sexta-feira, novembro 28, 2025

INFECÇÃO MENTAL É COISA SÉRIA


Fênix - origami dobrado por mim

- Marli Soares Borges -

Na vida a gente às vezes confunde sonho com ilusão e acaba perseguindo um equívoco. De repente você sai da órbita, leva uma queda e dá com os burros n'água. E vem o pavor. Você se descuidou, fez besteira e caiu. Inerte no chão, sua alma acabou adoecendo, e infecção mental é coisa séria. A boa notícia é que tem cura: a alma é igualzinha a Fênix, ela se recompõe, revigora e se faz luz. Mas isso é um processo e você tem que ajudar. Pode até chorar pelos cantos, mas toque sua vida para frente. 

Sugiro um tratamento de choque. 

Que tal mudar o seu ponto de vista? Um novo ponto de vista é remédio poderoso e, em se tratando das doenças da alma, o resultado aparece na hora. E digo isso de cadeira, conheço o efeito desse remédio. Tal como a Fênix eu caí e levantei das cinzas várias vezes. 

A dica é a seguinte: primeiro encare, assuma que você caiu. Olhe ao redor e pense comigo: o chão é milagroso, é onde a semente germina e a flor desabrocha; é onde tudo acontece. E a queda, apesar de sofrida, traz aprendizados valiosos. Foi ao chão? aproveite a terra e plante novos sonhos; arregace as mangas e trabalhe. E acredite na transcendência. A espiritualidade sempre nos socorre, conectando-nos ao sentido maior da existência. Tenha fé. Mas que sua fé seja "viva" recheada de ações. De nada adianta uma fé morta, sufocada nas palavras e aprisionada nos pensamentos. Ligue as antenas e atente para suas reais possibilidades. Dessa vez assegure-se de ter plantado somente sonhos. Não se distraia, não navegue nas ilusões, sua alma precisa estar saudável para as boas energias fluírem e ajudarem você em suas realizações. Trate de fazer alguma coisa útil e dar um novo sentido à sua vida. É simples, (tá bom, não é simples), mas é possível.

❤ ❤ ❤

59 comentários:

  1. Lindo post e aditrei os conselhos. Concordi contugo... Temos que usar o cair como uma mola propulsora para nos reerguer. Cair no chão, depois com o impulso levantar!
    Agradeço de coração teu carinho pelo niver que foi ontem. Não estavas atrasada! Obrigadão e vamos que vamos! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Chica.
      E vamos que vamos.
      Obrigada por comentar
      Bjsssssss

      Excluir
  2. Devemos sempre estar atentos aos caminhos que seguimos, pois a vida é feita de diversas escolhas.

    Nova tirinha publicada. 😺

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de pa, querida amiga Marli!
    "A alma é igualzinha a Fênix, ela se recompõe, revigora e se faz luz."
    Tenho certeza de que é assim.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
  4. Marli, que texto precioso, minha querida.

    Você pega a queda esse momento que tanta gente teme e transforma em chão fértil, em recomeço, em possibilidade. Que dom!

    Fiquei tocada quando você falou da alma-Fênix. É exatamente isso: a gente adoece por dentro, sim, mas há sempre um lume escondido esperando a nossa coragem para reacender. E você lembra, com uma delicadeza firme, que a cura exige ação, movimento, fé viva dessas que arregaçam as mangas.

    O que mais me encanta é essa verdade lúcida: não é simples, não é mágico, não é rápido. Mas é possível. E quando alguém como você diz “é possível”, a gente acredita.

    Obrigada por essa injeção de realidade e esperança.
    Um abraço cheio de luz.

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí, Fernanda.
      A vida é boa, mas não é fácil para ninguém. Uns mais outros menos, todo mundo tem os seus senões.
      Obrigada por comentar
      Bjsss

      Excluir
  5. Oi, Marli! É uma incontestável verdade, querida amiga, que uma fé desprovida de vigor e ação carece completamente de valor prático, assemelhando-se em sua inutilidade à mera nulidade. A fé inerte, qual sombra estéril, apenas ocupa espaço no vasto teatro da mente. O que verdadeiramente importa é possuir uma crença vívida, pulsante e cheia de vida, capaz de impulsionar o ser a erguer-se da inércia e a empreender ações significativas. Desprovida de finalidade, a mera palavra é vã e desprovida de sentido. As adversidades que a existência inevitavelmente impõe são, na realidade, as forjadoras daquele que busca a verdadeira essência do ser — eficazes escultoras da coragem e da vontade. Sem esses desafios, qual a razão e o sentido de nossa passagem por este grandioso espetáculo chamado vida? Ótima postagem. Abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      "A fé sem obras é morta". Para mim, esse é um dos grandes direcionamentos na vida.
      Obrigada por comentar.
      Bjsssssss

      Excluir
  6. Olá, Marli!
    Interessante texto e muito importante.
    É de facto muito preocupante quando alguém fica afetado mentalmente. Deixando de raciocinar e compreender o que se passa à sua volta e dentro de si próprio.

    Texto importante para reflexão.

    Deixo os votos de um feliz fim de semana!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amigo Mário.
      Aí a gente tem que perguntar: remos raciocínio para quê? rs
      Obrigada por comentar.
      Bjsssssss

      Excluir
  7. Texto que me levou a refletir, Marli
    Se cairmos devemos nos esforçar para levantar e seguir em frente.
    Um Dia De Cada Vez
    Deixo um beijinho carinhoso
    Verena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Verena.
      Pegou o fio da meada!
      Obrigada por comentar.
      Bjssssss

      Excluir
  8. O objetivo é mesmo esse: mesmo que tenhamos tido um percalço na vida não podemos ficar carpindo sobre leite derramado. A solução é arregaçar as mangas e voltar à luta.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Juvenal!
      Irretocável! É isso mesmo, nada de chorar sobre o leite derramado.
      Obrigada por comentar.
      Bjsss

      Excluir
  9. Querida Marli, vou começar o meu comentário a este texto tão pertinente, pela fé ; foi-me " imposta " , pelo batismo, a religião Católica apostólica romana e o mesmo fiz com os meus filhos batizando-os; ouço muitas pessoas dizendo serem católicas não praticantes simplesmente pelo facto de não irem à missa aos Domingos; comecei a pensar no assunto e a achá-lo um completo disparate; quando Jesus andou cá pela terra e criou uma nova igreja, a de Pedro, não lhe deu nome e muito menos nos mandou à missa de domingo; a base dos seu ensinamentos resume-se no seguinte: " amai-vos uns aos outros como eu vos amei e aqui está a base para qualquer religião e vida em geral. Que adianta ir à missa e da igreja sair com a mesma vida vazia, sem amor ao próximo, sem humanidade no coração, com o pensamento nos seus próprios interesses? Nada! Costumo dizer que muitos, " nem no adro deviam pôr os pés " , mas, pronto, cumpriram a principal obrigação de um católico, indo à missa. Sabes, Marli, não gosto muito de falar de Deus para não me zangar com Ele, quando vejo criancinhas a morrerem de fome, a sofrerem tanto com doenças oncológicas terríveis e nessas guerras insanas que não as poupam mesmo estando nas escolas e hospitais; prefiro zangar-me com a vida que dá muito a uns e tira tudo a tantos outros. Por incrível que pareça, tenho fé no ser humano, porque, se há " meia dúzia " que põem o mundo nesta miséria que vemos, há uma enorme quantidade de " heróis anónimos que arriscam a própria vida para ajudarem os que sofrem; há investigadores que trabalham arduamente em prol da humanidade, há médicos dedicados que tentam salvar vidas, há pessoas boas nas nossas comunidades que, têm essa fé activa, que acreditam que " fé sem ações " de nada vale. Caír no chão , já caí, Amiga, mas, tirando umas nódoas negras, nada mais aconteceu, mas quando a alma cai, aí, o " caso muda de figura " e custa muito seguir em frente, dependendo do tipo de queda
    Como dizes, " " É difícil, mas consegue-se
    Termino com um apontamento, muito importante para mim, tão importante, que, tendo eu 15 anos quando o conheci, ainda hoje o tenho presente. No Colégio de freiras onde estudei, um padre nos disse : " para sermos santos, não precisamos fazer milagres, mas sim cumprir o nosso dever ". Aqui resume-se a minha fé, a minha preocupação maior nesta caminhada pela vida.
    Obrigada, querida Amiga, pela reflexão que nos incentivas a fazer. Se eu tenho " o dom da escrita ", como dizes, o que terei eu de dizer dos belos escritos que connosco partilhas ? Não encontro as palavras certas... Obrigada, admiração e grande Amizade, chegam ? Estas, tenho a certeza que te encaixam muito bem e que te dedico com muita sinceridade. Beijinhos e bom fim de semana
    Emilia 🌻 🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Emília!
      Cada um de nós trilha sua fé por caminhos diversos. Você percorreu um caminho bem parecido com o meu. Estudei em colégio de freiras e com elas aprendi muitos ensinamentos que me oportunizaram inúmeras reflexões quando fiquei adulta e andei em busca das respostas às grandes dúvidas que foram surgindo na minha vida. Hoje em dia, parei que procurar tantas respostas. Sigo na vida com as ferramentas que tenho à disposição para viver. E a principal delas é a fé com obras, pois "a fé sem obras é morta". (O padre que te falou sobre a fé, sempre esteve certo).
      Não culpo Deus dos males que acontecem na terra.
      Obrigada por comentar e que bom que minhas palavras te oportunizaram boas e gratificantes reflexões.
      bjssssssss

      Excluir
  10. Texto edificantemente belo. Uma excelente reflexão a ser seguida com Alma.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  11. Sim precisamos assumir que caímos, isso é um passo importante pra podermos prosseguir em frente e ter forças pra lutar com coragem. Marli uma importante reflexão, bom final de semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Lucimar.
      Primeiro identificar, depois buscar soluções.
      Obrigada por comentar
      Bjsssssss

      Excluir
  12. Marli essa queda é de verdade? Espero que não.
    Não tenho essas "infecções" mentais.
    Se cair, só penso nessa queda por uns instante, depois toco a vida pra frente.
    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, você encontrou o tesouro, Liliane!
      Obrigada por comentar
      Bjsssssss

      Excluir
  13. Maravilloso consejo, aprender de nuestras caídas para afrontarlas con entereza. Muy buen post como siempre. Un abrazo

    ResponderExcluir
  14. É chorar, limpar as lágrimas e caminhar...temos que acompanhar a vida...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  15. Me gusta mucho y me hace pensar en esos caminos que elegimos... 👏👏👏👏 Un abrazo y feliz domingo

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marli.
    É dos mais assertivos e admiráveis o seu
    ponto de vista sobre a premente necessidade
    de nos reerguermos ante as adversidades,
    mantendo sempre, com sensatez, a fé no porvir.
    Acredito muito que a fervorosa crença e a
    ação são os instrumentos que fazem com que o
    universo guie aqueles que percebem seu
    chamado e novos sonhos se abrirão em
    transmutações, como marés que se movem
    ao ritmo de um bailado estelar.
    Meus efusivos parabéns, com votos de saúde e
    paz, e um afetuoso abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!
      "A fé sem obras é morta". Já ouvimos isso desde sempre, não é? E vamos que vamos.
      Obrigada por comentar.
      Bjsssssss

      Excluir
  17. Um belo texto, reflexivo, pleno de lições e expressa que sempre é possível recomeços com fé e fortaleza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lúcia.
      Bola pra frente.
      Obrigada por comentar.
      BJssss

      Excluir
  18. Será possível viver no mundo sem ter ilusões...?

    bacana o seu origami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, querido amigo Eduardo... não sei.
      Mas eu não disse isso no post, nem sequer sugeri.
      Utilizei a palavra com outro conteúdo semântico.
      Obrigada por comentar.
      Bjsssssssss

      Excluir
  19. Realmente a infecção mental é uma coisa séria. Gostei do seu tratamento de choque. Através da espiritualidade há-de tornar-se mais fácil dar outro sentido à vida que se escolhe. Mas nunca abdicar de sonhar. Porque como disse o poeta: o sonho comenda a vida.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, é isso mesmo, querida Graça.
      Obrigada por comentar.
      Bjsssssss

      Excluir
  20. Lindo minha amiga!
    Sabe que a infecção mental hoje em dia, parece ser o que mais ataca a sociedade.
    As telas na minha opinião é o principal fio conduor dessa infecção.
    A teimosia e o medo de olhar para a realidade por potro ângulo também estraga muita gente.
    Familias, cidades, países.
    A falta de espiritualidade, o ateísmo, a dureza desses dias.
    A ânsia de querer em vez de ser.
    Consumismo.
    Um monte de coisas que seu texto me faz refletir, que talvez nem seja o seu intuito.
    Entendi que seu texto é mais pessoal e intimista, mas ele abre o leque para uma compreensão maior.

    Obrigado Marli.
    Mandou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que pretendi, André: abrir o leque das reflexões em cima de fatos concretos que acontecem na vida da gente.
      Obrigada por comentar.
      Bjssss

      Excluir
  21. Um post cheio de dicas e recomendações. Se a gente cuida da mente, a gente cuida de todo o resto.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  22. Excelente reflexão.
    Nem sempre levantar é fácil, mas há que tentar, ganhar forças e continuar a caminhada.
    Beijis

    ResponderExcluir
  23. Oi Marli! Texto maravilhoso e me leva reflexão de situação que já me aconteceu. E concordo com vc sobre a fé e outros aspectos. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá, amiga Marli.
    Passando por aqui, para desejar um feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Marli
    Cair e levantar, é esse o caminho maior que temos de seguir.
    Não deixar que essa infecção atinja a nossa alma, porque aí
    o problema será quase insolúvel.
    O seu texto entra em nós com grande urgência, no sentido de nos vermos interiormente e procurar analisar o que nos pode deitar ao
    chão. Se cairmos, tenhamos a força necessária para encetar
    a via que nos levará à cura.
    Bom resto de domingo.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos esmorecer, querida Olinda!
      A vida não fácil para ninguém, mas é bela e preciosa.
      Bjsssss

      Excluir
  26. Que lindo Marli, você é muito sábia!!
    Eu precisa ler suas palavras neste momento!
    Eu estou me reerguendo e tentando renascer novamente em um fato atípico que aconteceu comigo em uma rede social onde me tiraram o chão...
    Mas estou seguindo os seus conselhos, do chão não passo e já comecei a plantar florzinhas miudinhas... Em breve florescerão!!
    Fui infectada, contaminada, mas já tomei o antibiótico e já estou a um pequeno passo de me levantar...E vamos em frente!
    Um lindo início de mês de dezembro querida!!
    Muitos beijos!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha amiga Adriana, que bom que você absorveu essas palavras ( o remédio, rs) e abriu as portas para as ações benéficas e edificantes da vida.
      Parabéns, continue! Levante-se e bola pra frente!
      Obrigada por comentar.
      bjssssssss

      Excluir
  27. Marli, querida,
    que texto precioso, cheio de sabedoria e verdade! Tuas palavras são bálsamos para todos as horas, elas fluem como sopros frescos afugentando o peso, o desânimo...
    Saber aproveitar a queda e dela fazer fertilidade em renovação é dádiva a ser conhecida e aplicada.
    Sugiro que vc envie esse maravilhoso texto para um jornal de grande circulação.
    Um lindo dezembro pra vc e família!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha querida Calu!
      Que elogio hein. Muitíssimo obrigada.
      Quem de nós às vezes não precisa de um incentivo na vida? Uma boa sacudida? E vamos que vamos.
      Obrigada por comentar.
      bjsssssssss

      Excluir
  28. We only transform dreams into reality if those dreams represent something good in our lives. Otherwise, it's better not to pursue useless dreams.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
    💋Kisses💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Theda Bara!
      Exactly. Useless dreams are nothing more than illusions. And it's not good to drift in illusions.
      Thank you for commenting.
      Kisses

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Bom ver você por aqui! Um abraço, Marli.