sexta-feira, junho 18, 2010

VIAGEM A PORTUGAL

Olá todo mundo.

Esse post eu não gostaria de publicar. Não mesmo. Mas enfim, são coisas da vida. 

Amigos, José Saramago morreu. Aos 87 anos ele nos deixou. E já está fazendo falta. Em sua homenagem, republico um texto que escrevi em março deste ano. Naquela ocasião, eu falei o seguinte:
José Saramago é "o cara". Vejam só o que ele escreveu no livro "Viagem a Portugal". A gente lê e pensa, ah isso eu já sabia, é assim mesmo, é isso aí. Pois saibam que essa é uma das razões pelas quais ele é um "prêmio nobel" festejado por milhares de leitores no mundo afora. Ele mesmo disse numa entrevista que sua arte consiste em tentar mostrar que não existe diferença entre o imaginário e o vivido, pois o vivido poderia ser imaginado, e vice-versa. E conseguiu. 
Pelo que sei, esse livro resultou de uma viagem que ele fez por Portugal, buscando descobrir novos caminhos, diferentes daqueles que todos já conhecem. "Não sei por onde vou, só sei que não vou por ai". Pois bem. 
Há poucos anos, andei pensando na vida como se fora uma viagem, e confesso, senti uma pontinha de inquietação. Bem que eu gostaria de ter trocado umas idéias a respeito, mas, já viram, nas férias ninguém quer saber desses assuntos. Noutro dia, lendo o dito livro, constatei que eu não estava sozinha, o grande Saramago, com sua percepção aguçada e invejável fluência verbal, já havia anunciado que a vida é uma viagem, mas com um detalhe, ele diz que é preciso recomeçar sempre essa viagem. E é aí que o bicho pega. Como (re)fletir, (re)ver, (re)começar, nessa correria, nessa doideira atroz que a gente vive, nesse salve-se quem puder? Você já notou que o caos (isso mesmo, o caos) está informatizado? É mole? E sobra o quê pra nós? Seguir caminhando e cantando numa viagem sem volta. Confesso que isso me inquieta muitíssimo. Mas descobri um remédio. Acabou de cair a ficha. É o seguinte: não tem conversa, temos que literalmente, "comprar" um tempo para nós, afinal, é óbvio que ninguém vai nos dar esse tempo. Muito simples, então a gente compra, paga, assume as consequências! Beleza, aí, poderemos alimentar nosso espírito e tomaremos coragem para (re)começar nossas viagens pelos caminhos da vida. Os nossos (re)começos. Agora sim, de alma lavada, posso concordar com Saramago, "é preciso voltar aos passos que não foram dados".
Chega de conversa. Eis o último parágrafo do livro. Delícia!
«A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, sabia que não era assim. O fim da viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.»
A propósito, "Viagem a Portugal" é um abraço pra quem gosta de história e arte. Saramago passeia por castelos e ruínas, entra nos museus e nas igrejas, dá uma palhinha sobre estilos arquitetônicos, conhece , pintores, azulejistas, escultores, enfim, dá uma aula de história pra gente. Ele inicia sua viagem lá no norte do país, na fronteira com a Espanha e vem descendo em direção ao sul.

Mas o que mais me agradou, foram as opiniões que ele vai dando, as coisas que vai contando... cada coisa... show de bola! Podes crer, se um dia eu for a Portugal, com certeza o livro vai comigo, (ah, se vai!) Conto com Saramago, ele vai me fazer prestar atenção nos detalhes das coisas que, caso contrário, passariam batidas. 

Bom, gente, é verdade, o livro não tem fotos. Mas pra que, se do jeito que ele escreve a gente sente até o cheiro?  Rsrsrs.

Em tempo, ainda ele: "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo." 

Mais notícias aqui.
Retorno em breve. Até mais.
-Marli Soares Borges-

32 comentários:

  1. Deixou sua obra e não permitiu que sua passagem por aqui fosse em vão. Um legado maravilhosos,pensamentos,reflexões e tenho certeza que ele deve ter tido um filho e plantado uma árvore tb.
    Bonita a história amiga! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Marli, uma linda homenagem, falar dele sem dor, mas com admiração. Ninguém pode negar o valor que Saramago teve para a literatura universal.
    Gostei do seu layout branquinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Marli, linda homenagem... Amo e sempre o amarei José Saramago, a tristeza nos encobre, pelo menos ele nos deixou seus escritos, ler autores como eles é encurtar a metade da distância!

    ResponderExcluir
  4. Até sempre, José Saramago! Começaste a Grande Viagem, contigo vai parte importante da nossa cultura! Connosco, os sortudos, fica uma obra imortal!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Ele com certeza soube trilhar esses caminhos. A cultura lamenta. Beijos,Marli

    ResponderExcluir
  6. Eternamente imortalizado por suas obras...
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  7. Marli!
    Maravilhosa homenagem.
    Saramago continuará presente para sempre...faz parte do time dos imortais!
    Eu me emocionei ao reler o trecho do livro que postou...muito mesmo.
    "É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."
    lindo demais.
    Beijo grande.
    Astrid Annabelle
    P.S.
    Gostei do layout branco...

    ResponderExcluir
  8. Eis um grande legado, que será apagado em tempo algum!

    E como bem disse, Marli, recomeços são necessários. São reconstruções de nós mesmos. Além de "voltar aos passos que não foram dados", nos depararemos com as perguntas que ainda não foram feitas.

    Uma singela homenagem, a sua. E que agora partilhamos, como se nossa fosse.

    Ainda voltarei para ler o "Pinóquio". É só uma questão de "comprar" um tempinho a mais!

    Um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Eu te confesso que só li de Saramago o Memorial do Convento e foi um dos poucos livros que nunca consegui terminar...achei cansativo...talvez devido à minha pouca idade na época, mas esse que vc citou me deu vontade...e acho que não ter fotos, é justamente a intenção de nos fazer "viajar" pela imaginação. Belo post, Marli.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. E se vier a Portugal, não precisa nem trazer o livro, que eu tenho um a mais e levo vc a percorrer as rotas de Saramago. Combinado?
    A cultura Portuguesa está de luto, e todos ficamos um pouco mais pobres...para ele uma outra viagem começou agora.
    Bonita homenagem!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Marli, justa e linda homenagem a esse gênio. Foram Beethoven, Mozart, Da Vinci, Saramago... a cultura chega, mostra sua face e se renova, mas o que é bom nunca sai de cena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Marli, o mais bonito da sua homenagem é que ela foi, primeiramente, feita em vida! Fico feliz em (re)ler agora o seu texto, triste apenas por ser o motivo a interrupção da vida do seu homenageado. Um grande beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  13. MARLI, QUE LINDO, E COM ADMIRAÇÃO QUE ACHO A SUA HOMENAGEM DIGNA. ELE REALMENTE FOI UUM GRANDE HOMEM E ESCRITOR, QUANDO PERDEMOS ALGUEM ASSIM O MUNDO FICA MAIS POBRE!UM ABRAÇO CARINHOSO, CELINA.

    ResponderExcluir
  14. Muito linda sua homenagem ao José Saramago.
    Penso que talvez o que ele quisesse dizer, é a importância de se viver plenamente, de corpo inteiro, tudo nesta vida...assim a gente perde menos, tantos detalhes que na correria acabamos por perder, mas, se deixarmos passar algo... ainda assim, se quisermos, podemos recomeçar a cada instante...isso é escolha de cada um de nós.

    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Olá Marli,
    Que homenagem bacana. Lá se vai para o andar de cima. Acho que ele vai fazer um sucesso danado. Ficamos aqui com obras lindíssimas e um vazio.....
    Fique bem.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  16. Reiniciar é preciso, apenas que com mais experiência.
    Saramago tinha uma visão que poucos letrados tem. Profunda simplicidade, aquele que mais do que conhecer, sentiu a vida, a questionou e segue às estrelas.

    Maravilhoso, minha amiga!!!

    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. Infelzmente perdemos mais um professor da vida.

    Linda homenagem Marli e merecida de certo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. É, Marli, tá doendo muito. A questão do tempo é como podemos usufruir do pouco que temos. Ele vai, inclusive curar essa dor que arde no peito nos consolando com a sua obra imortal. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marli

    Amanheci triste com a perda. Fiz um post também em sua homenagem.
    Ele se foi mas deixou seu legado.
    Parabéns pela grande homenagem.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  20. O fim da viagem é apenas o começo de outra...

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marli

    Indiquei vc como minha amiga na promoção do blog: Um Pouco de Mim, do Dia do Amigo.
    http://elainegaspareto.blogspot.com

    Vamos participar! O presente é seu.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  22. A cultura chora, mas chora enriquecida pela obra do grande autor, porque essa fica. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Marli
    Bonita homenagem .
    o último livro dele que li foi Ensaio sobe a cegueira e vi o filme que é excelente.
    Cumpriu bem a missao, usou o dom que Deus lhe deu - o dom das palavras ,apesar de dizer-se ateu.
    Abraços ,Marli bom fim de semana

    ResponderExcluir
  24. realmente essas notícias nos travam. bom fim de semana

    ResponderExcluir
  25. Miha querida Marli!

    Adorei reler este pedaço do nosso querido Saramago.

    Li o livro e sei do que fala...mesmo sendo Poreryguesa e conhecendo o meu país de lés a lés, eu aprendi muitíssimo com ele.
    Vivo no eztremo Norte, por onde ele começa o seu livro e comecei logo a aprender...

    Ele não precisa colocar imagens nos seus livros, Saramago tem o dom raro de descrever de tal forma que até se sentem os cheiros dos lugares.

    Obrigada amiga por esse bocadinho lindo que passei consigo.
    Obrigada ainda por amar José Saramago.
    Acredita que o meu texto no Sempre Jovens teve apenas 5 comentários???
    Eu fico até com vontade de fazer as malas e bater com a porta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi menina!

    Tudo bem? Vim te agradeçer pelo carinho e te dizer que tem um selinho pra você lá no blog da vovó Noemia (rsrs). Super beijo... espero que goste.

    ResponderExcluir
  27. Olá Marli,
    Belíssima homenagem.
    Saramago um grande homem...
    Um grande pensador, não tenho palavras para defini-lo.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  28. Realmente um perda, mas a sua obra irá eternizá-lo.

    Belo post em homenagem a ele.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. De volta e com muita saudades.
    Vim agradecer pelas energias intuidas e pelo carinho.
    Qto a Saramago.....um grande amigo,mesmo que ele nem soubesse de minha existencia,pois bebi de toda sua capacidade literaria em muitas obras que li
    deixara saudades!

    afagos agradecidos

    ResponderExcluir
  30. Lindo post, belíssima homenagem... só não vou sair agora correndo para comprar o livro indicado porque, como você deve ter acompanhado nos telejornais, está chovendo lá fora...

    Mas de qualquer forma, registro minha alegria em poder ler suas sinceras e atraentes palavras, Marli! Parabéns pela escolha.

    Um super abraço, sim?
    Jr.
    Ps: O blog está muito melhor assim, branquinho

    ResponderExcluir
  31. Olá
    'Viagem a[sem crase!] Portugal' existe em edição ilustrada. É uma obra monumental, de luxo. Editorial Caminho, 1985. Tem na Estante Virtual. Abraço. João Reguffe

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli