segunda-feira, janeiro 03, 2011

BLOGAGEM COLETIVA - BLOG RETRÔ

Olá todo mundo!

2011 recém está começando e já promete ser bem interessante. Tenho vários compromissos agendados para janeiro. Vários trajetos. Irei à Fortaleza e aproveito pra dar uma esticada, que não sou de ferro. Na volta passo em Belo Horizonte e depois sigo direto para Goiás. Em resumo, estarei viajando, trabalhando e aproveitando do jeito que dá, ainda mais que meu marido vai junto, e isso é muito bom!!  (Temos vários clientes em comum, então a gente faz uma agenda dupla e dá bem para aproveitar as viagens). Bom chega de papo. Ao post!


Meu primeiro post de 2011 integra uma blogagem coletiva proposta pela Elaine do Blog "Um pouco de mim". O lance é o seguinte: escolher um post antigo e republicá-lo.

Dei uma olhada geral e destaquei a postagem do dia 1º de janeiro de 2010. Mas como os tempos são outros, tive que fazer uma ligeira adaptação. Se você quiser ler o original, é só clicar aqui.

Voilá!!!

Você já sabe o meu lema para 2010 (agora estamos em 2011): ALEGRIA E NO STRESS.


Por isso, pra não dizer que não falei de flores, vou começar tentando impedir você de assumir dívidas que depois não possa pagar. Com isso evito ver você estressado(a) e de cara feia o ano inteiro. É que não tem coisa que estresse mais e tire a nossa paz do que (grrr) dívidas!

Sem dívidas, você consegue tirar de letra os tropeços. Aposto. Você fica numa boa e eu também, pois, afinal, quem sua cara sou eu, não é mesmo? E a alegria, assim como o mau humor, são contagiantes.


Então, veja o que encontrei na santa net: a Cartilha do Superendividado.
Ela prega dez mandamentos:


1.   Não gaste mais do que você ganha.
2.   Tenha cuidado com o crédito fácil.
3.   Não assuma dívida sem antes refletir e conversar com sua família.
4.   Leia o contrato e os prospectos.
5.   Exija informação sobre as taxas de juros mensal e anual.
6.   Exija o prévio cáulculo do valor do total da dívida e avalie se é compatível com sua renda.
7.   Compare as taxas de juros dos concorrentes.
8.   Não assuma dívidas em benefício de terceiro.
9.   Não assuma dívidas e não forneça seus dados por telefone ou pela Internet.
10. Reserve parte de sua renda para as despesas de sobrevivência.




E agora conheça o teste "Estou superendividado"


( )  Minhas dívidas equivalem a mais de 50% do que ganho;
( )  Preciso trabalhar mais para pagar minhas dívidas no final do mês;
( )  Meu salário termina antes do final do mês;
( )  Minhas dívidas estão sendo causa de desavença familiar;
( )  Não consigo pagar em dia as contas de luz, água, alimentação, aluguel e/ou condomínio;
( )  Tenho sofrido de depressão em razão das dívidas;
( )  Meu nome está registrado em cadastros, tais como SPC, SERASA, CCF;
( )  Tenho atrasado o pagamento das minhas dívidas;
( )  Já pedi dinheiro emprestado a familiar ou a um amigo para pagar minhas obrigações;
( )  Minha família não tem conhecimento de minhas dificuldades.


E agora diga comigo: ALEGRIA e NO STRESS!
Era isso. Fui. Até breve.
Pois é, em 2011 vou continuar com esse lema. Estou gostando, tem dado supercerto.
Beijos a todos.

23 comentários:

  1. Oi, Marli! Sartisfação revê-la aqui novamente. Eu estou naquela, não pensuro para não ficar pendurado depois. rsrs. Gasto o pouco que tenho com o pouco que preciso. Pelo menos tenho tentado fazer assim nos últimos cinco anos, depois de mais de trinta enrolado até o pescoço com a bola de neve do crédito. Agora finalmente, (acho) que aprendi a lição de uma vez por todas. Obrigado pelas dicas sempre ótimas e um lindo ano para você e os seus. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Ora Marli que bom projeto: pé na estrada.
    E adorei o texto. vou reler e reler.
    Um ano super interessante mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da postagem.
    Que 2011 seja de paz e alegria.


    abraços

    ResponderExcluir
  4. coisa boa e gente tem que ler e reler. adorei. bom ano querida.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli.
    Um 2011 com muita paz, saúde, felicidades e realizações.
    Faça uma boa viagem. Fortaleza é linda e merece ser vista.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Ihhhhh Marli, pois eu acabei de entrar em uma dívida que durará 3 anos - mas foi um mal necessário.
    No mais, sou controlada, nao gasto mais do que ganho. Contas nao tiram meu sono, pois só assumo as que dou conta de pagar.
    Atrasos em pagamentos, jamais.
    E também estou me propondo este ano guardar ao menos 10% do meu salario mensalmente. Já fiz a primeira reserva - e espero seguir direitinho.
    Beijoooooooos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Passando pra desejar um abençoado Ano Novo cheio de paz e prosperidade!!!
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  8. Beleza, Marli, adorei.

    Saber lidar com crédito e com dinheiro é uma grande virtude.

    Dívidas são odiosas,mas, quem não as tem? kkk Porém, a grande façanha é saber contraí-las, evitá-las, e mantê-las sob controle.

    Feliz 2011, sem estresse.

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Que consiga seus objetivos em 2011 e que seja um ano de muita paz!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Marli

    Passo aqui neste início do novo ano para lhe desejar um ano cheio de Paz e muita Luz e que continuemos a nos encontrar pelos corredores desta Blogosfera.

    Gostei muito das dicas para seguirmos com o pé no chão e só colocá-lo aonde possa alançar.

    Parabenizo a Elaine pela iniciativa dessa Coletiva Blog Retrô.

    Fiz a minha participaçao em três partes. A um postei ontem, Hoje posto a 2 e amanhã o último dia segue a última.

    Beijos e um Feliz 2011

    ResponderExcluir
  11. Olá Marli , este é ótimo seja para o ano q for....rsrsrs Alegria e no stress sempre é bem vindo.Um lindo 2011 PARA VC
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Marli, que proposta legal, e coletiva , com forca e amor!
    adorei , bjs
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  13. Não ter dívida é o ideal, mas quando for necessária a cautela é indispensável.
    Curta bem as viagens unidas ao trabalho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Depois das férias, é bom chegar aqui e encontrar coisas gostosas para ler!!!!!!!!!
    Boa viagem amiga! Espero depois ver por aqui pelo menos uma foto de cada lugar!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Marli,
    Já atualizei o link, tá?
    Muito obrigada por aderir!
    Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  16. Muuto legal,Marli. E que bom que começou o ano animadíssima como sempre. beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marli! Finalmente venho por aqui.. Obrigada por suas visitas ao meu blog, pelos valiosos comentários e peço mil perdões por não ter vindo aqui antes.. Às vezes é tudo tão corrido que acabamos por cometer esse tipo de pecado. Bem, desde já um feliiz e abençoado ano novo para você e todos à sua volta! Beijão, Virginia

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marli! Finalmente venho por aqui.. Obrigada por suas visitas ao meu blog, pelos valiosos comentários e peço mil perdões por não ter vindo aqui antes.. Às vezes é tudo tão corrido que acabamos por cometer esse tipo de pecado. Bem, desde já um feliiz e abençoado ano novo para você e todos à sua volta! Beijão, Virginia

    ResponderExcluir
  19. Olá Marli,desejo que você tenha sucesso em todos seus objetivos para 2011!!!

    Muita LUZ!!

    ResponderExcluir
  20. OI, Marli
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei há poucos dias de viagem...
    As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
    Também estou na retrô e me deliciando com posts lindos.
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  21. Também estou participando do retrô no meu blog " Nos olhos da Coruja"
    Menina foi um ano difícil pra mim e fiz um monte de coisas da cartilha, graças a Deus já estou conseguindo colocar tudo em ordem. Valeu pela dica e seja bem vinda

    Montão de bjs e abraços
    Elaine Barnes

    ResponderExcluir
  22. OI MARLÍ, TUDO DE BOM PARA VC e familia. sobre dívida eu ja aprendí a lição. Desejo uma feliz viagem, Fortaleza é uma cidade bonita, mas muito quente,aquí em Recife a temperatura é mais amena, aproveite bem. um abraço carinhoso, Celina.

    ResponderExcluir
  23. Muito triste a vida de um superindividado! Não sei viver sem dinheiro e por isso sou bastante ciente dos meus gastos, programo tudo direitinho e lógico, como toda pessoa que se preocupa com dinheiro, penso nas reservas para o futuro.

    Gostei do modo que postou, porque faz a consciência cair de paraquedas na cabeça!

    Beijus,

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli