domingo, agosto 15, 2021

ONDAS DE TALENTO

 

Ondas de talento
Origami “Ocean Wave”
Dobrado por mim - papel sulfite



Sempre ouvi dizer que todo mundo tem talento. Como assim? eu não tenho. Onde está o meu talento? Afinal o que é talento? 

Dizem que talento é fazer com facilidade o que os outros fazem com dificuldade. Nesse sentido é possível concluir que talento não se resume apenas a aptidões específicas como tocar, cantar, jogar, atuar no teatro, pilotar carros de corrida etc., mas que há vários tipos de talento. O talento natural, por exemplo, é uma aptidão inata que existe em cada um de nós para fazer alguma coisa, para intervir positivamente em determinada situação. Não lembro exatamente onde, mas sei que na Bíblia há referência sobre esse tipo de talento. 

Ser simples por exemplo, é um talento incrível de onde deriva a humildade, a hospitalidade e a coerência. Saber ouvir é outro talento fantástico, e saber pensar é uma glória! Mediar uma discussão, objetivar uma ideia, resumir as questões, acalmar os ânimos nas situações-limite, ensinar alguma coisa que a gente sabe, agir com delicadeza... são talentos maravilhosos. 

Aí eu sigo pensando... que bom seria se a gente pudesse aproveitar nossos talentos para melhorar o mundo. E por que não? Eu particularmente acredito demais nessa possibilidade, sempre é possível intervir positivamente no universo que nos circunda. 

Então, procura daqui, procura dali, acabei descobrindo em mim um talento incrível, que me ajuda (a mim e aos que me rodeiam), a atravessar o mar de angústia existencial que nos circunda. Seu nome? Paciência. Melhor seria "Santa Paciência", "Paciência de Jó", etc., uma paciência com nome e sobrenome. Esse talento é ótimo para enfrentar e ajudar as pessoas a enfrentarem situações difíceis. 

No meu caso, já peguei prática, consigo suportar um sem-número de revezes, dores e indignações sem ficar atormentando o próximo com minhas mazelas. Sqn, rs. Ultimamente ando meio contrariada, meio irritadiça, querendo dar umas porradas em alguém, sei lá em quem, rs. A causa? Tenho certeza que sei: é esse inverno violento e longo aqui do sul. Esse inverno estúpido e completamente desnecessário. E esse frio congelante? e essa umidade? Para quê? Onde diabos, se meteu o calor? Fugiu com o sol? Pra que tantas ondas de frio? É isso que está me dando nos nervos. E, pra completar, apareceu essa pandemia dos infernos que está, literalmente, comendo meus miolos! Resultado: ando talentando demais! E minha Paciência, com nome e sobrenome, está ameaçando fugir. E se ela fugir nesse frio, antes da pandemia acabar? help, estou ferrada, rsrs. 

Taí: uma "Onda de Paciência de Jó" até que seria bem vinda.

E você, como anda sua paciência?


- Marli Soares Borges -


22 comentários:

  1. Também ando a procura do meu talento, Marli.
    A passagem bíblica que diz no texto, pede para não desprezar 'o dom que há em Ti, que foi dado por profecia' _ é sério então e me preocupa rs porque alguns elogios não significa que tenho talento pra alguma coisa _mas paciência quem sabe? rs
    Tenho um professor de paciência,(meu neto de 3 anos), exercito com ele quase que diariamente... rs.
    Estou mais para entediada que irritada ,Marli e concordo que a pandemia ja deu né? haja paciência, amiga e também já perdi a paciência com os Governantes desse nosso amado País rs _ inacreditável as trapalhadas de muitos deles, muita preguiça com CPI redundante que quase nunca tem resultado e o seu Presidente simplesmente patético.
    Vamos pedir ao Jó que nos ajude !
    Boa semana e boa noite. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É verdade que há pessoas que nascem com talento para isto e para aquilo. Outras têm que construir os seus próprios talentos, o que não deixa de ser um talento também. Gostei da reflexão.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Claro que a Mari tem talento. Por exemplo eu tenho um grande talento. Ou seja tenho talento par ... não ter talento para coisa nenhuma, lol.
    .
    Uma sema muito feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Marli! Todos temos algum talento, por vezes adormecido por muitos anos. Mas aparece! E quem não anda com vontade de ter talento de fazer o mundo mudar??Aff..
    Adoraria ter talento pra colar a máscara na cara de quem nega o vírus, de derrubar os incompetentes e tantos mais. Mas fico aqui a admirar o teu talento que esse sim, inegável. Lindo teus trabalhos de origamis e essa ONDA,genial.
    beijos, tudo de bom, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  5. Boa segunda-feira, Marli.
    Logo na bonita imagem vejo um talento seu, parabéns. Paciência e perseverança precisamos sempre e há coisas que nunca vão mudar, o jeito é suportar na força e sabedoria do Criador.
    Ótima reflexão. Vamos adiante, todos temos talentos e podemos abençoar o mundo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorável seu texto, como sempre!
    Eu sou uma pessoa que por incrível que pareça, acredito em cada ser e sei que todas as pessoas, todas mesmo, têm diversos talentos. Uns mais evidentes e outros mais ocultos, até por serem descobertos.
    Verdade, que são muitas as situações que nos testam, dentre elas, essa longaaaaaaaa Pandemia, mas exercitemos a Paciência, dizem que sou muito paciente rsrsrs
    Encantador, o seu talento com os origamis e se bobear poderia ficar aqui escrevendo muitos dos talentos que vejo em você, beijinhos e boa semana querida!
    Valéria

    ResponderExcluir

  7. MARLI,

    sigo você tem muito tempo e sempre que venho vejo o quanto eu ganhei em sabedoria!!!

    Gostaria que você desse um pulinho no meu blog:" Falando sério" pois, publiquei uma homenagem ao incrível ator PAULO JOSÉ que nos deixou recentemente e que, no filme "Todas as mulheres do mundo" passou um ensinamento sociológico magistral e ajudou a muitos homens a decidirem-se sobre aquela duvida principal: Poligamia ou monogamia?
    Espero que comente, se possivel, você a quem eu sigo faz alguns anos.
    Saúde e cuide-se
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho talentos especiais, mas se considerarmos que paciência é realmente um talento, eu tenho esse. Nunca fui de desistir perante um obstáculo e sempre fui de insistir para alcançar os resultados esperados. Nem sempre é fácil, mas o importante é ter persistência
    e paciência. Teríamos um mundo bem diferente e bem melhor, se todos usássemos os nossos talentos em prol de um bem comum.
    Excelente reflexão.
    Obrigado pela sua visita e presença no meu cantinho, também já aqui estou "Divagando" consigo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A minha paciência só dá para a escrever. Anda muito curta! O seu trabalho ficou muito bonito!:)
    .
    O sonho realizado ...
    .
    Beijos e uma excelente semana, quer seja de férias ou de trabalho.
    Cheguei 🌻

    ResponderExcluir
  10. Rasgada, batida, floater, aéreo, cut back e tubo, e lá vou eu surfando nesta onda para descobrir o meu talento. De uma coisa você tenha certeza não há como resistir às ondas que se formam após cada texto da sua lavra publicado no seu blog. Cativantes, sedutores, sempre saímos mais "irados" como se tivéssemos nas manobras mais aplicadas do surf. Mantenha a tônica. Gosto dela!
    Beijo, Marli!

    ResponderExcluir
  11. Leia-se estivéssemos na última linha do meu comentário!

    ResponderExcluir
  12. Marli, rsrsrs, eu ri!
    Vc tem um talento ácido pra escrever, e isso é bom! Sem papas na língua, vai lá e joga tudo pelos ares! Reclama mesmo, esbraveja mesmo e é assim mesmo, afinal os sentimentos estão em nós pra serem vividos e não camuflados.
    Eu gosto do frio, calor me dá moleza...
    Daqui a pouco vem o verão e vc vai ficar mais feliz e animada e eu mais com preguiça de suportar temperaturas acima de 30º.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde de paz, querida amiga Marli!
    Muito lindo seu origami e perfeito na confecção.
    Gosto sempre de olhar por aqui.
    Todos temos talentos e dons ímpares. Cada qual usa seu potencial e formamos uma teia fraterna com as capacidades que ganhamos do nosso Pai Celeste e que polimos ao longo dos anos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  14. Talento é um dom divino
    Como toda e qualquer arte
    Que se que crie como parte
    Do belo, que com ensino
    Não se aprende. E só o tino
    A luz, que a alma ilumina,
    Transcendental ou divina,
    Faz o ser, ser um artista.
    Este é o meu ponto de vista,
    Longe de qualquer doutrina.

    Bela postagem! Parabéns! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderExcluir
  15. Acho que você tem muito talento pro origami e pra literatura, viu? ;) Mas, sem trocadilho, concordo que todos os nossos talentos e devemos procurar desenvolvê-los. Quanto à paciência, concordo: facilita muito a nossa vida... e as vidas dos que nos rodeiam, com certeza! :) Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo texro com a ampliação do que possa ser talento. Eu também penso que todas as pessoas têm talentos e que nem se dão conta disto. Sua descoberta e o repensar sobre ele está bem medido e não lhe fugirá, pode estar hibernado conforme os ursos, para depois retornar com toda força. O seu origani nos mostra que ela não lhe abandonou. bjs

    ResponderExcluir
  17. Marli, você é super talentosa!
    Lindo texto, ótimo para refletir!

    Talentos? Tenho todos os talentos de uma "ariana" rs.

    Todos são talentosos, mas muitos não tem a chance nem de saber se tem?

    Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Marli,
    Magnífico o seu artigo!
    Todos nós temos os nossos talentos e há que saber aproveitá-los!
    Com a idade tenho também aprendido a ser paciente e resiliente, mas a vida não tem estado fácil!
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  19. Olá Marli ! Apreciei muito sua visita na minha página . Muito bom o seu texto sobre os talentos que todos nós devemos ter . Eu confio que Deus tenha me dado algum . Acontece que muitas vezes não o valorizamos o suficiente. Portanto Vc também deve ter os seus . Inclusive o dom de escrever não são todos que tem . E, fazer origami , Ah, acho difícil . E vc deve valorizar muito esse seu talento . Não são todos que dominam essa arte . Portanto , parabéns pelos seus talentos . Abraços . Fique na paz .

    ResponderExcluir
  20. Oi Marli, parabéns pelos teus talentos: a dobradura com papel e seu escrever,simples e objetivo. Aah,acho que esqueci um terceiro...tua simplicidade em visitar meu blog. Adorei a surpresa.
    A proposta de usar talentos para mudar o mundo é superválida!
    Até qualquer hora!

    ResponderExcluir
  21. Uma boa reflexão. Todos temos algum talento escondido, às vezes, não sabemos que está lá e como o podemos desenvolver.
    Deixamos que sejam os outros a decidir por nós, deixamos que nos convençam que somos uns inúteis e ninguém é inútil.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli