quarta-feira, abril 21, 2010

ELOGIO DA LOUCURA

Olá! Hoje é feriado e nada melhor do que falar sobre um livro fora de série. Um baita livro. Aliás, quase incluí esse livro no post vermelho, mas iria ficar muito extenso e preferi postá-lo separadamente. Mas você vai ver, é uma loucura, própria do vermelho.


Erasmo de Rotterdam (Desidério, para os íntimos) escreveu há quase 500 anos um ensaio denominado "Elogio da Loucura". Acho que essa obra ainda hoje é superimportante para quem pretende abraçar a ousadia, lançar novos olhares sobre o mundo e fugir do saber ingênuo e "normal".

O "Elogio da Loucura" não se dirige a alguém em especial, ele focaliza a louca humanidade. Configura a loucura como energia criativa das ações humanas e sinaliza a necessidade de libertação dos indivíduos de uma possível “opressão da razão” sobre os instintos mais naturais. Claro, por favor, entendam, é a Loucura numa visão romântica e jovial, que ajuda as pessoas a suportarem a vida! É uma alavancada saudável às atitudes! Ele nos mostra de uma forma leve, divertida e espontânea que onde a loucura se instala, encontra-se também o amor, a alegria de viver, a felicidade, e os melhores delírios e emoções de nossas vidas! :)) E ainda explica, hehe: diz que isso se dá porque todos esses sentimentos são sinônimos da loucura! E costura as palavras de modo a deixar claro que aqueles que não reconhecem a necessidade da Loucura, ou seja, a maioria de nós, estaremos fadados a levar apenas uma "vidinha". Mas o mais interessante de tudo é que à medida que a gente vai lendo, nosso raciocínio vai aguçando e aí, simplesmente não tem como discordar, pois a capacidade argumentativa e literária do autor, é notável. E assim, com leveza ele vai tocando nas feridas de sua época... e da nossa também, sim senhor!!! (ou você pensava que fossem outras?). E tem mais um detalhe, aprecio muito a ousadia, o modo fascinante como ele bate de frente com a tradição religiosa da época. E, só para constar, o livro é escrito na primeira pessoa, ou seja, quem fala é a Loucura!!!
Chega. Já falei demais, pelamor!

Eis um pequeno trecho do "Elogio da Loucura"(Encomium Moriae), ensaio de autoria de Erasmo de Rotterdam (1466 — 1536).

"(...) Mas parece que, sem refletir no que sou, vou ultrapassando há bastante tempo todos os limites. Por conseguinte, se tagarelei demais e com demasiada ousadia, lembrai-vos de que sou mulher e sou a Loucura. Ao mesmo tempo, porém, não vos esqueçais deste antigo provérbio dos gregos: Muitas vezes, também o homem louco fala judiciosamente. E não ser que pretendais que, nesse provérbio, não estejam incluídas as mulheres, pois eu disse homem e não mulher. Esperais um epílogo do que vos disse até agora? Estou lendo isso em vossas fisionomias. Mas, sois verdadeiramente tolos se imaginais que eu tenha podido reter de memória toda essa mistura de palavras que vos impingi. Em lugar de um epílogo quero oferecer-vos duas sentenças. A primeira, antiquíssima, é esta: Eu jamais desejaria beber com um homem que se lembrasse de tudo. E a segunda, nova, é a seguinte: Odeio o ouvinte de memória fiel demais. E, por isso, sedes sãos, aplaudi, vivei, bebei, oh celebérrimos iniciados nos mistérios da Loucura."
Ah, esse livro é livre, você pode baixar.

27 comentários:

  1. Olá Marli
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Quando puder, volte, vou gostar muito.
    Estou te seguindo
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Marli,
    Eu tenho um amigo meu,quase como irmão que é completamente diferente de mim, há quem diga que ele é maluco eu digo que ele é muito esperto,respondo a tudo logo na hora se for preciso responder mal ele falo-a,as coisas têm lhe corrido sempre melhor que a mim,que penso duas ou três vezes antes de responder.
    Aqui há um ditado que diz, de poeta e de louco todos temos um pouco.

    Um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli minha amiga... ótima dica de livro...já anotei e vou procurá-lo.
    Tenha um belo feriado...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler este!

    Marli, obrigado pela presença no meu blog, poderia ser seguidora lá? abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Marli:
    De fato, é uma excelente dica para o feriado de hoje. Erasmo também tem outras facetas, a de educador. Sim, o texto "De Pueris", traduzido pelo filósofo Luiz Feracine, com quem trabalhei, sob o título de "A civilidade pueril", é um texto pedagógico direcionado aos pais e as crianças, nascido da experiência que Erasmo amealhou como preceptor dos pequenos da nobreza de sua época. É muito interessante também. É um texto pouco divulgado em nosso meio. Todavia, têm sido muito utilizado nas faculdades de pedagogia. Gostei. O Ensaio da Loucura é dez. Valeu. Beijos no seu coração, :)

    ResponderExcluir
  6. "Não existe embriaguez maior do que a alma louca de um poeta..." É isso aí. Adorei a dica da preciosa leitura. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. olá minha querida amiga Marli Borges, por aqui sempre flui muita cultura e sensibilidade. Uma boa sugestão de leitura, de qualidade.


    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@aurosa

    ResponderExcluir
  8. Oi querida Marli

    Adorei a dica e me instigou a ler esta obra de Erasmo.
    Muito bom !
    Beijos, e muita paz

    Julimar

    ResponderExcluir
  9. É um livro bastante complexo, mas com certeza vale a pena ler!
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Aqui, retribuindo a visita e contemplando também seu espaço.
    Que de certo irá para minha lista de recomendações.

    Aproveito para deixar aqui, também outros dois blogs que acredito irá gostar.

    http://escritasobimagem.blogspot.com/

    http://exiladosdoparaiso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Foi, dos livros que li na juventude,

    um dos que mais me impressionou.

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  12. oi Marly, nunca li, apesar de já ter ouvido falar muito dele, pois é um clássico.
    Acho que o mais louco dos loucos é quem se acha normal...hehe
    bjs.

    ResponderExcluir
  13. Tenho muitaaa vontade de ler esse livro! Bjus

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhh a loucura...válvula propulsora de nossos instintos...energia pura...O que seria de nós sem essa "loucura' racional? rs
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Valeu a dica!
    Obrigada por sua visita em um dos meus blogs. Conheça os outros também. Ficarei muito feliz.
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  16. Marli, venha me ajudar a apimentar o meu blog PIMENTA.COM.BR!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Convido você a conhecer e participar do meu diário.
    Bjssss!

    ResponderExcluir
  18. Lembrei de um professor meu ao ler seu post.
    Sábio, nos aconselhou:
    - Surtem! Gritem alto na rua. Sejam ousados. Não temam a loucura.

    Se tememos podemos abrir espaço para que se aloje. Se enfrentamos e se damos espaço em nossa vida para momentos de loucura, mantemos nossa sanidade.

    E a vida tem muito mais graça quando a razão pode ser deixada de lado.

    Beijos (virei sua seguidora. sei que vou aprender muito aqui)

    ResponderExcluir
  19. Marli,

    Num texto de Carla Rodrigues, blog do UOL, encontrei este link sobre um tal Dicionário Crítico do Feminismo e lembrei-me de você.

    Um abraço,

    Michelle.

    ResponderExcluir
  20. Querida Marli,
    A minha formação é História, portanto tive que ler esse livro e muitos mais de outros humanistas. è de facto um livro que todos deviam ler. O post, está muito completo e interessante.
    Sempre li muito, mas prefiro os clássicos aos contemporâneos.
    Beijinhos e «HAPY DAY»
    Manú

    ResponderExcluir
  21. Marli eu gostei mt da dica, irei anotar para ler.
    Sempre q puder dê mais dicas, falando nisso, não tenho colocado os livros q li, no blog.

    Gostei da tua dica, q é para falar com a administração qd ver alguem estacionar na vaga para deficientes.

    ResponderExcluir
  22. Olá Marli,

    Erasmo de Rotterdam, que dica bacana. O tema é universal, esta obra não corre o risco de ficar demodê. Ah loucura! Sem ela como viver?
    Obrigado por sua gentil visita ao meu cantinho, adorei o teu espaço, ele transpira erudição sem ser chato, arrogante ou pretensioso. Amei!

    Um grande abraço e boa quinta-feira,

    Abraços,

    ResponderExcluir
  23. Olá, Marli !!

    Prazer em conhecê-la e obrigada pela visita que fez ao meu blog.

    Gostei muito da descrição que vc fez do livro. Achei que a abordagem desta obra literária é bem diferente e ousada. Falar da loucura é sempre uma ousadia, pricipalmente qnd é a loucura é a narradora do livro.
    Para ser sincera, acho que a loucura ganhou muitos tabus em nossa atualidade. Todo e qq exagero constitui loucura, psicose, mania obcessiva e etc. Somos obrigados a ser sempre comedidos e moderados em tudo. Nesse caso, fico me perguntando: será que temos de ser moderadamente feliz para não sermos taxados de loucos ?? Será que o excesso de felicidade tbm é loucura ?? Se a resposta for sim, eu vou querer ser completamente louca (kkkkkk).

    Um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  24. Marli,excelente sua dica!Li esse livro há muito tempo,talvez esteja na hora de ler novamente!Bjs,

    ResponderExcluir
  25. Guria, obrigada pela dica! Tô precisando! Ó loucura bendita,por onde andas? Pois que na minha vida finita quero ainda provar??

    ResponderExcluir
  26. Uma ótima recomendação. Eu li no começo da faculdade de Direito. Mas antes de lê-lo é interessante entender o seu contexto, para aproveitar mais ainda as críticas feitas pelo autor - ou, melhor dizendo, pela Loucura.

    Obrigado pela visita ao meu blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. nossa, nunca tinha ouvido falar nesse autor. vou ler!
    bjs!

    cintia

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli