| NÃO DUVIDE! |
- Marli Soares Borges -
Sei que tristezas e sofrimentos não são opcionais e que às vezes é difícil até acordar e levantar da cama de manhã. Mas uma hora vai passar. E mesmo que você esteja pelas tampas com a vida, dê um tempo para você. Pratique a alegria. Pra-ti-que. Se estiver triste e quiser chorar, chore, soluce, entre no buraco, faça o luto, caia no inferno, abrace o diabo, faça o que lhe der na telha, mas depois, (eu falei depois), levante a cabeça, olhe-se no espelho e sorria. (Não, não é bobagem). Sorria mesmo. Dê uma espiada nesse truque para enganar o cérebro:
Olhe-se no espelho e sorria de orelha-a-orelha. Force e segure o sorriso, um pouquinho só. Conte até seis. Assim você engana seu cérebro e sem se dar conta, você ficará alegre. Repita uma vez. Até dentro do carro dá pra fazer.
Tente, dá certo e é muito legal. Aprendi isso há muito tempo (e pratiquei muito, por necessidade, e dá muito certo). No início a gente custa um pouco, parece meio over, ainda mais quando estamos no meio da tempestade. Mas vale a tentativa, é um esforço pessoal, um aprendizado, um novo olhar. E a gente consegue recuperar as forças. Não duvide!
E sorria, pois como dizia Chaplin, a alegria é o único jeito da gente enfrentar os problemas da vida e sair ganhando! Mas não esqueça de levantar a cabeça. Aposto que você nunca viu alguém chorar de cabeça erguida não é mesmo?
😂 😂 😂
Gostei, Marli. Das etiquetas. Da ilustração e do texto límpido e convincente. Não quis afirmá-lo persuasivo. Mas o é. Não direi que comecei a praticá-lo porque não é caso neste exato momento. E mais: de fato, também nunca vir alguém alguém chorar de cabeça erguida.
ResponderExcluir"Trair e coçar é só começar". É começar a praticar a alegria já!
Um beijo, amiga Marli!
É isso aí, Eros!
Excluir"Trair e coçar é só começar".
Obrigada por comentar.
Bjsssssss
Such an inspiring post. ✨️ Warm greetings from Montreal, Canada ❤️😊 🇨🇦
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, querida Linda. Estou vindo do teu blog, e adorei!
Excluirbjssssss
Gracias por el consejo. Te mando un beso.
ResponderExcluirObrigada por comentar.
ExcluirBjssss
Muito lindo,Marli! Precisamos sorrir mesmo apesar de tantas vezes nem vontade termos...Vamos que vamos sempre achar motivos de alegria.Só bem nos fazem! beijos, chica
ResponderExcluirE vamos sorrir, Chica!
ExcluirVamos sorrir que a vida fica mais leve.
Bjsssssss
Querida Marli,
ResponderExcluirSeu texto é uma verdadeira injeção de ânimo e humanidade! Gosto muito da maneira direta, quase coloquial, com que você fala de algo tão essencial: a dor e o recomeço. Você não disfarça o sofrimento pelo contrário, o reconhece com coragem, permitindo que ele exista, mas sem deixar que ele defina o destino. É uma lição de autocompaixão e superação prática, algo raro e precioso.
A forma como você descreve o “truque” do sorriso é mais do que um gesto simbólico é um ato de resistência emocional. Enganar o cérebro, como você diz, é também ensinar o coração a lembrar da luz, mesmo quando a alma quer apagar tudo. Há sabedoria nesse equilíbrio entre permitir-se cair e lembrar-se de levantar.
Também achei linda a referência a Chaplin. Essa lembrança de que a alegria é uma escolha, um treino, um modo de enfrentar a vida com dignidade, mesmo nas piores tempestades. É isso: praticar a alegria é uma forma de fé, uma oração silenciosa de quem acredita que o dia seguinte pode, sim, ser melhor.
Seu texto é um abraço afetuoso nos que andam cansados e um lembrete simples, mas poderoso: ninguém chora de cabeça erguida, e talvez o segredo esteja justamente em aprender a sorrir enquanto se levanta.
Com carinho e admiração,
Fernanda 🙏🏻😘
Obrigada, Fernanda.
ExcluirFaz um bem danado a gente sorrir, o mundo fica melhor.
Bjsssss
Boa noite de paz, querida amiga Marli!
ResponderExcluirNa espiritualidade, já aprendi tem dezenas de anos que o 'coisa ruim' não podendo ver o nosso interior, v~e que stamos sempre sorrindo e se morde de raiva... percebe que não nos derrota.
Lembrei-me do que disse aqui... ao ler.
A terapia do riso é eficaz sim, contagiante.
Adorei quando disse> DEPOIS... claro! pois não somos desprovidos de interligência nem de emoção, graças a Deus!
DEPOIS, é sair em campo com as duas mãos segurando a boca, como você ilustrou, ninguém tem culpa do nosso humor ou tristeza.
Quando aprendemos, é tão bom!
Fico impressionada que tem pessoas que nunca vi sorrirem, apesar da estreita covivência.
Sorrir não é questão de vida fácil. É fruto da resiliência.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
É isso mesmo Rosélia. É muito mais fácil ser triste.
ExcluirSorrir é bem como você disse: "... é fruto da resiliência".
Bjsssssss
Olá, querida Marli, vou tentar, experimentar o resultado, pois
ResponderExcluirhá tantas coisas que não vão mudar que a gente segue não acreditando em mais nada, todos os dias temos novidades!
Desde que nasci escuto falar sobre o Brasil, país do futuro!
Povo alegre e outras "cositas" mais que nos empurram
goela abaixo. Talvez rir de orelha a orelha engane nossos sentimentos e nosso cérebro! 😅😁
Eu concordo em fazermos coisas alegre, sim, pelo menos anima!!
Uma ótima semana, Beijinho!
Olá, Taís!
ExcluirNão custa tentar, não é mesmo?
bjsssssss
Belos conselhos. Que a gente possa levar a vida com mais alegria e bem estar, pois isso nos ajuda em nossa saúde.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia