terça-feira, agosto 10, 2021

O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO


O tempo é o senhor da razão



-Marli Soares Borges (c) 2014



"O tempo é o senhor da razão". Essa é uma frase muito antiga e ninguém sabe a autoria. Sabe-se apenas que foi Marcel Proust quem se encarregou de torná-la conhecida no mundo inteiro e até hoje, a dita frase tem sido refrigério na vida de muitas pessoas. Quer ver? 

Às vezes a gente sem querer se mete numas discussões tolas com amigos -- e até mesmo com familiares --, umas bobagens que não acrescentam nada na vida de ninguém. E numa dessas, quem de nós não foi acusado injustamente de alguma coisa que não fez? e num toque de mágica passou de inocente a réu? e foi julgado e condenado pelo tribunal improvisado que se formou na ocasião? 

Acho que isso acontece com todo mundo. E no calor da discussão ninguém quer saber de nada, todos querem ter razão - em tudo -, ter a última palavra. E você entra nessa e se expõe ao ridículo, e lá vem boicote, doideira e às vezes até inimizades. E você sente na pele a dor da injustiça.

Logo você que vive ajudando e perdoando... que faz doces, que oferece cafezinho, que ouve os choramingos, que faz churrascos, que constrói sempre bons momentos e diz que os ruins ficaram no passado, e ensina que toda mágoa é moeda podre. Logo você que não quer saber de complicações, que odeia brigas e que faz tudo pela paz... será mesmo que nada disso importa? 

Sinto dizer, mas agora não, o circo pegou fogo. E nessas horas os interesses pessoais falam mais alto que a própria razão. E nem tente medidas heroicas para solucionar o problema. Não irão funcionar. Foi mal.

Mas o Anjo do Senhor, sempre a postos, bate no seu ombro com ternura e lhe diz ao pé do ouvido: sossegue, vai passar, vai passar, "o tempo é o senhor da razão". Vá descansar, amanhã será outro dia e tudo mudará. 

Aí, você suspira, recolhe as baterias e sai abatido.

E no outro dia, realmente o assunto é outro. O olhar é outro. O juízo é outro. Acontece que o tempo, definitivamente, costuma revelar a verdade e colocar cada coisa no seu devido lugar. Ninguém sabe direito como isso acontece, mas a tal frase faz todo sentido nos acontecimentos que mexem com a gente em inúmeras ocasiões. E, conforme vamos amadurecendo, vamos entendendo essas filigranas da vida, e nós mesmos vamos nos dando um tempo e nos ajudando a (re)inaugurar novos gestos e a tecer novos momentos... e a nos manter longe, bem longe dos conflitos e discussões acaloradas. 


* * * * * * * * *

4 comentários:

  1. Que legal o tema escolhido pra hoje, Marli!
    Eu sempre que posso, procuro não arrumar discussões , tentamos viver a vida do melhor modo, sem confusões. Mas elas aparecem, por vezes, parecem nos procurar.
    E nessa hora, QUANDO CONSEGUIMOS FICAR CALMOS, eis que ninguém é santo, penso: Nada meljhor do que um travesseiro para deitar sobre o problema.Amanhã eles estarão diferentes, ou mais claros...

    Por isso, nada mais certo do que o que falas..O tempo dá um jeito...
    Ainda bem!
    Adorei!

    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. "Você sente na pele a dor da injustiça".

    Bom dia de serenidade, querida amiga Marli!
    Antes só que mal acompanhado.
    Se família é problema ... Causando injustiças, cortar o mal pela raiz. Perdia-se até cair de cama... Aí, temos que salvar nossa pele. Respeitar, como dizem os psicólogos, a nossa "casca de ovo" ao nosso redor. É o jeito.
    Quanto mais rezamos, mais assombração aparece.
    Discutir não resolve, disse muito bem.
    A cada dia basta seu mal...
    Vamos em frente, se somos da paz, a guerra tentará destruir nossa serenidade.
    Fujamos de pessoas bélicas para nossa sanidade.
    Bem aventurados os humilhado...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  3. Texto brilhante, querida!!!
    Quem nunca se envolveu em discussões acaloradas, quem nunca viveu o que você de forma nua e crua nos colocou aí?
    Mas uma coisa é certa, nada como um dia após o outro, pois a verdade sempre vem à tona, porque parece até lei universal, literalmente: "O tempo é o Senhor da Razão!!!"
    Lindo seu origami!!!
    Beijinhos e bom dia, Marli!
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Muito lindinhas as dobraduras!
    Hoje em dia vivemos muito uns nos cérebros dos outros, isso não poderia mesmo dar certo! Cansei de alfinetadas, indiretas...Muitas carapuças me servem, se é para mim não posso ter certeza, mas se me serve, caio fora. E se vejo que é cilada, nem entro.
    Quanto mais nos envolvemos emocionalmente, mais estamos arriscados a ser alvo de julgamento, de ser acusado de não ser "bondoso" e amigo, principalmente se você não agir de acordo com que esperam de nós.
    Então, o mais sensato nestes tempos virtuais (que interfere no real) é ficar cada um na sua, no seu quadrado.
    Quer brigar, caluniar, fique a vontade, mas não conte com minha presença na plateia.
    Cada um sabe de seu comportamento, mesmo que o tempo não mostre a verdade.
    Ótimo texto, abraço!

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli