sábado, dezembro 27, 2025

DESIDERATA - Max-Ehrmann

Pensando nas energias que circulam no universo em momentos especiais - como no final do ano -, achei que a "Desiderata" seria uma ótima leitura. Um texto que é também especial. Espero que gostem.



Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles têm também sua própria história. Evite as pessoas agitadas e agressivas; elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois sempre haverá alguém superior e alguém inferior a você. Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui! E mesmo sem você perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. Desfrute de suas realizações bem como de seus planos. Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo. Tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcias; mas não se torne um cético, porque a virtude sempre existirá. Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos. Seja você mesmo. Principalmente não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude. Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado e não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão; e, a despeito de uma disciplina mais rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba. E quaisquer que sejam os seus problemas, trabalhos e aspirações na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos, o mundo ainda é bonito. Seja prudente! Faça tudo para ser feliz! E jamais desesperes, porquanto sejas quem seja e estejas onde estiveres, ninguém te pode furtar o privilégio da imortalidade nem te arredar do Esquema de Deus. 
🌻 🌻 🌻

Desiderata é um poema em prosa escrito em 1927 pelo escritor norte americano Max Ehrmann, (1872 - 1945). Em 1956 o pároco da igreja de São Paulo de Baltimore reproduziu o texto e distribuiu entre seus fiéis. Na sequência saíram outras reproduções sem os créditos originais, constando por engano, que o texto havia sido "achado na Igreja de São Paulo de Baltimore em 1692", ano de fundação da Igreja. Um equívoco que circulou como verdade durante muito tempo.

Um comentário:

  1. Querida amiga Marli,
    Que texto poético maravilhoso e cheio de verdades! O mundo em que vivemos hoje é recheado de sentimentos controversos como ódio, amor, desprezo, sensibilidade, violência, carinho e por aí vai. Mas é certo que precisamos estar em paz e sermos ponderados mesmo nas dificuldades. Quem planta flores colhe amor, que o mundo seja mais solidário e gentil em 2026. Aproveito para desejar a você um Feliz Ano Novo com muita paz, amor, alegria e sabedoria!
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Bom ver você por aqui! Um abraço, Marli.