sexta-feira, dezembro 12, 2025

A CHAVE MÁGICA

A CHAVE MÁGICA


- Marli Soares Borges -

Quando adolescente li, fascinada, um conto que falava sobre a existência de uma chave mágica que abria o portal da alegria, da compreensão, da clareza, do sucesso e do equilíbrio na vida. Mas havia um detalhe: não era possível manusear a chave de fora para dentro. Ela só funcionava de dentro para fora. Rapidamente pulei do fascínio para a tristeza, que droga de chave é essa, que a gente não pode usar para abrir e entrar e ajudar as pessoas a serem felizes? Tive que viver mais um pouco para descobrir que a tal chave nada mais é do que o autoconhecimento. Sócrates, lembra? Ele dizia que a alma humana já possui a verdade dentro de si, mas essa verdade está obscurecida por opiniões superficiais e pela falta de reflexão. E que só quando sabemos realmente quem somos, temos condições reais de buscar em nós a nossa própria essência vital. Óbvio que atingir esse objetivo não é fácil. Tocar a essência de nosso ser, saber quem somos, exige de nós uma parcela significativa de decisão e força de vontade. E exige ainda que abandonemos a órbita superficial em que estamos acostumados a viver nosso dia a dia. Se vale a pena? Evidente que sim. Começou a pensar nisso, em realmente saber quem é? ótimo, mergulhe de cabeça e trate de obter a chave mágica da vida! Examine minuciosamente o caminho íntimo da consciência, pois ninguém avança nessa seara sem um conhecimento agudo e preciso de cada uma das suas limitações. Aja com sinceridade; não trapaceie; não fuja da luz e, de uma vez por todas, esqueça as especulações! A gente só se conhece depois que assume o que nos incomoda e enfrenta a situação. Depois que você ultrapassa essas etapas e finalmente sabe quem você é sua visão de mundo se modifica e tudo ao redor adquire outro significado. Mas por favor, não me entenda mal. Não estou aqui a fim de criar falsas expectativas. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa e dinâmica, mas não é uma panaceia, - aliás, não acredito em panaceias - acredito que podemos tocar nossas vidas com uma certa leveza sem ter que viver refém de sensações de desvalia latentes. Para mim, o pensamento socrático não poderia estar mais certo, "conhece-te a ti mesmo para não te perderes" e para saber como modificar a tua relação contigo, com os outros e com o mundo.

💗 💗 💗

terça-feira, dezembro 09, 2025

SENTIMENTOS ERRADOS ?

- Marli Soares Borges -

Que mania irritante as pessoas pegaram de achar que a gente tem que andar sempre sorridente e alegre. Tem que mandar às favas o sofrimento, expulsar a raiva e se livrar logo da tristeza, que são sentimentos errados. Virou moda: se você está triste algo está errado com você, procure ajuda profissional. Acho isso uma piada. Acontece uma desgraça e você tem que estar sorrindo? Pois sim! No meu caso, escolhi a alegria, mas isso não significa que estou imune à tristeza, à raiva e à indignação. Sem essa. Alguém me faz um desaforo, meu pet se acidenta, um ente querido está doente e não posso sentir tristeza nem raiva? Ora, me deixe em paz, estou triste, estou com raiva, caí no inferno e daí? Daí que vou abraçar o diabo. Mas só até desanuviar meu espírito. Depois pego carona na consciência e dou o fora! A consciência é um veículo ágil, uma ferramenta poderosa. O poder que emana da consciência é tão forte que é capaz de neutralizar até o desalento, e de quebra, repaginar nosso astral. Anote aí: escolher a alegria na vida é uma coisa; viver de carra amarrada é outra e viver sempre sorridente (tipo uma hiena, rs) é outra muito diferente. 

☺☺☺

segunda-feira, dezembro 08, 2025

NATAL 2025 - XVI INTERAÇÃO FRATERNA

 
Natal 2025

             
                - Marli Soares Borges -

O Natal chegou, festivo
todos se vestem de luz
com um só objetivo:
saudar o Cristo Jesus!

No Natal a luz que brilha
renova este meu olhar.
Abrirei a minha trilha
para um novo caminhar!

Nesta noite de alegria
quero taças de cristal.
Vou cantar a melodia
e celebrar o Natal!

Aproveite a Festa Santa
pra viver a epifania
que a alma acende e encanta
em divina sintonia.

Mas se você anda calado
amargando a tua cruz,
creia no Natal sagrado
e peça amparo a Jesus!

A magia do Natal
acredite é verdadeira,
ela manda embora o mal,
faz sumir toda a tranqueira.

Feliz Natal pra você
e para todos os seus!
Também mando esse buquê
para os queridos meus!

💗 💗 💗

------------------------------------------------------
XVI INTERAÇÃO FRATERNA DE NATAL
Participação a convite da amiga Rosélia do blog espiritual-idade 
Tema: Renovação Espiritual
Data: 08 a 15 de dezembro.
-------------------------------------------------------

quarta-feira, dezembro 03, 2025

TERTÚLIA DE AMOR 5 - FAZ VIBRAR O CORAÇÃO

 

FAZ VIBRAR O CORAÇÃO

                   
                            - Marli Soares Borges - 


Amor sentimento perfeito,
faz vibrar meu coração
e acalenta no meu peito
a mais profunda emoção.

Amo como ama o amor,
nem sei como explicar:
tudo na vida tem cor
e nos convida a sonhar!


💗 💗 💗 💗 💗 💗 💗

Minha participação no Blog da amiga Rosélia


sexta-feira, novembro 28, 2025

INFECÇÃO MENTAL É COISA SÉRIA


Fênix - origami dobrado por mim

- Marli Soares Borges -

Na vida a gente às vezes confunde sonho com ilusão e acaba perseguindo um equívoco. De repente você sai da órbita, leva uma queda e dá com os burros n'água. E vem o pavor. Você se descuidou, fez besteira e caiu. Inerte no chão, sua alma acabou adoecendo, e infecção mental é coisa séria. A boa notícia é que tem cura: a alma é igualzinha a Fênix, ela se recompõe, revigora e se faz luz. Mas isso é um processo e você tem que ajudar. Pode até chorar pelos cantos, mas toque sua vida para frente. 

Sugiro um tratamento de choque. 

Que tal mudar o seu ponto de vista? Um novo ponto de vista é remédio poderoso e, em se tratando das doenças da alma, o resultado aparece na hora. E digo isso de cadeira, conheço o efeito desse remédio. Tal como a Fênix eu caí e levantei das cinzas várias vezes. 

A dica é a seguinte: primeiro encare, assuma que você caiu. Olhe ao redor e pense comigo: o chão é milagroso, é onde a semente germina e a flor desabrocha; é onde tudo acontece. E a queda, apesar de sofrida, traz aprendizados valiosos. Foi ao chão? aproveite a terra e plante novos sonhos; arregace as mangas e trabalhe. E acredite na transcendência. A espiritualidade sempre nos socorre, conectando-nos ao sentido maior da existência. Tenha fé. Mas que sua fé seja "viva" recheada de ações. De nada adianta uma fé morta, sufocada nas palavras e aprisionada nos pensamentos. Ligue as antenas e atente para suas reais possibilidades. Dessa vez assegure-se de ter plantado somente sonhos. Não se distraia, não navegue nas ilusões, sua alma precisa estar saudável para as boas energias fluírem e ajudarem você em suas realizações. Trate de fazer alguma coisa útil e dar um novo sentido à sua vida. É simples, (tá bom, não é simples), mas é possível.

❤ ❤ ❤

terça-feira, novembro 25, 2025

OS ANJOS DIZEM AMÉM

 

"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo"
Ludwig Wittgenstein

- Marli Soares Borges -

A linguagem - falada e escrita - dirige nossos pensamentos para focos específicos e nos ajuda a criar a realidade, limitando ou potencializando nossas possibilidades reais. Saber usar a linguagem com precisão é essencial para nossa vida, pois é através da palavra que nos comunicamos uns com os outros. Portanto quanto maior a nossa noção de linguagem, maior será nosso entendimento do mundo. As palavras são manifestações de nossos pensamentos e podem salvar ou infernizar nossa existência. É mais ou menos assim: você fala e ao falar está ouvindo sua própria voz. E se levarmos em consideração que nosso inconsciente registra e assume como verdade tudo o que a gente diz, aí está um bom motivo para termos cuidado com nossos ditos e imprecações. E tem os anjos. E tem nosso anjo-da-guarda pessoal que fala conosco pelo nosso inconsciente. Como assim, Anjos? Isso mesmo. A explicação é que "não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”. Aprendi que os anjos são poderosos guias espirituais, seres luminosos que habitam outros reinos de existência e podem interagir com as energias humanas. Eles fazem a ponte entre o céu e a terra e estão sempre atentos à nossa voz; jamais julgam nossas palavras, apenas ouvem e aceitam como verdade tudo o que dissermos. E nossas falas se ampliam em ondas no universo! E para nos ajudar, eles "tecem" a realidade a partir dos elementos que lhes fornecemos (palavras, pensamentos e sentimentos). Já viu, a gente fala e os Anjos dizem amém! Mesmo que você ache essa história de Anjos uma grande besteira e não acredite em nada do que falei, é bom lembrar que a linguagem é o motor essencial do nosso desenvolvimento cognitivo. É a base da organização do pensamento e de toda a interação humana. Creio que isso já é o suficiente para exigir de nós um manejo responsável e cuidadoso das palavras que utilizamos no dia a dia. 


❤ ❤ ❤

sábado, novembro 22, 2025

AUTOESTIMA

AUTOESTIMA

- Marli Soares Borges - 

Andei passando os olhos pela web e pincei algumas coisas. Também me animei a dar uns pitacos. Mas aviso que não sou psicóloga e nem entendo nada de psicologia. Portanto quero desconto, hehe.

O que é autoestima?

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Simplificando: autoestima é quem você é para você. Se você se considera uma pessoa "de valor”, sua autoestima será alta. Do contrário, será baixa. A alta autoestima torna a vida mais leve e não prejudica ninguém, (sem exageros, por favor, rs, olha o egocentrismo, a última bolacha do pacote). A baixa autoestima, só Deus sabe.

Dizem que a baixa autoestima acontece por causa de uma mania que temos de nos valorizar somente para os outros e não para nós mesmos. E se alguém, honestamente, se valoriza, já enfrenta um preconceito: fulano tá se achando, é um egoísta, etc. Então, fazer o quê? acabamos proibindo a nós mesmos de gostar de nós. E a consequência? Baixa autoestima, desvalorização, ou seja, você não é importante para você. Segundo os entendidos, muitas situações traumáticas que acontecem no decorrer de nossa existência estão diretamente relacionadas à baixa autoestima. Encontrei milhões de exemplos a respeito. Mas trouxe só um, que envolve baixa autoestima ligada à violência, pra gente avançar um pouquinho e dar uma espiada no outro lado da moeda: a influência da nossa autoestima nos outros. (desculpe, sou libriana, preciso ver o outro lado, hehe)

Compensação versus falta de amor-próprio

Parece que esse é um caso típico, ultra comum e funciona assim: para compensar a baixa autoestima e consertar a falta de amor-próprio, você faz tudo para os outros, tudo o que eles querem. E o faz porque tem medo de romper com o outro, tem medo de ficar só. Então você se anula e sofre com isso. Aí começa o martírio dos que te rodeiam, porque você mete os pés pelas mãos e faz besteiras a torto e a direito. Violência, inclusive, desde a verbal até a física. E os psicólogos anunciam que a baixa autoestima favorece a criminalidade. Em alguns casos, eu acrescentaria. E isso é um fato incontestável. Mas uma coisa é favorecer, outra é induzir e, até onde sei, não existe uma relação direta e exclusiva de causa e efeito entre a baixa autoestima e o comportamento criminoso. Daí o assunto descamba.

Corta.

Agora, olha só o raciocínio torto dessa grei pró-bandido: a pessoa é violenta porque, de alguma forma, está ferida e frustrada, pois acredita que não conseguirá obter o que deseja. Então se vira contra os outros, - geralmente os indefesos -, e os agride gratuitamente. Pronto! Depois desse "olé" os bandidos deitam e rolam! Pois bem. Esse argumento não só tem livrado os criminosos de pagarem pelos seus crimes como tem favorecido a criação das leis que abrandam os crimes dos pobrezinhos dos bandidos. E não é isso que vem acontecendo? Aos bandidos o perdão! Às vítimas o luto, a tristeza e a indignação. 😭 

Conversa tosca essa minha... transformei um simples papo sobre autoestima numa coisa séria e triste e fiquei mal. Puxa vida, sábado à noite... ninguém merece. Quando penso nesse assunto me dá uma sensação horrível de que a violência está logo ali. E o pior é que está! Mas voltemos ao assunto: por que você se desprestigia? Por que você vive contra você? Por que você não pode errar?

Dicas:
- Aceite-se. Sua vida é para você.
- Comece a enxergar a si mesmo como uma pessoa ótima. Permita-se ser assim.
- Você vive com você 24 horas por dia. Tome posse de si mesmo.
- Seja tudo para você.

Não se amofine, aprendi que todo mundo tem problemas com a autoestima e que isso não significa que seja uma falha pessoal. É um desafio que exige atenção e cuidado de cada um de nós. Não precisamos ser perfeitos, temos apenas que reconhecer nosso próprio valor intrínseco e dignidade, e encarar nossas qualidades e limitações de forma realista.

❤ ❤ ❤

quinta-feira, novembro 20, 2025

EU VOVOZANDO DE NOVO






- Marli Soares Borges (c) 2013 -
(Editado em 2025 para incluir minha netinha Anahí)


Verbo que entrou na minha vida, há 23 anos, quando nasceu minha netinha ÍSIS.
Verbo que entrou novamente na minha vida, há 18 anos, quando nasceu meu netinho PEDRO.
Verbo que entrou novamente, recentemente na minha vida, (ainda não faz um ano), quando nasceu minha netinha ANAHÍ.
Meu Deus, parece mentira, eu de novo afofando um bebê!

Verbo que rima com alegrar, abraçar, beijar, brincar, ninar, acalentar, aconchegar, perdoar e amar.
Verbo sem pretensão pedagógica.
Verbo que permite aventuras e confidências e abomina proibições.
Verbo que pode até subverter a disciplina.
Verbo que permite orgulhos e exibições.
Verbo que deixa você livre para anunciar a todos, 
que os seus netos são os mais lindos, os mais tudo, do universo!
Verbo que permite cumplicidade.
Verbo que inventei e trouxe para minha vida, sem compromisso com a gramática.
Verbo que meus netos estão sempre conjugando em novos tempos.
Verbo que estou sempre aprendendo novos significados.
Verbo forte e poderoso, que se chama VOVOZAR!


❤ ❤ ❤ ❤ ❤