sexta-feira, abril 30, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - OUTONO

Olá turma!
"Árvore da Vida" de Gustav Klimt

O OUTONO DA VIDA

Desde que me conheço por gente ouço falar no outono da vida. Saí a procura de respostas e não encontrei. Resolvi... bem, tive que viver. Agora eis-me aqui, no outono de minha existência. Calma, é que andei fazendo umas pesquisas e segundo apurei 60 anos é idade outonal. Pois que seja. Aqui estou. Só para esclarecer, outono aqui é sinônimo de velhice.

No outono você sabe, o cenário é outro, as folhas caem, as árvores perdem suas roupagens coloridas e o chão vira um lindo tapete florido. A temperatura é mais amena e o céu é de um azul intenso, lindo de doer! É tempo dos frutos. Mas a gente tem de varrer o chão todo o dia para que a beleza resplandeça e o tapete de flores se renove. O outono da existência também é assim. O cenário é outro e reclama trabalho para que a beleza resplandeça.

Se a gente muda? Meu Deus, muito!! Falando por mim, claro, mudei interna e externamente. (Mas a mudança interna é bem mais lenta, e isso é bom, embora a gente às vezes tenha que pagar alguns micos, rs). Tô aqui me desentendendo com a menopausa, com as gordurinhas, com as lentes de meus óculos, com os ossos doloridos e outras mazelas que tais, mas nada que me impeça de rir, de emocionar-me, de fazer o que gosto, (o gosto da gente também muda, graças a Deus) e de continuar sendo útil aos meus semelhantes, pois tenho para mim que o que entristece e mata os velhos de desgosto não é a velhice, mas a sensação de inutilidade social.

Mas se você me questionar sobre o mérito da questão, sobre o que acho da velhice em si, respondo que considero-a como uma fase da vida, simplesmente, como tantas outras que venho passando. Há coisas boas e ruins e, do ponto de vista físico, a gente tem mesmo que aprender a lidar com as perdas, que são muitas e bem significativas, temos que aprender a compensá-las para evitar as frustrações. Temos que tratar de colher os frutos e saboreá-los com muito gosto. Mas isso é um processo, um aprendizado que a gente vai tirando de letra. O que não podemos é emburrecer, hostilizar os mais jovens e amargar a convivência. E por falar em convivência, temos que exercitar essa arte, num clima de respeito mútuo entre velhos e jovens e jovens e velhos. Na convivência saudável há sempre uma renovação. E isso é fundamental no processo de envelhecimento.

Aí leio textos que falam na "melhor idade", na "terceira idade" e outras baboseiras mais. E fico pensando, avemaria pra quê esses eufemismos? Pra encobrir o quê? Ora, tá na cara, pra encobrir o preconceito. Claro, velhice agora virou palavrão! Encarar a velhice? Nada. Vamos encobri-la, vamos enganar, infantilizar. (Gente, que maldade!). Pois acreditem, tem até um comercial que diz que tal coisa, nem lembro o quê, é para "idosos com espírito jovem". Licença, aonde vamos? Coitados desses idosos e seus espíritos jovens! Tadinho deles... Imagine se meu espírito jovem deseja participar de um rally, que meu corpo não aguenta... sofrimento atroz né, é no que dá o tal espírito jovem aprisionado num corpo velho! Não concordo com isso. Tudo tem seu tempo: infância, juventude e velhice, ado, ado, ado, cada um no seu quadrado, rs. E na santa paz. Equilíbrio e bom senso. É mais ou menos por aí.

Não sou a favor de lutar contra o envelhecimento a qualquer preço. Penso que as cores do outono são essas que a natureza pintou, e não está em nós modificá-las, quando muito, podemos avivá-las, pois são muito belas, é só olhar bem, numa boa, sem enganações. Por isso que, no meu outono, sigo fazendo o que posso, trabalho bastante, luto pelo direito dos meus clientes, ajudo meus filhos, dou uma olhadinha nos netos, sem neuras, dentro do possível, que também não sou de ferro. Tenho outros interesses, quero fazer mais coisas: quero ler, escrever, passear e me divertir junto a quem amo. E às vezes sozinha, comigo mesma. Gosto da minha companhia.

Complicado mesmo são as armadilhas que o espelho nos apronta: tem dias que vou em direção a ele acreditando que tenho trinta, olho-me e vejo sessenta, que droga, sei que tem outra ali dentro! E esse espelho que não me mostra? grrr.

Que fazer? O fato é que sempre gostei do outono e continuo gostando, agora dos dois, da natureza e da existência. São duas faces da mesma moeda. No bem e no mal. Mas, cá entre nós, melhor idade mesmo é 25 / 30 anos! Eita idadezinha boa! O resto é bobagem. Valha-me Deus! 

- Marli Soares Borges -


64 comentários:

  1. Que depoimento lindo! Também acho que cada estação tem a sua beleza, assim como cada fase da vida, cada hora do dia!

    ResponderExcluir
  2. Marli,

    Todas as estações, bem como as fases da vida, têm sua graça, sua mágica e seus milagres.
    O seu post ficou emocionante, muito mesmo! Parabéns!
    Que a beleza de seus dias se multiplique vezes sem conta!

    Beijo grande e muito obrigada por participar com a gente!

    ResponderExcluir
  3. "e reclama trabalho para que a beleza resplandeça"

    Acredito que a beleza muda também com o tempo. Basta ter olhos para ver!

    Lindo e comovente seu post, Marli!

    Sempre pensei assim: passamos mais tempo da vida velhos do que novos. Porque cultuar a beleza?
    Ser jovem cabe até, no máximo 25 anos. Se vivo 70 já vivi mais da metade da minha vida sem ser "jovem". Então porque sofrer mais da metade da vida?
    Respeitar o tempo faz mais feliz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli,
    Eu também estou participando na blogagem colectiva, mas não sei se estou fazendo tudo certo, se não tiver também não há nada perdido,
    só que as pessoas que vêm comentar acham que eu estou maluco, o poema fala do Outono, e aqui é a primavera,o espelho é o grande inimigo dos Outonos da vida,e a idade eu diria 25/40.

    um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilhoso despertar numa sexta-feira, encontrar e ler um belo texto como o seu, Marli! O outono é assim: natureza em transformação; existência em movimento. E cada idade tem sua beleza e seus desencantos também. Todavia, o que realmente importa é a vivência saudável, a troca, a partilha, o amor entre todos. Jovens e velhos. Velhos e jovens. Pois nos complementamos. Aprendemos uns com os outros. Estamos, todos no mesmo barco da existência. Adorei o seu texto. Um bom final de semana prá ti, beijos, Marli ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Marli Bom Dia!!!!!!!! espero ter essa mesma conciencia no meu outono. SEu texto esta otimo pra começar o dia. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  7. Um texto que falas com sinceridade dessa fase do outino da vida.Eu estou com 61 e então,estou quase no inverno,rsrsr...Lindo e falaste tudo muito bem!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Marli Borges, muito sensível e inteligente seu belo texto para a blogagem, o outono sempre nos inspira.Parabéns.

    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  9. Marli querida, é sempre tão bom vir aqui... Concordo com você e mesmo estando ainda nos 34 mooooorro de saudades dos 25... Tempo bom que se foi. liberdade para "ser livre". Adoro os 34, não me entenda mal. E também já pensei no estranhamento do espelho quando o tempo passar mais um pouco, por que já sinto saudades da imagem de fotos nem tão mais antigas assim... Mas se eu chegar aos 60 com sua sabedoria ficarei muito feliz! Não tem jeito, é preciso que o fruto caia do galho, perca-se da árvore, para que possa ser saboreado... Você é incrível!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ah,meus 30! ehehe! Não me importo com os nomes que nos dão qdo estamos na idade dos "enta". Importa a mim é querer mesmo fazer alguma atividade e meu corpo não permitir! ehehehe

    ResponderExcluir
  11. Marli querida,
    Que postagem linda! Quase que assinei embaixo, vc fala tudo que eu penso.bem, eu já sou um ser outonal de nascença, pois nasci a 21 de março, mas , como tenho Ascendente capricórnio, a idade me pesava mais aos 18 anos. Era tão séria. Ai de quem me chamasse de jovenzinha. Mas , hoje também não admito se chamada por homens estranhos de "meu amorzinho", "minha jovem" etc. geralmente, como as mulheres mais "outonais" e bobas se desmancham em sorrisos, adorando a "esmola", eu , já algumas vezes, bem, muitas, mando aquele: "o senhor" poderia... ou se continuam: vai mesmo: por gentileza, me chame de Senhora. Talvez seja esta eterna juventude de quem se ama, e uma pitadinha de "maldade"(confessei, pronto!) que fico a rir, internamnte com a cara que ficam. Chegam a titubear. Ora, já tenho meu sessentão que me chama de docinho , 3 filhos e um neto que me acarinham, não preciso de baboseiras infantilóides.
    Mas, os sessenta tem um significado astrológico importantíssimo.
    Aos 28/29 anos dá-se o 1º retorno de Saturno,Cronos - o Senhor do Tempo,e neste ciclo são testados nossos reais valores, assumimos , se bem resolvidos os nossos próprios valores, distinguindo-os dos outros familiares, sociais. e continuamos. Aos 60 , já consolidado muitos caminhos, marcamos o cume : temos uma "consciência maior" de quais são os nosso tesouros. E , daí ... há uma opção...pela ascensão espiritaul, na curva ir para cima, e isto significa, rejuvenescer ( e vc explica no teu texto a esperança desta subida com perfeição) ou declinar, ainda preso aos valores indefinidos ou dos outros.
    Tal que encontramos pessoas com esta idade que parecem velhinhos e outros, com viço, como aquelas árvores multicores do hemisfério norte. exuberantes mesmo prontas para cair e renovar-se, seguindo o fluxo da vida!
    Amiga, estou tendo que ficar sentada, "obrigada" rs, então, vou fazer o meu tour pelos blogues de amigos antigos e dos novos(vc) que aprendi a gostar muitooooo!
    beijos no seu coração.
    post lindo, não! lindíssimo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu Outono, linda a sua participação e foi através dessa primeira blogagem do blog espaço aberto e tb a minha primeira participação numa blogagem é que estou tendo a oportunidade de conhecer novos espaços e tb fazer novos amigos.

    Fica aqui o meu convite para conhecer o meu espaço.

    Fim de semana iluminado.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo tema!
    A ilamgem q ilustra então é perfeita, Gustav Klimt é um gênio! Tem uma postagem no meu Blog da Sibucs que falo dele, depois dá uma olhada lá, tem essa obra inteira.

    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Ontem eu vim andando para o trabalho, no caminho observei que várias folhas estavam no chão... foi quando prestei atenção nos galhos e todos estavam com folhas novinhas, pequenas e muito verdes... é que o outono também renova as fases da vida, rejuvenesce, por mais que o tempo insita em só apontar as folhas que caíram.

    Lindo texto. parabéns.
    Jr.

    ResponderExcluir
  15. Marli, vc pode ser sessenta na certidão, mas na escrita, vc é uma garota!
    E isso significa que sua cabeça tem 30 anos...o resto não interessa...o importante é não ficarmos pra trás, lidar com gente jovem ajuda muito...eu tb estou no meu outono, embora entrando nele...mas já sinto tudo isso aí que vc citou...dor aqui, dor acolá, falta de disposição pra coisas que antes fazia com o pé nas costas...mas fazer o que, né? a vida é isso. Tb fiquei muuuuuito mais sábia, mais paciente, embora às vezes meu sangue italiano ferva...rsrs....além dos desagradáveis, porém ínfimos sintomas da menopausa....nem posso reclamar pois quase não os tenho....e assim vamos nós....o importante é não deixar a peteca cair...continuarmos ativas e com a cabeça no hoje...digo sempre isso...esse negócio de dizer no meu tempo...ai que coisa chata! meu tempo e hoje e amanhã....o passado foi-se....
    Beijão, adorei seu post!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei feliz de poder abraçar com você essa estação tão linda e poética, cujos sons fecundam o silêncio e enternece os olhares...Beijos&Carinhos

    ResponderExcluir
  17. Simples, belo, real e vivo... muito vivo!
    Adorei!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  18. Marli, minha flor de outono tão linda...amei seu texto, sua sinceridade... sempre tão espontânea...querida...venho aprendendo com a vida...que temos que viver as lições de cada fase...não tem como fugir... vivamos com dignidade, com alegria, com todo nosso Amor...cabe a nós, enriquecermos e tornarmos cada ano de nosso viver, mais belo, mais florido... ainda não cheguei no outono da vida, e se chegar lá...quero estar melhor ser humano ainda... levando o melhor de mim pro mundo.
    Beijos bela flor amiga...
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Olá Marli, espetaculares os contornos de seu texto, curvelíneo e longelíneo.
    Percebo uma leve e tênue linha entre a Finitude pois o tempo passa por nós através de Outonos, coloridos com sueus mil odores e perfumes.

    Tb participo dessa coletiva.

    Forto abraço pra vc com muitas bençãos.

    Hod.

    ResponderExcluir
  20. Marli...

    Li teu comentário no meu post sobre animais abandonados... e é ótimo encontrar pessoas que ainda se indignam com coisas que, para algumas pessoas, já perderam a importância por terem se tornado "normais".

    Teu blog é lindo e instigante... gostei muito e sempre vou passar por aqui para dar uma espiada...

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Marli querida, o meu post embora mais curtinho, foi no mesmo sentido, comparei a minha fase outonal com o outono, que é minha estação preferida. Gosto das cores, do clima, do azul do céu...
    A melhor idade é 25,30,rsrsrs
    Com certeza, com todos os erros e bobagens a que os jovens tem direito! Depois tem o resto de seus dias para consertar,rsrsrs...
    Agora falando sério, a maturidade tem suas vantagens, concordo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Adorei. Um depoimento honesto e bem humorado e para completar lindamente escrito. Entendo perfeitamente tudo que escreveu.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Que lindooo Marli, me vi muito em tudo isso aqui. Você me emocionou com suas palavras, a juventude é passageira já a velhice é a maturação da alma, saber envelhecer é uma dádiva..... Parabéns.

    Um excelente final de semana e fica com Deus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Marli! Bela essa sua analogia entre o Outono sazonal e o da própria vida. É saudável existirem tantas sensibilidades distintas para um só objecto (tema) neste caso o Outono. Beijo luso

    ResponderExcluir
  25. Marli, um texto maravilhoso para a nossa blogagem, dos melhores que li, sincero, para a frente sem floreados ou preconceitos, muito bom, adoro esse seu espirito coincidente com a idade, madura, beijo, vou seguir :)

    ResponderExcluir
  26. Parabens..seu texto é de uma perfeição sem palavras..
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Muito bonita a tua participação minha linda.
    Obrigada pela visita e pelas energias boas que deixaste por lá...estou a seguir-te e te deixo o convite....Volte sempre!



    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Aproveitando a interacção de amigos
    Nesta postagem colectiva, para visitar este espaço
    Para deixar um abraço
    E que, de cada Outono,
    Sucedam sempre lindas Primaveras!

    Brilhante postagem!

    Um bom fim-de-semana
    Com um (e)terno abraço na alma!

    - Moisés Correia -

    ResponderExcluir
  29. Adorei o seu texto porque eu por vezes, como já escrevi num post do meu blogue, vejo que por fora sou um pouco diferente, os olhos continuam a ter o mesmo viço, mas por dentro, vibro com a maior parte das coisas, com que vibrava quando estava na Primavera e no Verão
    Todas as idades têm o seu "encanto" adaptado ao "físico" e isso ninguém pode negar...
    Abracinho

    ResponderExcluir
  30. Bom dia querida, vi que me visitou, obrigada pela visita, que texto lindo o seu, volte para me visitar quando puder, um grande beijo em seu coração!

    Rosana Morena!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia querida!
    Seja muito bem-vinda ao meu jardim.
    Obrigada por sua preciosa presença e comentário.
    Fico muito feliz que gostou da minha singela participação da blogagem coletiva.
    A sua, está MARAVILHOSA, seu depoimento é uma lição de vidas para todos nós.
    Parabéns!
    Tenha um lindo fim de semana.
    Volte semprE que desejar ao jardim.
    Beijo carinhoso
    Lady

    ResponderExcluir
  32. Olá Marli,
    Ler o seu texto é como abrir uma gaveta de emoções. Teu Outono é lúcido e de uma realidade que toca. Transmite energia, revolve os sentidos da gente. A verdade escrita com magia. Sim porque o teu Outono é mágico. O segredo está na frase que li: "gosto da minha companhia".
    Que assim continues, Amiga. Os teus 60 são maravilhosos!
    Beijos e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  33. Marli
    Gostei muito do que escreveu.
    Venha sempre me visitar . Estarei aguardando
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  34. Oi Marli, que jeito mais gostoso de falar do outono.
    O que eu mais gosto aqui, é que quando te leio, me envolvo, e é como se pudesse te ouvir, você é transparente e isso é algo de muito bom.

    Adorei tua participação.

    Beijos com carinho e uma linda tarde de sábado.

    ResponderExcluir
  35. Obrigado pela generosidade do teu comentário em meu blog onde, espero, voltes muitas vezes. Serás sempre bem-vinda !
    Adorei teu blog !
    Beijo

    James Pizarro
    www.professorpizarro.blogspot.com
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Ola!! Belo Texto!! E bela participação nessa blogagem coletiva. Gostei do seu blog, interessante!!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  37. Hei amiga, e não é que você tem razão mesmo!

    Tudo que somos é perfeito, cada estação que nossas vidas encara é exatamente como tem que ser!

    O que vejo é que a amiga é jovem por dentro, uma juventude que não conto por anos, mas por pensamentos e como enfrentamos a vida! Esse tipo de juventude sim eu acho que temos que eternizar em nós, outras loucuras deixemos para seus respectivos doidos! :)

    Parabéns pela sua belíssima mensagem nessa participação da Postagem coletiva, ficou brilhante!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  38. Olá Marli,
    Gostei muito de ler o teu texto e a filosofia sábia de vida, que o mesmo contém. Em fase outonal, não me quero «arrumar», quero estar atenta á vida, a tudo e a todos. Sei que não posso fazer certas coisas que fazia, mas há muitas outras a fazer, até mesmo dedicando mais tempo a coisas, que a pressa me impedia. Vivo mais devagar, quero perder tempo, mesmo sabendo que o tempo passa muito depressa.
    Tudo foi escrito e muito bem escrito no teu post, eu pertenço a esse clube.
    Muitos beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  39. ADOREI O TEXTO..COMPREENDO AS ANALOGIAS COM A 3ª IDADE...MAS TAMBÉM PENSO QUE TERCEIRA IDADE É PARA CAMUFLAR ...MAS HÁ...IDOSOS COM ESPÍRITO JOVEM COMO HÁ JOVENS COM ESPÍRITO CADUCO...TAMBÉM NÃO GOSTO DE PENAS...SÓ NAS AVES...MAS HÁ VELHOS QUE DÃO LIÇÕES A JOVENS...SE BEM QUE HÁ COISAS ... QUE POR MAIS QUE UMA PESSOA VELHA SEJA ALEGRE E DIVERTIDA ,MUITO ACTIVA...NÃO PODE FAZER... ISSO É NATURAL...

    PENSO QUE O TRATAMENTO NÃO SERÁ PARA RETIRAR A DIGNIDADE ...ANTES PELO CONTRÁRIO, QUE SE APRENDA A RESPEITÁ-LOS E NÃO A OLHÁ-LOS COMO GENTE À ESPERA DA MORTE
    GOSTEI MUITO DA TUA REFLEXÃO...

    AINDA BEM QUE GOSTAS DA TUA COMPANHIA ...É UMA PROEZA SABER ESTAR SÓ...HÁ JOVENS COM MUITO MEDO DISSO...

    BEIJO PRIMAVERIL

    ResponderExcluir
  40. Olá! Seu texto ficou muito bom,excelente história. Somos mesmo como as estações, vamos mudando no que precisamos,florindo, esfriando, aquecendo,hora florindo...Nessa parte me lembrei de mim, spou bem parecida"Não sou a favor de lutar contra o envelhecimento. Penso que as cores do outono são essas que a natureza pintou, e não está em nós modificá-las, quando muito, podemos avivá-las, pois são muito belas, é só olhar bem, numa boa, sem enganações. Por isso que, no meu outono, sigo fazendo o que posso, trabalho bastante, luto pelo direito dos meus clientes, ajudo meus filhos, dou uma olhadinha nos netos, sem neuras, dentro do possível, que também não sou de ferro. Tenho outros interesses, quero fazer mais coisas: quero ler, escrever, passear e me divertir junto a quem amo. E às vezes sozinha, comigo mesma. Gosto da minha companhia."
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  41. ...
    Oie Marli,
    Vim agradecer suas letrinhas,
    E apreciar as suas.
    Bjs.
    ...

    ResponderExcluir
  42. Como sempre, uma delícia te ler...

    Outono, estação da vida em que ficamos nus diante de nós mesmos. E mudamos. O corpo parece aquelas folhas caídas, desbotando o vigor de antes, mas dentro dele, ossos doloridos e limitações diversas, está confortavelmente instalada a melhor parte da gente - a que o tempo não rouba (só "melhora"), o lugar onde as mudanças serenam, aquietam, confortam...não há quem tenha passado de um para outro ciclo, sem pagar "pedágio"...a gente grita a dor que conhece, mas ignorar as que acometem toda a humanidade, não nos faz diferentes...

    Tuas ponderações são leves, mas realistas. Dá pra ser ameno, mesmo tratando com seriedade as "coisas e causas" da existência...essa característica que vc tem, é dez!

    Bom domingo...um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  43. Tudo a seu tempo - e o mais difícil é encararmos a vida reconhecendo que há ritmo em tudo que passamos. Realista e comovente o seu texto. Gostei muito do seu estilo de escrita, direto, inteligente. Fica aqui o convite para visitar-me e ao meu Outono no meu blog rumoaescrita.blogspot.com. Um beijo da idade certa, Deia.

    ResponderExcluir
  44. Oi Marli,

    Eu não me preocupo com a velhice. Gosto de apreciá-la. Claro, gosto de mim agora e de como fui todos esses meus anos, independente dos sofrimentos emocionais.
    Digo isso, porque velhice para mim, é sinônimo de valores agregados. Gosto da sabedoria que nos chega com o passar da idade.

    E quer saber, você me transmite essa mulher firme, forte e sábia. Gosto dos idosos (como das crianças), embora não lhe sinta como uma. Tanto assim, que esse seu outono está excelente, com frutos (filhos, netos), cores, tapetes floridos, tudo condizente com a sua vida, de fato.

    E se sessenta anos é idade outonal, discordo plenamente que outono possa ser sinônimo de velhice, no sentido pejorativo. Jamais!!

    Prá mim, corpo é um instrumento que acolhe um bem precioso, a alma. Esta, fica melhor, mais rica, mais cheia de vida com o passar dos anos. Penso que este seja o sentido da vida... Devemos aproveitarmos essa oportunidade que a vida nos oferece, de podermos ser cada vez melhor, um dia após o outro. E olha só, a vida sempre foi linda, é só querer vê-la da maneira correta. Lembrando que são os bons exemplos que nos fazem melhor.

    E não se engane, você sabe aproveitar bem essa vida, sua alma revela isso.

    Beijos e seguiremos juntas nesse coletivo,

    ResponderExcluir
  45. Marli, vc quase me levou no bico, sabia? Acontece que discordo de vc nalgumas coisinhas: meu corpo aprisiona uma mente jovem, eficaz; um espírito alegre e fogoso; uma alma que não tem idade. As juntas doem, as gordurinhas enfeiam e a pele perde o viço, mas o outono é a fase mais linda da minha vida. Adquiri serenidade e sabedoria, o que me prova que não vivo à toa.

    Concordo que dizer "a melhor idade" e outras baboseiras é preconceito.

    Discordo que a melhor idade seja dos 25 aos 30. A melhor idade é a que estou vivendo.

    Muitas bjkªs. Elza

    ResponderExcluir
  46. Mas então Marli, prá mim voce é uma jovem de 60 anos!
    Melhor idade, Terceira idade, velhice, tudo bem...
    Bobagem? Não querida!
    Garanto que agora é que voce está mais em sintonia com o que há de melhor na vida!
    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  47. Oi Marli.
    Lindo Texto!!!
    Amiga, idade é só um detalhe. O que importa mesmo é nossas escolhas a cada dia de nossa existência.
    Adorei a maneira leve e gostosa como escreve. Parabéns!
    Obrigada pela visita no Hora Cósmica.
    Beijos,
    Sô.

    ResponderExcluir
  48. Nossa Marli que show de participação!
    Uma das meis belas que vi até agora.
    Obrigada por tua visita!
    Amei conhecer teu verdadeiro outono!
    Beijo na alma...

    ResponderExcluir
  49. Marli,
    Olá! Obrigado pela presença amiga lá no blog CHEGA JUNTO. Muito bom seu texto, realmente todas as estações têm seus encantos, e vamos vivendo nossos momentos como eternos aprendizes. Meus netos já são adolescentes, dois moram conosco, e vamos renovando a vida, sendo pais e avós. Parabéns pelo blog. Paz, saúde e alegrias. E vamos nos acompanhando na blogosfera, trocando, aprendendo, somando. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  50. Oi Marli...
    Primeiro quero agradecer por você ter aderido a Coletiva, fiquei muito feliz em ver tanta gente junto conosco nessa interação.

    Eu amo todas as estações, pois amo viver...
    Houve um tempo em que acreditei que ao passar do tempo e o avançar da idade eu fosse ficar deprimida... Hoje eu percebo que o que importa é o que eu faço com as minhas escolhas... Ao abrir os olhos quero tanto viver e ser feliz que não dá tempo para depressão.

    Seu texto veio de encontro ao que eu penso!

    Vou acompanhar seu blog... Assim não a perco de vista!

    Beijos com o meu carinho

    ResponderExcluir
  51. Não conseguia parar de ler, que prazer estar aqui. Parabéns pela linda história. É de tirar o chapeu.
    Bjos
    Fran

    ResponderExcluir
  52. Marli, dispensa mais acréscimos, seu texto elucidativo e diria até pedagógico: disse tudo bem demais. Até sugeriria, se não for muita petulância minha, que lesse o meu livrinho que se chama A VIDA DO BEBÊ -SEGUNDA PARTE - DE 40 PARA FRENTE, onde, com uma dose de humor e outra de reflexão, discorro sobre o processo de amadurecimento e envelhecimento. No mais, meu efusivo aplauso pela lucidez do texto e do prazer que proporcionou. Abraços.

    ResponderExcluir
  53. Lindo, fantástica a forma como você escreveu! Adorei, fantástico!!

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Escreveu maravilhosamente bem, um texto delicioso de ler, parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  55. Texto excelente Marli!
    Me identifiquei com muitos dos seus pensamentos.
    Nós, com mais de sessenta, temos mais que viver a vida com alegria!
    Beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  56. Marli
    Estou nessa junto contigo mas o inportante é manter a mente jovem e semprev ativa. Quanto aos meus 25 /30 anos que saudades, idade boa, mas seria bem melhor com a vivência e sabedoria de hoje.
    Amanhã vou preparar a minha postagem para o espaço aberto pelo meu outro blog A Vitrine de Sonhos.
    Beijso e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  57. Olá Marli!

    Que lindo o teu texto.
    E que bom que mudas lentamente internamente!

    Oxalá o meu texto te agrade tanto como este me encantou...

    Sergio (Argentina).

    ResponderExcluir
  58. Oi Marli, que belo texto!
    Mas, permita-me discordar de algo??
    Quem disse que aos 60 anos você é velha? Aposto que tem muito mais energia e disposição que muitos garotos de 20 e poucos anos!! A diferença é que, graças a Deus, aos 60, a sua juventude lhe permite algo que está intrinsecamente ligado ao outono: há muita sabedoria em sua natureza! ;)
    Um beijo pra você e parabéns pelo lindo texto!!

    ResponderExcluir
  59. Surgiram uns problemas, por isso ando agora a visitar os blogs das blogagens...hihi

    Minha querida, a idade de nada nos diz, o coração latente é a chama da nossa vida e a alma a nossa aura...

    Por isso, cada estação é vivida durante um ano, mas que vários anos se formem pelas pessoas... A cada ano, o coração cresce, aquece e enriquece... O mais importante no mundo é esse coração, essa alma e essência da vida...

    Parabéns pela sua blogagem! Deu para reflectir bastante sobre o assunto...

    _______________
    Aproveito para divulgar mais um pouco sobre um projecto que gostaria muito que visitassem,

    São várias personagens, com postagens às Quartas-Feiras e aos Sábados, em que cada personagem conta as situações no seu ponto de vista com passados conturbados, cheios de mistérios e muitos podres, a situação piora quando eventos do passado voltam para assombra-las; Memórias, pessoas, crimes passionais e tudo mais.

    Tomem em conta de que somos apenas amadoras, escrevemos por amor a camisola e não é nada de muito Espectacular!!
    Para puderem visitar,
    http://theunforgivensouls.blogspot.com

    Eu acredito imenso no sucesso deste projecto, mas claro que sem divulgação ninguém toma conhecimento, por isso resolvi deixarvos um pouco sobre o assunto juntamente com os meus comentários da blogagem colectiva.
    E peço desde já desculpa por qualquer incómodo que cause.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  60. Marli
    Foi muito bom reler essa sua postagem e ainda mais agora que estou entrando nos 60 anos. Realmebte é como você diz não me sinto com essa idade e quero ainda fazer muita coisa. Amanhã é dia de São Pedro e São Paulo e estarei completando as minhas 60 primaveras ( ou será que devo falar em outonos)e me sinto muito feliz de ter chegado a essa idade em plena saúde, disposição, trabalhando, ativa e mantendo a minha qualidade de vida.
    Beijos amiga e bom jogo.

    ResponderExcluir
  61. muito bom seu texto. há vários livros de grandes autores que seus protagonistas esetão nesta fase, ou bem mais adiante. afinal alguns bons escritores, melhores ainda no seu olhar com o tempo, acabam falando do tempo. gosto muito do memórias de minhas putas tristes do gabriel garcía marquez e o fantasma sai de cena do philip roth. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  62. Vc é muito bonita, Mari! Obrigada por dividir suas ideias com o mundo! Olha, eu penso o mesmo que vc, da última vez que fui ao Brasil me chamou a atencao o fato de que a mídia encobre as palavras idoso, velho, velhice, etc., como se fossem palavroes, enquanto poderia ser possível que cada ser humano tenha orgulho da idade que tem, nao importa qual quer que seja ela. Espero que muitas pessoas pensem como vc e eu!
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir
  63. Maravilha de crônica, Marli!

    Eu também acho uma idiotice esse novo termo “Melhor Idade". Melhor em quê? É a velha história de "tampar o sol com a peneira". Eu ainda não cheguei nessa tal de MELHOR, e ainda estou um pouco longe rsrs, mas não me iludo, não vem nada de melhor por aí.

    Vc está certa, interiormente os anos são mais lentos e vem daí a minha briga com o espelho. Tem dias que nem olho pra ele, tenho medo de perder minha identidade rsrs

    Bjos querida! Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli