segunda-feira, junho 21, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - VIDA SIMPLES - TEMA LIVRE

Olá,

SIMPLICIDADE, CADÊ VOCÊ?



Para mim a simplicidade está no modo de encarar a vida, no olhar que temos sobre a vida em si. Entendo por simplicidade exatamente o que diz o dicionário, sem complexidade. Só isso. O grande problema somos nós e nossa mania insana de complicar a vida. A gente complica tudo e depois quer vida simples. Entenda-se.

Já falei aqui nesse post, que somos mestres em dificultar a vida, somos formados em complexidade. A começar pelas coisas que nos rodeiam. Dê uma rápida olhadinha ao seu redor e pense comigo. No começo a gente mora num lugarzinho pequeno, legal, poucos móveis, poucas tralhas, descomplicado de viver. Aí melhora de vida e começa a comprar coisas. E não pára, até que um dia não consegue mais respirar dentro de casa. Compramos coisas desnecessárias, caras demais pra nossa bolinha, sucumbimos à midia, ao consumismo, ao ter. E, para TER transformamos nossa rotina num corre-corre, numa complicação, numa doideira só. A gente nunca está contente com aquilo que tem. Sempre quer mais e vive dando o passo maior do que as pernas. Marcamos compromissos impossíveis e vivemos correndo atrás do relógio. É aí, deseperados, começamos a sonhar... E sonhar com o quê? Com uma vida simples.

É isso, não queremos mais saber de  complicação. Misericórdia. Stop. Estamos decididos, queremos viver simplesmente, confortavelmente, alegremente, sem stress. Queremos tempo para a vida. E então? Pois é, nesse ponto só uma faxina resolve. E você sabe, faxina é faxina, é limpeza total. E, nesse caso, estrutural. Se quiser tentar, tenho aqui umas dicas bem básicas. Vamos lá?

Primeiro, a parte física. Organize seu ambiente, sua casa, seu espaço, até seu computador, e-mails, etc! Destralhe-se, sem dó nem piedade. Dê uma examinada, faça uma triagem nos seus objetos, roupas, embalagens de presente que você guarda e nem sabe porque, etc. Xô. Tire esse peso de suas costas. Faça isso aos poucos, expulse as energias paradas. Continue a fazer suas comprinhas, comprar é muito bom, mas pense duas vezes antes de entrar no vermelho porque isso sim, é um stress violento que aniquila qualquer um.  Aproveite e dê também uma examinada nos seus compromissos. É bobagem pensar que fazendo duas, três ou até quatro coisas juntas  economizamos tempo. Negativo, só ganhamos stress, gastamos energia, e estamos sempre com a sensação de que nada saiu bem-feito.

Ok.

Agora a limpeza interior. Todos nós sentimos raiva em algum momento da vida, e até acho normal. Mas pense bem, a raiva afeta a quem? Acertou. A raiva afeta apenas a quem a sente. A raiva complica, confunde, rouba nosso raciocínio. Portanto, respire melhor, mande a raiva embora. Tenha jogo de cintura. Não fique preso ao passado, nossa vida acontece no presente. Prepare-se para a simplicidade da alegria. Destralhe-se!

Na verdade, são bem poucas coisas que a gente tem que fazer, mas são profundas, são mudanças estruturais que requerem uma decisão consciente e inabalável. Ao colocar em prática, afaste qualquer zona de distração. Focalize seu objetivo. Well. Descomplicar não é mole, eu avisei. A notícia boa é que somente a fase de implantação é difícil, mas os resultados são extremamente compensadores!!!

Vida simples é outro departamento!

Beijos a todos.

Fechamento da blogagem coletiva "Vida Simples" da Milla. Tema livre. Tirei a imagem daqui.

35 comentários:

  1. Oi, Marli
    gostei das "receitas" para termos uma vida melhor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli
    Concordo em gênero, número e grau.
    A gente complica tudo e depois não aguenta né...
    Descomplicar no início é difícil, mas o resultado é muito bom!
    Adorei teu post!

    ResponderExcluir
  3. Marli
    Eu sei bem o que é isso. Quero fazer tantas coisas e as vezes sabe o que tenho que fazer? Parar porque nem o corpo nem a cabeça aguentam tanta coisa junto.
    Tudo isso que você postou deveria ser impresso e colado na cabeceira da cama, no espelho, na porta da geladeira e na porta da rua, assim sempre que fôssemos sair seríamos obrigados a, pelo menos, ler.
    Muito bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindas dicas de simplificação da vida!Muito bom!beijos e tudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  5. Olá Marli
    Adorei o post. Realmente a vida é muito simples, nós é que temos a mania de complicá-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida Marli,

    Adorei!

