem no seu bolso. 
  • O tema desse ano de 2021 tem uma proposta que vem totalmente ao encontro de tudo o que escrevi: “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida” fonte: Senado
* * * * * * * * * *

49 comentários:

  1. Concordo TOTALMENTE contigo,Marli!
    Realmente é algo que nos irrita o desperdício.
    Nos tempos antes da pandemia, quando em hoteis e restaurantes íamos, ver os pais dando exemplos horríveis enchendo prato que daria para três pessoas, depois deixando tudo nele, sem poder ser reaproveitado. Incrível!
    Onde anda a consciência? É foooooooooooooooooogo!
    beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consciência, chica? É tudo que lhes falta. Essa gente que desperdiça alimento, só são gente porque falam e andam sobre duas pernas. Só por isso. São nada, coisa nenhuma.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  2. Em total consonância consigo, Marli. Além do desperdício é uma indelicadeza e além da indelicadeza é um desafio à saúde tendo em conta a obesidade de que padecem tantos jovens com má educação alimentar.
    Desperdício seja do que for nos tempos que correm é crime. E já estamos a assistir lentamente à escassez que se avizinha...
    Parabéns pela sua crónica
    Bjis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Manuela.
      Triste saber da coexistência da fome e da obesidade. Infelizmente a ligação entre uma e outra e o desperdício é uma realidade. Está na hora de mudar essas coisas. Educação alimentar já! Não ao desperdício!
      Bjs

      Excluir

  3. Concordo na íntegra. Não ao desperdício.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. " Gente Phyna " que não olha para ninharias mas eu já conheci pessoas ( bem perto de mim) que acabaram sem nada por não terem sabido dizer não ao filho , ja adulto e pai de duas crianças que, devido ao exagero nos gastos, os deixou em más condições depois de os ter habituado a terem tudo e mais alguma coisa. A Chica falou nos hotéis e, por acaso é uma coisa que me choca, Como o café da manhã está incluido no preço e é aquela abundância de tudo, há adultos que enchem o prato deles e dos filhos, uma vez e outra e acabam por sair, com muita comida espalhada pela mesa. Está pago e, prtanto, toca a desperdiçar. O que pensarão aqueles garçons que trabalham sempre com um sorriso nos lábios , tantas vezes mal pagos e com pouca fartura em casa? Quem lhes dera ter " aquele desperdicio " na mesa dos filhos, Marli. Eu vejo os meus filhos que, se os meus netos vão buscar ao buffet mais comida,têm de deixar o prato limpo.Tuda vai da educação e, se os meus filhos procedem assim é porque em casa sempre foram habituados a " não brincar com a comida ". Comida é coisa séria! Outra coisa que me deixa chocada é ver, por exemplo, os produtores de leite, a jogarem na rua litros e litros, só para protestarem contra os preços baixos que lhes pagam e isso acontece, infelizmente, com muitos outros produtos. Amiga, obrigada por teres trazido um tema tão pertinente que tem de ser discutido para que algo mude; aqui já estão a acontecer determinados programas, por exemplo o re-food que vai aos restaurantes ( já inscritos ) e doam os alimentos que sobram nas panelas para serem distribuido pelos sem abrigo e outras pessoas carenciadas. É alguma coisa, mas não Chega! Um beijinho, querdida Amiga e bom fim de semana SAÚDE!
    Emilia 👏 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Emilia.
      Tem muita coisa errada em relação ao desperdício alimentar. Abordei uma vertente, a que acho mais danosa, porque influi no futuro das gerações. Mas tem horrores de coisas que a gente simplesmente não consegue entender. Eu que sempre viajei muito, vi cada coisa horrível nesses hoteis! E quanto mais estrelas, pior. O desperdício aumenta em progressão geométrica. Uma tristeza. É de chorar. A consciência planetária é zero! Mas têm dinheiro... sabes como é.
      Bjs

