![]() |
| Desperdício é sinônimo de burrice. Desperdício atrai pobreza e limitação. Desperdício é prenúncio de indigência material. |
- Marli Soares Borges -
Hoje não vou falar da fome, nem da vida dolorida e indigna de quem não tem o que comer. Vou falar de outra coisa que também considero muito, muito triste e que me deixa muitíssimo indignada: o desperdício de comida, o descaso com o alimento. (E inicia na infância).
As crianças de hoje aprendem valores distorcidos sobre as coisas mais elementares da vida, a começar pelo alimento nosso de cada dia. Tudo bem(?!) se os pirralhos abarrotarem o prato de comida e não comerem nada, e remexerem e estragarem o alimento, tudo certo, afinal é isso que aprendem com os pais. Que importa desperdiçar a comida? Já está tudo pago, oras! então, bora estragar! E as crianças vão crescendo mal educadas e sem a menor noção do flagelo que é o desperdício alimentar. Acho absolutamente inaceitável esse comportamento abjeto, preguiçoso e irresponsável dos pais. E sinto tanto nojo que meu estômago chega a embrulhar. Falta educação, falta visão, falta responsabilidade, falta consciência planetária. E falta compaixão por todos aqueles que estão com a barriga doendo de fome e não têm nada para comer.
Qual é o problema em diminuir a quantidade de comida no prato das crianças e ensiná-las que é melhor repetir do que estragar? No caso dos hotéis, o fato do regime de hospedagem ser "all included" não justifica essa voracidade grosseira. Controlar impulsos vorazes é o que distingue os seres civilizados das feras selvagens. Qual é o problema em ensinar os filhos? Dá trabalho? Claro que dá. A educação dói, não sabia? mas é necessária sob todos os pontos de vista. Infelizmente esses pais têm cérebros de azeitona e não conseguem aquilatar o tamanho do prejuízo que estão causando aos filhos, a si próprios e ao mundo, pois estamos todos conectados e no dia em que faltar alimento no mundo, faltará para todos. Insisto, a educação das crianças não pode prescindir da noção cósmica. Por favor, pais! não abandonem seus filhos. Deixem de preguiça e antes que seja tarde, ensinem-lhes que o alimento que desperdiçam hoje faltará na mesa deles amanhã. Pensem nisso.
* * *
Em tempo: acho que os restaurantes deveriam cobrar pelo desperdício. Deixou comida no prato? Pague o preço. Adulto aprende muito bem quando mexem no seu bolso.

Concordo. Há pessoas que nem pensam nisso nem têm noção.
ResponderExcluirExiste um movimento:
REFOOD
https://re-food.org/
que recolhe e leva a quem necessita.
Beijos
Que bacana, Fá! Não sabia desse movimento humanitário. Bisssss
ExcluirMarli ,minha mãe sempre me dizia quando eu era criança, que deixar comida no prato era pecado. Eu não conseguia compreender aquilo, não alcançava. Na juventude ouvi um monge budista dizendo que eles comem numa tigela e quando terminam, passam um naco de nabo por toda a tigela para que não sobre um grão sequer. Isso em respeito aos que morrem de fome todos os dias.
ResponderExcluirEntão eu entendi o que minha mãe quis me dizer.
Beijo!
ana paula
Sua mãe sempre esteve certa. Certíssima!
ExcluirBjs
Exatamente,Marli! É de pequeno que se ensina às crianças. Mas o que fazer se pais glutões enchem os pratos e depois deixam tudo no prato? Deviam cobrar mesmo.Já vi alguns restaurantes que o fazem! beijos, chica
ResponderExcluirAqui em POA uma vez havia um restaurante que cobrava o desperdício. Mas já faz muito tempo. Sou a favor.
ExcluirBjs
Marli,
ResponderExcluirque texto contundente! 👏
Tua indignação é legítima e tão bem expressa um grito de consciência em meio a tanto descuido.
O desperdício é mesmo uma ferida moral e social, e como bem disseste, começa na educação.
Ensinar o valor do alimento é também ensinar o valor da vida, da empatia, da partilha. Ler-te é sentir o apelo por um mundo mais desperto, mais responsável e sobretudo mais humano.
Beijinho
Fernanda
Mas, quer saber? não tenho muita esperança. Tenho visto tantas coisas...
ExcluirBjssss
Concuerdo contigo uno no debe desperdiciar en especial los alimentos. Te mando un beso.
ResponderExcluirCom certeza!
ExcluirBjssss
Food waste greatly contributes to hunger among the poor around the world, because donating food helps, but hunger happens more than once a day.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Verdade! ... a fome acontece mais de uma vez por dia.
ExcluirMas o povo não quer nem saber.
Bjsssss
Olá Marli . Adorei o tema abordado . Infelizmente muito do que se faz em questão de desperdício , vem do aprendizado na infância . SEmpre fui bem metódica ao colocar comida no prato das crianças. . Primeiro se ensina , estimula a comer alimentos saudáeis e com cuidado vai agregando . Nada de exageros . Coloque o suficiente para que a cr se alimente . Assim se educa tb o estômago (rsss). Crianças em educadas , adultos bem encaminhados . Abraços
ResponderExcluirhttps://kantinhodafe.blogspot.com
Certísssima. Nada de exageros, apenas o suficiente.
ExcluirBjssssss
Boa.noite de paz, querida amiga Marli!
ResponderExcluirEu tenho por costume.nao deixar nada no prato, ou seja, ponho a quantidade que tenho o costume de comer. Se errar na dose, guardo para a próxima (coisa rara), penso exatamente.como você, o que eu desperdiçar irá me fazer falta.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Toque aqui! "O que eu desperdiçar irá me fazer falta".
ExcluirBjssssss
Olá, amiga Marli, gostei muito desta sua crônica sobre os alimentos desperdiçados. Tens toda a razão quando falas mal dos pais que não sabem educar seus filhos, que não dão ênfase á importância dos alimentos.
ResponderExcluirVotos de um bom final de semana, com muita paz.
Um beijo.
Que pena isso, não é? Poderia ser tão diferente...
ExcluirBjsss
Inteiramente de acordo...
ResponderExcluirBom fim de semana, Marli.
Um abraço.
'
Yesss!
ExcluirBjssssssssssss
Marli, parabéns pelo " raspanete " duro e pertinente aos pais de hoje. Tem de ser assim! Não poupar nas palavras e ir direto ao assunto. Os pais não sabem educar e depois acontecem casos terríveis como aquele que contei no Começar de novo. As pessoas pensam que pagaram e portanto podem fazer o que quiser aos alimentos. Felizmente que, hoje, não é vergonhoso pedir ao garçons que embalem a comida que nos sobrou na mesa para levarmos para casa e até, em alguns restaurantes, nos incentivam a fazê-lo; já fiz isso muitas vezes. Aqui em casa nunca deixei que os meus filhos " tivesse em mais olhos que barriga " e avisava que teriam de comer tudo o que pusessem no prato. Sabes, Amiga, há muitos anos, num restaurante, ao pedirmos a comida a senhora avisou-nos de que seria muita e logo reduzimos o pedido. Fiquei admirada e disse à senhora " vejo que é contra o desperdício alimentar " e ela confirmou e disse que agia sempre assim. Sim, Marli, também temos aqui o Reefood, que vai aos restaurantes pegar comida que sobra nas panelas e leva a instituições que alimentam os sem-abrigo. Aqui na minha cidade há voluntários que se dedicam a isso. Querida Amiga, gostei do " raspanete ". Isso mesmo! Há que ter vergonha na cara! Beijinhos e tudo de bom, com saúde e muita paciência para veres determinadas situações que chocam.
ResponderExcluirEmília 🌻 🌻
Minha vó dizia: "Menos, menina! nada de olho maior que a barriga!" E não me deixava exagerar. (Fui criada pela vó).
Excluirbjssss
Olá, Marli, sensacional o que você escreveu, vemos muito isso,
ResponderExcluire principalmente em restaurantes, e não só comidas deixadas pelas crianças, os adultos se servem em abundância na primeira vez porque não querem, têm preguiça em voltar para colocarem no prato mais um pouco. Então vemos aqueles pratos enormes, exagerados, terríveis. E os filhos crescem no mesmo estilo, os mortos de fome.
Vemos muito isso nos restaurantes livres! E então... está aí o exemplo para os filhos!
Excelente essa tua postagem!
Um bom fim de semana,
Bjsss !🌹🙋♀️
Obrigada por comentar, Taís.
Excluirbjsssss
Oi Marli! Sim, é verdade, concordo com seu post. O desperdício começa bem antes da comida chegar em nossa casa, da produção até o supermercado há muitas perdas também. Lá em casa minha mãe dizia: nada de "olho grande" quando a gente ia fazer nosso prato, pois quem fazia um prato grande demais e não conseguia comer tudo tinha "o olho maior que a barriga."
ResponderExcluirBeijos nas bochechas!
Minha vó também dizia: "olho maior que a barriga". E não me deixava exagerar. Mão de ferro. Bem que ela fez!
Excluirbjssssss
Boa noite, Marli.
ResponderExcluirÉ uma verdade inquestionável os desperdícios de comida, principalmente nos restaurantes, mas não só. Também em muitas casa particulares. Enquanto lá fora há muita gente a passar fome.
Excelente texto para refletirmos, estimada amiga.
Deixo os votos de um bom fim de semana.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Uma tristeza, Mário.
Excluirbjssssss
Estou em completa sintonia com o que é exposto e te saúdo pela oportunidade.
ResponderExcluirUm alerta de excelência que deveria ser tomado a sério pela nossa gente.
Parabéns, Amiga.
Beijo,
SOL da Esteva
Também acho, mas não sei. O povo não quer saber.
Excluirbjsssssss
Imagina um faminto, do outro lado do vidro, olhando essas coisas num restaurante!
ResponderExcluirNem me fale, Silvio!
Excluirbjsssssss
É verdade Marli , dá nervoso ver comida sendo desperdiçada.
ResponderExcluirTodos sabem exatamente quanto cabe em seu prato para satisfazer.
É questão de educação .Quando não ensinamos quando ainda criança vai crescer um adulto , sem noção.
Assunto pertinente em tempos de tanta fome pelo mundo.
Abraço amiga e boa semana.
Educação... acho que os pais não sabem o que é isso. E educação alimentar menos ainda.
Excluirbjsssssss
Olá Marli, realmente é por aí....quando pequena fui ensinada a colocar no prato apenas o que eu sabia que iria comer e se fosse necessário... era para pegar mais...levei pra a vida adulta essa forma de agir e passei para minha filha, bjs boa semana!
ResponderExcluirMuito bem ! É isso aí.
Excluirbjs