    Eu sou só a favor de todos os pontos levantados.
    Sou quase minimalista, sabia?
    Eu e o José, vivemos sós numa casa com + de 200 metros quadrados e 1.600 de jardim.

    A casa tem tudo o que preciso....mas tem essencialmente espaço livre e muita luz, 5 janelas só na sala.
    Clarabóias no andar superior e nós somos ambos baixos de estatura, mas é assim que gostamos.
    Tudo simples, prático e funcional.
    Tenho horror a casas onde se tropeça em tudo, cheias de cacos e mesinhas e "tarecos" por todo o lado.
    Só de pensar em limpar o pó a tanta quinquilharia ficaria doente :))))))

    Como vês ...estamos na mesma onda.

    Beijos

    Na casa do rau

    ResponderExcluir
  7. E se não fosse essa "mania" de se complicar a cada dia.
    A vida seria muito mais tranquila, pois ao invés de tempo para se complicar poder se ia muito bem viver ao invés de ficar a titubear.

    Adorei a postagem Marli.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Marli!
    Estou nessa, descartando o que não é mais movimento em minha vida. Tentando simplificar e tirar da minha essência aquilo que não me pertence.
    Nossa é difícil e espero que consiga.
    Post muito bem vindo.
    Bjs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Pois bem, Marli. Faxina incomoda muito. Não é nada fácil. "Destralhar-se" então, é um sofrimento intenso. A nossa possessiva mania do ter, de não abrir mão das coisas, nos pega pelo pé, quando isso significa abrir mão de preceitos inculcados, de dogmas tornados usuais comportamentos e de verdades que abominamos contrariar. Desacomodar-se é um aprendizado doloroso. Desequilibrar-se para refazer-se é desafio sem fim.

    O bom, como bem disse, é que depois saboreamos outras possibilidades, em nós mesmos.

    Sim, concordo, é simples, mas na mesma intensidade dolorido. É preciso municiar-se de muita vontade e constância de propósitos.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Marli, estou exatamente assim! Olho ao redor e vejo tantas coisas para me "desentralhar" - rsrs. Gostei da sugestão! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida
    Gostei como distribuiu em duas partes bem objetivas a questão da simplicidade. Parabéns!
    Eu tenho que me tocar nos dois quisitos... mas o de número 2 e urgente!
    O toque me foi valioso...
    Bjs e serenidade pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Concordo !!! somos formados em complexidade... e eu nao sou diferente !!!
    Só depois que perdi meu pai é que comecei a desprender de coisas materiais, nao tenho pena de jogar nada fora, nao ligo para nada, o que me pedirem eu dou...
    Vamos todos morrer e nao levar nada junto.

    E viva a vida simples !!!

    Bjks...

    ResponderExcluir
  13. Marli
    Mudou a cara do Blog ou to doida?
    Adorei!
    Eu amo as coisas simples da vida!
    Acho que nelas reside o segredo da paz e da felicidade.

    Vim pedir sua ajuda ... ta rolando uma promoção no Blog de uma amiga.
    Não dei conta de postar como manda o figurino.
    rs
    Mas te convido a participar.
    Indiquei seu nome!
    Deixei o link no meu Blog.
    Vai lá vai ...
    Bjim

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Marli:
    A simplicidade é tudo que precisamos para sermos verdadeiramente felizes!! Parabéns pela postagem, Marli. Bela participação. Gostei da mudança na cor do seu blog. Uma boa semana, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  15. Nada mais simples do que tuas dicas, Marli. Não são fáceis, se ficamos medindo tempo, desapego...só é preciso atitude, que segue o querer, quando muito forte!

    Destralhar-se é caminhar com peso compatível, não fere o andar. adorei!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Marli, como é difícil ser simples!
    Falando sério, as mudanças quererem disposição, arregaçar as mangas. Sabe os 5 "S"? Geralmente fico lá pelo terceiro, não consigo ir até a fase 5. Perseverar é a palavra-chave!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli!
    Gostei muita das recomendações.O difícil e fazer!Mais com disciplina e força de vontade agente consegue.
    Gostei do da mudança do blog.De preto passou para o branco.Ficou mais bonito.
    Essa foto do chimarrão me da muita vontade de tomar.Eu já falei pra vc que sou do Sul,né?Só que eu moro em Niterói-RJ.Ano retrasado eu fui visitar a família.Comecei a tomar chimarrão todos os dias lá.Hoje me da saudade.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  18. Tem dias que eu quase me jogo fora junto de tantas coisas inúteis. Muito bom! Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. É, realmente, a gente complica tudo,embaralha tudo! E depois, a gente quer ser simples e começa a procura pela tal Simplicidade - então a gente canta: -"cadê vc? cad~e vc? vc se foi..."

    ResponderExcluir
  20. Amiga, adorei...a gente tem o dom de complicar tudo... o melhor é seguir suas dicas e deixar tudo simples, clean...leve...
    Isso faz um bem...

    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  21. aqui entro ,miga Marli,anjo amada nossa,siempre stressado,pelos dos ofícios vida ossosmsaio me sentindo simples leve ,humilde de tudo despojado,à parte alma viva minha,que purificas sempre,dos anjos através,como escriba e dele ,porta voz ,entre outros colibris

    te amo pessoa linda,de anjo,travestida por ele e ELE!

    Viva La Vida

    ResponderExcluir
  22. Aqueles que alçam o mais dificilmente tem cabeça para aceitar voltar para o menos. Conheço muita gente que sucumbiu assim.

    Simplicidade é tudo nessa vida. Um beijo Marli!

    ResponderExcluir
  23. Belo post! O que mais me ficou foi uma frase clara, simples e indiscutível: somos mestres em complicar a vida! :) Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga, amei sua visita, realmente ainda engatinho,e para piorar estou sem muita coragem ultimamente...
    seu cantinho e tudo de bom...
    beijos e um dia cheio de muita luz...

    ResponderExcluir
  25. Ai Marli realmente precisamos descomplicar a vida. Estou tentando aprender. Fazendo exercício diários pra tornar a vida melhor. Ótimo texto. Bjs amiga

    ResponderExcluir
  26. Marli

    Boa tarde

    Gostei muito da sua visão sobre simplicidade. Complicar para quê ?
    Nas, nós complicamos, depois, reclamamos.

    Fiquei muito feliz em receber sua visita e já postei matéria divulgando seu blog e essa blogagem coletiva. Seu link já está lá em
    http;//007conexaoblogs.blogspot.com/

    Um fraterno abraço

    ResponderExcluir
  27. Não podia concordar mais com o que postou e é muito zeitgeist também. acho que cada vez mais se procura um retorno ao essencial, o feng-shui é muito apreciado e os movimentos slow food, slow living, etc. Pena que muita gente os siga só por moda...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  28. Dicas preciosas no seu post! Aqui estão verdades absolutas, que apesar de simples, as vezes são bem difíceis de serem absorvidas. Aqui em casa sempre caminho nessa direção: bom gosto e simplicidade! Só aprendi que não devo descartar as coisas com muita facilidade, a não ser que seja para doação, pois trocando eletrodomésticos com frequencia, por exemplo, nao estamso sendo ecologicamente corretos...

    Bem, mas parabéns pela escolha, e mais, pela excelente abordagem!
    Jr.

    ResponderExcluir
  29. Oi Marli,

    Só você mesma para me fazer pensar em uma recosntrução retirando não só as tralhas da minha mente como as da minha casa (sou consumista) rsrs, amei essa sua abordadem , magnífica....

    "A única simplicidade que vale a pena conservar é a do coração."
    (Gilbert Keith Chesterton)

    Parabéns pelo novo lay out ficou ótimo.

    Bjssss querida

    ResponderExcluir
  30. o grande problema é que para muita gente, se destralhar(adorei), é muito dífícil. tive um professor de nutrição que dizia que tem gente que se apega tanto às coisas que até tem o intestino preso. Depois que aprende a se desapegar, tudo fica mais simples. boa noite

    ResponderExcluir
  31. Marli
    Que simplicidade de participação. Valeram as dicas e confesso que estava precisando mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá, Marli!

    Muito bom este teu post!

    Já há um certo tempo que tenho tentado viver "destralhadamente"...
    e, é muito bom!

    Periódicamente faço limpeza na minha papelada, nos meus e-mails, e até fotos.

    Quanto aos sentimentos, esta limpeza já é um pouco mais difícil...eu "destralho", e eles teimam em voltar...mas, vou tentar!

    Realmente sou adepta da vida simples!

    Adorei!Seu post serviu para reforçar minhas convicções!

    beijinhos,

    neli

    ResponderExcluir
  33. Ah, esqueci de falar que esta imagem é muito linda!
    beijos,

    neli

    ResponderExcluir
  34. Olá Marli!
    Você disse tudo neste teu post sobre vida simples. É isso aí, descomplicar é a palavra certa e depois menos é mais, não é isso!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  35. Ah muito bom, rssr e a mais pura verdade.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli