sexta-feira, janeiro 28, 2011

ASSISTE RAZÃO À RAZÃO?

Olá todo mundo.

Estou postando hoje um trechinho de um texto intitulado "Deus e o Estado" de Mikhail Bakunin, (séc XIX). Como eu sei que, principalmente por ser grande no intelecto, ele teve inimigos declarados, achei que seria uma boa ideia reproduzir aqui pra você ler, algumas coisas que ele andou escrevendo e que causaram polêmica. Mikhail escreveu inúmeras frases fortes. Veja só essa: “... é no interesse da saúde de nosso próprio espírito que devemos nos esforçar para compreender a gênese histórica, a sucessão das causas que desenvolveram e produziram a idéia de Deus na consciência dos homens. De nada adianta nos dizermos e nos considerarmos ateus; enquanto não tivermos compreendido essas causas,..."

Para acessar o original (traduzido, é claro) direto da fonte, clique aqui. Você vai ver, o texto é bem longo, mas não é difícil de ler, nem é chato não. Ao contrário, é instigante, sagaz e reflexivo.

Bom, chega de conversa mole, com você, Mikhail Bakunin.

" É próprio do privilégio e de toda posição privilegiada matar o espírito e o coração dos homens. O homem privilegiado, seja política, seja economicamente, é um homem depravado de espírito e de coração. Eis uma lei social que não admite nenhuma exceção e que se aplica tanto a nações inteiras quanto às classes, companhias e indivíduos.

(...)

Decorre daí que rejeito toda autoridade? Longe de mim este pensamento. Quando se trata de botas, apelo para a autoridade dos sapateiros; se se trata de uma casa, de um canal ou de uma ferrovia, consulto a do arquiteto ou a do engenheiro. Por tal ciência especial, dirijo-me a este ou àquele cientista. Mas não deixo que me imponham nem o sapateiro, nem o arquiteto, nem o cientista. Eu os aceito livremente e com todo o respeito que me merecem sua inteligência, seu caráter, seu saber, reservando todavia meu direito incontestável de crítica e de controle. Não me contento em consultar uma única autoridade especialista, consulto várias; comparo suas opiniões, e escolho aquela que me parece a mais justa.

(...)

Se me inclino diante da autoridade dos especialistas, e se me declaro pronto a segui-la, numa certa medida e durante todo o tempo que isso me pareça necessário, suas indicações e mesmo sua direção, é porque esta autoridade não me é imposta por ninguém, nem pelos homens, nem por Deus. De outra forma as rejeitaria com horror, e mandaria ao diabo seus conselhos, sua direção e seus serviços, certo de que eles me fariam pagar, pela perda de minha liberdade e de minha dignidade, as migalhas de verdade, envoltas em muitas mentiras que poderiam me dar. Inclino-me diante da autoridade dos homens especiais porque ela me é imposta por minha própria razão."

Beijos a todos.

24 comentários:

  1. Oi Marli querida, não conhecia Mikhail Bakunin, mas gostei bastante dos trechos que destacou, fiquei curiosa sobre ele. Ainda estou digerindo algumas frases, apesar de, a princípio, fazerem sentido em mim. Preciso pensar mais sobre o assunto! rsrs
    Grande sugestão de leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Marli, bom dia.
    Belissimo o seu texto, e mais feliz foi a sua iniciativa, parabens.
    Passei aqui lendo, por isso estou lhe convidando a visitar um blogue que tenho, muito simples por sinal. ficaria feliz se passasse por lá, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei lá lhe esperando muito grato.
    Abraços e felicidades, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anarquistas, graças a Deus! Fantástico usufruir de legados como esse, mentes que se tornaram sementes. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ei Marli,
    Não conheço esse autor, mas o achei bem atual, pois é uma pessoa que busca sobretudo a liberdade do SER. Adorei quando diz que" o homem privilegiado é um depravado de espírito e de coração".
    Estou nessa turma, sou depravada!
    Brilhante texto e autor!
    gd beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marli!

    Parabéns pelo post! Todas as linhas incitam reflexão.

    Bjs,

    Karina.
    Mundo Psi.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia Marli, mas gostei das reflexões.
    Já linkei porque preciso ler tudo com calma.
    Obrigada pela dica.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  8. Marli,

    Sem dúvida, um livre pensador. Não o conhecia. Gostei muito.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  9. Post interessante Marli, mas não é para pessoas que sentem preguiça de pensar, como eu, por exemplo, rsrs.

    É só uma brincadeira, a verdade é que sou muito reflexiva e estudiosa no que diz respeito às coisas de Deus. Vc sabe disso, leu alguns posts meus. Foi justamente estudando e pesquisando esses assuntos que descobri a simplicidade das respostas para todas as perguntas da humanidade. Aprendi a começar procurando pelo lado mais simples das coisas, e descobri que ele existe. Aprendi a aceitar a conclusão que parece mais óbvia e hoje economizo reflexão e esbanjo conhecimento.

    O que eu quero dizer é que não há complicações no entendimento sobre as causas que se desenvolvem e produzem a idéia de Deus na consciência dos homens. É tudo muito simples, tão simples ao ponto de um grande intelecto como Mikhail Bakunin nunca chegar a entender...

    Fico pensando como seria bom se as pessoas não gastassem tanto tempo e energia trilhando por caminhos pedregosos, longos e tortuosos, quando existe um atalho, curto, limpo, preparado especialmente para nós. Para nosso entendimento de todas as coisas.

    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  10. Esse eu considero um dos maiores gênios da alma humana na nossa história. Na minha juventude pro-marxista eu tinha engulhos dele, quando lia os textos de seus debates com Marx na Primeira Internacional Socialista (de onde foi expulso). Mas suas palavras de despedida acabaram consideradas uma espécie de premonição do que viria a acontecer depois nos estados proletários, como a Rússia. Acabou prevalecendo uma casta dirigente esmagando os anseios do povo e ele previu tal e qual. Muito bom mesmo, Marli! Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Nossa Marli, realmente adorei os pensamentos!
    De fato profundos e coesos, o que se falta nos dias de hoje!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Marli!
    Só vc amiga pra trazer aqui a controvérsia do pensamento anarquista de Bakunin, na sua obra mais famosa.
    Mas asbe que eu acho o pensamento dele bastante actual?
    Pensamento e rebelião...duas coisas que continuam a ser importantes, e porque será que me parece familiar essa ideia de que os governos são "envenenadores interessados das masas populares"?...rs
    Amei amiga!!!
    BEIJOS CARINHOSOS

    ResponderExcluir
  13. Como é importante Marli esta postagem..
    e a existência de pessoas que retratyem a realidade do comportamento humano como fez este Mikhail Bakunin, magnífico.. eu não conhecia, j;a havia ouvido falar de Deus e o Estado.. mas até aí só...

    Também sei que é verdade que todo indivíduo que pensa de forma diferente ou enxerga além, ainda é rechaçado pela sociedade e estado e igreja... mas isto mudará a partir de atitudes como esta sua de postar liberdade e luz!

    Marli? Querida do peito! Bejokas!

    ResponderExcluir
  14. Marli, vou lhe dizer, concordo totalmente com o que a M.Sueli Galacci comentou, ela foi muito sábia em dizer que não é preciso reflexões altamente intelectuais para compreender alguns questionamentos e dúvidas da humanidade, principalmente, as relacionadas "à ideia de Deus na vidas dos homens". Para quê complicar algo que na simplicidade pode ser tão simples de entender?
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Marli
    Que interesante. Uma vez eu não dei conta de ler ele inteirinho na faculdade e agora relendo achei mais fácil e pratico!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  16. Olá Marli,

    Confesso que não conhecia. É um post muito interessante que nos ajuda a perceber um pouco mais da natureza humana.

    Um beijo

    Boa semana

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli!

    Gostei muito do texto. "Inclino-me diante da autoridade dos homens especiais porque ela me é imposta por minha própria razão."
    Somos senhores de nossa própria vida, se assim não for, não tem graça.

    Muito bom texto

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  18. Olá Marli!

    Voltei para convidar vc a dar uma passadinha lá no meu blog, pois estou realizando um sorteio.

    Espero vc por lá!

    Bjs,

    Karina.

    ResponderExcluir
  19. Prezada Marli,

    Visitei seu Blog e achei muito legal, mesmo porque as coisas que você gosta tem muito a ver com as que gosto, principalmente, quando se trata de literatura. Eu também tenho um Blog de literatura em seus diversos gêneros, nada de especial. Gostaria de compartilhar o endereço de meu Blog com seus leitores e você. Caso tenha um tempinho, faça uma visita por favor!

    moinhohaicai.blogspot.com

    Um forte abraço!

    Tony Marques

    ResponderExcluir
  20. Prezada Marli,

    Visitei seu Blog e achei muito legal, mesmo porque as coisas que você gosta tem muito a ver com as que gosto, principalmente, quando se trata de literatura. Eu também tenho um Blog de literatura em seus diversos gêneros, nada de especial. Gostaria de compartilhar o endereço de meu Blog com seus leitores e você. Caso tenha um tempinho, faça uma visita por favor!

    moinhohaicai.blogspot.com

    Um forte abraço!

    Tony Marques

    ResponderExcluir
  21. Que saudades desse espaço!
    Viva eu, que voltei!
    Parabéns pela matéria do Bakunin, minha amiga Marli. Aqui sempre se encontra novidades maravilhosas. Beijo enorme e um belo final de semana.

    ResponderExcluir
  22. Tem um selo lá no meu blog pra você. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Marli!!!!!!! Isto é pano para manga! Mas bem que eu gostaria de dizer assim: -"Deixa eu ir até aí. Vamos conversar a respeito. Convida mais alguém. Sirva um mate e rapadura... e vamos explorar o assunto!"

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli