![]() |
| Desperdício é sinônimo de burrice. Desperdício atrai pobreza e limitação. Desperdício é prenúncio de indigência material. |
- Marli Soares Borges -
Hoje não vou falar da fome, nem da vida dolorida e indigna de quem não tem o que comer. Vou falar de outra coisa que também considero muito, muito triste: o desperdício alimentar.
Fico indignada quando vejo desperdício de comida, descaso com o alimento. E fico pensando que, na verdade, tudo começa e termina na educação. As crianças de hoje são reféns de uma educação permissiva e deficiente. Aprendem valores distorcidos sobre as coisas mais elementares da vida, a começar pelo alimento nosso de cada dia. Os pais não ensinam seus filhos a se alimentarem.
Como viajo bastante, consigo observar de perto o comportamento alimentar dos hóspedes nos hotéis e, com raríssimas exceções, a educação alimentar das crianças (e adultos) é zero. Uma vergonha, ou melhor, uma tristeza.
Os pais que frequentam esses hotéis, fazem parte de um segmento de pessoas jovens com uma boa situação financeira. Andam sempre de nariz empinado e demonstram maior preocupação com as "selfies" do que com os rebentos que puseram no mundo. Tudo bem se os pirralhos abarrotarem o prato de comida e não comerem nada, e remexerem e estragarem o alimento. Tudo certo, afinal, os pais, que são adultos, também se comportam assim. Que importa desperdiçar a comida? Já está tudo pago, oras! então, bora estragar! E nesse contexto as crianças vão crescendo mal educadas e sem a menor noção do flagelo que é o desperdício alimentar. E tudo isso graças ao comportamento abjeto, preguiçoso e irresponsável dos pais.
Sinto tanto nojo desse comportamento, que meu estômago chega a embrulhar. Falta educação, falta visão, falta responsabilidade, falta consciência planetária, falta compaixão. Esses pais são tristes exemplos do que não se deve fazer com os filhos.
Qual é o problema em diminuir a quantidade de comida no prato das crianças e ensiná-las que é melhor repetir do que estragar? O fato do regime de hospedagem ser "all included" não justifica essa voracidade grosseira. Controlar impulsos vorazes é o que distingue os seres civilizados das feras selvagens. Qual é o problema em, simplesmente, ensinar os filhos? Dá trabalho? Claro que dá. A educação dói, não sabia? mas é necessária sob todos os pontos de vista.
Fico pensando no que acontecerá com essas crianças que estão sendo criadas isentas de traquejo social e ambiental. Serão adultos pobres. É isso que serão: pobres. Trabalharão somente pela comida e chorarão pela comida, pois o futuro do mundo nas questões alimentares não é nada promissor. A continuar esse desperdício, a fome não tardará a chegar. Os especialistas estão alertando. E o preço da comida será estratosférico.
Infelizmente esses pais grosseiros e ineptos têm cérebros de azeitona e não conseguem aquilatar o tamanho do prejuízo que estão causando aos filhos, a si próprios e ao mundo. Querendo ou não, estamos todos conectados e nossas conexões são reais e precisas. O alimento precisa ser visto com respeito e inteligência. E precisa ser tratado sob nova ótica: a ótica da suficiência, o suficiente para alimentar-se sem estragar.
É urgente que os pais se reeduquem e adotem uma perspectiva crítica sobre a alimentação, para que possam transmitir esses valores aos filhos. O combate ao desperdício é tarefa de todos.
Nossa alimentação é sagrada, nosso corpo é sagrado, somos criaturas de Deus. Todos. TODOS. Por que estragar a comida que pode alimentar o outro? Por que tanta crueldade com quem não tem nada? Me dói demais ver tanto desperdício e saber que tantos estão com a barriga doendo de fome. Não precisa ir longe, logo ali, tem gente que não tem o que comer. Desperdiçar comida, a meu ver, é uma estupidez brutal, uma perversidade absolutamente inaceitável.
Insisto, a educação das crianças não pode prescindir da noção cósmica.
Pais! não abandonem seus filhos. Deixem de preguiça e ensinem-lhes, antes que seja tarde, que o alimento que desperdiçam hoje faltará na mesa deles amanhã. Entendam isso e ensinem seus filhos. Desperdício é sinônimo de burrice; desperdício atrai pobreza e limitação; desperdício é prenúncio de indigência material.
Por favor pais, pensem nisso.
* * *
Em tempo: acho que os restaurantes deveriam cobrar pelo desperdício. Deixou comida no prato? Pague o preço. Adulto aprende muito bem quando mexem no seu bolso.

Concordo. Há pessoas que nem pensam nisso nem têm noção.
ResponderExcluirExiste um movimento:
REFOOD
https://re-food.org/
que recolhe e leva a quem necessita.
Beijos