sexta-feira, dezembro 12, 2025

A CHAVE MÁGICA

A CHAVE MÁGICA


- Marli Soares Borges -

Quando adolescente li, fascinada, um conto que falava sobre a existência de uma chave mágica que abria o portal da alegria, da compreensão, da clareza, do sucesso e do equilíbrio na vida. Mas havia um detalhe: não era possível manusear a chave de fora para dentro. Ela só funcionava de dentro para fora. Rapidamente pulei do fascínio para a tristeza, que droga de chave é essa, que a gente não pode usar para abrir e entrar e ajudar as pessoas a serem felizes? Tive que viver mais um pouco para descobrir que a tal chave nada mais é do que o autoconhecimento. Sócrates, lembra? Ele dizia que a alma humana já possui a verdade dentro de si, mas essa verdade está obscurecida por opiniões superficiais e pela falta de reflexão. E que só quando sabemos realmente quem somos, temos condições reais de buscar em nós a nossa própria essência vital. Óbvio que atingir esse objetivo não é fácil. Tocar a essência de nosso ser, saber quem somos, exige de nós uma parcela significativa de decisão e força de vontade. E exige ainda que abandonemos a órbita superficial em que estamos acostumados a viver nosso dia a dia. Se vale a pena? Evidente que sim. Começou a pensar nisso, em realmente saber quem é? ótimo, mergulhe de cabeça e trate de obter a chave mágica da vida! Examine minuciosamente o caminho íntimo da consciência, pois ninguém avança nessa seara sem um conhecimento agudo e preciso de cada uma das suas limitações. Aja com sinceridade; não trapaceie; não fuja da luz e, de uma vez por todas, esqueça as especulações! A gente só se conhece depois que assume o que nos incomoda e enfrenta a situação. Depois que você ultrapassa essas etapas e finalmente sabe quem você é sua visão de mundo se modifica e tudo ao redor adquire outro significado. Mas por favor, não me entenda mal. Não estou aqui a fim de criar falsas expectativas. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa e dinâmica, mas não é uma panaceia, - aliás, não acredito em panaceias - acredito que podemos tocar nossas vidas com uma certa leveza sem ter que viver refém de sensações de desvalia latentes. Para mim, o pensamento socrático não poderia estar mais certo, "conhece-te a ti mesmo para não te perderes" e para saber como modificar a tua relação contigo, com os outros e com o mundo.

💗 💗 💗

Um comentário:

  1. Oi, Marli excelente essa tua postagem, a arrumação
    deve começar em nós, o autoconhecimento é a mola mestra para conhecermos os outros e saber lidar com eles, mas, primeiro vamos arrumar a nossa casa...
    Porém, temos de 'querer arrumar' o que não está bom, e isso se torna muito difícil para algumas pessoas, pois sempre o outro é que tem de se arrumar, tudo está no outro, e não é bem assim.
    E para tal coisa, quando não conseguimos arrumar nosso interior sozinhos, há a psicoterapia, nada melhor para o nosso espírito.
    Perfeita, excelente postagem!
    Um bom fim de semana, querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Bom ver você por aqui! Um abraço, Marli.