      Excluir
  5. Bom dia de sábado, querida amiga Marli!
    Mais um texto excepcional.
    Sabe, tive uma experiência de desperdício duas vezes em que fiz um Cruzeiro. Confesso que nem nos hotéis em que já me hospedei pelo Brasil agora, nunca vi tanto desperdício de alimentos. E alimento de primeira qualidade, muito caro...
    Fiquei horrorizada.
    Não consigo por no prato nada além do meu apetite e, às vezes, prefiro um pouco a menos.
    Café da manhã em hotel e quase um almoço...
    Já vi uma pessoa num lugar em que morei, catar coisa no lixo para comer.
    É muita tristeza, amiga.
    Jogar comida fora com as pessoas menos favorecidas pedindo osso para raspar algum restinho de carne é desolador.
    É um dia para abrirmos a consciência.
    Muito boa sua abordagem.
    Ah! Feliz aniversário, querida!
    Salve o 16!
    Muitos dias venturosos daqui para frente.
    Tenha um final de semana abençoado e festivo!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima









    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Rosélia!
      E obrigada pelas felicitações.
      O dom da vida deve ser sempre celebrado.
      Bjs

      Excluir
  6. A Educação das crianças, permissiva ou deficiente abre este caminho de flagelo... mundial. A base ( e as culpas) é o modo de estar dos pais, professores e, sobretudo, de quem é responsável pela área da Educação.
    Um trabalho notável.
    Parabéns, Amiga.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, amigo, Sol!
      Infelizmente esse modus faciendi de descaso, já está tatuado no coração de muita gente. Mas como sempre ouvi dizer, "a dor ensina a gemer". Não tardará e eles irão aprender, a duras penas, que com alimento não se brinca!
      Bjs

      Excluir
  7. Li algures num blogue que a Marli Soares Borges, HOJE, estava de parabéns por completar mais um aniversário ( níver como se diz no País irmão, Brasil ) e por isso não podia deixar de aqui passar a fim de deixar - passe a redundância - votos de MUITO PARABÉNS. Uma flor ( 🌹 ) para si.
    .
    Tenha um fim de semana de Saúde, Paz e Amor..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ricardo!
      Depois do setenta tudo é lucro, tudo é festa!
      Então vamos celebrar a vida, com saúde e felicidade!
      Obrigada pela rosa, já a coloquei aqui, na minha mesa, onde consigo sentir-lhe o perfume. Touché!!!!
      bjs

      Excluir
  8. Acabo de ver na Roselia e vim te dar os PARABÉNS pelo niver! Felicidades muitas! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, chica! Nós as setentonas estamos aí, blogando, interagindo e vivendo a vida. Graças a Deus, não é?
      Bjs

      Excluir
  9. Reflexão ótima, concordo plenamente. No papel de mãe e avó não acho que deve-se encher o prato da criança "sem noção". Nunca enchi, nem tão pouco o meu. Lembro sempre de uma frase que minha mãe falava: "Coma tudo e pense nos pobres que não têm nada!" Assim, não somente gosto "limpar o prato", bem como não tenho "fricote" com tipos de alimentos... Rsss...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Acabo de ver o comentário da Chica e te dou PARABÉNS pelo aniversário, Marli!
      Meu abraço e comemore muito este dia, que ele seja LINDO... 💐🎁👏🎂🙌🙏

      Excluir
    2. Obrigada, Anete, pelos parabéns, abraços e votos.
      São energias boas e leves que me fazem um bemmmm!
      Bjs

      Excluir
  10. Amiga Marli!
    Hoje estou aqui para te dar um abraço e desejar muitas felicidades e que venha muitos e muitosss aniversários para comemorar ao lado de quem te ama.
    Saúde, paz e FELIZ VIDA🙏
    Com carinho🌷🎁💐!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, minha caríssima Marli.

    Concordo plenamente com você. Pois, venho de uma geração a qual não se podia nem pensar em deixar a comida pela metade. E aqui segue um conselho em forma de exigência do meu pai: " Lembre-se de quê, quando você deixa comida no prato, tem alguém sem comida em casa!"
    Feliz semana, e um abraço de fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ivaneide, não há nada de graça nesse mundo. Seu pai disse tudo: "quando você deixa comida no prato, tem alguém sem comida em casa!"
      Muito obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  12. Boa tarde Marli,
    Uma tema bem pertinente: o desperdício alimentar e tantas pessoas com fome no mundo!
    Tudo vai da educação dos pais, sim, que devem ensinar esses princípios básicos para seus filhos.
    Aqui os restaurantes já estão "oferecendo" recipientes para levar as sobras para casa, podendo até utilizar recipiente próprios em determinados estabelecimentos, para evitar um segundo desperdício - o plástico. O que mais vejo aqui são adultos a deixar comida nos pratos, não tanto as crianças.
    Um problema que é necessário resolver,
    ............
    Mas hoje especialmente para lhe dar os meus Parabéns pelo seu Aniversário.
    Saude e felicidade lhe desejo e muitas bênçãos de Deus.
    (Vi no Flor do Campo de Roselia;;))!
    Beijinhos e um dia feliz.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana essa atitude dos restaurantes, Ailime. Estamos precisando de mais pessoas conscientes assim.
      (Esses adultos pródigos despertam em mim o que há de pior. Chega a me dar náuseas).
      Ah, obrigada pelos votos de aniversário. Muito obrigada!
      Bjs

      Excluir
  13. Minha querida amiga, felicidades neste novo ciclo e que tudo esteja sob controle com saúde e bom humor para a gente levar esta vida. Deus ilumine sua vida sua família. Meus parabéns.
    Falar de comida, pão e fome tem sido nossa temática dentro de uma indignação. Mas você tocou numa coisa chata e inadmissível, que é o desperdício de alimentos. Desde os centros de abastecimentos, passando pelos mercados e cozinhas da família brasileira em geral. É triste a gente ver as pessoas com os olhos maiores que a barriga e despejando no lixo, os excessos de sua falta de educação social e alimentar. Eu tenho comigo deste novo, que uma pessoa deve colocar prato o pouco que sabe que vai comer e se preciso, vá ao fogão quantas vezes forem necessária, mas nunca deixar no prato resto de comida para colocar no lixo. Pois bem sabemos que este resto alimentaria muitas famílias.
    Ótima sua crônica critica.
    Um bom fim de domingo e feliz semana leve.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos votos, Toninho! Que Deus te ouça.

      Tem horas que a indignação vai me pegando e tenho que falar. Esse tema é tão importante e, a meu ver, pouco (quase nada) abordado pela mídia. E as crianças vão nascendo e crescendo e desperdiçando...
      bjs

      Excluir
  14. Olá, Marli, concordo com a necessidade de os pais ensinarem seus filhos a valorizarem a comida, sem qualquer desperdício. Aliás, tenho tido a oportunidade de trocar ideias sobre esse assunto com meus amigos que moram no bairro Bom Fim que, muitos deles tiveram antecedentes vindos da Europa, depois da Segunda Guerra Mundial.
    Essas pessoas passaram todas as agruras na Alemanha, na Polônia entre outros países, e aqui, dedicaram-se a ensinar seus filhos e netos a não deixar nenhum resto de comida nos pratos após as refeições.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Pedro!
      Como falei ao Toninho, (na resposta anterior) tem horas que não me aguento e tenho que falar. Pronto, falei... agora vou seguir meu embalo, rsrssss. Outro dia dou mais uma cutucada, rs.
      bjs

      Excluir
  15. Desperdiçar alimentos quando há tanta gente a morrer de fome é crime. Tem razão: educar os filhos dá trabalho, cansa, mas é por aí que tudo deve começar. Gostei desta sua reflexão.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Graça.
      Diga não ao desperdício!
      Bjs

      Excluir
  16. Conheço alguns casos assim, Marli, e compartilho da sua indignação. Algo que, ainda muito jovem, aprendi com minha mãe: "Desperdício não é grandeza!". Ela sempre nos repetia isso! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente existem muitos casos assim, Árabe. Todo mundo conhece alguém, por isso é mais difícil educar. Mas temos que lutar contra. O desperdício alimentar é inaceitável sob todos os pontos de vista.
      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  17. Texto muito verdadeiro, Marli
    Concordo com você.
    Não podemos permitir que a comida vá para o livo!
    Tenha uma ótima semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Verena.
      Fico tão triste e indignada com essas coisas...
      Bjs

      Excluir
  18. É incrível, temos tantos alertas sobre o quanto o ser humano precisa alterar seus hábitos, mas acho que caminhamos a passos de tártaruga neste sentido...Educar é dificil, então peca-se pelos excessos e vamos na contra mão... Somos interdependentes, somos parte do ecossistema. Ótimo alerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Norma, mas ninguém vê, ninguém se incomoda. Enquanto a fome estiver na rua seguinte, dane-se. É assim que esses pais levianos e irresponsáveis pensam e agem. Lamentavelmente.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  19. Plenamente de acordo, Marli. Abomino desperdício. E aqui casa reaproveitou tudo. Faço o necessário sem exageros. Assim e Ito o descarte desnecessário. Te ho TB observado essa atitude inadmissível dos pais. O desperdício em nosso país é tema sério e vale campanhas contra. Abraços.
    Ka tinhodaedite.blogspot.com
    Kantinhodasmensagens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edite. Pois é, há muito tempo vi uma campanha contra o desperdício de alimentos. Mas foi uminha só. Infelizmente, o que vejo bastante são campanhas pelos mais variados mimimis. Luta-se pelo supérfluo e abandona-se o essencial.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  20. Estava falando exatamente sobre isso, com minha mãe no domingo passado... acho um absurdo não só crianças, mas adultos que enchem o prato, seja em restaurantes ou quando hospedados em algum hotel e acham que porque pagaram, podem largar tudo no prato...acho o cúmulo!!! Não aceitoooo!
    Infelizmente estamos vivendo tempos de muitos PAIS despreparados, sem noção, sem educação...logo, as crianças serão iguais.
    Deveriam cobrar mesmo, pelo desperdício de comida!
    Gostei de seu lúcido texto, Marli, beijinhos
    Valéria
    E Parabéns pelo seu aniversário!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria, obrigada por comentar. Esse assunto me deixa muito indignada. Como podem desperdiçar alimentos? Não entendo, não aceito, tenho nojo desse arremedo de gente criminosa. Desperdiçar alimento deveria ser crime hediondo.
      Bjs

      Excluir
  21. oi Marli
    Um tema necessário para refletirmos sobre o que mais podemos fazer para cobrar dos pais atenção com os filhos,não desperdiçando um alimento que outras crianças não tem nas suas mesas. Felizmente,não convivo com pessoas desse nível de educação_mas sempre presenciamos nos restaurantes os pratos com sobras e pedidos exagerados causando esse desperdício.
    Gosto do seu modo de tratar causas e efeitos.
    Abraços Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Lis.
      Acho que já passou do tempo da reflexão. A meu ver está na hora da ação. A fome é coisa séria e o desperdício de alimentos é uma das causas da fome. Mas ninguém vê, ninguém se incomoda...
      bjs

      Excluir
  22. Olá, Marli!

    É a primeira vez que acedo ao seu blog, leio alguns textos e fiquei muito agradada com o que li, porque para além de bem escrito em questões do Português, você põe o dedo na ferida e não tem papas na língua. Mal se tivesse, porque advogada tem de saber raciocinar, ensinar, defender e acusar.
    Pois, o desperdício alimentar é um mal generalizado, tanto faz ser criança, como adulto. Uns com tão pouco ou nada e outros desperdiçando comida. Eu não tenho filhos (as), mas sempre fui "poupadinha" em questões de comida, mas gente "phyna", como você diz graciosamente é outra coisa, infelizmente, acrescento eu.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Muito obrigada por estar aqui comentando. Como falei há pouco, acho que já passou do tempo da reflexão. É hora da ação. Chega de fazer de conta que o problema não existe. Existe sim e está na nossa cara. A fome é coisa séria e o desperdício de alimentos é uma das causas da fome. É inaceitável desperdiçar a comida. Sou a favor da multa pesada para quem desperdiça alimentos. Não importa se é "all include", importa é o ato cruel de desperdiçar.
      Bjs

      Excluir
  23. Nada de desperdícios!
    Assino em baixo suas palavras!
    Beijinhos recheados de gratidão!
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  24. Mais uma temática brilhantemente abordada, por aqui! O lado positivo desta pandemia, é que tem havido mais consciencialização e muito desperdício tem sido refreado, pois muitas actividades económicas ficaram mais periclitantes... empregos mais instáveis...
    E felizmente hoje em dia, tem muito restaurante, já com política de fornecer caixa, com o que não foi consumido, para os clientes levarem...
    Reaproveitamento e luta contra o desperdício, serão temas cada vez mais presentes, e se as crianças forem educadas quanto a isso, o mais cedo possível... melhor para elas... pois infelizmente, serão mesmo elas que herdarão um mundo, com uma pesada factura ecológica...
    Um beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir
  25. Olá, Ana.
    Muito me alegra saber que alguns restaurantes já estão despertando para a cura desse câncer social que é o desperdício alimentar. A luta contra o desperdício não pode morrer, nem esmorecer. As crianças precisam ser educadas nesse sentido. O caso é muito sério.
    Obrigada pelo comentário.
    bjs

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli