| A CHAVE MÁGICA |
Quando adolescente li, fascinada, um conto que falava sobre a existência de uma chave mágica que abria o portal da alegria, da compreensão, da clareza, do sucesso e do equilíbrio na vida. Mas havia um detalhe: não era possível manusear a chave de fora para dentro. Ela só funcionava de dentro para fora. Rapidamente pulei do fascínio para a tristeza, que droga de chave é essa, que a gente não pode usar para abrir e entrar e ajudar as pessoas a serem felizes? Tive que viver mais um pouco para descobrir que a tal chave nada mais é do que o autoconhecimento. Sócrates, lembra? Ele dizia que a alma humana já possui a verdade dentro de si, mas essa verdade está obscurecida por opiniões superficiais e pela falta de reflexão. E que só quando sabemos realmente quem somos, temos condições reais de buscar em nós a nossa própria essência vital. Óbvio que atingir esse objetivo não é fácil. Tocar a essência de nosso ser, saber quem somos, exige de nós uma parcela significativa de decisão e força de vontade. E exige ainda que abandonemos a órbita superficial em que estamos acostumados a viver nosso dia a dia. Se vale a pena? Evidente que sim. Começou a pensar nisso, em realmente saber quem é? ótimo, mergulhe de cabeça e trate de obter a chave mágica da vida! Examine minuciosamente o caminho íntimo da consciência, pois ninguém avança nessa seara sem um conhecimento agudo e preciso de cada uma das suas limitações. Aja com sinceridade; não trapaceie; não fuja da luz e, de uma vez por todas, esqueça as especulações! A gente só se conhece depois que assume o que nos incomoda e enfrenta a situação. Depois que você ultrapassa essas etapas e finalmente sabe quem você é sua visão de mundo se modifica e tudo ao redor adquire outro significado. Mas por favor, não me entenda mal. Não estou aqui a fim de criar falsas expectativas. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa e dinâmica, mas não é uma panaceia, - aliás, não acredito em panaceias - acredito que podemos tocar nossas vidas com uma certa leveza sem ter que viver refém de sensações de desvalia latentes. Para mim, o pensamento socrático não poderia estar mais certo, "conhece-te a ti mesmo para não te perderes" e para saber como modificar a tua relação contigo, com os outros e com o mundo.
💗 💗 💗
Oi, Marli excelente essa tua postagem, a arrumação
ResponderExcluirdeve começar em nós, o autoconhecimento é a mola mestra para conhecermos os outros e saber lidar com eles, mas, primeiro vamos arrumar a nossa casa...
Porém, temos de 'querer arrumar' o que não está bom, e isso se torna muito difícil para algumas pessoas, pois sempre o outro é que tem de se arrumar, tudo está no outro, e não é bem assim.
E para tal coisa, quando não conseguimos arrumar nosso interior sozinhos, há a psicoterapia, nada melhor para o nosso espírito.
Perfeita, excelente postagem!
Um bom fim de semana, querida.
Beijos.
Obrigada, Taís.
ExcluirVocê fez brilhar minhas palavras, com as suas. Obrigada, de novo.
bjsssssssss
Minha querida Marli!
ResponderExcluirQuem encontra a sua chave, sente a magia permanentemente na sua vida!
Muita gratidão!
💙💙💙Megy Maia
É isso, Megy, é saber "quem sou". E tudo fica mais claro na vida.
ExcluirObrigada por comentar.
bjsssssssss
Beleza,Marli! Que cada um saiba se conhecer bem e de repente, nos surpreenderemos que as portas começam a se abrir... Nenhum milagem nisso!
ResponderExcluirGostei muito!
Lindo fds! beijos,chica
Com certeza, Chica. É assim que funciona.
ExcluirBjsssssss
Fairy tales are builders of dreams in childhood and leave good lessons for life.
ResponderExcluir(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
💋Kisses💋
Nós é que temos a mania de pensar que os contos de fada são para crianças. Não são!
ExcluirObrigada por comentar.
bjssssssss
Um conto muito inteligente, que abres portas ao conhecimento de cada um, o que é fundamental para a vida.
ResponderExcluirBom fim de semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Oi, Marli! Muito bom! Gostei bastante. Abraço minha amiga.
ResponderExcluirCada um tem o seu compartimento na Vida. A CHAVE que o abre e fecha só está dentro de nós. Não vale sabermos muito ou tentarmos ajudar se não nos ajudarmos antes. Isso é crescimento, madureza que antecipadamente necessitamos para podermos estar presentes diante das necessidades alheias.
ResponderExcluirExcelência de Mensagem sob a forma de Conto, que se recomenda a cada um.
Beijo,
SOL da Esteva
O autoconhecimento é o primeiro passo para viver com mais consciência e liberdade.
ResponderExcluirUm texto reflexivo muito interessante.
Abraços e bom fim de semana
Excelente texto!
ResponderExcluirO autoconhecimento é um trabalho pra vida toda, já que não somos os mesmos que fomos ontem. É uma descoberta diária. Se conseguirmos entender pelo menos nossa essência, já será grande ganho.
abraços