sexta-feira, agosto 20, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - SENTIMENTOS - AUTOESTIMA

Olá,

Na blogagem coletiva de hoje o tema é autoestima. Andei passando os olhos pela web e pincei algumas coisas. Também me animei a dar uns pitacos. Mas aviso que não sou psicóloga e nem entendo nada de psicologia. Portanto quero desconto, hehe.



O que é autoestima?

Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Simplificando. Autoestima significa quem você é para você. O lance é o seguinte: se você se considera uma pessoa de “valor”, sua autoestima será alta. Do contrário, será baixa. Em resumo: alta autoestima  não prejudica ninguém, ao contrário, torna a vida mais leve, (sem exageros, por favor, rsrs, olha o egocentrismo, a última bolacha do pacote!). Baixa autoestima, só Deus sabe... (cuidado com a manipulação, o pessoal pode se aproveitar de você!)

Pelo que li, todo mundo tem dificuldades com a autoestima.

Dizem que é por causa de uma mania insana que temos de nos valorizar para os outros e não para nós mesmos. Mas também pudera, quando alguém, honestamente, se valoriza, olha o que acontece: de cara já enfrenta um preconceito infame: fulano tá se achando, é um egoísta, etc. Então, fazer o que, acabamos proibindo a nós mesmos de gostar de nós. E a consequência? Baixa autoestima, o vetor da desvalorização, ou seja, você não é importante para você.

E segundo os entendidos, muitas situações traumáticas que acontecem no decorrer de nossa existência estão diretamente relacionadas à baixa autoestima. Encontrei milhões de exemplos a respeito. Mas trouxe só um, que envolve baixa autoestima ligada à violência, pra gente avançar um pouquinho e dar uma espiada no outro lado da moeda: a influência da nossa autoestima nos outros. (Sorry, sou libriana, preciso ver o outro lado, hehe)
Compensação versus falta de amor-próprio

Dizem que esse é um caso típico, ultracomum. Funciona assim: para compensar a baixa autoestima e consertar a falta de amor-próprio, você faz tudo para os outros, tudo o que eles querem. E o faz porque tem medo de romper com o outro, tem medo de ficar só. Então você se anula e sofre com isso. Aí começa o calvário dos que lhe rodeiam, porque você mete os pés pelas mãos e faz besteiras a torto e a direito. Violência, inclusive, desde a verbal até a física. O que apoia a tese de que a baixa autoestima favorece a criminalidade.
E esse lado da moeda é bem interessante na medida em que vem atrelado ao seguinte raciocínio: a pessoa é violenta porque, de alguma forma, está ferida e frustrada, pois acredita que não conseguirá obter o que deseja. Então se vira contra os outros, --geralmente os indefesos--, e os agride gratuitamente. Ahã. Pois saiba que esse tipo de argumentação, tem isentado os criminosos de pagarem pelos seus crimes. Argh. Gosto de argumentos simples, mas não simplistas.

Conversa tosca essa minha, tchê. Transformei um papo banal numa coisa séria. Pô, sexta-feira, de manhã, dá licença, rsrs!!! Mas é que ao ler sobre a baixa autoestima, me deu a sensação de que a violência está logo ali. Socorro, estou ficando paranóica. Chega, madame, stop. Pra que fui enveredar por este lado? Rá!

Voltemos logo à querida, bela autoestima, pura e simples. Dê uma olhadinha:
  • Por que você se desprestigia?
  • Por que você vive contra você?
  • Por que você não pode errar?
Dicas:
  • Aceite-se. Sua vida é para você.
  • Comece a enxergar a si mesmo como uma pessoa ótima. Permita-se ser assim.
  • Você vive com você vinte e quatro horas por dia. Tome posse de si mesmo.
  • Seja tudo para você.
Blogagem Coletiva do Blog Café com Bolo, da Glorinha.
Se you later.
Beijos

43 comentários:

  1. Marli querida, você passa essa impressão. A de alguém que se ama. Que se aceita com qualidades e defeitos. E isso só de te ler! Você é alto astral, positiva, vibrante.
    Adoro estar aqui, ler suas letras.
    Quero agradecer também o estímulo, carinho, incentivo na votação. Obrigada, já me sinto vencedora, independente do resultado do concurso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Marli
    Como sempre, excelente o seu texto. E como disse a Tati, é essa a impressão que você passa: Uma pessoa que se ama, portanto, autoestima em alta.
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Marli, adoro amaneira como vc coloca os temas! É um lado, qto a violência, de se parar e analisar..
    Mas fico com esta parte: "TOME POSSE DE SI MESMO."
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, Marli. Precisamos sempre nos amar. Faz bem a alma! Parabéns!! Um ótimo final de semana para você, saudações coloradas, beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Bom-dia!!!!!!!!!! Parabéns pelas colocações!

    ResponderExcluir
  6. Marli,
    Quero destacar as dicas finais, que sugerem um incentivo à mudanças de atitude. Tudo que é extremo, para um lado ou para o outro, são perigosos para os outros ou para si mesmo, não é?
    Hoje você faz parte do meu post, através da citação a um pequeno texto que tirei do seu blog.
    Bom dia pra você!

    ResponderExcluir
  7. Marli,

    Esse também é o meu jeito de entender a autoestima: o amor e a confiança que temos por nós mesmos. Nada material vai aumentar a autoestima, se a pessoa não se valorizar. O aparato exterior está mais pra vaidade, isso sim.
    Adorei seu texto, suas colocações.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Marli,
    Mas que texto tão interessante, vc o encheu cheio de cambiantes. De facto este é um tema vasto e pensando numas coisas se chega a outras, isto anda tudo ligado.
    Eu também sou Libra, por cá Balança e como tal sempre faço o meu esforço para na auto-estima me manter equilibrada e, com a idade verifico que tudo é relativo!...
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  9. Marli, parece que virou assunto sério, pq falar da auto-estima acaba sendo, e tem mesmo o aspecto citado por vc, podendo implicar em comportamentos agressivos, violentos, excludentes. Posso dar um pitaco nessa tua postagem rica e nada superficial, como sempre?

    Auto-imagem é diferente de auto-conceito, que é diferente de auto-estima.
    Entendendo as diferenças:
    Auto-imagem, para William James, é a parte descritiva do conhecimento que o indivíduo tem de si próprio - como se vê e se descreve.
    O auto-conceito depende das relações sociais do indivíduo e se modifica mediante as experiências vividas. Para Burns, é composto por imagens acerca do que nós próprios pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar e o que pensamos que os outros pensam de nós e também de como gostaríamos de ser. Tamoyo complementa, dizendo que auto-conceito é um conjunto de percepções, sentimentos, traços, valores e crenças que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele mesmo – e Fierro diz que auto-conceito é um conjunto de conceitos que se refere a si mesmo sob diferentes aspectos: o próprio corpo, o próprio comportamento, a própria situação e as relações sociais.

    Dependendo dessas avaliações, tem-se o Bem-Estar, que para Diener, é subjetivo e se refere às avaliações afetivas e cognitivas que fazemos acerca da vida. Cardoso salienta que o bem-estar é mediado pelas auto-percepções, e, se estas forem positivas, parecem estar associadas ao Bem-Estar psicológico. Assim, o modo como a pessoa se vê a si própria em termos de aceitação social, eficácia, maturidade psicológica e atividade ou iniciativa – poderá exercer influência sobre o bem-estar.

    Chegando na auto-estima (ufa!) ela tem dois aspectos: o descritivo e o valorativo.
    Para entendermos diante do exposto acima:
    Auto-conceito + Auto-imagem = Auto-estima
    Resumindo: Auto-estima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma.

    Desculpe se me alonguei, mas recentemente dei uma palestra que incluiu o tema, e tua postagem me lembrou que talvez pudesse ajudar...
    Beijos, um ótimo fds pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Denise, você fez um tratado, menina!!! Claro que ajudou! Eu vi isso na internet, mas achei muito profundo, hehe. E como não sou psicóloga, ah, deixa pra lá!!! No final das contas não muda o conceito: autoestima é o que eu penso de mim mesma.
    Beijos amiga e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Marli, campo minado esse, o da autoestima, muita sensibilidade para nele se mover. Autoestima pode se tornar egocentrismo e baixa estima um modo de manipulação. Ufa!

    bj.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli!!! Suas postagens sempre nos faz pensar os vários lados que tudo pode ter e tem. Importante a forma como você tratou a autoestima. Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi Marli! Taí, você tocou em um assunto que não tinha chamado minha atenção. O efeito da falta de amor próprio e auto estima nos outros. Concordo, todavia, contigo: daí a isentar de punição criminosos, alto lá! Nem que sejam serviços comunitários e visita ao psicólogo uma vez por semana! Porque problemas todos temos, mas não saímos agredindo aos outros por aí! Parafraseando-lhe: Simples sim, simplista, nãooo!
    Beijos, Deia.

    ResponderExcluir
  14. Olá Marli
    Quem não gosta de si mesmo, não pode gostar de ninguém. Autoestima não é prepotência é cuidado consigo mesmo, é se gostar e se valorizar.
    Bjux

    ResponderExcluir
  15. Gostei do que escreveu, mas antes de tudo posso lhe dizer que vc passa amor próprio e boa autoestima, por seus relatos vibrantes e espontâneos.
    bjs,

    ResponderExcluir
  16. Nossa Marli, adorei sua postagem. Que clareza! É isso aí, ao tomarmos posse de nós mesmos, e isso implica em auto conhecimento, nos tornamos mais sábios para nos aceitar como somos. Foi um show seu post! Amei! bjs.

    ResponderExcluir
  17. Olá,Marli
    Ótimo dia para a gente refletir sobre nossa conduta pessoal.
    A INTEGRAÇÃO do nosso ser é processo que vale a pena!
    Harmonia e abraços fraternais
    Se anular, nunca!

    ResponderExcluir
  18. Com baixo estima, no máximo alguém consegue sobreviver as nossas custas (nos explorando), mas não exatamente quer dizer que nós conseguimos viver assim (no máximo existir)...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Marli querida acho que esse papo é serio mesmo. Sabe, estava aqui lendo vc e pensando nos casos de mulheres que são agredidas pelos maridos. Todos os dias saem nos jornais. Essa semana teve até um assassinato essa semana aqui no Estado. Fiquei pensando que em muitos desses casos, além do machismo do homem, há baixa autoestima das mulheres. Certa vez um advogado que trabalhava comigo no meu programa de rádio me falou que muitas mulheres não conseguiam se livrar dos maridos violentos porque tinham uma dependência financeira, emocional e sexual. Fiqui triste mas constatei isso várias vezes observando casais conhecidos. Então amiga acho que esse é papo pra gente discutir e conversar mesmo. Mas claro que o caso é muito mais complexo. Bjs querida

    ResponderExcluir
  20. Ficpoumuito legal,Marli.Sempre assim aqui.Pode ter bastante auto estima pois mereces...beijos,chica

    ResponderExcluir
  21. Oi, marli
    Como você escreve de forma que fica gostoso ler!
    Tem toda razão, o pre-conceito anda a seguir a auto-estima e amor próprio. Eu que o diga!
    Não sou a cereja do bolo, mas me sinto muito confortável em ser eu ( seja lá o que for que eu queira dizer!), mas pago alto por isso. Só que como diria o Gasparetto: " ISSO NÃO É PROBLEMA MEU."!
    Parabens pela sua participação!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. demora um pouco mas a gente aprende a se amar. eu aprendi.

    ResponderExcluir
  23. Querida amiga, lindo texto., obrigada pela visita e palavras doces, seja sempre muito bem vinda. Tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  24. Que belezura de post Marli!
    Somos viajantes aprendizes.
    Eu aposto no sentimento de gratidão para estimular a auto estima e o amor próprio!
    Li tudo...seu texto e os comentários...saio daqui mais rica!
    Beijo gostoso.
    Astrid Ananbelle

    ResponderExcluir
  25. Auto estima é um tesouro capaz de mudar nossa vida, para mim é cheia de altos e baixos, há dias que minha auto estima está lá emcima, outros dias lá embaixo.
    Tenha um ótimo fim de semana,beijos

    ResponderExcluir
  26. Achei muito bom e muuuuuuuuito esclarecedor o post, Marli! A questão da proximidade com o impulso violento, a agressão... Muito bom. Mostrou um outro aspecto, um aspecto muito sério, entre os muitos que a decadência da autoestima pode alavancar. Uma belezoca de texto.

    No final, acho que foi o tal do "inconsciente coletivo" que levou com que todos nós, participantes da blogagem, acabássemos por determinar que o trunfo é o autoconhecimento.

    Um abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  27. A vida é tão simples é só viver em paz consigo.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  28. Essa gaúcha é o máximo!
    E sabe escrever bem, falar direto, ser coerente, fazer comparações entre idéias e ainda nos fazer rir.
    Que post sensacional, Marli.
    É de levantar a autoestima de qualquer um.

    Vou colar os conselhos na porta da minha geladeira. Obrigada!

    Ah, e mais uma vez PARABÉNS pelo INTER!!!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  29. Gosto de resumir dizendo que eu sou a minha única companheira desde o nascimento até a morte, os outros ficam mais ou menos tempo,dependendo do caso, então, vamos facilitar a vida, não é mesmo? Imagina aturar-se quando a pessoa não se gosta?
    Não é teu caso, és alto astral e contagias a todos.
    Bom fim de semana, beijos

    ResponderExcluir
  30. Gostei do blogue, Marli. Gostei também deste post. É isso: menos ciência e mais sensibilidade humana. E você a tem!

    bjs
    Cesar Cruz

    ResponderExcluir
  31. Lindo. sempre achei que ninguém te dará valor maior ao valor que você dá a sí mesmo. Uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  32. Ei Marli!
    Ótimo texto! Precisamos mesmo nos autoaceitar para levantarmos nossa autoestima!
    Adoro passar por aqui, seu humor, sua forma de escrever!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  33. Marli querida
    Tem selinhinho para você em meu blog.
    Sua abordagem sobre a Aautoestima foi excelente. Quando falta amor-próprio, sobra baixa autoestima.
    Bjo no core e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  34. Marli, texto lindo, verdadeiro.
    Acho que em alguns momentos da vida todos temos baixa autoestima. Mas superar o momento e se valorizar é o caminho.
    Amar-nos em primenro lugar, para amar ao próximo.
    Gosto do seu bom humor, sou assim, mas não ando sabendo mostrar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. Fantastica a sua abordagem do tema!
    Muito bacana essa proposta que nos trás postagens ricas demais!

    Beijo com carinho

    ResponderExcluir
  36. Marli,
    ótimo post! Vc me fez pensar como anda minha auto estima. Valeu!

    ResponderExcluir
  37. Olá, Marli querida!
    Muito bom seu post e abrangente!
    Olha, eu sou uma das poucas que disse ter boa auto-estima e tenho mesmo, não é mentira, quem me conhece pessoalmente pode atestar, inclusive a amiga Glorinha. Mas, claro que a vida não é sempre linda e tranquilona e aí bate aqueles medos, um certo titubeio, mas o que é importante é se auto avaliar com este questionamento que você deixou no final do post.
    Minha auto estima tem servido para ajudar outros que tem a sua em baixa e isso me faz feliz e mais fortalecida.
    Sem me sentir a última bolacha do pacote, claro!
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  38. Difícil controlar o balanço dessa roda dos sentimentos.
    Temos constantes variações no que tange a auto estima e auto confiança, pois os fatos e atos nos tocam e nos balançam com constancia não é querida.
    Seu texto está muito claro e elucidante, gostei muito.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  39. Oi flor!
    Amei seu post!
    Muito coerente e realista.
    E essas dicas que vc colocou então, são muito valiosas, todos deveriam tê-las anotadas na porta da geladeira para ler todo o dia e responder rs, seria um belo exercício rumo ao equilíbrio não acha?
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  40. Marli, adorei o jeito que ismiuçou a auto estima, numa linguagem, podemos dizer Zen, é uma questão pessoal qu emuitos tem a resolver com si mesmo, adorei! um abração de urso.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  41. Excelentees conselhos...olhar para si mesmo antes de qualquer coisa pode ser a chave de uma resignificação da própria vida.
    um abraço
    cynthia

    ResponderExcluir
  42. Concordo com a Michele, Marli! O seu texto é deliciosamente convidativo! E a outra versão, o outro lado, instiga reflexões ainda mais fortes. O dilema humano, a que se submete o sujeito, levando-o à autonegação, propicia outros tantos desacertos na medida do tamanho da consciência de si, que existir. E, inconsciente do inacabamento, o desconhecimento de si gera o efeito "rebote", no descalabro da violência das mais variadas faces.

    Muito bom! Um jeitinho pedagógico "manso" a permitir as cabíveis e adequadas compreensões. E com toques lúdicos, sugerindo sorrisos ao ler, internalizando o gosto do aprender.

    Você é ótima! Meu carinho a você, Marli!

    ResponderExcluir
  43. Oi Marli!

    Estive em viagem no fim de semana e só agora pude ler a maravilha que você escreveu!

    Mensagem clara, objetiva e esclarecedora! Parabéns!

    Beijos

    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli