sábado, novembro 22, 2025

AUTOESTIMA

AUTOESTIMA

- Marli Soares Borges - 

Andei passando os olhos pela web e pincei algumas coisas. Também me animei a dar uns pitacos. Mas aviso que não sou psicóloga e nem entendo nada de psicologia. Portanto quero desconto, hehe.

O que é autoestima?

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Simplificando: autoestima é quem você é para você. Se você se considera uma pessoa "de valor”, sua autoestima será alta. Do contrário, será baixa. A alta autoestima torna a vida mais leve e não prejudica ninguém, (sem exageros, por favor, rs, olha o egocentrismo, a última bolacha do pacote). A baixa autoestima, só Deus sabe.

Dizem que a baixa autoestima acontece por causa de uma mania que temos de nos valorizar somente para os outros e não para nós mesmos. E se alguém, honestamente, se valoriza, já enfrenta um preconceito: fulano tá se achando, é um egoísta, etc. Então, fazer o quê? acabamos proibindo a nós mesmos de gostar de nós. E a consequência? Baixa autoestima, desvalorização, ou seja, você não é importante para você. Segundo os entendidos, muitas situações traumáticas que acontecem no decorrer de nossa existência estão diretamente relacionadas à baixa autoestima. Encontrei milhões de exemplos a respeito. Mas trouxe só um, que envolve baixa autoestima ligada à violência, pra gente avançar um pouquinho e dar uma espiada no outro lado da moeda: a influência da nossa autoestima nos outros. (desculpe, sou libriana, preciso ver o outro lado, hehe)

Compensação versus falta de amor-próprio

Parece que esse é um caso típico, ultra comum e funciona assim: para compensar a baixa autoestima e consertar a falta de amor-próprio, você faz tudo para os outros, tudo o que eles querem. E o faz porque tem medo de romper com o outro, tem medo de ficar só. Então você se anula e sofre com isso. Aí começa o martírio dos que te rodeiam, porque você mete os pés pelas mãos e faz besteiras a torto e a direito. Violência, inclusive, desde a verbal até a física. E os psicólogos anunciam que a baixa autoestima favorece a criminalidade. Em alguns casos, eu acrescentaria. E isso é um fato incontestável. Mas uma coisa é favorecer, outra é induzir e, até onde sei, não existe uma relação direta e exclusiva de causa e efeito entre a baixa autoestima e o comportamento criminoso. Daí o assunto descamba.

Corta.

Agora, olha só o raciocínio torto dessa grei pró-bandido: a pessoa é violenta porque, de alguma forma, está ferida e frustrada, pois acredita que não conseguirá obter o que deseja. Então se vira contra os outros, - geralmente os indefesos -, e os agride gratuitamente. Pronto! Depois desse "olé" os bandidos deitam e rolam! Pois bem. Esse argumento não só tem livrado os criminosos de pagarem pelos seus crimes como tem favorecido a criação das leis que abrandam os crimes dos pobrezinhos dos bandidos. E não é isso que vem acontecendo? Aos bandidos o perdão! Às vítimas o luto, a tristeza e a indignação. 😭 

Conversa tosca essa minha... transformei um simples papo sobre autoestima numa coisa séria e triste e fiquei mal. Puxa vida, sábado à noite... ninguém merece. Quando penso nesse assunto me dá uma sensação horrível de que a violência está logo ali. E o pior é que está! Mas voltemos ao assunto: por que você se desprestigia? Por que você vive contra você? Por que você não pode errar?

Dicas:
- Aceite-se. Sua vida é para você.
- Comece a enxergar a si mesmo como uma pessoa ótima. Permita-se ser assim.
- Você vive com você 24 horas por dia. Tome posse de si mesmo.
- Seja tudo para você.

Não se amofine, aprendi que todo mundo tem problemas com a autoestima e que isso não significa que seja uma falha pessoal. É um desafio que exige atenção e cuidado de cada um de nós. Não precisamos ser perfeitos, temos apenas que reconhecer nosso próprio valor intrínseco e dignidade, e encarar nossas qualidades e limitações de forma realista.

❤ ❤ ❤

quinta-feira, novembro 20, 2025

EU VOVOZANDO DE NOVO






- Marli Soares Borges (c) 2013 -
(Editado em 2025 para incluir minha netinha Anahí)


Verbo que entrou na minha vida, há 23 anos, quando nasceu minha netinha ÍSIS.
Verbo que entrou novamente na minha vida, há 18 anos, quando nasceu meu netinho PEDRO.
Verbo que entrou novamente na minha vida, há quase um ano, quando nasceu minha netinha ANAHÍ.
Meu Deus, parece mentira, eu de novo afofando um bebê!

Verbo que rima com alegrar, abraçar, beijar, brincar, ninar, acalentar, aconchegar, perdoar e amar.
Verbo sem pretensão pedagógica.
Verbo que permite aventuras e confidências e abomina proibições.
Verbo que pode até subverter a disciplina.
Verbo que permite orgulhos e exibições.
Verbo que deixa você livre para anunciar a todos, 
que os seus netos são os mais lindos, os mais tudo, do universo!
Verbo que permite cumplicidade.
Verbo que inventei e trouxe para minha vida, sem compromisso com a gramática.
Verbo que meus netos estão sempre conjugando em novos tempos.
Verbo que estou sempre aprendendo novos significados.
Verbo forte e poderoso, que se chama VOVOZAR!


❤ ❤ ❤ ❤ ❤

sexta-feira, novembro 14, 2025

PARA MINHA NETINHA ANAHÍ


ANAHÍ e vô Nilton

- Marli Soares Borges -


Minha guriazinha querida do meu coração,
Meu solzinho do amanhecer,
Minha florzinha de laranjeira,

Meu mundo ficou mais bonito e completo com a tua chegada. Tu és para mim a materialização da esperança, um presente tardio e precioso que enche meu coração de alegria. Já estás com quase dez meses de vida; é incrível como o tempo voa. Parece que foi ontem que você era um pacotinho tão frágil que eu tinha até medo de segurar. E agora está aqui engatinhando, sorrindo e descobrindo o mundo ao teu redor. (Fiquei sabendo que ontem você conseguiu dar três passinhos sozinha... que sucesso hein!) Nestes dez meses de vida você já demonstrou que é cheia de energia e personalidade. E redefiniu o universo de todos nós, ensinando lições valiosas sobre o amor, as prioridades e o próprio significado da vida. Você melhorou as nossas vidas. Cada novo som que você aprende a fazer, cada tentativa de falar e cada vez que você estica o dedinho para pegar alguma coisa, meu mundo se ilumina. E o que dizer das covinhas que enfeitam o teu sorriso? E esses dois dentinhos que já "roem" as bolachinhas? Adoro a maneira como teus olhinhos brilham quando você vê algo que te interessa. E quando bate palminhas, muy bien, muy bien e abre aquele sorrisão? (Ah, deixa eu me desmanchar, coração de vó é assim mesmo... e vó com idade de bisa desmancha mais ainda, rs). Minha amada, mais amada! Preciso te dizer uma coisa importante para mim: eu adoraria andar bastante contigo no colo, mas ultimamente, qualquer esforço físico que faço me dá um cansaço imenso. Deve ser por causa dessa moléstia feroz que instalou-se em mim e deixa meu corpo tão fatigado... quem diria, eu que floresci em tantas primaveras e resisti a tantas tempestades... mas o que importa mesmo é que tu saibas que eu te amo incondicionalmente e é uma bênção testemunhar tuas descobertas. Cada um desses momentos está guardado a sete chaves no meu coração. Mimosura da vó, enquanto eu puder, estarei aqui para te ajudar em cada passo do caminho: para bater palminhas contigo e dar risadas e cantar umas cantigas; para te segurar quando você tropeçar e para te dar um abraço quando precisar de conforto. E antes que eu me esqueça, aproveita bem o vô Nilton. Ele é louco por ti. Ele te dá milhões de colinhos e te faz sorrir de orelha a orelha. E isso é muito bom! Peço a Deus que te abençoe grandemente e que te ajude a crescer e evoluir. E que tu continues saudável, feliz e sorridente, enchendo nossas vidas com tua doçura. 

Um montão de beijos e abraços.
Vó Marli.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

terça-feira, novembro 11, 2025

NÃO DUVIDE!


NÃO DUVIDE!

- Marli Soares Borges - 


Sei que tristezas e sofrimentos não são opcionais e que às vezes é difícil até acordar e levantar da cama de manhã. Mas uma hora vai passar. E mesmo que você esteja pelas tampas com a vida, dê um tempo para você. Pratique a alegria. Pra-ti-que. Se estiver triste e quiser chorar, chore, soluce, entre no buraco, faça o luto, caia no inferno, abrace o diabo, faça o que lhe der na telha, mas depois, (eu falei depois), levante a cabeça, olhe-se no espelho e sorria. (Não, não é bobagem). Sorria mesmo. Dê uma espiada nesse truque para enganar o cérebro: 

Olhe-se no espelho e sorria de orelha-a-orelha. Force e segure o sorriso, um pouquinho só. Conte até seis. Assim você engana seu cérebro e sem se dar conta, você ficará alegre. Repita uma vez. Até dentro do carro dá pra fazer. 

Tente, dá certo e é muito legal. Aprendi isso há muito tempo (e pratiquei muito, por necessidade, e dá muito certo). No início a gente custa um pouco, parece meio over, ainda mais quando estamos no meio da tempestade. Mas vale a tentativa, é um esforço pessoal, um aprendizado, um novo olhar. E a gente consegue recuperar as forças. Não duvide! 

E sorria, pois como dizia Chaplin, a alegria é o único jeito da gente enfrentar os problemas da vida e sair ganhando! Mas não esqueça de levantar a cabeça. Aposto que você nunca viu alguém chorar de cabeça erguida não é mesmo? 


😂 😂 😂


domingo, novembro 09, 2025

ENTARDECER

             
Imagem para inspiração



            - Marli Soares Borges -


Cai o sol no horizonte,
neste belo entardecer
e os raios do sol poente
acalentam meu viver.

Vou fazer uma poesia
à sombra do entardecer.
Vou cantar a melodia
para o sol adormecer.

Muito tempo estive ausente
distante do entardecer
e hoje ao ver o sol poente
rezo a Deus pra agradecer!


💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 


Participando da proposta da Lúcia do Blog 
💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 💜 

quinta-feira, novembro 06, 2025

COMIDA É COISA SÉRIA

Desperdício é sinônimo de burrice.
Desperdício atrai pobreza e limitação.
Desperdício é prenúncio de indigência material. 


- Marli Soares Borges -

Hoje não vou falar da fome, nem da vida dolorida e indigna de quem não tem o que comer. Vou falar de outra coisa que também considero muito, muito triste e que me deixa muitíssimo indignada: o desperdício de comida, o descaso com o alimento. (E inicia na infância).

As crianças de hoje aprendem valores distorcidos sobre as coisas mais elementares da vida, a começar pelo alimento nosso de cada dia. Tudo bem(?!) se os pirralhos abarrotarem o prato de comida e não comerem nada, e remexerem e estragarem o alimento, tudo certo, afinal é isso que aprendem com os pais. Que importa desperdiçar a comida? Já está tudo pago, oras! então, bora estragar! E as crianças vão crescendo mal educadas e sem a menor noção do flagelo que é o desperdício alimentar. Acho absolutamente inaceitável esse comportamento abjeto, preguiçoso e irresponsável dos pais. E sinto tanto nojo que meu estômago chega a embrulhar. Falta educação, falta visão, falta responsabilidade, falta consciência planetária. E falta compaixão por todos aqueles que estão com a barriga doendo de fome e não têm nada para comer.

Qual é o problema em diminuir a quantidade de comida no prato das crianças e ensiná-las que é melhor repetir do que estragar? No caso dos hotéis, o fato do regime de hospedagem ser "all included" não justifica essa voracidade grosseira. Controlar impulsos vorazes é o que distingue os seres civilizados das feras selvagens. Qual é o problema em ensinar os filhos? Dá trabalho? Claro que dá. A educação dói, não sabia? mas é necessária sob todos os pontos de vista. Infelizmente esses pais têm cérebros de azeitona e não conseguem aquilatar o tamanho do prejuízo que estão causando aos filhos, a si próprios e ao mundo, pois estamos todos conectados e no dia em que faltar alimento no mundo, faltará para todos. Insisto, a educação das crianças não pode prescindir da noção cósmica. Por favor, pais! não abandonem seus filhos. Deixem de preguiça e antes que seja tarde, ensinem-lhes que o alimento que desperdiçam hoje faltará na mesa deles amanhã. Pensem nisso. 

*  *  *

Em tempo: acho que os restaurantes deveriam cobrar pelo desperdício. Deixou comida no prato? Pague o preço. Adulto aprende muito bem quando mexem no seu bolso.

🍟 🍲 🍞

terça-feira, novembro 04, 2025

A MÃE-TERRA EM FLORAÇÃO

 

Imagem para inspiração


                    - Marli Soares Borges - 

As flores cheias de encanto
exibem em profusão
um sensível acalanto
da mãe-terra em floração.

Contemplar tão belas flores
enfeitando a natureza
faz sumir as minhas dores
diante de tanta beleza!


💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛

Participando da Proposta da Lúcia do Blog
💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛 💛

segunda-feira, novembro 03, 2025

Tertúlia de Amor 4 - MINHA INSPIRAÇÃO


MINHA INSPIRAÇÃO


            - Marli Soares Borges -

Nosso amor é ouro puro
que brilha na escuridão,
para sempre, eu te juro
serás minha inspiração.

Enlaçados um no outro
dançaremos ao luar.
A praia empresta o encanto
da aurora do teu olhar.


❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

Participando da Tertúlia de Amor 4 
da amiga Rosélia do Blog

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