Pensando nas energias que circulam no universo em momentos especiais - como no final do ano -, achei que a "Desiderata" seria uma ótima leitura. Um texto que é também especial. Espero que gostem.
Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles têm também sua própria história. Evite as pessoas agitadas e agressivas; elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois sempre haverá alguém superior e alguém inferior a você. Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui! E mesmo sem você perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. Desfrute de suas realizações bem como de seus planos. Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo. Tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcias; mas não se torne um cético, porque a virtude sempre existirá. Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos. Seja você mesmo. Principalmente não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude. Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado e não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão; e, a despeito de uma disciplina mais rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba. E quaisquer que sejam os seus problemas, trabalhos e aspirações na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos, o mundo ainda é bonito. Seja prudente! Faça tudo para ser feliz! E jamais desesperes, porquanto sejas quem seja e estejas onde estiveres, ninguém te pode furtar o privilégio da imortalidade nem te arredar do Esquema de Deus.
🌻 🌻 🌻
Desiderata é um poema em prosa escrito em 1927 pelo escritor norte americano Max Ehrmann, (1872 - 1945). Em 1956 o pároco da igreja de São Paulo de Baltimore reproduziu o texto e distribuiu entre seus fiéis. Na sequência saíram outras reproduções sem os créditos originais, constando por engano, que o texto havia sido "achado na Igreja de São Paulo de Baltimore em 1692", ano de fundação da Igreja. Um equívoco que circulou como verdade durante muito tempo.
Querida amiga Marli,
ResponderExcluirQue texto poético maravilhoso e cheio de verdades! O mundo em que vivemos hoje é recheado de sentimentos controversos como ódio, amor, desprezo, sensibilidade, violência, carinho e por aí vai. Mas é certo que precisamos estar em paz e sermos ponderados mesmo nas dificuldades. Quem planta flores colhe amor, que o mundo seja mais solidário e gentil em 2026. Aproveito para desejar a você um Feliz Ano Novo com muita paz, amor, alegria e sabedoria!
Um beijo!