segunda-feira, abril 12, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COLORINDO A VIDA - COR AZUL

Olá, tudo azul?

Quem pergunta isso?  Só quem está feliz. Tem alguma dúvida? Eu não. Porque será hein? E tem mais, a resposta a essa pergunta será sempre agradável. Venho observando isso há bastante tempo. Então me questiono: será que essa pergunta é indutiva, terá algum corte subliminar? Será influência do azul? Sorry, vou parar, não liguem, sou assim mesmo, encasqueto com as coisas.

Pois bem, quando eu soube que seria azul a cor da próxima blogagem coletiva, eu me realizei, e não tive a menor dúvida, é por aqui que eu vou. Well, na verdade até pensei num post mirabolante, cheio de significados, imagens poderosas, etc, mas, acreditem, prefiro deixar pra minhas amigas e amigos blogueiros(as) que tem uns blogs lindos e bem mais animados que o meu. Hoje aqui, só quero falar azul, ora.

Azul, azul, azul e azul.

O azul é o território da felicidade, do tudobem, do tudoazul. Mas observando melhor, parece que a natureza nos presenteou com pouquíssimas coisas azuis. Tem o céu, o mar, o nosso planeta, a arara azul, algumas flores azuis, a música do Djavan --aquela que azuleja o dia, na voz da Gal--, rsrs e o Pássaro Azul da Felicidade. Mais recentemente eis que surgem no cenário as pílulas azuis, viagrísticas, também alusivas à felicidade (!?). E é só. Ah, e tem o passarinho do twiter, que enquanto não me provarem o contrário, digo que não é coincidência que ele seja azul, hehe, é uma clara alusão à felicidade, o pessoal tuitante que o diga, eles adoram, ficam superfelizes em tuitar! Agora deixe-me dizer uma coisa, tem uma corrente de pensadores que anda afirmando por aí que a cor azul está associada à felicidade exatamente porque tem pouco na natureza, razão porque a felicidade seria muito dificil de encontrar, mas já vou avisando que não concordo. Tudo bem, tem pouca coisa azul, mas o céu é azul, e olha o tamanhão do céu!!!!!! E olha o tamanhão do mar!!!! Não, ninguém me contou, eu vi, não adianta argumentar!!!

A felicidade é azul e existe sim.
E é  grandona!!
É só olhar e enxergar!


Mas quero mesmo é falar sobre um filme que aborda a felicidade como um estado de ser e de estar. Apesar da presença de fadas, etc, a abordagem é feita de forma real e de fácil compreensão. Na verdade é uma metáfora. O nome do filme é "O Pássaro Azul", ano 1940, com Shirley Temple, meio antiguinho né, rsrs, mas tem tudo que as crianças gostam, e os adultos também. Duvido que você não goste. Até porque o filme é uma viagem de amadurecimento.


Vou tentar um resumo apertado: Mytyl e seu irmão Tytyl, perdem o pai na guerra e ficam sós, muito infelizes, até que uma noite recebem a visita de uma fada que primeiro transforma seus animaizinhos (cão e gato) em humanos e em seguida os manda, todos juntos, em busca do pássaro azul da felicidade, que poderá estar no passado, no presente ou no futuro. E aí vem o insight, ao retornar da viagem depois de mil aventuras, Mytyl descobre que o pássaro azul da felicidade era aquele em sua gaiola, que ela tinha capturado bem no início do filme. Veja você, eles procuraram por algo que sempre esteve dentro de sua própria casa. E só agora ela conseguiu ver que a cor do pássaro é azul!  Detalhe: ela é uma menina mal humorada que sempre foi incapaz de valorizar sua família e seus amigos. Vivia num mundo preto e branco e o filme mostra isso nitidamente. O importante: eles regressam com a capacidade de entender que muito do que se deseja está presente, mas é óbvio, a gente tem que notar!  Viram, é uma história simples, mas e daí?  Mais legal, impossível.

Daí eu fico pensando, quanta cegueira, meu Deus, quanta coisa precisamos tirar da nossa frente até enxergar a felicidade possível, a felicidade real? Caramba, a gente idealiza tanto, tem tanto medo guardado, pra quê. E depois se queixa que não é feliz. Chega de enxergar em preto e branco! Misericórdia. Chega. O céu e o mar são imensos e são azuis!! Nossa, acabo de ver uma revoada de pássaros azuis orbitando na blogosfera!! Sejam bem vindos!

E eis que me arrisco a lascar uma moral pra história: Encontrar o pássaro azul é tão simples que poucos conseguem encontrá-lo. 

\o/ 


:))

Se você quiser uma palhinha do filme, tem um link.
Blogagem coletiva do Blog Café com Bolo.

Gente, por enquanto é só.
Beijo.
Fui.

40 comentários:

  1. Hehehe...belo e azul seu texto. Adorei, Marli!! Mas só há um "azul" não tão apreciado....hehehhe...que me desculpem os gremistas...hehehehe!! De resto, tudo é azul!!! Parabéns, obrigada pela dica do filme. Os antigos são os melhores. Um bom dia, boa semana, beijos, :)

    ResponderExcluir
  2. Lindo o post, Marli. Realmente, isto é que é "fugir do óbvio", como quer a Glorinha.
    Nunca assisti a esse filme, mas vou fazê-lo. Só sei que tem uma versão mais nova,de 1976,
    estrelado por Elizabeth Taylor, Jane Fonda, Ava Gardner, Cicely Tyson e Robert Morley.
    Mas acho que vou preferir a versão com a Shirley Temple.
    A história é linda, e realmente é tão óbvio que as felicidade está em nossa porta, mas nem sempre a abrimos para que entre.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marli, não acredito! Mais uma vez nossa sintonia falou mais alto! Acredita que meu azul também é o pássaro azul? hehehe Passei a semana inteira planejando este post sobre um filme que AMO! Que legal, acho esta sintonia maravilhosa. Foi ótimo ler aqui, por que já não lembrava muitas coisas... nem mesmo que o pássaro estava na gaiola.
    Adorei!
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Marli, sabe pq gostei de vc de cara?
    Pq vc á azul! luminosa, alto astral...tem um jeito de dizer as coisas claramente, ludicamente e simplesmente...mas não simplória...explica de um jeito fácil, claro...azul!
    Adorei te conhecer , vc enche minha vida de azul!Transbordante, reconfortante...assim é vc que nem conheço, mas sinto!
    Beijinhos, muitos, e azuis...

    ResponderExcluir
  5. Menina, agora que eu vi que minha carinha não estava nos teus seguidores...é que a gente acaba se perdendo quando entra muita gente junto te seguindo...logo eu, que faço questão de seguir quem me segue...eu ein...mas tudo resolvido! Olha meu sorriso azul aí, pra vc!
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Marili uma outra blogueira falou do filme "O Pássaro Azul". Nunca vi o filme mas pude perceber o encanto de uma boa história e o que ela é capaz defazer nos corações das pessoas. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  7. O seu post é luminoso, intenso e lindo. Gostei de conhecer.

    Abraço azul.

    ResponderExcluir
  8. Sejas bem vindo António. Irei no teu cantinho conhecer, deve ter muitas coisas lindas por lá, me aguarde!! Bj

    ResponderExcluir
  9. Linda tuA PARTICIPAÇÃO AZULZINHA,MARLI! BO
    A SEMANA COM ESSA LINDA ENERGIA!BEIJOS,CHICA

    ResponderExcluir
  10. ...por enquanto é sÓ??? E por acaso precisa de mais com isso tudo????
    Que lindo, que azul, cheio de energias otimistas pra mim, pra vc, pra nós!
    obrigada,
    Abraços,,
    Françoise

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marli
    Só não estampei meu blog de azul(como vc mencionou do seu) porque o outro primeiro(similar a este) já o é...
    http://espiritual-idade.spaces.live.com
    Pode conferir...
    Linda postagem coletiva...
    Fque no azul aí,tá?
    Todo azul do mundo pra vc.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Um encanto sua postagem azul!!

    Se a felicidade é azul, eu estou azulzinhaaaa!!

    Uma linda semana!

    ♥ "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros" Ernesto Che Guevara ♥

    ResponderExcluir
  13. Cá estou eu com todo o gosto a ver
    o seu dia azul. Muito isto nos
    fez "inventar" o que colocar e nos
    conhecer, não é?
    Então beijinhos e até um dia
    destes.E obrigada pelo comentário
    no meu blogue.Irene

    ResponderExcluir
  14. Adorei Marli!
    Tudo...se buscar palavras para elogiar vou estragar a beleza desse post!!!
    Um beijo azul!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  15. Sabe uma coisa Marli? Tu deixas-te-me azul, foi contagiante, mas na realidade eu também sou muito azul, nas suas diversas «nuances»!...
    Gostei muito desse teu jeito divertido, tão azul!?...
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  16. Oi Marli!

    eu nao conhecia o filme! sempre aprendendo por ai!!!

    eu tambem sou assim como voce! azul me deixa feliz feliz... vendo passarinho coloridinho... parece meio natural! se tiver azul ta tudo bem!

    obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  17. Oi obrigado por sua visita como disse pra Tati tambem vi esse filme e fiquei feliz De encontralo nas palavras de vc. Foi mais uma doce recordação azul pra mim. Um beijão Azul pra vc. Meu passaro azul canta na minha janela a 17 anos.

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu post amiga... sou suspeita em falar, porque adoro cor... acho que nós temos que dar colorido a nossa vida...junto com o harmônico colorido da natureza... lindo demais...o azul está na imensidão...
    Linda semana pra você...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Numa segunda feira, tudo azul é um estado que exige profunda meditação. Mas se consegue...
    Um abraço azul.

    ResponderExcluir
  20. adorei vc falar que a felicidade azul é a grandona. que delícia. passe uma ótima semana, minha linda

    ResponderExcluir
  21. Vim retribuir a visita e me apaixonei!!!
    Também estou guardando meu lugar por aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Marli, o azul é mesmo raro, tão raro que tudo de mais substancial que temos na natureza é azul. O pigmento azul na antiquidade era dificílimo e pouco usado pelos egípcios, os primeiros a usá-lo. Talvez daí venha a conotação melancólica de querer e não poder! Pássaro raro! Felicidade rara!! Beijus,

    ResponderExcluir
  23. Marli,
    Lindo post. Eu amo a cor azul!
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  24. Adorei eu post!Amei!Eu amo este filme!Amo,amo, amo!Quando era pequena, eu torcia,rezava, pra este filme passar!Eu estava super em dúvida do meu post.Não conseguia lembrar o que eu poderia postar sobre o azul.Acabei falando sob Alice no país das maravilhas.Adoro muito!Mas nem lembrei do filme que marcou minha infância e juventude.Que legal que vc falou sobre esse filme maravilhoso.
    Bjs,Rozani
    PS:A blogagem coletiva é maravilhosa!Quanta coisa boa tem acontecido através da blogagem.

    ResponderExcluir
  25. oi, Marli, cometi uma indelicadeza com os amigos deletando o blog sem ficar com os links de vocês, por isto agora os estou recuperando aos poucos. Por absoluta falta de tempo, fiquei só com o blog espirita, cujo link é:
    http://conscienciaevida.blogspot.com/
    te espero lá para a gente continuar a amizade.
    Adorei este post, muito delicado e inteligente.
    adoro azul, sempre adorei, desde criança.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Lindo post, tudo azul, hoje mais ainda.
    Abraços Marli, bjs.

    ResponderExcluir
  27. Olá Marli, Tudo Azul ?

    Sim,eu diria azul de bolinha branca depois de ler seu post.
    Gostei muito.

    Agradeço por nos visitar, e pelo carinho

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Marli!
    Gostei do teu post sobre o azul, mais ainda porque me fez recordar este lindo filme com a Temple e, fiquei até com vontade de ver de novo agora.
    Muito importante esta alusão que vc fez sobre 'ter que notar'.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  29. Lindo post Marli..e me fez lembrar meu pai...Quando perguntavam prá ele como estava a vida ele sempre respondia azul de bolinhas brancas...saudade dele..
    beijos
    vi

    ResponderExcluir
  30. azul, ah o azul, me lembra os Smurfs.... hehehe

    Lembro que na época das figurinhas de surf eu e meu irmão colávamos na parede do quarto todas as fotos e posteres, um dia fiquei olhando para a parede e fiquei enjoado..... de tanto azul, eheheeheheh

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  31. Ô Ronaldo, não culpe o azul, é que os Smurfs, dá licença... ninguém merece! Além do que, indigestão de Smurfs, aff, peninha de ti...

    ResponderExcluir
  32. Gostei do post Marli, bem interessante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  33. Para nós colorados, a felicidade não será azul, e sim vermelha, ou de qualquer cor, menos azul heheheheh
    Aguardo a tua opinião na minha postagem de hj.
    Tenhas uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  34. Lindo mesmo seu post. gostei da sua visita. Vou ser sua seguidora, bjos

    ResponderExcluir
  35. Oi, Marli.
    O azul é muito lindo e sua postagem está bem azul. Embora o céu azul seja imenso, a natureza é um pouco econômica em relação ao azul. Você sabe que não existem flores azuis? Verdade! Existem flores azuladas, mas não existem flores de azul puro. Em compensação, existem muitas fadas azuis. As fadas não existem? Ora, quem se importa com isso?
    Viva as fadas azuis!!!
    VIVAAAAA!!!!
    Abração.

    ResponderExcluir
  36. Marli, vim agradecer a visita e ver a sua postagem sobre o azul. Adorei!
    Que possamos sempre perguntar: tudo azul?
    Um beijo,
    Isadora

    ResponderExcluir
  37. Marli:
    Parabéns pelo texto.
    Adorei.
    Um milagre do Azul, não émesmo.
    Até mais.
    Anny.

    ResponderExcluir
  38. Borboletas azuis, vi duas perto da tua casa semana passada. Talvez seja um indício de que a felicidade anda por aquelas bandas. Beijos

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli